Autor Tópico: Problemas de particionamento Ubuntu x Vista  (Lida 2078 vezes)

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Problemas de particionamento Ubuntu x Vista
« Online: 13 de Outubro de 2008, 15:02 »
Olá a todos.

Tenho duas irmãs compartilhando o mesmo notebook. Uma delas odeia o Ubuntu e a outra odeia o Vista  ;D e por isso tem que ser dual-boot. Instalei o Ubuntu por dentro do Vista mesmo (WUBI que chama, é?), mas disponibilizei apenas 15GB para a pobre da minha irmã -- num HD de 240GB foi crueldade minha, né? -- e agora, de tempos em tempos, o Ubuntu trava por falta de espaço no sistema. Já é a terceira vez que eu tenho que liberar algum espaço na conta dela pra tudo voltar ao normal. Gostaria de saber como relocar mais uns 15GB pelo menos para a conta dela no Ubuntu, sem afetar o Vista e sem ter que formatar.

Claro que antes dei uma pesquisada e encontrei isso daqui: http://www.marcosdellantonio.net/2007/09/23/particionando-o-hd-no-windows-vista/. No entanto, ao que parece, esse tópico pode me ajudar a criar uma nova partição, e não a aumentar a do Ubuntu já existente. Como faço para aumentar o espaço do Ubuntu, ou, de outro modo, como faço para mesclar o espaço de uma nova partição (que poderia ser criada seguindo esse link) com o que já existe? Os outros tópicos e tutoriais que encontrei por aí não servem exatamente para o meu caso porque todos eles tratavam da típica instalação em dual-boot, ou seja, aquela em que você entra com o live-cd, formata, etc., etc.

Aproveitando a deixa, como posso enxergar a pasta pessoal do Vista no Ubuntu e vice-versa? Com dual-boot típico, isso é mamão com açúcar, mas com o WUBI (tá certo o nome?) nunca consegui. Isso pode me ajudar a liberar espaço na conta dela manualmente, caso um novo problema de espaço torne a acontecer.

Enfim, é isso. Agradeço de antemão qualquer ajuda.