Autor Tópico: desistir do ubuntu  (Lida 8252 vezes)

Offline wonderman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
desistir do ubuntu
« Online: 26 de Fevereiro de 2007, 18:24 »
tenho uma dúvida: se eu, de repente, desistir do ubuntu, e pura e simplesmente formatar as partições criadas (EXT3 onde instalei o linux e SWAP), e tendo em conta que tenho o GRUB a funcionar, vou ficar com o boot danificado, não podendo ir para o windows (partição NTFS)?

estou a pensar não insistir nesta distro, uma vez que o pc está constantemente a bloquear, encrava aleatoriamente, o que não me permite sequer estar lá muito tempo no UBUNTU, pois, de repente... lá vou eu ao botão de reset do pc...

no windows TUDO funciona perfeitamente, à anos.

já agora, hardware:

- ati radeon 9700 pro (já vi muitos tópicos sobre este problema, mas torna-se impraticável tentar fazer alguma coisa no UBUNTU com ele a encravar constantemente, e eu a reiniciar o pc e vir ao windows ler mais coisas...)

- soundblaster live platinium 5.1 (no windows uso drivers KX PROJECT para esta placa, o que a transforma numa super-mega-placa de som - difíceis configurações, não recomendo a novatos do som  ;))

- sata 120gb

- pinnacle pctv

- motherboard asus p4c800 (agp 8x)

- ram 1gb

- dvd rom

- cd rom

- placa de rede

periféricos:

- rato microsoft comfort optical mouse 3000

- teclado genius kwd 910

- monitor lg 19'' crt

vou para o opensuse, gentoo, sei lá... qq coisa...

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: desistir do ubuntu
« Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 18:34 »
Amigo, fico triste que você não tenha conseguido configurar o Ubuntu corretamente em sua máquina. Realmente, ela possui muitas coisas que dificultam a instalação do sistema corretamente nela. Seu Hardware possui particularidades que dificultam que o Linux as adopte, mas nã por defeito do Linux e sim dos fabricantes do seu Hardware. Em breve o suporte a drivers no Linux se tornará uma coisa respeitada e necessária. Aí, o Linux passará o Windows.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline wonderman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: desistir do ubuntu
« Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 20:07 »
mas a minha questão crucial reside aqui:

"tenho uma dúvida: se eu, de repente, desistir do ubuntu, e pura e simplesmente formatar as partições criadas (EXT3 onde instalei o linux e SWAP), e tendo em conta que tenho o GRUB a funcionar, vou ficar com o boot danificado, não podendo ir para o windows (partição NTFS)?"

Offline embryo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: desistir do ubuntu
« Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 20:43 »
mas a minha questão crucial reside aqui:

"tenho uma dúvida: se eu, de repente, desistir do ubuntu, e pura e simplesmente formatar as partições criadas (EXT3 onde instalei o linux e SWAP), e tendo em conta que tenho o GRUB a funcionar, vou ficar com o boot danificado, não podendo ir para o windows (partição NTFS)?"

Acho que você ainda poderia iniciar o Windows normalmente. Eu já fiz algo do tipo, formatei as partições em que o Ubuntu estava instalado, e ainda pude carregar o Win através do Grub. Em teoria, depois da formatação, as entradas no Grub referentes ao Ubuntu não funcionariam mais, porém a entrada do Windows deveria continuar funcionando. E se não me engano, ainda existe uma maneira de reinstalar o boot loader do Windows, iniciando o sistema com um disco de recuperação e digitando alguns comandos que eu não sei ao certo quais são.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2007, 20:45 por embryo »

Offline embryo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: desistir do ubuntu
« Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 20:43 »

Offline Josely

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
    • Ver perfil
Re: desistir do ubuntu
« Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 09:22 »
Meu caro amigo é uma tristeza realmente vc ter que disistir de uma distro tão boa e poderosa como é o Ubuntu/Linux, eu uso ja faz algum tempo e até hj nunca tive problemas pelo contrario, mais enfim como disse nosso amigo anteriormente a culpa é dos fabricantes de hardware.

Bom, quanto ao seu problema, vc pode sim formatar as partições do Linux sem problemas que seu Windows funcionara normalmente, recomento vc a usar o Partition Magic se puder, com ele vc exclui as partições do Linux e ainda formata ou seja faz tudo por la via Windows mesmo, eu mesmo ja fiz isso varias vezes e nunca tive problemas. Quanto ao grub da para retirar nunha boa, caso o Partition magic ou outro particionador q vc usar não remover o grub faça o seguinte:
De um boot na sua maquina com o boot do win98/95, quando ele entrar no promp digite (fdisk /mbr) com isso o grub vai embora da sua MBR e o windows entrar direto som problemas.

espero ter ajudado ;)

Offline wonderman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: desistir do ubuntu
« Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 18:19 »
não podias ter ajudado mais!   ;)

mas não se preocupem, o linux não fica por aqui para os meus lados! aí vem... o... ELIVE!

saquei a distro ontem, experimentei, e... com as drivers fglrx funciona perfeitamente, tive uns 5 ou 10 mn a abrir e a fechar janelas, o mozilla firefox, abri o youtube, sei lá... e NÃO ENCRAVOU!!! mas, com as outras driver´s (ati "standard") bloqueou nos primeiros segundos antes mesmo de ter colocado a password do username!!!

portanto já percebi, isto o problema é a gráfica... vi no site www.ati.com que já existe o catalyst para linux!!! será que isto acaba com os nossos problemas??? enfim, vou ter de experimentar.

