Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Mensagens - MauricioLopes

Páginas: [1] 2
1
Iniciantes / Re: Como desinstalar o Ubuntu ?
« Online: 11 de Janeiro de 2013, 14:00 »
muito obrigado pelas respostas galera!

eu pretendo desinstalar esta versão do ubuntu, depois devo instalar uma mais atualizada, pretendo aprender a mexer mais na shell e operar um sistema operacional sem depender de alguma GUI, tarefa para tempo, mas devagar chego lá, quando eu instalar uma versão mais atualizada deve resolver meus problemas com conexão a internet etc...
percebi que o público que frequenta aqui é bem prestativo, brigadão msm galera !


Bom, instalar Linux Mint ou Ubuntu, configurar e mexer nos programas não precisa ter o pré-requisito de saber mexer no terminal, mas se vc quer aprender vá em frente! Como vc pretende operar um SO sem GUI?

Aconselho ao colega instalar o Ubuntu em uma virtualbox. É o meio mais seguro para mexer se a pessoa for leiga.

Quando ela estiver entendendo bem os conceitos do sistema operacional, aí sim, seria bom ela instalar em dual boot.


2
Iniciantes / Re: Como desinstalar o Ubuntu ?
« Online: 11 de Janeiro de 2013, 13:58 »

poderia me dizer se fazendo isso eu consigo: ?

Citar
Passo 1. Você precisará do DVD de instalação do Windows 7 - ou o CD de recuperação, caso tenha seguido esta dica do TechTudo. Dê boot no computador utilizando a mídia do Windows 7. Para isso, você deve configurar a sua BIOS para iniciar pelo leitor de CDs;
Passo 2. Aguarde até que o DVD seja carregado. O processo que deve demorar alguns minutos. Clique em "Avançar" e, após isso, em “Reparar o computador”, no canto inferior esquerdo da janela;

Passo 3. Feito isso, escolha o sistema que deseja reparar e clique em "Avançar >";
Passo 4. Agora, clique em “Promp de comando” e entre com os comandos abaixo:
BootRec.exe /fixboot
BootRec.exe /fixmbr
Passo 5. Feito isso, feche o Promp de comando e clique em "Reiniciar".
Pronto! A inicialização do Windows já está recuperada e o sistema da Microsoft deve ser iniciado. O Ubuntu, porém, continua ocupando espaço em seu HD. Para removê-lo por completo, siga os passos abaixo.
Removendo o Ubuntu
Passo 6. Através do Windows, vamos deletar a partição em que o Ubuntu está instalado. Para isso, acesse o “Painel de controle > Sistema e Segurança”, e clique em “Ferramentas Administrativas”. Por fim, abra o aplicativo “Gerenciamento do computador”;
Passo 7. No painel esquerdo da janela, clique em “Gerenciamento de disco” e aguarde até que o conteúdo seja carregado;
Passo 8. Clique com o botão direito do mouse sobre a partição em que o Ubuntu foi instalado (geralmente são duas, sem nome ou letra) e clique em “Excluir volume...”. Novamente, clique sobre o espaço anteriormente ocupado pelo Ubuntu e clique em “Excluir partição...”. Nesse passo, muito cuidado para não excluir a partição errada;

Passo 9. Feito isso, você liberou o espaço ocupado pelo Ubuntu. Agora você tem duas opções: criar uma nova partição ou mover esse espaço para uma partição existente. Se o seu computador possui uma única partição (geralmente C:, onde o Windows está instalado), recomendamos que você crie uma nova partição. Ela será útil no futuro para guardar suas músicas, imagens e documentos, caso necessite formatar o seu computador;
Passo 10. Se você optou por criar uma nova partição, clique com o botão direito do mouse sobre o espaço livre e escolha “Novo volume simples...”. Depois, basta seguir os passos do assistente de criação. Para estender uma partição existente, escolha a opção “Estender volume...”.

Pronto! O Ubuntu foi completamente removido do seu HD. Agora, se quiser instalá-lo novamente, recomendamos que faça isso usando o Wubi. Nesse caso, para removê-lo, basta acessar a opção “Adicionar e remover programas”, no Painel de Controle do Windows.

