Autor Tópico: Um novo Arauto com 8 núcleos!  (Lida 14697 vezes)

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #15 Online: 05 de Abril de 2010, 21:43 »
A propósito, exagerou feio na fonte. Sua config não chega a consumir 350 Watts, a Corsair aguentava com bela folga.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #16 Online: 05 de Abril de 2010, 22:34 »
Tem gente que as vezes perde a chance de não dizer nada né Alakazan.

Primeiro você não sabe dos planos futuros do Galactus, segundo não sabe quais opções ele tinha em mãos, e terceiro erramos quando fazemos a baixo, assim cada faz aquilo que suas posses permitem, sem estar errados por conta disso.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #17 Online: 05 de Abril de 2010, 23:04 »
Você organizou bem a estrutura interna do gabinete.
Pelas miniaturas, não vi fios soltos nem bagunça.
Parabêns pela organização.

Só tenho uma coisa a dizer: "i.n.v.e.j.a"

:(

No bom sentido é claro ;)

Parabéns Galactus, caso queira uma ajuda para livrar espaço, me ofereço a ficar com as 'tralhas' que restaram da máquina antiga... heheheh.

+1
+1

Obrigado! Mas os créditos devem ir para o meu amigo Agner! Ele organizou os cabos para mim!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #18 Online: 05 de Abril de 2010, 23:13 »
Primeiramente, parabéns pela maquina.
Só fiquei com uma putz curiosidade, qual aplicação desse brinquedinho?

Sua principal função é a de ser um servidor de arquivos, mas como não posso ter uma máquina só para isso, acabo usando ele pra tudo. São muitas músicas, filmes e fotos. Como gosto de fazer muitas coisas ao mesmo tempo no PC, é comum estar ripando DVDs, ouvindo música, máquina virtual ligada, mais de 10 abas abertas em pelo menos em um navegador. Isso porque minha esposa usa um e eu outro. Prá não dar briga mesmo! :)  Sem falar dos torrents de sempre em ação em quarto ou quinto  plano!

Uso de Office é raro. Mas em ripar vídeos é muito comum. Agora dá pra ripar um DVD e converter outro em ISO ao mesmo tempo com tudo aberto, sem gargalo, ao mesmo tempo que não preciso fechar outras aplicações.

É como eu disse no começo. O Xeon só mostra a que veio quando você começa a usar muitas coisas ao mesmo tempo.  Se você não for um usário multi-tarefa, não adianta nada. Vai jogar dinheiro fora!  
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #19 Online: 06 de Abril de 2010, 00:07 »
Não intendi uma coisa :

Vc usa net discada ???


Parabéns pelo pc !!!!!!!

Exatamente!   :-[ :-[ :-[

Em casa só tenho Net discada!!!

Aqui em casa não tenho banda larga. Para ter banda larga, só na loja do meu amigo. Tenho que levar ele pra lá para atualizar um monte de coisas.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #20 Online: 06 de Abril de 2010, 01:07 »
A propósito, exagerou feio na fonte. Sua config não chega a consumir 350 Watts, a Corsair aguentava com bela folga.

Nem tanto!  Se for olhar apenas a configuração em si, é o que parece. Mas tem mais coisa envolvida. Quanto mais potência exigida da fonte, menor a sua eficiência. Mais caro fica para o meu bolso a conta de luz! Eu explico.

A Zalman ZM 750-HP tem eficiência de 85% fornecendo sua potência rotulada, mas se não for usar tudo isso, sua eficiência sobe para 90% ! A Corsair VX450 é uma excelente fonte, mas trabalharia com eficiência menor nessa mesma faixa de potência que você sitou, já que estaria próximo ao limite de sua potência rotulada.  

Zalman = 350/0.9 = 388W
Corsair = 350 /0.8 =  437,5W

Uma diferença de quase 50W de consumo!!! Por estar trabalhando quase no limite de sua potência rotulada, ela acaba saindo mais caro no meu bolso a longo prazo!

