Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2365332 vezes)

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2970 Online: 30 de Dezembro de 2010, 20:13 »
cara, eu sou contra repositorio com kernel.

Cada um tem que compilar o seu. To compilando por você pq tua maquina não ajuda. A compilação já acabou. Vou subir os arquivos e te mando o link

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2971 Online: 30 de Dezembro de 2010, 22:03 »
http://rapidshare.com/files/440028861/Desktop.tar.bz2

só instalar e não esquecer do comando
Código: [Selecionar]
mkinitramfs -o /boot/initrd.img-2.6.34-omnislash1.4.4 /lib/modules/2.6.34-omnislash1.4.4

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2972 Online: 31 de Dezembro de 2010, 09:41 »
ola pessoal, ando lendo esse topico a muito tempo sem coragem de postar nada, mas tem algumas perguntas e algumas duvidas pra tirar e acho que agora ja é hora.

1 - depois de muito ler sobre compilaçao de kernel, percebi que ha um certo consenso de que em maquinas de hardware mais poderoso a diferença perceptivel é muito pequena quando nao inexistente. a minha pergunta é: isso procede? ou so vale para compilaçao de kernel padrao e o omnislash tem um diferencial nessa area?

2 - tambem li, ate mesmo nesse topico, que instalar um kernel modificado gera uma serie de probleminhas secundarios com atualizaçoes e instalaçao de software automaticamente (drivers de video, kvms e etc...), novamente, isso procede? o custo beneficio realmente compensa?

3 - por esses dias tentei minha primeira compilaçao do kernel (padrao), sou um usuario razoavelmente avançado de linux mas nunca tinha ido para esse lado, e percebi que ha uma quantidade absurda de opçoes pra se escolher, e que alem disso a maioria é pouco intuitiva, entao eu pergunto, tem alguma maneira de eu conseguir uma config 100% perfeita pra minha maquinha sem 5h em frente a tela de config pesquisando e lendo sobre cada opçao?

4 - caso eu fornecesse uma especificaçao de hardware, alguem poderia criar um arquivo config para mim? compilar o kernel nao é problema (levou uns 10 minutos) mas fiquei perdido entre tantas opçoes.

pra terminar, estou pensando em tentar o omnislash, so nao o fiz ainda pelas questoes acima e tambem pq costumo usar versoes mais atuais do kernel (estou na 2.6.36 agora), e nao faço isso pq seja doente por atualizaçao, mas pq precisei de um recurso que so sai ativado no kernel (sem precisar compilar) a partir do kernel 2.6.35.
Ubuntu Linux 10.10

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2973 Online: 31 de Dezembro de 2010, 11:36 »
respondendo

1 - Não. O Omnislash tem resultado até melhor com máquinas fortes.

2- Não.

3- Tu ta compilando um kernel, se quer um trabalho bem feito não tem como não perder no mínimo 1 hr estudando as opções.

4- Eu passo =)

Se não quiser compilar baixa o .deb e instala ai ué!

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2974 Online: 03 de Janeiro de 2011, 11:21 »
To baixando os deb do kernel. Me interessei, por eles, devo instalar hoje a noite lá em casa.

Eu acho q vou ter duvidas só na hora de configurar o hardware do meu pc.

Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2975 Online: 03 de Janeiro de 2011, 14:54 »
Depois de um bom tempo sem colocar um vídeo do PC de casa, aqui vai mais um, dessa vez é o Kubuntu 10.10 64 bits com "algumas" otimizações!  ;D

Eu realmente gostaria de saber de quem usa KDE desde de sempre se esse KDE está ligeiro!

http://www.youtube.com/watch?v=XpEgQvx04wc

Desculpem a qualidade do Vídeo! Mas dá pra ver o que interessa!
De noite eu vou colocar um novo vídeo do BubleBee Mark 2! O bublebee também está ainda melhor! Tudo com o kernel 2.6.34 e o Omnislash 1.4.4!  Se o Youtube embaçar de novo, eu faço um up para o easyshare!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2976 Online: 03 de Janeiro de 2011, 15:26 »
Omnislash deu uma putz diferenca aqui...
O boot não ficou mais rápido, mas rodar aplicacoes, com certeza melhorou...
Parabéns pelo trabalho.


Eu tenho umas duvidas:
1 - o 1.4.4 já vem com o patch de 200 linhas?
2 - Tem algum "conflito" em compilar o omnislash + o patch de 200 linhas? Se eu recompilar vai ter algum problema?
3 - que outros patchs vocês recomendariam caso eu queira re-compilar o meu kernel? (além de adicionar o omnislash + patch de 200)
4 - rodando "lsmod", você lista uma porrada de módulos carregados.. Bom, eu não uso alguns deles, como por exemplo o suporte a HD IDE. Eu uso notebook e o HD é SATA e não pretendo usar outro... Teria como eu desabilitar esse módulos? E isso vai surtir efeito, ou não vai ter diferenca nenhuma?
5 - (espero não estar ficando chato, rs), quando o boot tá carregando, aparece um erro no módulo tg3 ao carregar o net_device, isso faz com que minha placa de rede não funcione.. Mas como eu só uso wireless, pretendo desativar esse módulo também. se eu desativar o tg3, desativa o módulo do wireless também?