Sim, você pode desinstalar deste jeito. Considero mais fácil pra você.

3
Café com Ubuntu / Re: Uma década perdida pela poderosa Microsoft
« Online: 08 de Janeiro de 2013, 13:20 »
Não tenho nada contra a ausência do menu iniciar. Acho que, diante das tecnologias existentes, ele é mesmo pouco prático.

Ora, para abrir um arquivo, basta clicar nele, que o programa é aberto. Ou se pode usar um menu como o do Unity (ou mesmo o Gnome), onde todos os aplicativos são classificados por categoria e ocupam toda a tela.

Também acho o menu do android bem interessante, enfim, o menu iniciar já estava com os dias contados.

O Problema é que o sistema da Microsoft é engessado mesmo, pouco prático e intuitivo. A Micro$oft nunca foi boa em criar nada, sempre copiou.

Quando cria, acaba criando um Frankestein.

4
Café com Ubuntu / Re: o que aconteceu com o forum satux linux?
« Online: 08 de Janeiro de 2013, 13:15 »
ola amigos

alquem sabe o que aconteceu com o forum satux eu visitei  o site da cce e vi que o linux satux e instalado em alguns computadores deles

mas o que aconteceu com o forum?! acessei o forum pelo google e o que vi foi apenas 2 usuarios online o forum cheio de spans tinha ate propraganda da viagara

a impossipilidade de se cadastrar e o que mais me chocou foi ver que nao tinha nenhum admin do forum online

entao amigos que diabos aconteceu por la?!


Satux? CCE? OMG!

Ainda existe alguém que usa Satux?

Conselho de amigo: Esqueça Satux. Use Ubuntu.


5
Café com Ubuntu / Re: Uma década perdida pela poderosa Microsoft
« Online: 03 de Janeiro de 2013, 12:57 »

Independente de pinguins, maçãs e M$$, é uma bela análise sobre o tema "gestão" que também não sei se é a mais correta, mas ... Não sei se se enquadra ao linux, mas ao mundo da tecnologia é prato cheio pra quem gosta de degustar. Por que aos linuxers não?

Com certeza.

Pegando carona no assunto, andei avaliando os dois maiores produtos domésticos da Microsoft (Windows 8 e Office 2013). Na parte funcional, nenhuma inovação, nenhuma novidade. Dificultaram o que estava fácil. Trocaram texturas e transparências por cores sólidas, berrantes.

Quando não é o branco que dói a vista, os aplicativos estão dispostos em ladrilhos laranja, verde limão, azul bebê. Coisa de carro alegórico.

Sumiram com os ícones, barras de tarefas, menus de aplicativos, os três famosos botões minimizar>restaurar>fechar.... Agora tudo é quadrado e monocromático. Para iniciar um programa você tem que entrar em outra tela, tudo muda de cor. Pra fechar você tem que apertar alt+f4, ou alguém tem que te dizer que basta puxar o aplicativo pra baixo. Encontrar um aplicativo no menu metro é como procurar uma agulha no palheiro.

O que está acontecendo com a gigante de redmond? Será que só eu estou percebendo que alguém ficou louco? Cansaram de imitar os outros?

Parece que a empresa de Bill Gates perdeu mesmo o rumo. Quero ver como será o futuro a partir de agora.

6
Iniciantes / Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Online: 02 de Janeiro de 2013, 23:22 »
Essa diferença de desempenho será notada apenas em softwares que se utilizam dessa tecnologia. Daí a vantagem da arquitetura de 64 bits na edição profissional de imagens, vídeos, sons, renderização 3D e cálculos matemáticos complexos. No restante das utilizações dos aplicativos (navegar na internet, processamento de textos, ouvir música, receber e enviar música, downloads em geral e etc...) o sistema operacional não fará diferença.

64 bits não é só pra edição profissional de imagens. Muita gente usa aplicativos pesados no dia-a-dia. Alguém pode querer jogar no PC, assistir um vídeo em MKV em Full HD, por exemplo, ou converter formatos de vídeos e músicas. Para muitas dessas aplicações já existem programas de 64bits que fazem um bom trabalho.