Além disso é preciso ficar atento a distribuição das cargas nas linhas de 5v, 12v e 3,3v. Em um processador com 4 núcleos a  4 GHz vai forçar demais a linha de 12v, pra onde vai sua amperagem? Com uma fonte mais potente, trabalhando com folga, dificilmente ela vai atingir o limite de amperagem dessas linhas, sendo assim seu nível de ruído elétrico será menor, melhorando as chances de estabilidade do OverClock! Não é por acaso que muitos Overclockers usam fontes de 1000W nas configurações do Core i7 em Over Extremos!

Vale notar também  que a Zalman usa cabos mais grossos que a Corsair. Com isso promove uma maior estabilidade de tensão, meu gabinete vai esquentar menos e todos os componentes do micro agradecem por isso também!

Tive a prova disso mesmo sem medir nada, na mudança da configuração do PC do consultório. A fonte genérica fazia o maior barulho e esquentava pra burro. Com a troca para a corsair, o gabinete não esquenta mais e o ruído diminuiu sensivelmente!

Além é claro, que tenho quase certeza que não vou precisar usar a garantia de 3 anos da Zalman, já que todos os seus compenentes estarão trabalhando com folga!!!

Há sim, ainda posso ligar mais componentes internos ao micro sem me preocupar com falta de cabos (que aliás são modulares, ajudando muito na organização do gabinete e na sua circulação de ar interna), ou se vai atingir o limite da fonte.

Assim, como disse no início: Nem tanto!  Se for olhar apenas a configuração em si, é o que parece. Mas tem mais coisa envolvida.



« Última modificação: 06 de Abril de 2010, 01:20 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #21 Online: 06 de Abril de 2010, 07:45 »
Pô, sem querer ser chato, mas overclock não é coisa de pobre? Se os processadores trabalham com uma certa margem de segurança de clock de fábrica, pq forçar o bicho a rodar no limite e correr o risco de ter um sistema instável ou de até mesmo queimar o processador?

E me corrigindo mais acima, overclock é coisa de rico, pois eles tem condições de substituir o que queimam por unidades novas, enqto que o pobre só vai na onda e, se queimar, babau, hehehe...



Citar
Além disso é preciso ficar atento a distribuição das cargas nas linhas de 5v, 12v e 3,3v. Em um processador com 4 núcleos a  4 GHz vai forçar demais a linha de 12v, pra onde vai sua amperagem? Com uma fonte mais potente, trabalhando com folga, dificilmente ela vai atingir o limite de amperagem dessas linhas, sendo assim seu nível de ruído elétrico será menor, melhorando as chances de estabilidade do OverClock! Não é por acaso que muitos Overclockers usam fontes de 1000W nas configurações do Core i7 em Over Extremos!
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #22 Online: 06 de Abril de 2010, 12:14 »
O overclocking permite ter hoje o computador de amanhã. Claro que é um passatempo carito, mas durante anos consegue-se ter um pc à altura de qualquer um dos melhores. Já o fiz no passado, já me correu mal (uma placa de video queimada) mas a verdade é que a performance é imensa. Agora sou mais conservador, se é para x então x-1. Mas gosto de ver uma máquina com overclocking bem pensada e bem montada como esta.
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #23 Online: 06 de Abril de 2010, 12:20 »
Pô, sem querer ser chato, mas overclock não é coisa de pobre? Se os processadores trabalham com uma certa margem de segurança de clock de fábrica, pq forçar o bicho a rodar no limite e correr o risco de ter um sistema instável ou de até mesmo queimar o processador?

E me corrigindo mais acima, overclock é coisa de rico, pois eles tem condições de substituir o que queimam por unidades novas, enqto que o pobre só vai na onda e, se queimar, babau, hehehe...



