Autor Tópico: como funciona o wine.  (Lida 3293 vezes)

Offline Walyson20

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
como funciona o wine.
« Online: 04 de Novembro de 2011, 18:59 »
Pessoal quero saber como funciona o wine e quais os riscos de pegar vírus por ter instalado o wine no ubuntu.
Desde já agradeço.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: como funciona o wine.
« Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2011, 19:34 »
Pessoal quero saber como funciona o wine e quais os riscos de pegar vírus por ter instalado o wine no ubuntu.
Desde já agradeço.
A grosso modo o Wine faz com que alguns programas feitos para Windows corram no Linux, se quiser uma explicação técnica , dá uma googlada, agora pega vírus sim, uma vez tinha o IE 6 e para testar abri , de propósito, um arquivo infectado e o IE reabria sozinho, eu fechava e ele reabria, mas matei o processo e ficou bom.Não passa para o Ubuntu, pois, o vírus é para Windows e , na pior das hipóteses, desinstale o Wine.
Usuário Linux- 449417

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: como funciona o wine.
« Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2011, 00:23 »
Corroborando o que disse o amigo Ioca100 já "rodei" um vírus também no wine e o processo, no meu caso, comeu muita memória, mas após matar o processo ele não voltou mais.

Antes de fazer a brincadeira eu fiz uma cópia do diretório ~/.wine, e por desencargo de consciência deletei o diretório e voltei o backup que havia feito, mas não sei se isso seria necessário.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Walyson20

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: como funciona o wine.
« Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2011, 09:43 »
Pessoal quero saber como funciona o wine e quais os riscos de pegar vírus por ter instalado o wine no ubuntu.
Desde já agradeço.

Tenho uns arquivos, 52 pra ser mais preciso que o clamAV detecta como se foce vírus e não consigo remover nem em root e o clamAV também não remove por isso pensei instalar o wine para instalar outro anti vírus para tentar remover.     

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: como funciona o wine.
« Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2011, 11:30 »
Corroborando o que disse o amigo Ioca100 já "rodei" um vírus também no wine e o processo, no meu caso, comeu muita memória, mas após matar o processo ele não voltou mais.

Antes de fazer a brincadeira eu fiz uma cópia do diretório ~/.wine, e por desencargo de consciência deletei o diretório e voltei o backup que havia feito, mas não sei se isso seria necessário.
Se um vírus rodar via Wine ele não afetará o sistema Ubuntu certo ? Apenas o Wine, me corrija se estiver errado. Agora fiquei curioso quanto a isso... ???



[]'s

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: como funciona o wine.
« Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2011, 12:00 »
Corroborando o que disse o amigo Ioca100 já "rodei" um vírus também no wine e o processo, no meu caso, comeu muita memória, mas após matar o processo ele não voltou mais.

Antes de fazer a brincadeira eu fiz uma cópia do diretório ~/.wine, e por desencargo de consciência deletei o diretório e voltei o backup que havia feito, mas não sei se isso seria necessário.
Se um vírus rodar via Wine ele não afetará o sistema Ubuntu certo ? Apenas o Wine, me corrija se estiver errado. Agora fiquei curioso quanto a isso... ???



[]'s

Certo, pois o vírus, worm, malware etc foram feitos para Windows e o Linux tem outra estrutura.
Usuário Linux- 449417

Offline Walyson20

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: como funciona o wine.
« Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2011, 15:34 »
Corroborando o que disse o amigo Ioca100 já "rodei" um vírus também no wine e o processo, no meu caso, comeu muita memória, mas após matar o processo ele não voltou mais.

Antes de fazer a brincadeira eu fiz uma cópia do diretório ~/.wine, e por desencargo de consciência deletei o diretório e voltei o backup que havia feito, mas não sei se isso seria necessário.
Se um vírus rodar via Wine ele não afetará o sistema Ubuntu certo ? Apenas o Wine, me corrija se estiver errado. Agora fiquei curioso quanto a isso... ???



[]'s

Certo, pois o vírus, worm, malware etc foram feitos para Windows e o Linux tem outra estrutura.


Então quer dizer que, se eu instalar o wine no ubuntu e os vírus feitos para windows, vai diretamente para a pasta oculta do wine ou tem chance de infectar outra pasta.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: como funciona o wine.
« Resposta #7 Online: 06 de Novembro de 2011, 16:31 »
Usuário Linux- 449417

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: como funciona o wine.
« Resposta #8 Online: 06 de Novembro de 2011, 16:56 »
Ola o Wine e so uma camada de compatibilidade para rodar aplicativos Windows, nem todas as dlls que o wine usa sao nativas desse sistema, o maximo que pode acontecer e ele ficar restrito ao Wine, isso se ele efetivamente funcionar...

*conselho

Nao perca seu tempo com esse assunto(virus no linux,instalar antivirus,escanear....) mas aprenda a usar o sistema, ou a extrair o maximo desemprenho do Wine compilando etc. Vc ve que nem os usuarios antigos nao tem uma opiniao formada sobre isso, porque simplesmente nunca viram na pratica e nem sabem se hipoteticamente funcionaram.....pegue apostilas na assinatura abaixo e começe o seu aprendizado na sua nova plataforma.
« Última modificação: 06 de Novembro de 2011, 17:06 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: como funciona o wine.
« Resposta #9 Online: 06 de Novembro de 2011, 18:50 »
Já é bem complicado fazer um aplicativo nativo Windows rodar no Línux logo um malware será duas vezes mais complicado, mesmo se este rodar creio eu que não fará mal algum pois como já deu pra perceber ele ficará restrito ao Wine. Achei interessante o assunto.



[]'s