A regra, pra mim, seria uma linha assim:

1 GB < 32 bits recomendável < 2GB < 64 bits recomendável < 4GB ou mais < 64 bits obrigatório.

7
Iniciantes / Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Online: 31 de Dezembro de 2012, 13:48 »
[...]

Atualmente, se vc tem até 2GB de memória, [...]




O que determina a vantagem na utilização de um sistema 64 bits em um computador não é nem tanto a quantidade de memória RAM, isso porque, o GNU/Linux tem o kernel PAE que é utilizando quando o S.O. reconhece mais de 3 GB instalados na máquina. Mas sim a quantidade de memória cache no processador. Essa sim é fundamental, quanto mais memória cache melhor será o desempenho do sistema operacional de 64 bits. Esse é um dos motivos que os novos processadores multicores terem vantagens na utilização da arquitetura 64 bits ao invés da 32 bits.

Teoricamente não deveria haver diferença no consumo de memória dos dois sistemas (32 e 64 bits). Ocorre que o sistema de 64 bits carrega libs de 32bits quando executa programas com essa arquitetura, consumindo mais memória para esta atividade.

Por isso, quem tem 2GB de RAM ou menos pode sentir um consumo maior de RAM, dependendo do uso do sistema e do aplicativo utilizado. A propósito, em se tratando de RWindows, a própria Microsoft não recomenda RWin64 para menos de 2GB de memória.

64bits NÃO é só pra quem usa mais de 4GB. É para qualquer PC compatível com essa arquitetura, preferencialmente que tenha 2GB de memória, que é o mínimo recomendável para se utilizar sistemas em dual core com bom desempenho.

Se a pessoa tem mais de 4GB de memória NÃO TEM PORQUE NÃO MIGRAR PARA 64BITS! O uso de kernel PAE não se justifica hoje, na minha humilde opinião.

Uso 64bits de dois anos pra cá, e apenas no começo tive problema na instalação de algum programa. Hoje isso não existe.

8
Iniciantes / Re: Duvida 32bit ou 64bit
« Online: 31 de Dezembro de 2012, 09:37 »
O colega ioca100 disse tudo, e o colega Sérgio finalizou com chave de ouro:

Citar
Tá certo a Canonical, tem q procurar facilitar mesmo.

Deixe os amantes de 64bits com suas compilações de kernel e ganho de performance de 0.0000008% pra lá. Foquemos nos usuários iniciantes que querem apenas a coisa toda funcionando, nada mais.  :D

Um sistema de 64 bits é como ter um caminhão. Você pode usá-lo para levar pouca ou muita areia. Pra quem não leva muita areia, não fará muita diferença levá-la em um carrinho de mão, mas sempre se deve levar em conta que um dia se precisará do caminhão para um trabalho mais pesado.

64Bits é recomendável para praticamente todos os computadores novos de hoje, considerando que a maioria é dual core e tem mais de 4GB de memória.

Aqui em casa um desktop de 4GB e um netbook de 3GB, usam sistemas de 64bits e tem um desempenho impressionante.Apenas um netbook meu, um Atom de 2GB de memória tem sistema de 32bits instalado.

Futuramente será obrigatório mudar para 64bits.

Entretanto, devemos levar em consideração que nem sempre um sistema de 64 bits é realmente necessário.

Atualmente, se vc tem até 2GB de memória, é vantajoso usar um sistema de 32 bits pela compatibilidade, e pelo consumo de memória pois como a maioria dos programas rodam em 32bits, o sistema acaba sempre gastando mais  da já minguada memória, prejudicando o rendimento.

Agora, a partir de 3GB, não há o que se pensar: 64bits sempre, pois só se tem vantagens.


9
Áudio e Vídeo / Re: Como usar o h264/x264? [Resolvido]
« Online: 25 de Abril de 2012, 16:43 »
Não sei se ajuda, mas tem um programa muito bom para converter H.264 e existe versão para o Linux. Trata-se do Handbrake. É o melhor que conheço para esse trabalho, em qualquer plataforma.