Citar
Além disso é preciso ficar atento a distribuição das cargas nas linhas de 5v, 12v e 3,3v. Em um processador com 4 núcleos a  4 GHz vai forçar demais a linha de 12v, pra onde vai sua amperagem? Com uma fonte mais potente, trabalhando com folga, dificilmente ela vai atingir o limite de amperagem dessas linhas, sendo assim seu nível de ruído elétrico será menor, melhorando as chances de estabilidade do OverClock! Não é por acaso que muitos Overclockers usam fontes de 1000W nas configurações do Core i7 em Over Extremos!

Não acho que seja coisa de rico. Mas de gosto pessoal. Nunca tive uma configuração deste calibre antes e nem por isso deixei de fazer OverClock!

A placa que tinha antes no Core 2 Duo, uma Gigabyte G31M-S2L  é uma placa básica que você encontra por menos de 200 pilas, mas ela suporta um bom OverClock mesmo sendo barata e com relativa segurança.

Aí é que vem um termo que o Paulo Couto até já usou em um livro dele, que eu tenho: Overclock Seguro!

É como pegar um carro popular e colocar um turbo com alta pressão sem mudar mais nada do conjunto e esperar que o motor não exploda ou que os freios resistam ao aumento da potência ao qual eles não foram originalmente projetados.

A diferença é que se você quer um Overclock alto e seguro, tem que comprar peças que resistam ao tranco! É por isso que sai caro, essas peças para ter um overclock seguro sem perigo de queimar nada são caras.

Eu sempre gostei de ficar mudando as coisas na minha máquina. Não gosto de configuração padrão. Mas muitas pessoas não ligam pra isso. Querem que o PC simplesmente funcione. Mas eu dou graças que tem gente como eu, que estamos procurando o limite das coisas. Veja o caso dos Overs extremos, mais de 7GHz! O cara "mata" muitos processadores ou a placas mãe até atingir essas freqüências, não dá pra usar um PC nessas condições , são poucos minutos para poder registrar a operação antes que a coisa toda desabe. Então qual a graça disso afinal? Não há dinheiro que pague a satisfação do cara quebrar um record, atingir um novo limite. Tem  até uma propaganda da Nvidia se referindo a isso. Mas pra chegar nisso, muita coisa teve que evoluir, essa tecnologia depois é repassada para os PCs de uso diário. Pode demorar, mas acaba chegando.

É como no automobilismo, freios ABS, controle de tração, mudança de marchas com borboletas no volante, isso tudo foi desenvolvido nos carros de corrida e hoje é possível comprar um carro de série com isso tudo.



  

 
« Última modificação: 06 de Abril de 2010, 12:36 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #24 Online: 06 de Abril de 2010, 14:06 »
Por isso que eu me corrigi: overclock é coisa de rico, hehehe...

Citar
A diferença é que se você quer um Overclock alto e seguro, tem que comprar peças que resistam ao tranco! É por isso que sai caro, essas peças para ter um overclock seguro sem perigo de queimar nada são caras.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #25 Online: 06 de Abril de 2010, 17:45 »
A propósito, exagerou feio na fonte. Sua config não chega a consumir 350 Watts, a Corsair aguentava com bela folga.

Nem tanto!  Se for olhar apenas a configuração em si, é o que parece. Mas tem mais coisa envolvida. Quanto mais potência exigida da fonte, menor a sua eficiência. Mais caro fica para o meu bolso a conta de luz! Eu explico.

A Zalman ZM 750-HP tem eficiência de 85% fornecendo sua potência rotulada, mas se não for usar tudo isso, sua eficiência sobe para 90% ! A Corsair VX450 é uma excelente fonte, mas trabalharia com eficiência menor nessa mesma faixa de potência que você sitou, já que estaria próximo ao limite de sua potência rotulada. 

Zalman = 350/0.9 = 388W
Corsair = 350 /0.8 =  437,5W

Uma diferença de quase 50W de consumo!!! Por estar trabalhando quase no limite de sua potência rotulada, ela acaba saindo mais caro no meu bolso a longo prazo!