já agora e "abusando" do fórum UBUNTU, no ELIVE eles avisam no liveCD que a opção das drivers ati fglrx são ALTAMENTE DESACONSELHADAS e frizam bem isto... porquê??? no meu não encravou!!!  :o

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: desistir do ubuntu
« Resposta #7 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 08:26 »
wonderman,
você instalou o fglrx no Ubuntu ?
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline wonderman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: desistir do ubuntu
« Resposta #8 Online: 03 de MAR?O de 2007, 14:24 »
acho que não... mas pode-se instalar isso LOGO NO INÍCIO??? é que o problema é que mesmo no live cd, de vez em quando lá encravava tudo...

estou a usar o ELIVE à dias, sem um único bloqueio...

estou a gostar do ELIVE, mas não sei se ainda não me arrisco a usar UBUNTU com ENLIGHTENMENT, embora não saiba se fica exactamente igual ao ELIVE. só não estou a gostar muito do elive por não haver suporte como há no ubuntu, cheio de forums, etc etc...

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: desistir do ubuntu
« Resposta #9 Online: 03 de MAR?O de 2007, 17:22 »
No meus 2 computadores o Ubuntu roda perfeitamente.

ta na assinatura a configuração =).... é todos que eu vejo que se remoem de odio do ubuntu usam Radeon ..caramba se um dia ganhar uma dessas eu troco por um saco de pão

Offline wonderman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: desistir do ubuntu
« Resposta #10 Online: 07 de MAR?O de 2007, 21:09 »
bom, voltei ao UBUNTU, já me puz a instalar drivers "à mão", mas apesar de fazer tudo ok, fico no fglrxinfo com o mesa3d...

Offline wonderman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: desistir do ubuntu
« Resposta #11 Online: 03 de Janeiro de 2008, 17:21 »
Olá a todos!

Voltei... nos próximos dias (talvez ainda hoje mesmo) vou ter o Ubuntu Studio 7.10 instalado numa partição, com dual boot c/ winxp.

Acham que vou deixar de ter os problemas de bloqueio que tinha??

eu estive a experimentar ontem o live cd do Ubuntu 7.10 (não studio, claro, pois não existe live cd studio) e não encravou. não consegui activar os "desktop effects" mas isso logo vejo, agora o que me deixou contente foi mesmo não ter tido nenhum bloqueio.

outra coisa que no livecd ñ consegui fazer foi por a minha soundblaster live 5.1 platinum a tocar.
eu uso as driver´s KX PROJECT no windows, e gostava de conseguir a mesma velocidade e qualidade de output (48kHz) no linux...

acham que me vou dar bem com a ATI 9700 pro e com a soundblaster live 5.1 platinum?

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: desistir do ubuntu
« Resposta #12 Online: 03 de Janeiro de 2008, 21:37 »
bem-vindo novamente ;D

boa-sorte aí na sua volta e te desejo mais paciencia para resolver os problemas que poderão surgir :)

Offline dhiegospector3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
  • a sociedade é feita de inteligentes, e ignorantes.
    • Ver perfil
Re: desistir do ubuntu
« Resposta #13 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:26 »
Olá a todos!

Voltei... nos próximos dias (talvez ainda hoje mesmo) vou ter o Ubuntu Studio 7.10 instalado numa partição, com dual boot c/ winxp.

Acham que vou deixar de ter os problemas de bloqueio que tinha??

eu estive a experimentar ontem o live cd do Ubuntu 7.10 (não studio, claro, pois não existe live cd studio) e não encravou. não consegui activar os "desktop effects" mas isso logo vejo, agora o que me deixou contente foi mesmo não ter tido nenhum bloqueio.

outra coisa que no livecd ñ consegui fazer foi por a minha soundblaster live 5.1 platinum a tocar.
eu uso as driver´s KX PROJECT no windows, e gostava de conseguir a mesma velocidade e qualidade de output (48kHz) no linux...

acham que me vou dar bem com a ATI 9700 pro e com a soundblaster live 5.1 platinum?
bem vindo novamente colega!

agora é pra ficar oK!?
* zuera * ::)

abraços
[];S

Dhiego.
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: desistir do ubuntu
« Resposta #14 Online: 05 de Janeiro de 2008, 11:00 »
Olá a todos!

Voltei... nos próximos dias (talvez ainda hoje mesmo) vou ter o Ubuntu Studio 7.10 instalado numa partição, com dual boot c/ winxp.

Acham que vou deixar de ter os problemas de bloqueio que tinha??

eu estive a experimentar ontem o live cd do Ubuntu 7.10 (não studio, claro, pois não existe live cd studio) e não encravou. não consegui activar os "desktop effects" mas isso logo vejo, agora o que me deixou contente foi mesmo não ter tido nenhum bloqueio.

outra coisa que no livecd ñ consegui fazer foi por a minha soundblaster live 5.1 platinum a tocar.
eu uso as driver´s KX PROJECT no windows, e gostava de conseguir a mesma velocidade e qualidade de output (48kHz) no linux...

acham que me vou dar bem com a ATI 9700 pro e com a soundblaster live 5.1 platinum?

Nos mantenha informado se está tudo OK com seus problemas...

Creio que seja mais uma do Ubuntu Gusty... em Abril sai a LTS... dai nao vai ter isso, espero.
Ubuntu Lucid é 10 !!!