10
Gnome / Re: Instalar KDE e desinstalar Gnome
« Online: 13 de Maio de 2011, 08:42 »
Realizei o procedimento indicado por Clcampos mas o sistema continua a iniciar com o Gnome.

http://www.howtogeek.com/howto/ubuntu/how-to-switch-between-gdm-and-kdm-on-ubuntu

Também tentei está opção escolhendo o KDM. Não funcionou.

Se você escolher o KDE no KDM ou GDM, o sistema iniciará automaticamente com o KDE, caso ele inicie.

Primeiramente, ao sair do gnome, escolha sair (fazer logoff) em vez de reiniciar.

Na janela que abrir digite seu nome de usuário e senha, e, em uma caixa de combinação abaixo da tela, escolha "KDE Plasma Workspaces".





11
KDE / Re: Opiniões: Kubuntu
« Online: 24 de Fevereiro de 2011, 17:49 »
Estou usando o Linux Mint 10 KDE e não tenho do que reclamar. Está ótimo mesmo. Recomendo.

Mas o melhor KDE que experimentei foi o Mandriva.

O problema é que não tem CD do Mandriva para 64 bits e não tenho coragem de baixar o DVD.

O meu problema com o Opensuse é o tema padrão, mas nada que não possa ser mudado.

No mais, já me acostumei com jeito "Debian/Ubuntu" de ser, então fica difícil mudar para uma distro que não seja desse padrão.

O epidemic também está muito bom. Recomendo.

12
Aplicativos / Re: Problema chato com o Network Manager!
« Online: 24 de Fevereiro de 2011, 11:07 »
Tive o mesmo problema, minha solução é bem simples:

aptitude install wicd

aptitude purge network-manager?

Agora tudo funciona e é super fácil de editar as configurações de rede ;)

Rogerio

Ufa. Pensei que nunca iria achar uma solução pra isso.

O Network Management automatiza o que não deve e deixa manual o que deveria ser automático.

Seria tão bom se a conexão no KDE fosse fácil igual no, err... hummm... Gnome...  ;D

13
Depoimentos / Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Online: 19 de MAR?O de 2010, 19:31 »
Não gosto do tema marrom.

A simplicidade e o visual do gnome também acho meio chato.

Por isso uso KDE.

14
KDE / Re: Trocar Gnome por KDE no Ubuntu 9.04
« Online: 18 de MAR?O de 2010, 11:05 »
    • uma coisa chata que acontece (e que alguém já relatou aqui no fórum) é que o KDE não desliga diretamente. Você tem que encerrar a sessão e aí abre-se novamente a janela de login para, somente então, você desligar através desta janela. Não sei se isto é o normal do KDE ou se acontece quando ele é instalado junto com o Gnome.

    Conclusão: fazendo apenas uma análise do uso puro e simples (já que não é minha intenção "abrir o capô para olhar o motor" do KDE), o KDE é muito interessante e bom para se trabalhar. No entanto, depois de uma semana de uso, não me pareceu haver uma grande diferença com o Gnome em relação à usabilidade (que, no final das contas, é o que de fato me interessa). Então, vou deixar o KDE instalado para "brincar" com ele de vez em quando mas, já que não apareceram ganhos significativos na usabilidade, estou voltando para o Gnome, com o qual estou bem acostumado.


    Isso acontece porque o KDE está sendo gerenciado pelo GDM (Gerenciado do GNOME). Para que apareça o desligar no KDE (caso você o queira como padrão), vc deve configurar para que o ubuntu use o KDM (Gerenciador do KDE). Normalmente, durante a instalação do KDE (ou kubuntu-desktop), essa pergunta é feita pelo Synaptic, mas a gente nem repara quando vai responder. Então basta dar o comando "sudo dpkg-reconfigure kdm" e escolher o KDM.

    15
    Hardware e Periféricos / Re: Não Reconhece 4Gb Ram
    « Online: 30 de Outubro de 2009, 09:47 »
    O problema não é no Ubuntu 64GB. Ele reconhece 4GB automaticamente.

    O problema pode ser na BIOS.

    Vc tem que habilitar os 4GB ou mais em uma opção no SETUP (Algo como Memory Remap, não lembro direito).

    Eu tive o mesmo problema, e funcionou com esta providência.

    Páginas: [1] 2