Autor Tópico: o linux é viável para desktop ?  (Lida 5014 vezes)

Offline carioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 134
    • Ver perfil
    • Mageia do Brasil
o linux é viável para desktop ?
« Online: 11 de Fevereiro de 2009, 11:23 »
 ???

Caros amigos do forum ubuntu brasil,

sobre o questionamento da crise do linux com o desktop. o que vocês acham? o linux tem vez no desktop e a crise aumentou para o linux? na minha humilde opinião o linux já provou que é viável para desktop e conta com poderosas ferramentas que não devem nada ao windows, programas de excelência como openoffice e sua suite, como openofficeorg calc,open office impress,open office base, gnumeric glom, amarok, gimp,firefox, epiphany,konqueror,evolution, mozilla thunderbird, rhythmbox, totem, bunshee, muine, beep media player,opera,amsn,pidgin,skype, gizmo, ekiga, grisbi,gnucash,turbocash,scribus,plannet,inkscape, planner, blender, dia, stellarium, celestia, flightgear, tux typing, ktouch e etc. poderia escrever uma lista imensa de aplicativos gnu linux aqui. há os que digam que não tem jogos, mas também não é verdade, basta visitar o ubuntu games para comprovar o que digo. Mas como toda ferramenta poderosa tem o seu lado mais complicado que seria a dificuldade de usar para o usuário final, mas o ubuntu mostrou que isto mudou e mudou as regras do jogo e hoje temos um desktop poderoso (principalmente o do ubuntu e do linux mint), que é fácil e grátis. temos também o maravilhoso desktop do mandriva com o seu kde mais bem estruturados das distros que usam o kde e um gnome espetacular, mas o xfce está show também. O big linux aprimorou tanto o desktop criando uma distro super amigável e uma das distros brasileiras mais amadas da atualidade. Também não posso deixar de mencionar as facilidades criadas pelo debian sidux pelo kde e xfce. Dizem que até a microsoft reconhece a força do desktop gnu linux. basta mostrar o poderoso desktop do open suse gnu linux onde até poderosas empresas brasileiras reconhem como realidade viável, exemplo: as casas bahia e a propia ibm. também observamos um aumento de vendas de notebooks com gnu linux desktop.Leiam o artigo do Ricardo Bánffy na integra em http://webinsider.uol.com.br/index.p...ento-em-crise/

abraços.
ps: à moderação do forum ubuntu: eu fiz uma busca no forum e não encontrei sobre esse artigo aqui. Caso tenha me equivocado por favor retirem este post.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2009, 13:02 por carioca »
fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
siduction Br em http://portal.siduction.com.br/

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: o linux é viável para desktop ?
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 12:55 »
Eu uso o somente línux como desktop há cerca de 4 anos. E isso não se resume só a Ubuntu não... usei Slackware como desktop também. Recentemente tive que voltar ao Windows no novo emprego e sinceramente tô achando mais difícil que Linux (com isso provo que não há dificuldades, e sim comodismo)

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: o linux é viável para desktop ?
« Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 13:07 »
creio que a maioria, aqui no fórum, sabe da viabilidade do linux pra desktop. sou usuário ubuntu apenas, já testei outras distros, dreamlinux, DSL, madriva (muito pouco), mas sei lidar com ubuntu, em um bom nível para um usuário leigo, que nada sabe de sintaxe de código ou programação, ou compilação. ou seja, sou um usuário gráfico, por assim dizer. o que aponta para um fato bem-sucedido, pelo menos no ubuntu, que é de meu uso diário: o sistema está pronto pra uso doméstico, por leigos. instalei todos os codecs de vídeo e audio pelo adicionar/remover. uso o terminal também, mas com tutoriais bem explicados - e taí um truque do ubuntu e de outras distros pra desktop: pouco a pouco, vão introduzindo o usuário à linha de código, ao background, ensinando que os processos que vemos na tela podem ser decompostos (e são) em texto puro e simples (coisa que o professor de português e literatura aqui achou incrível, descobri o brasil, hehe).

