Autor Tópico: Grub perdido para sempre?  (Lida 2980 vezes)

Offline ak25

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Grub perdido para sempre?
« Online: 20 de Dezembro de 2009, 23:19 »
Boas pessoal,

O que me leva a escrever-vos é o desespero de já não saber o que fazer em relação a um problema que tenho. O que aconteceu foi isto:

Tenho um disco de 160GB dividido em 4 partições. Uma com o windows XP, outra com o ubuntu e 2 com ficheiros pessoais. Tinha o disco disposto da seguinte forma:

<----------partição 1 (C:)----------><----------partição 2 (D:)----------><----------partição 3(E:)----------><----------partição 4---------->
               Windows XP                                   Dados pessoais                              Dados pessoais                                  Ubuntu

Tudo funcionava bem, tinha o grub instalado e quando o computador iniciava perguntava em que sistema operativo queria iniciar sessão. O que me causou o problema foi o que fiz a seguir que foi juntar as partições 2 e 3 numa só. Ou seja ficando:

<----------partição 1 (C:)----------><------------------------------partição 2 (D:)--------------------------><----------partição 3---------->
               Windows XP                                                              Dados pessoais                                                        Ubuntu

Isto fez com que o computador deixasse de arrancar com o grub normalmente e passou a apresentar a mensagem de erro "Error: Unknown File System" e fica numa linha de comandos que diz "Grub Rescue>". Posto isto não sei como recuperar o grub, já tentei mil e uma coisas. Entre elas:
- usar um cd que recupere automaticamente o grub
- usar o live cd do ubuntu para tentar resolver o problema.

Alguém me pode ajudar? que posso fazer? Devo avisar que tenho muito pouco há vontade com este sistema operativo, por isso têm de me explicar as coisas de forma simplificada, se não se importarem.

Obrigado desde já pela ajuda:)

Fiquem bem


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Grub perdido para sempre?
« Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2009, 02:23 »
por favor poste qual a versão do ubuntu esta a utilizar

isto é importante

Offline ak25

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Grub perdido para sempre?
« Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2009, 10:20 »
por favor poste qual a versão do ubuntu esta a utilizar

isto é importante

Boas,

Obrigado pela ajuda. Eu estou a usar a ultima versão do Ubuntu disponível no site ou seja o 9.10.

Obrigado desde já.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Grub perdido para sempre?
« Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2009, 09:52 »
Ao mudar o particionamento você muda muita coisa, como a forma que o sistema reconhece a partição (de /dev/sda3 para /dev/sda2 por exemplo).

Não sei se muda algo em relação ao UUID, que é como as partições são referenciadas no Grub. Leia as dicas do tópico Mil e uma maneiras de recuperar o GRUB 2 e GRUB.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!