Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2365378 vezes)

Offline worm83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Vinyl Audio.
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2670 Online: 24 de Outubro de 2010, 12:27 »
Citar
@worm83 infelizmente os patchs do forum do gentoo estão fora do ar! não achei nenhum outro local que tenha esses patchs hospedados =/
Relaxa, sem problemas  ;)

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2671 Online: 24 de Outubro de 2010, 12:45 »
Olha, testei aqui aquelas opções do sysctl do Luciano e no Atom só deixou ele mais lento! Até as opções que o HQx postou não deixa tudo mais rápido no Atom como deixa no i7!
Aqui no meu core2 duo também ficou mais lento, principalmente o boot.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2672 Online: 24 de Outubro de 2010, 18:43 »
Gunss, pessoal, aqui está o patch para o Ureadahead do fórum do Gentoo:

http://www.megaupload.com/?d=6VOH8BLU


Lembrando que é para o kernel 2.6.34! 
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2673 Online: 24 de Outubro de 2010, 22:20 »
Gunss, pessoal, aqui está o patch para o Ureadahead do fórum do Gentoo:

http://www.megaupload.com/?d=6VOH8BLU


Lembrando que é para o kernel 2.6.34! 

valeu galactus!!! amanhã eu testo e posto aqui como foi.


HQxriven, uma curiosidade, pq você escolheu o kernel 2.6.34 e não o 2.6.32 que é um kernel "estável" e que terá suporte a longo prazo pelos desenvolvedores do propio kernel?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2674 Online: 24 de Outubro de 2010, 22:49 »
Citar
HQxriven, uma curiosidade, pq você escolheu o kernel 2.6.34 e não o 2.6.32 que é um kernel "estável" e que terá suporte a longo prazo pelos desenvolvedores do propio kernel?

A latência do 2.6.34 padrão era melhor do que o 2.6.32 e ele era o melhor com as radeon...

Suporte a longo prazo do 2.6.32???

Vc quer dizer do ubuntu???
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline worm83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Vinyl Audio.
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2675 Online: 25 de Outubro de 2010, 00:46 »
Citar
Eu não consigo habilitar a função "Trace process context switches and events", ela só aparece se eu marcar "Show all Options" porém eu não posso marca-la, nem mesmo o "Debug Filesystem" (ele aparece normalmente, só que a opção para marca-lo não existe).

Deixei queto o 2.6.36, e to configurando o .34.
Tbm apanhei para habilitar essa opção "Trace process context switches and events". Descobri que ela aparece se DESABILITAR a opção "Support for tracing block IO actions" na mesma pagina.
Preciso achar a opção debug filesystem agora.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2010, 00:48 por worm83 »

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2676 Online: 25 de Outubro de 2010, 11:32 »
Citar
Eu não consigo habilitar a função "Trace process context switches and events", ela só aparece se eu marcar "Show all Options" porém eu não posso marca-la, nem mesmo o "Debug Filesystem" (ele aparece normalmente, só que a opção para marca-lo não existe).

Deixei queto o 2.6.36, e to configurando o .34.
Tbm apanhei para habilitar essa opção "Trace process context switches and events". Descobri que ela aparece se DESABILITAR a opção "Support for tracing block IO actions" na mesma pagina.
Preciso achar a opção debug filesystem agora.

nem desabilitando "Support for tracing block IO actions" a opção ficou ativa.

Debug Filesystem fica em kernel hacking mesmo.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2677 Online: 25 de Outubro de 2010, 11:44 »
Gunss e galera compiladora:

Vcs já fizeram backup????!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2678 Online: 25 de Outubro de 2010, 12:06 »
Gunss e galera compiladora:

Vcs já fizeram backup????!!

hum, é bom né! HEAUHEhAEUAE

já perdi mais de 60GB de músicas quando não ligava pra isso. Além de um backup das fotos e imagens (que não se pode recuperar) tenho uma partição separada somente para os dados pessoais.


ps: o patch pra dar trabalho, galactus foi sortudo ;P

Offline worm83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Vinyl Audio.
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2679 Online: 25 de Outubro de 2010, 12:08 »
Citar
nem desabilitando "Support for tracing block IO actions" a opção ficou ativa.

Isso no kernel .34 ok?

Citar
Vcs já fizeram backup?!!

Faço backup dos "kerneis bem sucedidos", meus arquivos pessoais estão em uma partição (home) separada. E o resto é resto  :P

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2680 Online: 25 de Outubro de 2010, 12:34 »
Citar
já perdi mais de 60GB de músicas quando não ligava pra isso. Além de um backup das fotos e imagens (que não se pode recuperar) tenho uma partição separada somente para os dados pessoais.

Citar
Faço backup dos "kerneis bem sucedidos", meus arquivos pessoais estão em uma partição (home) separada. E o resto é resto  Lingua

Não confiem 1 minuto no hd!! Partição separada se o HD morrer já era, perdi um Seagate velhinho definitivamente com o 2.6.35 então fiquem atentos!!

Eu fiz uma clonagem do hd com o sistema redondinho e gravei em um pen drive e em um dvd e salvei meus arquivos pessoais em pendrivers!!

Algumas vezes sem querer corrompemos algo importante e aí nem o grub funciona.

