Autor Tópico: Dúvida sobre como está o KDE  (Lida 7231 vezes)

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre como está o KDE
« Resposta #15 Online: 09 de Maio de 2013, 19:38 »
Novamente gostaria de chamar a atenção que muito do "peso" a que todos se referem ao ambiente gráfico é devido ao Servidor gráfico em conjunto com o gerenciador de janelas do ambiente gráfico.

Por exemplo, ao usar meu netbook conectado a um monitor com saída VGA com o KDE 4.10. A diferença de performance foi enorme. Em casa com o Unity é a mesma coisa, quando uso a saída HDMI da minha placa de vídeo fica mais lento do que quando uso a DVI.

No meu caso é só a tela do notebook.

Tem um quê no "look and feel" de um ambiente de desktop que faz com que a pessoa, ao se acostumar com um, não consiga usar outro.

Eu, como disse, já uso KDE desde que o Conectiva 4. Sempre que tento (ou sou obrigado, aliás, tento porque sou obrigado) usar o Gnome ou o Unity, parece que até o mouse não funciona direito. Não encontro um botão que funcione do jeito que eu quero.

Acredito que o problema do NBPX seja o mesmo, guardadas as devidas proporções.

Eu usava o Kubuntu mais pela possibilidade de customizar o sistema e por ter dificuldade de me ajustar ao tema muito escuro ou muito claro do Ubuntu. Mas devido a uma série de problemas que eu, o usuário mais azarado do Ubuntu, tive acabei indo para o Ubuntu. Foi difícil me acostumar com a Unity, mas acabei achando ela bem mais polida, elegante e simples do que os ambientes gráficos que já testei e o 13.04 com sua leveza foi a cereja do bolo. E tem é claro a dash. Não achei nada que chegue aos pés da dash no Kubuntu. A única coisa que me incomoda para falar a verdade é a dificuldade de customizar a Unity.
« Última modificação: 09 de Maio de 2013, 19:47 por NBPX »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dúvida sobre como está o KDE
« Resposta #16 Online: 09 de Maio de 2013, 20:43 »
... como queríamos demonstrar. ;D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre como está o KDE
« Resposta #17 Online: 10 de Maio de 2013, 08:39 »
Galera, à uns 2 anos atrás eu usava o KDE como ambiente de trabalho e lembro que havia um bug com relação a lixeira. Mesmo esvaziando ela, continuava sem espaço e eu não podia excluir nada.
Lembro também que resolvi, mas não lembro como.

A questão é: alguém sabe me dizer se esse bug ainda existe? Se existe podem me lembrar como resolver, pois devo vir a instalar o KDE em um pc de uma amiga que gostou muito do ambiente.

valeu!

Havia esse bug no KDE??? Caramba, sempre usei KDE e nunca percebi isso. Será que foi em alguma versão que não cheguei a usar?
Então... alguns tópicos:
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&cad=rja&ved=0CEYQFjAD&url=http%3A%2F%2Fwww.vivaolinux.com.br%2Ftopico%2FUbuntuBR%2FLixeira-nao-esvazia.&ei=hdyMUe6ZL5Lb4APW0YCgBw&usg=AFQjCNFgQsDJKE5iIJ8FzXLmgzraROyDKA&bvm=bv.46340616,d.dmg

http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=10617.0

http://pclinuxos.forumeiros.com/t6-como-esvaziar-a-lixeira-no-linux

Entre 2008 e 2011... às vezes isso ocorria.
« Última modificação: 10 de Maio de 2013, 08:43 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dúvida sobre como está o KDE
« Resposta #18 Online: 10 de Maio de 2013, 09:24 »
Imagino que esses problemas devem ter ocorrido com versões que foram usadas em distribuições não-LTS, ou talvez nem tenham sido usadas no Kubuntu.
Eu comecei a usar o Kubuntu na versão 9.04, e assim que saiu a 10.04 eu passei a usar apenas versões LTS.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre como está o KDE
« Resposta #19 Online: 10 de Maio de 2013, 10:20 »
Imagino que esses problemas devem ter ocorrido com versões que foram usadas em distribuições não-LTS, ou talvez nem tenham sido usadas no Kubuntu.
Eu comecei a usar o Kubuntu na versão 9.04, e assim que saiu a 10.04 eu passei a usar apenas versões LTS.
Eu tive esse problema no kubuntu 11.04, pois no começo eu não senti muita firmeza no Unity e aproveitei pra usar o KDE um pouco.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre como está o KDE
« Resposta #20 Online: 11 de Maio de 2013, 08:20 »
Tem outro Bug antigo do KDE 4 que não corrigem nem com reza brava. Não é possível assistir Vídeos pela rede com o KDE clicando diretamente no arquivo. Ele sempre baixa o arquivo numa pasta temporária pra depois executar o vídeo. Você tem que ficar esperando ele transferir o arquivo para ele ser executado. É muito chato isso! No gnome, no XFCE no LXDE, no Windows, no Mac é só clicar que executa o vídeo. No KDE não!

Outra coisa que falta para o KDE ser perfeito é a sobrecarga em transferências de arquivos! Ele é mais lento para transferir arquivos que todos ambientes que sitei acima. Mas tem o recurso de pausar a transferência.

 
« Última modificação: 11 de Maio de 2013, 08:22 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre como está o KDE
« Resposta #21 Online: 13 de Maio de 2013, 15:59 »
Tem outro Bug antigo do KDE 4 que não corrigem nem com reza brava. Não é possível assistir Vídeos pela rede com o KDE clicando diretamente no arquivo. Ele sempre baixa o arquivo numa pasta temporária pra depois executar o vídeo. Você tem que ficar esperando ele transferir o arquivo para ele ser executado. É muito chato isso! No gnome, no XFCE no LXDE, no Windows, no Mac é só clicar que executa o vídeo. No KDE não!

Outra coisa que falta para o KDE ser perfeito é a sobrecarga em transferências de arquivos! Ele é mais lento para transferir arquivos que todos ambientes que sitei acima. Mas tem o recurso de pausar a transferência.

 
Bem lembrado! Havia esquecido desses dois fatores... eu sofria para transferir arquivos grandes de uma partição para outra no KDE...
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre como está o KDE
« Resposta #22 Online: 13 de Maio de 2013, 17:51 »
Após a versão 4.5 ou 4.6 se tornou muito estável, pode não ser tão leve quanto o gnome 2, mas é perfeito para quem gosta de customização.
um bug curioso que vejo desde o lançamento da versão 4 e que até hoje (versão 4.10.3) não foi consertado: quando abro alguns aplicativos em que um ícone de indicação fica na area de notificação faz com que o relógio fique distorcido, mostrado na imagem abaixo


mas considero o melhor ambiente gráfico da atualidade, sendo este o único bug que conheço.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre como está o KDE
« Resposta #23 Online: 15 de Maio de 2013, 19:53 »
Após a versão 4.5 ou 4.6 se tornou muito estável, pode não ser tão leve quanto o gnome 2, mas é perfeito para quem gosta de customização.
um bug curioso que vejo desde o lançamento da versão 4 e que até hoje (versão 4.10.3) não foi consertado: quando abro alguns aplicativos em que um ícone de indicação fica na area de notificação faz com que o relógio fique distorcido, mostrado na imagem abaixo


mas considero o melhor ambiente gráfico da atualidade, sendo este o único bug que conheço.
Engraçado, parece que ele duplicou o indicador de rede...
Ubuntu Studio 22.04 LTS