Além disso é preciso ficar atento a distribuição das cargas nas linhas de 5v, 12v e 3,3v. Em um processador com 4 núcleos a  4 GHz vai forçar demais a linha de 12v, pra onde vai sua amperagem? Com uma fonte mais potente, trabalhando com folga, dificilmente ela vai atingir o limite de amperagem dessas linhas, sendo assim seu nível de ruído elétrico será menor, melhorando as chances de estabilidade do OverClock! Não é por acaso que muitos Overclockers usam fontes de 1000W nas configurações do Core i7 em Over Extremos!

Vale notar também  que a Zalman usa cabos mais grossos que a Corsair. Com isso promove uma maior estabilidade de tensão, meu gabinete vai esquentar menos e todos os componentes do micro agradecem por isso também!

Tive a prova disso mesmo sem medir nada, na mudança da configuração do PC do consultório. A fonte genérica fazia o maior barulho e esquentava pra burro. Com a troca para a corsair, o gabinete não esquenta mais e o ruído diminuiu sensivelmente!

Além é claro, que tenho quase certeza que não vou precisar usar a garantia de 3 anos da Zalman, já que todos os seus compenentes estarão trabalhando com folga!!!

Há sim, ainda posso ligar mais componentes internos ao micro sem me preocupar com falta de cabos (que aliás são modulares, ajudando muito na organização do gabinete e na sua circulação de ar interna), ou se vai atingir o limite da fonte.

Assim, como disse no início: Nem tanto!  Se for olhar apenas a configuração em si, é o que parece. Mas tem mais coisa envolvida.


Me perdoe se pareci mal educado ou inoportuno, não foi a intenção.
Entendo (em partes, já que eu não pago minha conta de luz) seus motivos.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #26 Online: 06 de Abril de 2010, 19:58 »




Me perdoe se pareci mal educado ou inoportuno, não foi a intenção.
Entendo (em partes, já que eu não pago minha conta de luz) seus motivos.


Tá tudo bem, não vamos brigar por causa disso né!!!  ;)
« Última modificação: 06 de Abril de 2010, 20:31 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #27 Online: 06 de Abril de 2010, 23:55 »
Só por curiosidade, usei o Extreme power supply calculator para saber a fonte recomendada para minha configuração.

Ele recomenda uma fonte de no mínimo 451W!!!
Só o Xeon 3440 em Overclock de 4GHz consome sozinho 226W!!!!

Agora fica mais do que claro que a Corsair não resistiria ao tranco!

Eu sabia que ia precisar de uma fonte mais potente, mas não tinha feito esse cálculo por esse Site.

Para quem tiver a curiosidade de saber o consumo de seu sistema:

http://extreme.outervision.com/psucalculator.jsp
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #28 Online: 08 de Abril de 2010, 18:50 »
Mesmo esse site (como diz o mestre faller) é conservador.
Agora, uma CPU gastar 226 Watts..... haja! rsrs
Masacertou em cheio: esse é o melhor site pra isso que há!
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Um novo Arauto com 8 núcleos!
« Resposta #29 Online: 08 de Abril de 2010, 23:51 »
Só por curiosidade, usei o Extreme power supply calculator para saber a fonte recomendada para minha configuração.

Ele recomenda uma fonte de no mínimo 451W!!!
Só o Xeon 3440 em Overclock de 4GHz consome sozinho 226W!!!!

Agora fica mais do que claro que a Corsair não resistiria ao tranco!

Eu sabia que ia precisar de uma fonte mais potente, mas não tinha feito esse cálculo por esse Site.

Para quem tiver a curiosidade de saber o consumo de seu sistema:

http://extreme.outervision.com/psucalculator.jsp

Como saber tudo o nome do que tenho no meu PC?? Tipo.. Algum comando?? Eu tinha um aplicativo que mostrava isso, mas formatei o meu PC e agora não o tenho mais!

Tipo.. Quero fazer o teste, mas para isso preciso saber o que tenho!

[]'s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real