Autor Tópico: Compatibilidade de HDD  (Lida 1910 vezes)

Offline Tiago Melo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Compatibilidade de HDD
« Online: 10 de Novembro de 2013, 15:50 »
Olá pessoal.

Eu queria saber se o meu HDD é compatível com o ubuntu 13.10, aqui embaixo vai a descrição do mesmo

 *-disk
             descrição: ATA Disk
             produto: WDC WD2500AAJS-0
             fabricante: Western Digital
             ID físico: 0.0.0
             informações do barramento: scsi@3:0.0.0
             nome lógico: /dev/sda
             versão: 12.0
             serial: WD-WMARY0025193
             tamanho: 232GiB (250GB)
             capacidades: gpt-1.00 partitioned partitioned:gpt
             configuração: ansiversion=5 guid=8086a688-5389-4c08-811a-6a01b3145af8 sectorsize=512

Eu estou perguntando isto por que de vez em quando aproximadamente uma vez a cada 15 dias o meu sistema trava do nada e não tem jeito, tenho que forçar o desligamento pelo gabinete, trava tudo mouse teclado tudo! E quando isto acontece o led do HDD apaga e não pisca mais.
Eu digo isto por que troquei tudo no meu computador só não troquei o HDD. Só queria tirar esta dúvida.

Valeu.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2014, 17:55 por Tiago Melo »

Offline moacircostajr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade de HDD
« Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2013, 19:04 »
Tiago, por ser uma versão nova do Ubuntu, é possível que ainda hajam muitos bugs, de modo que recomendo que faça o teste com a versão 12.10. Se não der problema, é porque a 13.10 ainda precisa ser aprimorada e essa falha será corrigida no futuro.
Quanto à compatibilidade de HD, se fosse incompatível você sequer conseguiria instalar o sistema operacional na sua máquina, uma vez que não teria onde armazenar as informações.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade de HDD
« Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2013, 19:23 »
Olá pessoal.

Eu queria saber se o meu HDD é compatível com o ubuntu 13.10, aqui embaixo vai a descrição do mesmo

 *-disk
             descrição: ATA Disk
             produto: WDC WD2500AAJS-0
             fabricante: Western Digital
             ID físico: 0.0.0
             informações do barramento: scsi@3:0.0.0
             nome lógico: /dev/sda
             versão: 12.0
             serial: WD-WMARY0025193
             tamanho: 232GiB (250GB)
             capacidades: gpt-1.00 partitioned partitioned:gpt
             configuração: ansiversion=5 guid=8086a688-5389-4c08-811a-6a01b3145af8 sectorsize=512

Eu estou perguntando isto por que de vez em quando aproximadamente uma vez a cada 15 dias o meu sistema trava do nada e não tem jeito, tenho que forçar o desligamento pelo gabinete, trava tudo mouse teclado tudo! E quando isto acontece o led do HDD apaga e não pisca mais.
Eu digo isto por que troquei tudo no meu computador só não troquei o HDD. Só queria tirar esta dúvida.

Valeu.

Trocou a placa mãe?

Usa uma fonte nova e com wattagem de sobra para seus perifericos?

Sintomas de travamento a longo prazo indicam falta de pasta termica no processador, refrigeração insuficiente e/ou fonte de alimentação ruim.

Hd e o Ubuntu nada têm a ver com isto. Se a luz do hd não acende, é bem possivel que voce use uma fonte falsa ou de má qualidade.

Lembre que um hd utiliza duas entradas de alimentação, 12 volt para o motor e 5 volt para os dados. Fonte ruim pode não entregar o que seu hd exige.

Depois disto visto e ok, cheque seu hd por erros varios dias seguidos, desonecte cd rom, disquetes e qualquer periferico, deixe só o hd teclado mouse e video e veja se ainda trava.

Se melhorar troque a fonte.

Se não melhorar o travamento pode ser na parte grafica, teste uma maois leve para ver.

[]'s
« Última modificação: 12 de Novembro de 2013, 19:24 por Tota »

Offline Tiago Melo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade de HDD
« Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2013, 19:27 »
Tiago, por ser uma versão nova do Ubuntu, é possível que ainda hajam muitos bugs, de modo que recomendo que faça o teste com a versão 12.10. Se não der problema, é porque a 13.10 ainda precisa ser aprimorada e essa falha será corrigida no futuro.
Quanto à compatibilidade de HD, se fosse incompatível você sequer conseguiria instalar o sistema operacional na sua máquina, uma vez que não teria onde armazenar as informações.

Eu tinha o ubuntu 12.04 instalado na minha maquina dai fui atualizando para o 13.04 e outras vezes fiz instalação limpa e agora tenho instalado o 13.10. Pensando bem eu acho que não é bem o sistema.

Offline Tiago Melo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade de HDD
« Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2013, 19:34 »
Eu recentemente fiz um test memory e ele me mostrou que há erros na memória ram por isso vou trocar a memória. o HD pelo o que eu verifiquei esta ok. Mas será que é só a memoria mesmo? depois de trocar a memoria eu vou verificar o que o Tota disse, depois posto aqui se deu certo

Obrigado.

Offline Tiago Melo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade de HDD
« Resposta #5 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 17:54 »
Olá pessoal.

O Tota estava certo mesmo . Troquei a fonte por uma real e troquei a memoria e supimpa! O sistema não teve mais problemas ! O problema era físico.