Esse é a minha sugestão para vcs...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline worm83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Vinyl Audio.
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2681 Online: 25 de Outubro de 2010, 12:42 »
Citar
Esse é a minha sugestão para vcs...
.
Valeu o toque  ;)

Bom, terminei de compilar o 2.6.34, com bfs, bfq 357. No debian squeeze tem uma pacote chamado readahead-fedora, instalei ele, agora com esse kernel, senti uma leve melhora no tempo de boot. Consegui habilitar as opções no kernel (menuconfig) porem debug filesystem ficava sem opção de alterar.
Minha duvida agora é sobre o readahead, to pesquisando, queria ver se acho algum tuto para poder entender como configurar e tudo mais.
No mais, gostei do resultado.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2682 Online: 25 de Outubro de 2010, 13:09 »
Citar
Valeu o toque  Piscada

Bom, terminei de compilar o 2.6.34, com bfs, bfq 357. No debian squeeze tem uma pacote chamado readahead-fedora, instalei ele, agora com esse kernel, senti uma leve melhora no tempo de boot. Consegui habilitar as opções no kernel (menuconfig) porem debug filesystem ficava sem opção de alterar.
Minha duvida agora é sobre o readahead, to pesquisando, queria ver se acho algum tuto para poder entender como configurar e tudo mais.
No mais, gostei do resultado.

O melhor que cheguei a usar foi uber-readahead esse sim era fogo!!

http://www.ubuntuupdates.org/packages/show/207036

Mais aí perdi o patch e o source depois não entrava... (HAHAHA)

Não achei muita documentação disponível para o readahead por isso não coloquei ele no omnislash.

Parabéns pelo esforço e luta!! Eu sei que não é mole deixar um sistema redondinho com kernel compilado!! Fico feliz por vc ter gostado do resultado!! (Tá todo mundo aprendendo a "pescar" OBA!!! )

Se essa mania pegar, o que vai ter de gente inconformado com as performances das distros vai subir!  :o
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2683 Online: 25 de Outubro de 2010, 13:33 »
Grande Hqx!  Você já deve saber da velha máxima na informática!

"Existem dois tipos de usuários em informática! Os que já perderam dados e os que vão perder!"

Essa aí é batata!

Eu faço parte do primeiro grupo!  :D
Já perdi mais de 40GB de dados testando distros linux!  Mas aprendi a lição!
Descobri que é muito mais barato comprar HD para distribuir os dados do que mandar recuperar as informações deles!
Hoje tenho 5 HDs na máquina principal e mais 3 no servidor de arquivos fazendo backup de tudo! Só se a casa for abaixo pra perder isso tudo! Os dados não ficam no HD em que faço estes testes malucos! E faço um remastersys do sistema sem os dados! Daí se der zebra é só formatar tudo e começar novamente!


Realmente não sei o motivo desse patch do cara do Gentoo só funcionar comigo!  Ele tinha que aparecer pra vocês pelo menos no menuconfig!  Será que é isso? Eu só uso o menuconfig!

HQx, irmão, êta pescaria difícil essa hein!  Nossa, cada vez mais dou valor pra esse serviço de desenvolver kernel!  Os caras são muito Nerds! uahauhauhauhau


A gente acaba viciando! Quer o sistema cada vez mais rápido!  Eu abri um tópico do Fórum do Mandriva do porque não ter um tutorial atualizado sobre compilação de kernel no Mandriva! O pessoal não se interessa em compilar kernel no Mandriva!  Teve um membro do fórum que disse pra mim desistir, que era perda de tempo com essas máquinas modernas!   Aff!  Deixei meus vídeos de exemplo do que um kernel tunado pode fazer!  Ele não me respondeu!

Vou tentar compilar um novo Omnislash alterado com o BFQ/BFS mais novos! Estava terminando o tutorial sobre o JFS!  Acabei ontem de madrugada! Vou postar hoje a noite!

Té mais e boas compilações! hehehehehe
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2684 Online: 25 de Outubro de 2010, 13:52 »
Citar
Eu faço parte do primeiro grupo!  Contente

Sou +1 que faz parte do grupo também...

Citar
Realmente não sei o motivo desse patch do cara do Gentoo só funcionar comigo!  Ele tinha que aparecer pra vocês pelo menos no menuconfig!  Será que é isso? Eu só uso o menuconfig!

É simples...

O patch gosta de vc!!

Citar
A gente acaba viciando! Quer o sistema cada vez mais rápido!

Vicio é apelido!! É uma busca que não tem fim!!

Citar
Teve um membro do fórum que disse pra mim desistir, que era perda de tempo com essas máquinas modernas!

Coitado... tem gente que não entende que sempre ajuda (as vezes um pouco, as vezes muito) depende do modo que a gente faz o tunning.

Esse possivelmente não sabe que dá para acrescentar funcionalidades que alteram totalmente o comportamento em um determinado setor e que aumentam a performance com patches...

Pensa que os devs normais da distro já fizeram o máximo!!  :'( (quem dera!!)

Citar
Deixei meus vídeos de exemplo do que um kernel tunado pode fazer!  Ele não me respondeu!

O do Atom então é um desafio!!

Quando tem gente que pisa de pé firme que não tem jeito de melhorar a performance com compilação de kernel e que é efeito placebo eu mostro o vídeo do ATOM... Geralmente ninguém consegue falar mais nada depois... Não tem desculpas falando que o processador é potente...

Fazer o que né... é o "ATOM Galactus"

Citar
Vou tentar compilar um novo Omnislash alterado com o BFQ/BFS mais novos!

Já estou esperando as suas impressões!!

Citar
Estava terminando o tutorial sobre o JFS!  Acabei ontem de madrugada! Vou postar hoje a noite!

EEEEEE (não coloco mais senão vou infrigir regras com tanto EE)

Citar
Té mais e boas compilações! hehehehehe

Para vc também!!

Tenham uma Boa Tarde

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois