Autor Tópico: Como acessar arquivos em pastas na VPN?  (Lida 14604 vezes)

Offline andpensador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Como acessar arquivos em pastas na VPN?
« Online: 30 de Maio de 2011, 14:37 »
Pessoal, eu consigo acessar à VPN do meu trabalho diretamente do meu desktop de casa. Com isso, consigo navegar na intranet da empresa normalmente.
No entanto, não aprendi ainda como acessar minhas pastas de trabalho no Ubuntu.
No Windows, depois de logado na VPN, eu consigo localiza-las no Windows Explorer, digitando o endereço de rede ou procurando-as manualmente no ambiente de rede.
No Ubuntu, já tentei digitar o endereço na barra de localizar do Nautilus, mas não deu certo.
Como eu posso acessar remotamente minhas pastas no servidor?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar arquivos em pastas na VPN?
« Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2011, 23:39 »
Tente instalar o pacote "smbfs" em sua máquina, depois tente o acesso como "smb://<endereço do servidor>"
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline andpensador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Como acessar arquivos em pastas na VPN?
« Resposta #2 Online: 30 de Junho de 2011, 11:23 »
Tente instalar o pacote "smbfs" em sua máquina, depois tente o acesso como "smb://<endereço do servidor>"

Oi,parceiro!
Obrigado pela ajuda!
Este pacote "smbfs" já está instalado.
O acesso que tenho que fazer utilizando o "smb://<endereço do servidor>" é em "Locais > Conectar ao servidor > Tipo de serviço: compartilhamento do Windows"?
Tentei por aí mas, após pedir a senha de rede, aparece a mensagem "Não foi possível exibir a localização..." "Falha ao montar o compartilhamento Windows".
Alguma dica?

Offline andpensador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Como acessar arquivos em pastas na VPN?
« Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2011, 10:55 »
Segue a tela com o erro:





Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar arquivos em pastas na VPN?
« Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2011, 13:43 »
você está usando caracteres especiais no nome do servidor? Se estiver, não vai funcionar mesmo...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline andpensador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Como acessar arquivos em pastas na VPN?
« Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2011, 15:10 »
você está usando caracteres especiais no nome do servidor? Se estiver, não vai funcionar mesmo...

Pior é que não.
O único caractere especial é só o "$". De resto, só letras, hífen (-) e contrabarra (\).

O acesso que tenho que fazer utilizando o "smb://<endereço do servidor>" é mesmo em "Locais > Conectar ao servidor > Tipo de serviço: compartilhamento do Windows"?
« Última modificação: 23 de Julho de 2011, 15:32 por andpensador »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar arquivos em pastas na VPN?
« Resposta #6 Online: 23 de Julho de 2011, 17:42 »
Desses símbolos, só o "-" pode aparecer no nome do servidor. O "$" só pode aparecer no nome do compartilhamento, ou no nome dos diretórios. E a contrabarra não pode ser usada em nenhuma parte, pois tem significado especial no Linux.

Outra coisa, por caracteres especiais, entenda também caracteres acentuados. Ou seja, "niteroi" é um nome de servidor válido, "niterói" não.
Outros caracteres que vc não pode usar: ":", "?", "*", "¬", "ß", "€", "®","æ", "«", "»", "¹", "²", "³", "£", "§", "©", "µ", e qualquer outro fora da tabela ASCII.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline andpensador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Como acessar arquivos em pastas na VPN?
« Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2011, 10:54 »
Desses símbolos, só o "-" pode aparecer no nome do servidor. O "$" só pode aparecer no nome do compartilhamento, ou no nome dos diretórios. E a contrabarra não pode ser usada em nenhuma parte, pois tem significado especial no Linux.

Outra coisa, por caracteres especiais, entenda também caracteres acentuados. Ou seja, "niteroi" é um nome de servidor válido, "niterói" não.
Outros caracteres que vc não pode usar: ":", "?", "*", "¬", "ß", "€", "®","æ", "«", "»", "¹", "²", "³", "£", "§", "©", "µ", e qualquer outro fora da tabela ASCII.

Zekkerj, obrigado pela ajuda, irmão!
De fato, no nome do servidor não há caracteres especiais. No Windows, depois de estar logado na VPN, basta eu digitar o endereço do servidor e o caminho das pastas no Windows Explorer e o acesso rola normal.
No Linux, mesmo já estando logado na VPN, indo por "Locais > Conectar ao servidor > Tipo de serviço: compartilhamento do Windows" e depois preenchendo somente os campos "usuário" e "domínio", o sistema chega a requerer a senha, mas depois aparece a mensagem "Não foi possível exibir a localização "smb://nomedoservidor/ Falha ao recuperar a lista de compartilhamento do servidor"
Acho que deva ser algo simples, que eu posso estar fazendo errado. Mas, ainda não consegui descobrir.

Offline Manoboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 412
    • Ver perfil
Re: Como acessar arquivos em pastas na VPN?
« Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2012, 17:11 »
Pessoal, tenho instalado o Ubuntu 12.04 e consigo acessar à VPN do meu trabalho diretamente do meu desktop de casa. Com isso, consigo navegar na intranet da empresa normalmente.
No entanto, não aprendi ainda como acessar minhas pastas de trabalho do Windows, uma vez que possuo o endereço IP do servidor de arquivos.
Como eu posso acessar remotamente minhas pastas no servidor, pelo IP, e criar um atalho direto para o servidor?

Grato!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar arquivos em pastas na VPN?
« Resposta #9 Online: 08 de Julho de 2012, 17:36 »
Acesse como "smb://ip-do-servidor/nome-do-compartilhamento".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Manoboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 412
    • Ver perfil
Re: Como acessar arquivos em pastas na VPN?
« Resposta #10 Online: 08 de Julho de 2012, 17:53 »
Acesse como "smb://ip-do-servidor/nome-do-compartilhamento".
Obrigado pelo retorno no forum, mas como sou novato em Ubuntu, só me tira uma duvida: esse endereço eu digito no navegador de internet? Se for informo que não deu certo. Estou conectado na VPN e acesso normalmente a intranet da empresa mas o servidor windows onde estão os arquivos, não obtenho êxito.

Grato

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar arquivos em pastas na VPN?
« Resposta #11 Online: 08 de Julho de 2012, 17:54 »
Citar
esse endereço eu digito no navegador de internet?
Não, no gerenciador de arquivos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Manoboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 412
    • Ver perfil
Re: Como acessar arquivos em pastas na VPN?
« Resposta #12 Online: 08 de Julho de 2012, 18:33 »
Citar
esse endereço eu digito no navegador de internet?
Não, no gerenciador de arquivos.
Funcionou perfeitamente.

Muito Obrigado!!