Autor Tópico: Tópico Oficial - Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal - Beta 2 Disponível  (Lida 199289 vezes)

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal - Alfa 3 Disponível
« Resposta #120 Online: 27 de Julho de 2012, 22:32 »
Resumo das mudanças até a Alfa 3:

1- Kernel 3.5, Gnome 3.5 e Unity 6.0

   

2- Novo visual para o Nautilus



3- Update Manager mudou para Software Updater

       

4- Unificação dos menus de usuário



5- Jokey-gtk foi substituido por software-properties-gtk e o local da instalação do driver adicional também mudou



6- Firefox 15



« Última modificação: 04 de Agosto de 2012, 10:15 por jomafras »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal - Alfa 3 Disponível
« Resposta #121 Online: 31 de Julho de 2012, 17:39 »
Wayland.
Como todo mundo já sabe o Wayland é um servidor gráfico que está sendo desenvolvido para substituir o X Window (X11/xorg) no Linux.
Detalhes a parte o Ubuntu já anunciou que vai adotá-lo futuramente.
Para quem gosta de novidade e de aventura:

1- PPA do Wayland para o Quantal Quetzal.
    (aviso: existe a possibilidade de perder tudo se for no HD)
Testei aqui usando minha placa ATI Radeon HD 5450 e não consegui nada, tanto no Ubuntu quanto no Kubuntu.
Fiz o processo de volta e recuperei o KDE aparentemente normal mas o Unity voltou sem os ícones da barra lateral.
Com placa Nvidia também não funcionou mas não testei com Intel.

2- Live CD RebbeccaBlackLinux

É uma imagem iso de 1.7 GB do Kubuntu 12.10 com wayland que pode ser gravada em Pen-drive ou instalada no Virtual Box.
A instalação no HD eu não consegui devido a crash do instalador.
Ainda não sei o que fazer com isso mas vão aí umas fotos:

           

Fonte: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2023171
         Aí estão dizendo que o wayland virá na beta 1. Será?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Darcamo

  • Visitante
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal - Alfa 3 Disponível
« Resposta #122 Online: 31 de Julho de 2012, 19:43 »
Wayland deve ser a maior grande mudança mesmo. Meu receio é que ele não esteja suficientemente polido para termos uma versão 12.10 bem estável. Afinal é algo de grande impacto que ainda nem foi finalizado, quanto mais ser extensivamente testado. Em placas que usam driver proprietário (meu caso com Nvidia) a preocupação é maior ainda. Mas ao mesmo tempo é algo que estou ansioso para ter rodando aqui.

Offline Wagnesio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal - Alfa 3 Disponível
« Resposta #123 Online: 01 de Agosto de 2012, 00:16 »
Embora já seja possível adicionar o Wayland/Weston no Ubuntu 12.10 ele está iniciando a primeira fase de congelamento, então é bem improvável que ele substitua o X.Org. É provavel que ele entre no lugar do Xorg em versões do Ubuntu em 2014. Até lá, é só esperar (ou contribuir) =D
Ubuntu 12.10
Atom N270 1.6GHz - 1 GB RAM - 120 GB HD

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal - Alfa 3 Disponível
« Resposta #124 Online: 01 de Agosto de 2012, 00:28 »
Embora já seja possível adicionar o Wayland/Weston no Ubuntu 12.10 ele está iniciando a primeira fase de congelamento, então é bem improvável que ele substitua o X.Org. É provavel que ele entre no lugar do Xorg em versões do Ubuntu em 2014. Até lá, é só esperar (ou contribuir) =D

Em 2014? Acho difícil pois em abril daquele ano será lançada a próxima versão LTS onde historicamente a Canonical acrescenta poucas novidades, preferindo concentrar seus esforços em deixar o sistema mais polido e estável.

Acredito que se não na 12.10 em algumas das versões do ano que vem veremos ele ser introduzido de forma a ser testado de forma mais intensa pela comunidade, preparando-o para sua implatação no Ubuntu 14.04 LTS.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal - Alfa 3 Disponível
« Resposta #125 Online: 01 de Agosto de 2012, 00:36 »
Embora já seja possível adicionar o Wayland/Weston no Ubuntu 12.10 ele está iniciando a primeira fase de congelamento, então é bem improvável que ele substitua o X.Org. É provavel que ele entre no lugar do Xorg em versões do Ubuntu em 2014. Até lá, é só esperar (ou contribuir) =D

Em 2014? Acho difícil pois em abril daquele ano será lançada a próxima versão LTS onde historicamente a Canonical acrescenta poucas novidades, preferindo concentrar seus esforços em deixar o sistema mais polido e estável.

Acredito que se não na 12.10 em algumas das versões do ano que vem veremos ele ser introduzido de forma a ser testado de forma mais intensa pela comunidade, preparando-o para sua implatação no Ubuntu 14.04 LTS.
Na  minha  opinião:  se  não  for  na  versão  12.10  é  bem  mais  provável  que  seja  colocado  na  versão  13.04 para  ser  testado  de  forma  bem  mais  intensa,  ou  senão  ficar  para  a  versão  14.10  
E,  digo  isso  lembrando  que  o  unity  entrou definitivamente  no  Ubuntu na versão  11.04.
Bom,  essa  é  a  minha  opinião.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline Wagnesio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal - Alfa 3 Disponível
« Resposta #126 Online: 02 de Agosto de 2012, 11:41 »
Acredito que ele será testado de forma mais intensa esse ano, quando disse sobre as versões de 2014 é porque acho que na versão 14.10 ele terá maturidade para realmente substituir o xorg. Afinal, é muito complicado usá-lo em uma versão do Ubuntu anterior a 14.10, quando o Wayland ainda estará muito novo.
Ubuntu 12.10
Atom N270 1.6GHz - 1 GB RAM - 120 GB HD

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal - Alfa 3 Disponível
« Resposta #127 Online: 02 de Agosto de 2012, 13:36 »
Afinal de contas já foi definido se o 12.10 virá com o wayland ou não?