Muito obrigado. :)

Offline havocz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2977 Online: 03 de Janeiro de 2011, 15:35 »
Eu realmente gostaria de saber de quem usa KDE desde de sempre se esse KDE está ligeiro!
Certamente está uma bala !!  :o

Eu gostaria de conhecer essas otimizações (kde e kernel) que utilizaste para obter esse resultado.
°v°
/( )\\ Linux User #433307
^ ^   Debian 7

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2978 Online: 03 de Janeiro de 2011, 15:42 »
Depois de um bom tempo sem colocar um vídeo do PC de casa, aqui vai mais um, dessa vez é o Kubuntu 10.10 64 bits com "algumas" otimizações!  ;D

Eu realmente gostaria de saber de quem usa KDE desde de sempre se esse KDE está ligeiro!

http://www.youtube.com/watch?v=XpEgQvx04wc

Desculpem a qualidade do Vídeo! Mas dá pra ver o que interessa!
De noite eu vou colocar um novo vídeo do BubleBee Mark 2! O bublebee também está ainda melhor! Tudo com o kernel 2.6.34 e o Omnislash 1.4.4!  Se o Youtube embaçar de novo, eu faço um up para o easyshare!

No gnome também possui essas otimizações?
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2979 Online: 03 de Janeiro de 2011, 15:48 »
Omnislash deu uma putz diferenca aqui...
O boot não ficou mais rápido, mas rodar aplicacoes, com certeza melhorou...
Parabéns pelo trabalho.


Eu tenho umas duvidas:
1 - o 1.4.4 já vem com o patch de 200 linhas?
2 - Tem algum "conflito" em compilar o omnislash + o patch de 200 linhas? Se eu recompilar vai ter algum problema?
3 - que outros patchs vocês recomendariam caso eu queira re-compilar o meu kernel? (além de adicionar o omnislash + patch de 200)
4 - rodando "lsmod", você lista uma porrada de módulos carregados.. Bom, eu não uso alguns deles, como por exemplo o suporte a HD IDE. Eu uso notebook e o HD é SATA e não pretendo usar outro... Teria como eu desabilitar esse módulos? E isso vai surtir efeito, ou não vai ter diferenca nenhuma?
5 - (espero não estar ficando chato, rs), quando o boot tá carregando, aparece um erro no módulo tg3 ao carregar o net_device, isso faz com que minha placa de rede não funcione.. Mas como eu só uso wireless, pretendo desativar esse módulo também. se eu desativar o tg3, desativa o módulo do wireless também?


Muito obrigado. :)

Respondendo:
1- Não!
2- Eu acho que não, tem gente aqui que já compilou ele dentro do Omnislash se não estou enganado. Dá uma olhada nos posts aí de trás, do 180 pra cá, acho que tá aí no meio!
3- Tem o LZMA que é bucha, as versões mais novas do BFS e BFQ também!
4- É só não compilar esse drivers, você pode diminuir um pouco o tempo de boot se tirar muitos drivers, aumentando um pouco o tamanho do kernel! O que importa mais é o que você coloca pra dentro!  
5- Não sei te dizer com certeza, se esse for apenas um driver não vai desativar toda a parte de Wireless!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2980 Online: 03 de Janeiro de 2011, 17:02 »
Depois de um bom tempo sem colocar um vídeo do PC de casa, aqui vai mais um, dessa vez é o Kubuntu 10.10 64 bits com "algumas" otimizações!  ;D

Eu realmente gostaria de saber de quem usa KDE desde de sempre se esse KDE está ligeiro!

http://www.youtube.com/watch?v=XpEgQvx04wc

Desculpem a qualidade do Vídeo! Mas dá pra ver o que interessa!
De noite eu vou colocar um novo vídeo do BubleBee Mark 2! O bublebee também está ainda melhor! Tudo com o kernel 2.6.34 e o Omnislash 1.4.4!  Se o Youtube embaçar de novo, eu faço um up para o easyshare!

No gnome também possui essas otimizações?

Sim claro, meus primeiros vídeos são todos com Gnome!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2981 Online: 03 de Janeiro de 2011, 17:05 »
Eu realmente gostaria de saber de quem usa KDE desde de sempre se esse KDE está ligeiro!
Certamente está uma bala !!  :o

Eu gostaria de conhecer essas otimizações (kde e kernel) que utilizaste para obter esse resultado.

Não tem mistério, tira tudo o que você não usa, desabilita todas as firulas gráficas, no meu caso que uso ATI eu uso o driver livre que é mais rápido que o driver proprietário em 2D, mude o gerenciador de janelas e coloque dentro do kernel tudo o que o seu hardware tiver! Eu ainda usei o GCC 4.5.1 nessa compilação, por padrão o Kubuntu usa o GCC 4.4! De noite com calma eu explico melhor!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline havocz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2982 Online: 03 de Janeiro de 2011, 17:08 »
Eu realmente gostaria de saber de quem usa KDE desde de sempre se esse KDE está ligeiro!
Certamente está uma bala !!  :o

Eu gostaria de conhecer essas otimizações (kde e kernel) que utilizaste para obter esse resultado.

