Autor Tópico: Instalação de Programas no Ubuntu  (Lida 843835 vezes)

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #450 Online: 13 de MAR?O de 2012, 13:22 »
Esse problema de ficar tentando a conexão e falhar é problema de não conseguir resolver o endereço, ou seja, problema típico de DNS.

Para verificar se pode ser isso tente seguir isso aqui:

http://pplware.sapo.pt/linux/configure-servidores-de-dns-seguros-no-ubuntu-11-04/


Uma observação é que se você usar, por exemplo, conexão ADSL tipo GVT, Velox use no que é informado a aba DSL, pois a dica lá é para outra forma de conexão (por cabo).
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2012, 13:25 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline iGiiO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #451 Online: 13 de MAR?O de 2012, 14:10 »
E cm relação a SourceList, o problema é o mesmo...?

Offline iGiiO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #452 Online: 13 de MAR?O de 2012, 14:20 »
A conexão no pc é por Wireless...
Tem um router principal que faz a distribuição pela casa, pelo link que indicaste pedi para mudar o metodo e o servidor DNS, alterei mas o problema continua, mas acho que não intendi correta a explicação..

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #453 Online: 13 de MAR?O de 2012, 15:57 »
E cm relação a SourceList, o problema é o mesmo...?

Era para ver se sua lista de repositórios está normal, mas por enquanto esqueça isso, pois pelo que estou vendo seu problema inicial é de conexão.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #454 Online: 13 de MAR?O de 2012, 16:06 »
A conexão no pc é por Wireless...
Tem um router principal que faz a distribuição pela casa, pelo link que indicaste pedi para mudar o metodo e o servidor DNS, alterei mas o problema continua, mas acho que não intendi correta a explicação..

Quando você vê que a conexão ativa, mas vai usar o navegador e ele fica trabalhando por um tempo e no final dá erro não acessando nenhuma página, normalmente é problema de DNS, pois ele não resolve o endereço corretamente. Isso no padrão é fornecido pelo seu provedor, mas pode ser que o fornecido dê problemas e então surge a necessidade de trocar por outros.

O que é muito usado são os do Google:

8.8.8.8 (DNS primário)
8.8.4.4 (DNS secundário)

Como você usa conexão wireless a aba que você tem de selecionar é a aba wireless e depois nela clicar no botão Editar, quando abrir a próxima janela procure pela aba ipv4 settings e nela vá para a parte que fala Method e escolha a opção Automatic (DHCP) addresses only. Feito isso, um pouco mais abaixo onde tem DNS servers digite isso: 8.8.8.8, 8.8.4.4

Depois clique no botão fechar. Desconecte e conecte novamente a conexão com internet e veja se agora consegue navegar em algum site.


Se isso não resolver, abra um tópico na seção Internet, Redes e Segurança, por exemplo, e espere a ajuda dos colegas principalmente o zekkerj que é muito prestativo nesse tipo de conexão (wireless).
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2012, 16:09 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline iGiiO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #455 Online: 13 de MAR?O de 2012, 16:16 »
Obg Fera.. Mas não esta funcionando ainda a internet.

vou seguir o seu conselho e procurar em outra seção..


Mas com relação ao outro problema, sem solução ainda?

thiagowfx

  • Visitante
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #456 Online: 06 de Abril de 2012, 21:47 »
Muito bacana esse tutorial, está de parabéns pela iniciativa. Confesso que a maioria dos comandos mais básicos (instalar aplicativos, descompactar arquivos e dar permissões de executável a um arquivo) eu aprendi de tanto ver em vários sites / tutoriais. Mas você deu alguns detalhes e explicou o que eles significam, isso ajuda a ter uma visão melhor desses tópicos.

Uma pergunta (curiosidade!): de qual servidor baixamos os repositórios e pacotes do apt-get? Tipo, de algum subdomínio de ubuntu.com ou linux.com?
(essa pergunta também é válida para o gerenciador de atualizações)

Offline wilson silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #457 Online: 28 de Abril de 2012, 19:14 »
olá boa noite a todos!
sou novato quando o assunto é linux, fas apenas duas semanas que intalei o ubuntu, ontem conheci o ubuntu 12.4 server como tenho uma pequena redes de compartilhamento de internet resolvi instalar e conhecer esse maravilhoso sistema linux!!

na isntalação deu tudo blz!
http://ultrago.files.wordpress.com/2010/06/tutorial_instalacao_linux_ubuntu_server.pdf
mais quando fui instalar o webmin na hora de editar  o sources.lit deu a seguinte mensagem: permission danied!

permissão negada, mesmo eu estando com usuário root!

o que devo fazer agora?