o sistema, portanto, está maduro pra uso. não perfeitamente maduro. mas nem o windows é 100% maduro - a quantidade de coisas que emperra nele, e sua falta de segurança, por exemplo. o que falta é divulgação e educação do público-alvo. faço minha pequena campanha em silêncio, mostrando aos outros, um de cada vez, que é possível ter qualidade e estabilidade num sistema que não seja o windows. e diversidade de aplicações também claro. transporto meus interesses para o computador. preciso dele pra gravar música, pois componho (to no be-a-bá do ubuntu studio), trabalho com história em quadrinhos (lendo e como teórico), escrevo (openoffice), uso a web, assisto filme. gosto da computação em si, também, mas isso vem depois. o ubuntu proporciona tudo isso, além de aplicações para aqueles que lidam com informática, programação, especificamente. ia dizer que tudo é possível no linux, mas o mais correto é dizer que, no mundo do SL, mais é possível. é possível ir além, ou seja, incluir tudo o que existe e dar mais passos adiante.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2009, 13:09 por achteutis »
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: o linux é viável para desktop ?
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 13:08 »
Sim, é viável.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: o linux é viável para desktop ?
« Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 13:49 »
Esse é mais um daqueles tópicos que geram debates intermináveis.

C/ todo o respeito, sou usuário diário do GNU/Linux Ubuntu desde dez/2006.
Talvez ñ seria bom questionar se o SL é viável p/ o dia-a-dia do usuário, e ñ o SO.
Penso que o SL, vem sim melhorando, mas ainda corre atrás do software proprietário; e dependendo da necessidade o SL ainda ñ desperta tanta confiança. E ai ñ é culpa so SO GNU/Linux.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: o linux é viável para desktop ?
« Resposta #5 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 14:30 »
Esse é mais um daqueles tópicos que geram debates intermináveis.

C/ todo o respeito, sou usuário diário do GNU/Linux Ubuntu desde dez/2006.
Talvez ñ seria bom questionar se o SL é viável p/ o dia-a-dia do usuário, e ñ o SO.
Penso que o SL, vem sim melhorando, mas ainda corre atrás do software proprietário; e dependendo da necessidade o SL ainda ñ desperta tanta confiança. E ai ñ é culpa so SO GNU/Linux.


"Penso que o SL, vem sim melhorando, mas ainda corre atrás do software proprietário"

Negativo. Tem programas SL que são muito melhores que os proprietários.

Veja , por exemplo, o o Calc, que é melhor que o Excel como um todo!

E, na minha área, o gvSIG, que é livre, só perde para o ArcView, mas ganha de lavada do Autodesk Map, do MapInfo, e de vários outros.

O melhor servidor de mapas que existe é o mapserver, ganha de lavada do ArcIMS e de seu custo de 30 mil reais

O PostgreSQL é um banco de dados melhor que o SQL Server, principalmente para a área de sistema de informação geográfica

O MySQL é muito melhor que o Access!

E posso ficar 01 dia citando!

Abraços. Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: o linux é viável para desktop ?
« Resposta #6 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:24 »
"Penso que o SL, vem sim melhorando, mas ainda corre atrás do software proprietário"

Negativo. Tem programas SL que são muito melhores que os proprietários.

Veja , por exemplo, o o Calc, que é melhor que o Excel como um todo!

E, na minha área, o gvSIG, que é livre, só perde para o ArcView, mas ganha de lavada do Autodesk Map, do MapInfo, e de vários outros.

O melhor servidor de mapas que existe é o mapserver, ganha de lavada do ArcIMS e de seu custo de 30 mil reais

O PostgreSQL é um banco de dados melhor que o SQL Server, principalmente para a área de sistema de informação geográfica

O MySQL é muito melhor que o Access!

E posso ficar 01 dia citando!

Abraços. Carlos

Você errou feio Carlos... muito feio...

Como pode comparar o MySQL com Access?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: o linux é viável para desktop ?
« Resposta #7 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:36 »
Meu irmão é leigo, e sempre usou o XP, de 2 em 2 meses, tinha que formatar a maquina e instalar tudo, devido a vírus e coisas do gênero. Depois de varias experiências como essa resolvi instalar o Ubuntu 8.04 LTS, excluindo a partição do Windows, deixando apenas o Ubuntu no Pc, nada de dual boot.

