Autor Tópico: Versao 64 bits - Existem vantagens reais?  (Lida 2216 vezes)

Offline Shomer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Versao 64 bits - Existem vantagens reais?
« Online: 02 de Maio de 2007, 08:38 »
Olá Pessoal, esta é minha 1a msg aqui e sou novato no linux e consequentemente no Ubuntu. Vamos lá...

Resolvi instalar o 7.04 no meu notebook, que tem um processador AMD 64. Instalei inicialmente esta versão, mas tive um problema ao habilitar o modo de efeitos de tela e para não perder muito tempo, resolvi reinstalar. Pensei então como iria ser o comportamento na versão normal do Feisty. Como instalei ontem e não tive tempo para pesquisar, não consegui notar vantagem alguma, a versão que está agora é a x86 com tudo funcionando, som, placa wireless, rede de fios, etc etc etc... Então, levanto as questões:

1. Do que se aproveitará instalar a versao 64bits da versao x86 convencional?
2. Há algum ganho visível nas instruções de 64bits?
3. Há alguma restrição de compatibilidade com drivers, etc?
4. Existe algum benchmark sobre estes aspectos?

Obrigado!

Offline Shomer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Versao 64 bits - Existem vantagens reais?
« Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2007, 08:47 »
Opa! Acabei de achar aqui no fórum, em Hardware, um sub-fórum sobre a arquitetura 64bits! Valeu mesmo. Mas quem ainda quiser contribuir falando sobre sua experiencia entre uma e outra versão, principalmente se houver algum benchmark, isso seria muito legal.


Offline mientefuego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Versao 64 bits - Existem vantagens reais?
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2007, 17:20 »
Olha, opinião de leigo, não acredite piamente em tudo que eu disser abaixo:

A arquitetura 64 bits basicamente foi criada para aumentar a capacidade matemática do processador... Assim um programa pode fazer contas com números maiores :P

Drivers de x86, teoricamente, funcionariam em AMD64, mas o contrário, só se a instrução assembly não contiver nenhuma referência a registradores de 64 bits :D

Ou seja, o driver feito para AMD64 só vai funcionar em x86 se não foi feito para AMD64 :P

Quanto à comparação de desempenho, acredito que os dois se equivalem. Porque é assim, os registradores de 32 bits não morreram, são pedaços de respectivos registradores de 64 bits. Então é aquilo... 64 bits: mesma velocidade, maior capacidade de operações.

Mas como eu disse na primeira linha, pode ser que eu esteja enganado...
« Última modificação: 02 de Maio de 2007, 17:23 por mientefuego »