Autor Tópico: Como configurar roteador wireless  (Lida 7456 vezes)

Offline martinho_junior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Como configurar roteador wireless
« Online: 14 de Outubro de 2009, 11:19 »
Estou pensando em colocar um roteador wireless em minha casa, visto que possuo um desktop (Ubuntu 9.04) e um laptop (Ubuntu 8.10). Como tenho que configurar senha para não deixar a rede aberta, resolvi me precaver antes!
Antes de comprar o roteador, gostaria de saber como faço para configura-lo, se há alguma marca indicada e se existe um tutorial de configração, pois procurei e só vi coisas antigas (2007).
A configuração no Ubuntu 9.04 é automática ou tem alguma dor de cabeça envolvida?

Obrigado
Junior

Offline Rodolfo Calvo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Como configurar roteador wireless
« Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2009, 18:59 »
É mais fácil que @$@!%%^.

Bem pela tua pergunta vc deve saber configurar pelo menos o Ubuntu em rede né? (Se não souber pergunta que nós te ajudamos)

Agora esse negócio de marca na minha opinião depende muito do que vai fazer de qual a distância que vai ficar o roteador na casa. Mas no geral qualquer roteador de R$ 150,00 é tranquilo. De preferencia apenas aos que tem suporte em português. Ao menos, se tu dominas outra língua. rsrsr

Normalmente quando vc vai configurar o roteador vem um cd de instalação mas o pessoal que fabrica roteadores só sabe mexer em windows então esqueça o CD de instalação.
Vc precisa pegar o IP do roteador e configura-lo via browser.
Quando você abrir a página de configurações do Roteador é bem intuitivo. Tem as opções de configurar senha para poder usar o Wireless, tem opção para poder configurar seu provedor (caso precise de autenticação por provedor, por exemplo, a net Brasil não precisa configurar pois a autenticação é feita no modem, mas o Speedy Telefonica precisa).
Esqueça tutorial compre tranquilo que é muito facil e vc consegue rapidinho. O Ubuntu é perfeito para funcionar usando wireless. Apenas faça um teste e veja se o ubuntu identificou sua wireless pq ainda tem algumas que dão trabalho para funcionar no linux embora sendo muito pouco.

Testa para ver se está funcionando. Depois vai e tenta configurar. Acho que consegue fácil, mas, qualquer dúvida eu te acompanho aqui e te ajudo.

Abraços,

Rodolfo




« Última modificação: 14 de Outubro de 2009, 20:29 por Rodolfo Calvo »

Offline onlymarcus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Como configurar roteador wireless
« Resposta #2 Online: 25 de Outubro de 2009, 14:25 »
Rapaz,

Eu instalei o Ubuntu e ele conecta normalmente na rede wireless, mas não abre nenhuma página no firefox. O que faço?

Offline Jhudje

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Como configurar roteador wireless
« Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2012, 01:43 »
Oi Rodolfo,

comprei um novo roteador mas não consigo utilizar o wireless no meu netbook que possui o Ubuntu.
Fiz a instalação utilizando o CD que acompanha o roteador.
Lendo seu ultimo post, notei que este deve ser o problema,
mas no entanto eu não sei como configurar o novo roteador para que eu possa usar meu netbook com sistema ubuntu.

Você poderia me ajudar
Obrigada!

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Como configurar roteador wireless
« Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2012, 08:49 »
Ressuscitado e movido para seção adequada.
Usuário Linux- 449417

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como configurar roteador wireless
« Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2012, 10:11 »
Oi Rodolfo,

comprei um novo roteador mas não consigo utilizar o wireless no meu netbook que possui o Ubuntu.
Fiz a instalação utilizando o CD que acompanha o roteador.
Lendo seu ultimo post, notei que este deve ser o problema,
mas no entanto eu não sei como configurar o novo roteador para que eu possa usar meu netbook com sistema ubuntu.

Você poderia me ajudar
Obrigada!


Olá Jhudje,

Sobre a configuração do seu roteador, supondo que vc seguiu o manual, não há muito o que fazer. Sobre a configuração do Ubuntu pra usar a conexão wireless, execute os comandos abaixo e cole o resultado aqui.

sudo lshw -C network
iwconfig
ifconfig -a
nm-tool
rfkill list wifi
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D