Autor Tópico: SIG (Sistema de Informação Geográfico)  (Lida 2823 vezes)

Offline ezrandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
    • Geoprocessamento Para Linux
SIG (Sistema de Informação Geográfico)
« Online: 13 de Outubro de 2006, 16:45 »
Olá a todos

Criei este tópico porque acredito que existem pessoas que, como eu, estão sentindo dificuldades em abandonar o Windows pelo simples fato de que são usuários de programas específicos para a utilizição profissional. Neste caso, faço referência aos SGIs (Sistemas Geográficos de Informação) ou simplesmente "Geoprocessamento".

Como sempre acreditei que há sempre um programa similar no Linux para um do Windows, abro a discussão para esta comunidade que em muito tem me ajudado a ser um usuário exclusivo de SL.

Sucesso a todos,
Esdras Andrade


Offline Mitzgitari

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Re: SIG (Sistema de Informação Geográfico)
« Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2006, 10:32 »
Amigo,
Entendo pouco desta área, mas eu utilizo o GPS TrackMaker a partir do Wine, ele roda muito bem. Até hoje eu ainda não encontrei nenhum software com as mesmas características nativo para Linux (Mas também ainda não tive tempo de fazer uma busca detalhada).
Abraço,

Offline ezrandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
    • Geoprocessamento Para Linux
Re: SIG (Sistema de Informação Geográfico)
« Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2006, 07:04 »
Olá a todos...

Pelo visto, em menos de 72 horas após o início deste tópico pude perceber que o mesmo foi visitado 28 vezes e houve apenas 1 resposta ao assunto proposto. Pelo visto os usuários de geoprocessamento não têm muitas oportunidades de de softwares para esta finalidade no ambiente do Pingüim. Mas mesmo assim, andei procurando referências no "planeta" Google e obtive pelo menos dois projetos que me chamaram a atenção:

1º) Geolivre Linux
2º) Poseidon Linux

Ambas distribuições têm o Kurumin 5.0 como base para as aplicações GEO. A minha intenção não é fazer "merchan" destas distros mas de apresentar à comunidade que há sim boas aplicações GIS no mundo Linux. Deixo listado  abaixo os programas que podem ser utilizados:

1. MapServer: API para o desenvolvimento de aplicações SIG para WEB. O MapServer é o carro-chefe das aplicações de código aberto para área de Geotecnologias com inúmeros casos de uso ao redor do mundo. Possui extensões para desenvolvimento em PHP, Perl, Python e Java;

2. PostgreSQL/PostGIS: SGBD com extensão espacial para armazenamento e tratamento (análise) de dados geográficos vetoriais;

3. Open 3D GIS: Solução para SIG 3D com base em padrões abertos. Utilizada as extensões 3D do PostGIS para armazenar a geometria. O formato X3D é utilizado como padrão para visualização;

4. GMT: Coletânea de aproximadamente 60 ferramentas para manipulação de dados geográficos 2D e 3D. O acesso destas ferramentas é feito por linha de comando;

5. GRASS: É o mais antigo sistema livre para aplicações de SIG. Na sua longa história, ele já mudou de mantenedor começando com o Exército Americano em 1982 (nesta época ainda não era livre). Durante essa trajetória, o sistema incorporou poderosos recursos para área de Geotecnologias;

6. UDIG: Sistema voltado a aplicações SIG com alta interoperabilidade com diversos formatos, principalmente com as especificações OpenGIS. É desenvolvido sobre o Eclipse Workbench (Java) e permite que desenvolvedores o utilizem como base para qualquer aplicação SIG;

7. JUMP: Framework Java para o desenvolvimento de aplicações de SIG. Foi desenvolvido por uma empresa canadense e se tornou muito popular principalmente pelo ambiente gráfico bem amigável, pela excelente documentação e pela facilidade de programar novas funcionalidades;

