Autor Tópico: Modem Huawei ETS2555 - Livre.com Embratel(Resolvido)  (Lida 11271 vezes)

Offline Ozz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Modem Huawei ETS2555 - Livre.com Embratel(Resolvido)
« Online: 23 de Maio de 2011, 09:26 »
Olá a todos,

Fiz a aquisição do serviço de internet Livre.com (antigo Giro) da Embratel. Comprei o aparelho Huawei ETS 2555, que é conectado via porta USB à máquina para conexão com a internet.

Pesquisei na internet como fazer a configuração do aparelho no Linux, e seguindo os passos que encontrei sobre o aparelho Nokia 1508i, que era utilizado para internet da Embratel anteriormente, consegui fazer a conexão com o Ubuntu 11.04.

Só que estou tendo o mesmo problema que os usuários do aparelho Nokia estavam encontrando: Só se consegue utilizar o aparelho e fazer a conexão no Ubuntu 11.04 caso tenha antes entrado pelo Windows, realizado a conexão com a internet, não precisa nem navegar, e depois reiniciar e conectar no Linux.

Se eu acesso o Windows e faço a conexão, reinicio a máquina e entro no Ubuntu 11.04, dou os seguintes comandos para carregar o driver:
# modprobe -r usbserial
# modprobe usbserial vendor=0x12d1 product=0x1803

Então é criado o /dev/ttyUSB0, e abrindo o gnome-ppp ele até detecta automaticamente as configurações do aparelho. Caso a conexão caia, ou precise reiniciar o Ubuntu 11.04, ao executar o mesmo procedimento para carregar o driver vai tudo certo, ele cria o /dev/ttyUSB0, mas no gnome-ppp não reconhece mais o modem. Se clico no botão detectar aparece a seguinte mensagem de erro:
Sorry, no modem was detected! Is it in use by another program?

Neste caso é necessário entrar no Windows novamente e fazer uma conexão para que o aparelho seja detectado novamente pelo Ubuntu 11.04. Isto acaba sendo um incomodo, pois uma simples queda da conexão obriga que a máquina seja reiniciada e tenha que acessar o Windows para depois voltar ao Ubuntu 11.04.

Alguém conhece alguma solução para este problema? Parece que há algum comando ou parâmetro que ativa o aparelho quando conecto pelo Windows, mas que no Ubuntu 11.04 não está sendo realizado.

Se alguém puder ajudar ficarei muito grato, pois é o único serviço de internet que consegui na região onde moro, não tenho outra alternativa. Não quero mais utilizar Windows, quero ficar apenas com o Linux.

Des de já agradeço.
« Última modificação: 26 de Maio de 2011, 11:19 por Ozz »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Modem Huawei ETS2555 - Livre.com Embratel
« Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2011, 09:51 »
Movido para Internet, redes e segurança

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem Huawei ETS2555 - Livre.com Embratel
« Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2011, 11:08 »
Olá Ozz, esse serviço é bem pouco comum aqui no fórum.

O que eu consigo observar da sua descrição é que o modem inicialmente não é reconhecido como tal, e depois de algum procedimento ele passa a trabalhar como modem. Exatamente como os modems 3G... talvez então esse modem precise de algum procedimento do mesmo tipo, talvez o próprio usb_modeswitch possa ser o ator desse procedimento.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Ozz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Modem Huawei ETS2555 - Livre.com Embratel(Resolvido)
« Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2011, 10:31 »
Olá zekkerj, obrigado pela resposta. Tentei o usb_modeswitch, mas este aparelho não tem modo armazenamento, que funciona como pendrive, assim como os modens 3G possuem.

Pelo que estive lendo a respeito do usb_modeswitch, ele desativa o modo armazenamento, que é ativado quando se conecta o modem no Linux, e que impede que ele seja utilizado como modem. Assim quando se ativa o usb_modeswitch ele deixa o modem pronto para conexão.

No meu caso com o Huawei ETS 2555, ele não entra neste modo de armazenamento. Utilizei o usb_modeswitch nele, e foi exibida a mensagem que não havia este modo e que o driver seria carregado. Acabou tendo o mesmo efeito do modprobe usbserial vendor=0x12d1 product=0x1803.

Fiz mais alguns testes ontem a noite, e na realidade não é necessário realizar a conexão com a internet no Windows, mas simplesmente só conectar o aparelho estando no Windows. Então é só reiniciar o pc e entrar no Linux que ele realiza a conexão normalmente. Se a conexão cair ou for necessário reiniciar o PC, só entrando no Windows e conectando o aparelho nele novamente para voltar a conectar pelo Linux.

Percebi que quando tento conectar no Linux sem antes passar pelo Windows, o modem não responde aos comandos passados pelo wvdial com OK, mas com uma sequência de caracteres sem sentido. Se foi conectado antes no Windows ele responde a todos os comandos normalmente com OK.

Olhei os logs do modem no Windows, no Gerenciador de Dispositivos, e haviam alguns comandos sendo passados na inicialização do modem. Tentei passar estes mesmos comandos para o modem no Linux com os seguintes comandos:
tr -s "\n" < /dev/ttyUSB0
echo -e "AT\r" > /dev/ttyUSB0
echo -e ... demais comandos
Mas também não obtive exito.

Muito estranho, parece que há alguma coisa, algum comando que o Windows executa no momento em que o aparelho é conectado ao PC e o habilita a funcionar como modem.

Não acredito que não tenha solução. Pior que já pesquisei bastante e ainda não encontrei uma solução.
« Última modificação: 26 de Maio de 2011, 08:30 por Ozz »

Offline Ozz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Modem Huawei ETS2555 - Livre.com Embratel
« Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2011, 08:38 »
Passoal, problema resolvido. Utilizei o Ubuntu 11.04, não havia percebido que ele já havia reconhecido o aparelho e carregado o driver correto. Dei um dmesg e apareceu que havia sido encontrado um novo dispositivo USB, e que poderia ser utilizado através de /dev/ttyUSB0, falha minha de não ter percebido isto antes. Então fui no gerenciador de rede, adicionei uma nova conexão mobile com os dados da Embratel, o no final da configuração ele já mostrou o nome do modem.

Daí foi só marcar para conectar automaticamente, e quando finalizei a configuração ele já conectou e estava navegando. Havia tentado com o Slackware 13, mas estava ocorrendo aquele problema do modem retornar uma série de caracteres como resposta, e quando ia conectar pelo Gnome-ppp ou Kppp dizia que não foi possível encontrar nenhum modem no sistema. Deve ser porque o modem é mais novo do que o Slackware 13(meados de 2009), o modem é deste ano. Isto deve ter sido resolvido nas versões atuais do kernel.

Mas o importante é que agora não dependo mais do Mico$oft Ruindow$!!!.

Valeu pela ajuda, obrigado