Autor Tópico: Dica para rodar alguns jogos no Wine  (Lida 4201 vezes)

Offline Walkir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
  • Se sei, digo que sei. Se não sei, procuro saber^^
    • Ver perfil
    • Blog de Desenhos
Dica para rodar alguns jogos no Wine
« Online: 11 de Julho de 2007, 01:11 »
  Olá a todos^^

  Na verdade acho que esta dica não funcionará para todos, mas foi uma coisinha que eu descobri e acho que em alguns casos vale a pena tentar.

  Antes eu tentava instalar jogos pelo Wine, até instalava mas os jogos não rodavam.

  Aconteceu com o Age of Empires II, que todo mundo parece querer rodar... Instalava ele mas quando ia rodar aparecia a tela de loading e caía. Mesmo usando crack.
  Foi então que fiz um teste: peguei um jogo que não precisava de cd de instalação, copiei-o do cd e colei-o em uma pasta pessoal. Criei uma pasta com o nome do jogo: Bejewled2. Abri o terminal, entrei na pasta em que havia colado o arquivo de instalação (pra quem não sabe é tipo o DOS, cd diretório/diretório/diretório) e rodei o wine dali... wine nomedoarquivoexecutável.exe.

 Até aqui nenhuma novidade, só que na hora de instalar, ao invés de instalar no diretório C: como pedia o instalador eu apontei para a pasta que havia criado. Instalou e rodou de boa.

 Então eu fiz o mesmo com o Age, criei uma pasta em um lugar qualquer (note que não pode ser dentro da root), abri o wine, indiquei o nome de onde deveria estar o setup do Age.

 Pra facilitar as coisas entre no cd rom pela interface mesmo, clique no executável com o direito e vá em propriedades. Copie o endereço de lá e cole no terminal depois d comando cd.

 E rolou a instalação... Até aí sem novidades. Só que mudei o diretório para a pasta Age que eu tinha criado.
 Depois peguei o crack e percebi uma coisa... O Wine havia instalado os arquivos de execução na minha pasta em letras maiúsculas. Tava lá: EMPIRES2.EXE e não empires2.exe, como de costume. Então eu só renome-ei o crack pra maiúscula, colei na pasta e rodou normal.

 Pode ser que esta dica não funcione pois, como já foi dito aqui inúmeras vezes, o Wine só roda em algumas máquinas que "dá na telha". Mas se você instalou o Age e ele não passa do Loading, pode ser uma boa tentar... Fica com as letras feias e tudo o mais, tive de rodar aqui numa tela menor 800 X 600 por que meu pc é fraquinho (celeron, 256 ram, sem placa aceleradora 3D), mas eu consegui matar a saudade deste jogo que eu adoro.

 Não se se vai rodar pra que joga com cd mas tentem e postem aqui^^

 Espero que esta dica ajude em algo.

 Um abraço a todos^^
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

Offline leandrovargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 250
  • Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Dica para rodar alguns jogos no Wine
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2007, 01:34 »
Walkir, interessante essa sua dica, mas só tem um porém nela..Em uma passagem da sua explicação você diz que usou o "crack", e isso é pirataria. Se você usa um sistema livre, você deve saber que somos todos contra a pirataria, para isso usamos softwares livres..Tomara que eu esteja errado e quando você se refere a "crack" é um programinha para rodar seu jogo original sem o uso do CD..

Vlw
SOFTWARE LIVRE, SOCIEDADE LIVRE.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Dica para rodar alguns jogos no Wine
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2007, 02:09 »
leandrovargas,

muita gente faz isso pra preservar seus cds originais, utiliza cracks que fazem os jogos não pedirem cd pra rodar.

Eu não sei se na lei brasileira isso caracteriza pirataria. Mas acredito que não, pois quem comprou o jogo pagou por ele e não está fazendo nenhum tipo de redistribuição ilegal.

Mas seria interessante se algum dos muitos advogados daqui do fórum nos tirasse essa dúvida.

Offline Walkir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
  • Se sei, digo que sei. Se não sei, procuro saber^^
    • Ver perfil
    • Blog de Desenhos
Re: Dica para rodar alguns jogos no Wine
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2007, 02:14 »
   Sim, é isso mesmo^^

  Pelo menos não fica riscando o cd ;D
  Meu Age é original, aquele gold, paguei R$ 79,90 em 3x na saraiva... ::)
  O que a gente não faz pelos jogos que gostamos? Até roda-los numa telinha menor^^

  Um abraço a todos^^
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: Dica para rodar alguns jogos no Wine
« Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2007, 02:18 »
Citar
somos todos

mesmo assim...generalizar nunca dá muito certo, aposto que muita gente aqui usa crack pros programas e nem liga

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: Dica para rodar alguns jogos no Wine
« Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2007, 07:56 »
Walkir, obrigado pela dica.
Consegui rodar todos os jogos até hoje no wine, é muito simples, é só conhecer um pouco de windows e como ele trata com as Dlls... isso de "rodar só em algumas maquinas" é bobagem...

Eu tbm fiz o Age 2 rodar via wine, mas sempre fica com as letras pretas e o jogo fica realmente lento, independente da maquina rodando... como ficou ai??? ficou diferente do rodado no windows???
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline Walkir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
  • Se sei, digo que sei. Se não sei, procuro saber^^
    • Ver perfil
    • Blog de Desenhos
Re: Dica para rodar alguns jogos no Wine
« Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2007, 11:03 »
Walkir, obrigado pela dica.
Consegui rodar todos os jogos até hoje no wine, é muito simples, é só conhecer um pouco de windows e como ele trata com as Dlls... isso de "rodar só em algumas maquinas" é bobagem...