8. Terraview: O TerraView é um aplicativo construído sobre a biblioteca de geoprocessamento TerraLib , tendo como principais objetivos: apresentar à comunidade um fácil visualizador de dados geográficos com recursos de consulta a análise destes dados e exemplificar a utilização da biblioteca TerraLib. O TerraView manipula dados vetoriais (pontos, linhas e polígonos) e matriciais (grades e imagens), ambos armazenados em SGBD relacionais ou geo-relacionais de mercado, incluindo ACCESS, PostgreSQL, MySQL e Oracle;

9. Spring: O SPRING é um SIG (Sistema de Informações Geográficas) com funções de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno e consulta a bancos de dados espaciais;

10. QGIS: Visualizador de dados geográficos com interface amigável. Possui poucos recursos para tratamento dos dados (vetoriais ou matriciais), mas permite acesso a uma grande variedade de dados vetoriais através da biblioteca OGR;

11. Thuban: Visualizador para dados de SIG escrito em Python. Ele possui uma interface amigável e alguns recursos úteis;

12. MySQL: SGBD de licença "dual" (livre para projetos livres e comercial para projetos comerciais) que é utilizado pelo Terraview para armazenamento de dados geográfico. Este SGBD ainda está em fase de adequação com a especificação SFS;

13. QCAD: CAD livre (também possui versões comerciais) que possui inúmeros recursos para desenho de plantas;

14. GPSDrive e GPSMan: Programas para trabalhar com GPS;

15. gpx2shp: Conversor de dados GPX para Shapefile.


Offline ezrandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
    • Geoprocessamento Para Linux
Re: SIG (Sistema de Informação Geográfico)
« Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2006, 15:49 »
Amigo,
Entendo pouco desta área, mas eu utilizo o GPS TrackMaker a partir do Wine, ele roda muito bem. Até hoje eu ainda não encontrei nenhum software com as mesmas características nativo para Linux (Mas também ainda não tive tempo de fazer uma busca detalhada).
Abraço,

Na verdade sou um leigo em wine. Como é que faço para instalar programas  no (dentro do) wine? Consegui rodar o SAGA (SGI da UFRJ), uma vez que ele é apenas executável, sem necessidade de instalação.

Agradeço antecipadamente pela ajuda.

Offline naldin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
    • Ver perfil
Re: SIG (Sistema de Informação Geográfico)
« Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2006, 16:29 »
Amigo,
Entendo pouco desta área, mas eu utilizo o GPS TrackMaker a partir do Wine, ele roda muito bem. Até hoje eu ainda não encontrei nenhum software com as mesmas características nativo para Linux (Mas também ainda não tive tempo de fazer uma busca detalhada).
Abraço,

Na verdade sou um leigo em wine. Como é que faço para instalar programas  no (dentro do) wine? Consegui rodar o SAGA (SGI da UFRJ), uma vez que ele é apenas executável, sem necessidade de instalação.

Agradeço antecipadamente pela ajuda.
Basta rodar o executavel de instalação, da mesma forma que que você rodou o programa que tinha apenas um executavel. Apartir dai ele vai abrir a tela grafica de instalação.
Exemplo:
Código: [Selecionar]
wine setup.exe
-Notebook Dell Vostro 1400 | Video Intel GM965
-HD250Gb | 4Gb DDR600 | HD500Gb de bolso
+ LCD 19" Samsung

Offline ezrandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
    • Geoprocessamento Para Linux
Re: SIG (Sistema de Informação Geográfico)
« Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2006, 06:46 »
Obrigado pelas respostas, qdo sair do trabalho, vou correndo pra casa para experimentá-lo. Imaginem minha empolgação!!!

Abçs.

Offline ezrandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
    • Geoprocessamento Para Linux
Re: SIG (Sistema de Informação Geográfico)
« Resposta #6 Online: 07 de Novembro de 2006, 15:15 »
Se alguém souber de outros aplicativos, façam a gentileza de postar aqui. A comunidade agradece.  ;)