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal - Alfa 3 Disponível
« Resposta #128 Online: 02 de Agosto de 2012, 13:50 »
Afinal de contas já foi definido se o 12.10 virá com o wayland ou não?

Kra eu li pela net (Vou ver se acho o link) que no Ubuntu 12.10 o wayland viria padrão quando utilizados drivers open e quando instalado algum driver proprietário o velho xorg seria então utilizado.
A canonical estaria tentando convencer os fabricantes de drivers (ATI/AMD, Intel e Nvidia) a suportarem o wayland.

Abraços.

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal - Alfa 3 Disponível
« Resposta #129 Online: 02 de Agosto de 2012, 13:52 »
Mudanças técnicas

Talvez a maior mudança seja a implementação do Wayland, um servidor gráfico ainda pouco conhecido mas que oferece uma melhor experiência em desempenho e qualidade visual do que o X, o servidor gráfico padrão do Linux a anos.

Mas a Canonical terá que enfrentar um grande problema: tanto a ATI como a Nvidia não dão suporte ao Wayland, então para usa-lo no Ubuntu 12.10 é provável que você terá que usar os drivers open source, caso contrário, voltará ao velho de guerra X. A empresa já está em contato com a ATI e a Nvidia para que ambas deem suporte ao servidor gráfico.

Fonte: http://www.ubuntubrsc.com/tudo-que-voce-queria-saber-sobre-ubuntu-12-10.html

OBS: Não sei se algo foi mudado e decidiram não implementar na versão 12.10.

Abraços a todos.

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal - Alfa 3 Disponível
« Resposta #130 Online: 02 de Agosto de 2012, 14:00 »
Mudanças técnicas

Talvez a maior mudança seja a implementação do Wayland, um servidor gráfico ainda pouco conhecido mas que oferece uma melhor experiência em desempenho e qualidade visual do que o X, o servidor gráfico padrão do Linux a anos.

Mas a Canonical terá que enfrentar um grande problema: tanto a ATI como a Nvidia não dão suporte ao Wayland, então para usa-lo no Ubuntu 12.10 é provável que você terá que usar os drivers open source, caso contrário, voltará ao velho de guerra X. A empresa já está em contato com a ATI e a Nvidia para que ambas deem suporte ao servidor gráfico.

Fonte: http://www.ubuntubrsc.com/tudo-que-voce-queria-saber-sobre-ubuntu-12-10.html

OBS: Não sei se algo foi mudado e decidiram não implementar na versão 12.10.

Abraços a todos.
Obrigado pelas informações, molivas82.
O meu vídeo é intel onboard, então acho q vou conseguir usar o wayland sem problemas caso ele realmente venha nessa versão 12.10, pois a intel dá suporte.

Willder

  • Visitante
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal - Alfa 3 Disponível
« Resposta #131 Online: 03 de Agosto de 2012, 02:44 »
É esse o problema que vejo em lançamentos em cada 6 meses, as novidades não são devidamente testadas e polidas e acabam sacrificando o desempenho, entregando um sistema com muitos bugs, etc...

Foi assim com a versão 11.10 e se o velho ditado de que "A primeira impressão é a que fica!" fosse 100% verdade eu não estaria aqui, pois foi a primeira versão que eu usei e pelo número de problemas que eu encontrei eu devia estar bem longe daqui.

[...]
A empresa já está em contato com a ATI e a Nvidia para que ambas deem suporte ao servidor gráfico.
[...]

Hahaha!

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal - Alfa 3 Disponível
« Resposta #132 Online: 09 de Agosto de 2012, 11:24 »
Pessoal instalei a versão 12.10 Daily Build de hj 09/08 e reparei algumas mudanças que ao meu ver para pior, cito algumas:

1 - No Ubuntu 12.04 quando "espetavamos" um pen drive ele aparecia no dash e ao "clickar" com o botão direito do mouse sobre o mesmo havia a opção formatar, o que não acontece nesta versão.

http://imageshack.us/photo/my-images/193/pendriveq.png/

2 - Na área de trabalho do 12.04 ao "clickar" com o botão direito do mouse havia a opção de alterar aparência (papel de parede, tamanho do dash e etc), o que tbem não aparece mais.

http://imageshack.us/photo/my-images/228/menucontexto.png/

As mudanças que gostei foram pequenas melhorias visuais, como no nautilus, a volta do menu de contexto na cor escura (estilo ubuntu 11.10) na áre da trabalho.

Alguém sabe se essas mudanças são definitivas?

Abraços a todos.

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal - Alfa 3 Disponível
« Resposta #133 Online: 09 de Agosto de 2012, 11:36 »
Ah gostei do utilitário de discos que além da opção de formatação rápida, apresenta agora a opção de zerar HDs/Pendrives  ;D.

http://imageshack.us/photo/my-images/705/disksr.png/

Abraços.

Offline hedertone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Ubuntu 12.10 poderá dar adeus ao Nautilus
« Resposta #134 Online: 10 de Agosto de 2012, 08:36 »
Tendo em vista as polêmicas mudanças recentes no Nautilus 3.6 (o gerenciador de arquivos padrão do Ubuntu e do Gnome) e a não aceitação em massa destas mudanças por parte dos usuários, algumas distribuições criaram forks do projeto, e outras estão pensando na hipótese de fazer o mesmo, como é o caso do Ubuntu.

Acesse: http://sejalivre.org/ubuntu-12-10-podera-dar-adeus-ao-nautilus/