Eu tbm fiz o Age 2 rodar via wine, mas sempre fica com as letras pretas e o jogo fica realmente lento, independente da maquina rodando... como ficou ai??? ficou diferente do rodado no windows???

   Nossa, óia os caras, madrugam aqui no fórum^^

  Brincadeira.
 Então, aqui também fica com a letra preta mas acho que isso pode ser resolvido mudando diretamente aqui as fontes nos arquivos  do jogo... Lembro que dava pra fazer isso mas não sei como. Porque o pessoal traduzia, mudava fontes e tudo... :D Dá uns leguizinhos aqui mas não chega a ficar lento.
 
  Também não sei se é permitido dizer isso aqui no fórum hehe ;D
  Dá uns leguizinhos aqui mas não chega a ficar lento.

 Tem uma coisa meio chata que acontece aqui mas não sei se acontece em outros pcs... Quando eu uso o Wine dá pau na internet e tenho de reconfigurar pra voltar... Isso quer dizer que Age pela net nem pensar :-\
 Se alguém souber arrumar isso posta aqui pra gente^^

 Um abraço a todos^^
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

Offline leandrovargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 250
  • Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Dica para rodar alguns jogos no Wine
« Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2007, 14:20 »
gabriel0085, então cara, foi como eu disse: "Tomara que eu esteja errado e quando você se refere a "crack" é um programinha para rodar seu jogo original sem o uso do CD.." e eu estava errado.. ;)
SOFTWARE LIVRE, SOCIEDADE LIVRE.

Offline metalknux1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Dica para rodar alguns jogos no Wine
« Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2007, 16:04 »
  Olá a todos^^

  Na verdade acho que esta dica não funcionará para todos, mas foi uma coisinha que eu descobri e acho que em alguns casos vale a pena tentar.

  Antes eu tentava instalar jogos pelo Wine, até instalava mas os jogos não rodavam.

  Aconteceu com o Age of Empires II, que todo mundo parece querer rodar... Instalava ele mas quando ia rodar aparecia a tela de loading e caía. Mesmo usando crack.
  Foi então que fiz um teste: peguei um jogo que não precisava de cd de instalação, copiei-o do cd e colei-o em uma pasta pessoal. Criei uma pasta com o nome do jogo: Bejewled2. Abri o terminal, entrei na pasta em que havia colado o arquivo de instalação (pra quem não sabe é tipo o DOS, cd diretório/diretório/diretório) e rodei o wine dali... wine nomedoarquivoexecutável.exe.

 Até aqui nenhuma novidade, só que na hora de instalar, ao invés de instalar no diretório C: como pedia o instalador eu apontei para a pasta que havia criado. Instalou e rodou de boa.

 Então eu fiz o mesmo com o Age, criei uma pasta em um lugar qualquer (note que não pode ser dentro da root), abri o wine, indiquei o nome de onde deveria estar o setup do Age.

 Pra facilitar as coisas entre no cd rom pela interface mesmo, clique no executável com o direito e vá em propriedades. Copie o endereço de lá e cole no terminal depois d comando cd.

 E rolou a instalação... Até aí sem novidades. Só que mudei o diretório para a pasta Age que eu tinha criado.
 Depois peguei o crack e percebi uma coisa... O Wine havia instalado os arquivos de execução na minha pasta em letras maiúsculas. Tava lá: EMPIRES2.EXE e não empires2.exe, como de costume. Então eu só renome-ei o crack pra maiúscula, colei na pasta e rodou normal.

 Pode ser que esta dica não funcione pois, como já foi dito aqui inúmeras vezes, o Wine só roda em algumas máquinas que "dá na telha". Mas se você instalou o Age e ele não passa do Loading, pode ser uma boa tentar... Fica com as letras feias e tudo o mais, tive de rodar aqui numa tela menor 800 X 600 por que meu pc é fraquinho (celeron, 256 ram, sem placa aceleradora 3D), mas eu consegui matar a saudade deste jogo que eu adoro.

 Não se se vai rodar pra que joga com cd mas tentem e postem aqui^^

 Espero que esta dica ajude em algo.

 Um abraço a todos^^
uma coisa que eu acho imposivel de rodar no wine eh gunbound
nao é por causa do game guard porque trickster tem game guard e rodo brincando no meu wine
é pq o gunbound tem um arquivo chamado gunbound.gme que é carregado 2 vezes na memoria depois é carregado o arquivo gamemoon.des que é o GameGuard
kra se alguem fizer uma macumba pa roda GB no linux eu kebro meu cd do xp em 10000000 pedaços e migro de vez po open suse :D

Offline Walkir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
  • Se sei, digo que sei. Se não sei, procuro saber^^
    • Ver perfil
    • Blog de Desenhos
Re: Dica para rodar alguns jogos no Wine
« Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2007, 22:55 »
  Bom cara neste mundo é assim mesmo: ganha-se umas coisas e perde-se outras. Fazer o que?

 Os caras ainda fizeram bastante de ter feito o Wine, mesmo com todas essas empresas sanguessugas do nosso dinheiro não aprovando a idéia de rodar seus preciosos jogos em um sistema aberto.

 Ainda bem que muitas empresas estão abrindo as portas para esse novo mundo e percebendo o potencial Linux.
 Pode demorar mas ainda veremos muitos jogos rodando com perfeição, sem precisar ficar "enganando" o sistema^^

  Um abraço a todos ;)
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^