Não tem mistério, tira tudo o que você não usa, desabilita todas as firulas gráficas, no meu caso que uso ATI eu uso o driver livre que é mais rápido que o driver proprietário em 2D, mude o gerenciador de janelas e coloque dentro do kernel tudo o que o seu hardware tiver! Eu ainda usei o GCC 4.5.1 nessa compilação, por padrão o Kubuntu usa o GCC 4.4! De noite com calma eu explico melhor!
Certo ! O vídeo tá embassadíssimo, estás usando o openbox ? Lembre-se de comentar sobre as otimizações do kernel  ;)
°v°
/( )\\ Linux User #433307
^ ^   Debian 7

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2983 Online: 03 de Janeiro de 2011, 18:13 »
Galera instalei aqui.

Bom... notei um pouco mais rápido q o kernel q to usando  2.6.35-22-generic-pae, uso ele no 10.04. Mas muito pouco a diferença.

Vou trocar o metacity pelo openbox. Dizem q é mais rápido alguém recomenda?

Instalei ele apartir do .deb q tem disponivel aqui... Acham necessário q eu recompile ele?
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2984 Online: 03 de Janeiro de 2011, 22:18 »
Então pessoal, vamos por partes como faz um bom açougueiro!

O kernel é o Omnislash 1.4.4 com a dupla BFS + BFQ mais o trio maravilha  1000Mhz, Low Latency Desktop e Performance (cuidado com esse trio, junto com a dupla BFS + BFQ normalmente só as máquinas toras resistem bem)!  Para o processador foi usado o P4 já que eu compilo em 64bits! Usei o GCC 4.5.1 ao invés do padrão do Kubuntu 10.10 que é o 4.4.1! Antes eu tinha usado para o processador o Core2/Xeon achando que a nova versão do GCC ia dar muita diferença, mas não foi bem assim! Apesar de ter melhorado em relação a uma compilação com o GCC 4.4.1 também para Core2/Xeon, a compilação para o P4 continua imbatível até o momento! Pelo menos na minha configuração!
Todos os Drivers do meu hardware foram compilados dentro do Kernel, além de ter retirado alguns drivers que não uso, mas acabo não tirando muita coisa, como já disse antes, o mais importante é o que você vai colocar dentro do kernel! O sistema de arquivos deve ser compilado dentro do kernel! Neste caso estou usando o EXT4 da mesma maneira do meu tutorial "Tunando o EXT4 para o Desempenho" aqui do Fórum mesmo! Uso o EXT4 com journal externo de 1GB e  Writeback com modificações no fstab! Está tudo lá no tutorial do ext4!

O KDE é o 4.5.4 do PPA do Kubuntu com o gerenciador de janelas OpenBox! Cuidado com essa alteração!  É interessante ver como os mesmos programas tem comportamentos tão distintos dependendo da distro! No Mandriva com KDE 4.5.4 e o Openbox, a diferença de desempenho entre ele (openbox) e o Kwin (o gerenciador padrão do KDE) é mínima! E ele não buga os menus! Acaba que não compensa muito usar o Openbox no Mandriva com KDE! No Kubuntu a diferença de desempenho é grande, mas ele Buga o menu! Foi preciso que eu aumentasse o tamanho das fontes do menu ( e muito) para funcionar direito aqui! Talvez pela minha placa de vídeo ATI 4850, não sei dizer com certeza pois só testei na minha máquina aqui de casa!   De qualquer maneira fica ótimo também com o Kwin, diferença bruta mesmo só com o carregamento das fotos e filmes! É claro que ao usar o Openbox você perde algumas facilidades do Kwin! Façam seus testes e decidam por vocês!

Voltando ao KDE 4.5.4, desabilitei todas as firulas gráficas dele!  Aquilo tudo é lindo mas é um chumbo só para o desempenho do sistema! Já usaram o Windows 7 com o Aero ligado e depois desligado? Com o KDE 4.5.4 a diferença é maior se você desligar aquela tralha toda! Novamente, depende do seu gosto! Tem gente que não sabe viver sem os efeitos do KDE, então não tem como ter o desempenho do meu vídeo!

"Basicamente" era isso pessoal!  :D

Fiquei muito contente com o desempenho atingido agora!  Tava sentindo falta das respostas imediatas da dupla Gnome + openbox que usava antes! Agora achei que ficou rápido, mas como sempre usei Gnome, não tinha certeza se tava rápido mesmo! Sério!


brottor, o OpenBox é sem dúvida mais rápido, mas você perde facilidades do gerenciador de janelas padrão, seja do Metacity ou do Kwin!  Faça os seus testes e vê se compensa pra você!
Recompilar o kernel do HQx é sempre bom, você consegue mais gás dele, já que você tem a oportunidade de "moldar" a sua configuração do kernel ao seu hardware!

Té+ 
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.