Offline carlostiba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #458 Online: 29 de Maio de 2012, 17:28 »
Nao estou conseguindo criar um novo projeto no kerix. Primeiro passo eu executo o chmod +x keryx.py dentro da pasta onde se encontra o arquivo keryx.py e em seguida ./keryx.py. Até ai tudo bem a interface do kerix é bem simples e descomplicada. Porém nao consigo criar o novo projeto no meu ubuntu 12.04. O programa keryx exibe a seguinte mensagem: Nao foi possivel criar o projeto. Verifique se um projeto com o mesmo nome já nao existe.
Como eu crio projetos no keryx? Só acrescentando que nao ha nenhum projeto incluso no programa em questao.
« Última modificação: 30 de Maio de 2012, 17:28 por carlostiba »

Offline nightside

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #459 Online: 19 de Junho de 2012, 18:28 »
Nem todos os programas de instalação (os compactados por tar.gz, tar.bz2 etc...) ficam "bons na compilação" ao usar o auto-apt.  As vezes ele baixa dependências até demais, que não são necessárias, meu caso foi com o DVD Shrink, ele baixou umas dependências nada a ver com a compilação, e foi bem mais fácil ver os arquivos de instalação e o que precisa, anotar os programinhas requeridos e instalar via apt-get install do que usar o auto-apt.  Fica ai a dica, e tbm, essa:  É muito recomendado ver o arquivo README ou INSTALL depois de descompactar o programa antes de configurá-lo (com o tradicional ./configure) ou equivalente, para saber qual dependências baixar, ou até mesmo se este n se encontra pré compilado esperando apenas o comando make install ou equivalente, mas creio que minha maior dúvida quando n conseguia compilar era essas tais dependências.  Um pouquinho de leitura n faz mal a ninguém...
Os dias do terminal terminaram...

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #460 Online: 19 de Junho de 2012, 18:47 »
Para a extração de arquivos tem essa dica do blog Seja Livre:
http://sejalivre.org/extraia-qualquer-tipo-de-arquivo-com-apenas-um-comando-terminal/

Offline nightside

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #461 Online: 19 de Junho de 2012, 23:47 »
Um bom tutorial para quem n quiser usar o auto-apt:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-pacotes-.tar.gz-e-.tar.bz2/

Na verdade n é difícil instalar programas no Linux, mesmo se o pacote se encontra em source, basta um pouquinho de atenção nas instruções dos arquivos README ou INSTALL ou equivalentes...
Os dias do terminal terminaram...

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #462 Online: 07 de Julho de 2012, 11:29 »
Meus parabéns, amigo dino pinduvoz.

Eu apenas gostaria de sugerir que o faça em nosso Wiki, que é onde deve estar toda e qualquer documentação do Ubuntu.
Inclusive já temos uma documentação sobre o assunto conforme podem ver no link abaixo, que com sua contribuição e dos demais membros envolvidos poderá ser bastante melhorada.

http://wiki.ubuntubrasil.org/GerenciamentoDePacotes

O Time de Documentação do Ubuntu Brasil, no qual faço parte, tem como objetivo conseguir junto ao fórum que toda e qualquer tutorial ou outro tipo de documentação normalmente postado na seção "Dicas e Truques" o seja feito diretamente no Wiki, deixando o fórum mais para o papel de suporte como deve ser, fazendo no mesmo apenas a referência a estas documentações que estarão então em local apropriado.

[]'s
Arlei

Primeiro, agradeço o elogio e o compartilho com a Liga dos Dinos.

Segundo, estou à disposição do Time de Documentação se houver interesse no material aqui postado, ou mesmo para qualquer outra coisa.

Terceiro, a razão deste trabalho foi a reclamação/sugestão no sentido de que não havia no Fórum algo "unificado" sobre o tema tratado, de interesse da maioria dos iniciantes. Daí surgiu também a escolha da seção onde o tópico foi criado.

[]s.

Pinduvoz
este processo e o mesmo no lubuntu?
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline Leo(Silva Souza)

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #463 Online: 07 de Julho de 2012, 15:12 »
e não é que vc conseguiu! o seu tópico é o primeiro da categoria "Iniciante"

Offline Johano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #464 Online: 09 de Julho de 2012, 11:06 »
Preciso agradecer muito ao autor desse tópico. Me ajudou tremendamente. é muito gratificante usar um sistema que vai sendo melhorado pela comunidade, de forma livre e solidária. Parabéns.