Desse dia para cá nunca mais tive problemas. O sistema instalado vai fazer um ano. E ele está adaptado e não quer mais conta com o XP. É obvio que eu personalizei todo o sistema, com codecs, emuladores, etc... Além de alguns programas extras...

Hoje ele faz o que fazia antes no Xp, só que melhor, e sem medo das pragas digitais.

Posso garantir que o Ubuntu está pronto para o usuário final e para o desktop.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline carioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 134
    • Ver perfil
    • Mageia do Brasil
Re: o linux é viável para desktop ?
« Resposta #8 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:42 »
 ???
amigos do forum ubuntu,
só tem um programa que eu sempre usei no windows mas que eu nunca encontrei similar no gnu linux é o programa para fazer etiquetas (no word da microsoft office) da pimaco. pode ser que a pimaco já tem desenvolvido para o gnu linux mas desde a última visita que fiz ao site deles não havia. Se alguém conhecer um similar para o openoffice indica aqui.abraços.
 8)
fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
siduction Br em http://portal.siduction.com.br/

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: o linux é viável para desktop ?
« Resposta #9 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 16:18 »
"Penso que o SL, vem sim melhorando, mas ainda corre atrás do software proprietário"

Negativo. Tem programas SL que são muito melhores que os proprietários.

Veja , por exemplo, o o Calc, que é melhor que o Excel como um todo!

E, na minha área, o gvSIG, que é livre, só perde para o ArcView, mas ganha de lavada do Autodesk Map, do MapInfo, e de vários outros.

O melhor servidor de mapas que existe é o mapserver, ganha de lavada do ArcIMS e de seu custo de 30 mil reais

O PostgreSQL é um banco de dados melhor que o SQL Server, principalmente para a área de sistema de informação geográfica

O MySQL é muito melhor que o Access!

E posso ficar 01 dia citando!

Abraços. Carlos

Você errou feio Carlos... muito feio...

Como pode comparar o MySQL com Access?

o MySQL dá um baile, no quesito, usar um BD para fazer um site na internet.

Existem muitos sites, que rodam em servidores Windows, e usam um BD access. O MySQL é também muito usado para sites, e é com certeza a melhor opção.

Claro, o MySQL é anos-luz na frente, é outro tipo de sistema, mas, se falando de objetivos (BD para sites), o access também é usado, e nisso, o MySQL é  FREE, e centenas de vezes melhor
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline fpissarra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 246
    • Ver perfil
    • Lost in the e-Jungle
Re: o linux é viável para desktop ?
« Resposta #10 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:22 »
Só para aumentar a massa: Eu uso o Ubuntu já tem 2 anos... E os únicos problemas que tive foi por falta de conhecimento do sistema... Coisa que facilmente pude contornar com dicas que obtive aqui, neste forum, especificamente.

Usuários do Windows estão acostumados com certas "facilidades" ou, melhor, o "jeitinho Microsoft". O GNU/Linux (e o UNIX) tem filosofia um pouco diferente e (no meu entender) mais robusta. Mas isso é discutível e vai gerar uma daqueles debates intermináveis. O fato é que GNU/Linux é uma excelente plataforma, tão boa ou melhor que o Windows.

Acredito que minha escolha por abandonar os produtos Microsoft seja a mesma que incentivaram milhares de usuários: Independência das decisões corporativas (da MS) e liberadade. Nem tanto pelo fato do GNU/Linux ser "grátis" (termo que é sistematicamente confundido com "livre" ou "free").

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: o linux é viável para desktop ?
« Resposta #11 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 10:58 »
Usuário Linux- 449417

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: o linux é viável para desktop ?
« Resposta #12 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 19:59 »
Bom eu tô no Desktop Linux faz mais de 4 anos, acho até q perdi a conta, mas é funcional sim tenho os programas principais funcionando, alguns jogos para Linux mesmo rodando muito, sistema atualizado, boa comunidade. estou satisfeito
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits