Autor Tópico: Edgy - meu primeiro Linux travando. E agora, eu volto?  (Lida 4937 vezes)

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Edgy - meu primeiro Linux travando. E agora, eu volto?
« Online: 02 de Novembro de 2006, 11:36 »
Hi, comunidade.

Há mais ou menos três meses comecei a usar Linux. Pulei de distro em distro até me decidir pelo Ubuntu.

Tinha instalado a versão 6.06 completamente redonda.

Acontece que toda atualização é bem vinda, aí instalei o Edgy.

Tive grandes dificuldades para instalar, simplesmente não conseguindo através do LiveCD. Tudo bem usei o alternate e instalei. ocorre que ultimamente o sistema esta instavel, travando, congelando a tela a ponto de eu ter de resetar no painel. Aconteceu duas vezes onde eu estava simplesmente navegando na net e ouvindo mp3 no XMMS. Mais algumas vezes enquanto eu usava o Fligth-gear (que eu sempre usei sem problemas no Dapper). Eu abri um gdesks para monitorar a ram e usando para navegar e ouvir som o sistema consome mais ou menos 230 a 260 MB (eu tenho 512 + 800 de swap). usando o Fligth ele chega aos 450MB. Pela lógica não deveria estar travando.

Eu achei que houve sim pequenas melhorias com o Edgy, o programa de organização de fotos é bom, apesar de ainda em fase inicial é uma boa promessa. O OpenOffice atualizado, Firefox enfim. Tá legal.

Eu não sou um usuário leigo, mas também não sou um expert, travamento eu costumo atribuir à memória, mas estou achando estranho.

Cheguei a pensar em voltar para o Dapper, atualizar o Firefox, OpenOffice etc. Acontece que voltar a usar uma distro em versão anterior é meio decepcionante, parace que vc está regredindo no aprendizado.

O que vocês acham, será que o Edgy é tão instável que teremos de voltar e esperar que fique melhor, ou que se lance outra versão???
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Darcamo

  • Visitante
Re: Edgy - meu primeiro Linux travando. E agora, eu volto?
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2006, 16:51 »
Também mudei para o edgy e tem algumas coisas interessantes nele, mas se alguém me perguntar por uma distro acho que vou indicar o Ubuntu Dapper.
Acho que ter só quatro meses ao invés de seis para finalizar uma versão teve impacto na estabilidade do edgy.

Ps: como vc também não consegui instalar pelo desktop CD. A instalação ocorreu sem problemas, mas quando eu tentava logar no gnome só aparecia a cor padrão do ubuntu, mas não carregava painel, nem papel, nada. Instalei pelo alternate e consegui entrar no gnome, mas nenhum programa feito em qt rodava aí foi outra novela pra conseguir rodar kile, kdevelop, amarok e outros.

Offline ricardorrm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
    • Ver perfil
Re: Edgy - meu primeiro Linux travando. E agora, eu volto?
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2006, 17:27 »
Pode ser que o seu problema seja com a placa Nvidia. Se for, verifique esse tópico do Guia do Hardware: http://www.guiadohardware.net/guias/07/index2.php
Lá fala sobre o agpgart e o NvAGP. Faça lá o que se pede, ajeitando o NvAGP para 1 e pare de sofrer. Boa sorte!
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: Edgy - meu primeiro Linux travando. E agora, eu volto?
« Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2006, 19:02 »
Eu não tenho estas linhas no meu arquivo de configuração. Alias eu instalo o drive da nvidia sempre e nunca vi estas linhas, sempre usei jogos 3D, também tenho usaro do Beryl-xgl, que dizer o drive está funcionando.

Eis as linhas do meu arquivo

Section "Device"
   Identifier   "NVIDIA Corporation NV18 [GeForce4 MX 4000 AGP 8x]"
   Driver      "nvidia"
#   BusID      "PCI:1:0:0"
        Option          "RenderAccel"           "true"
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Offline Sevrale

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Edgy - meu primeiro Linux travando. E agora, eu volto?
« Resposta #4 Online: 04 de Novembro de 2006, 06:51 »
O que vocês acham, será que o Edgy é tão instável que teremos de voltar e esperar que fique melhor, ou que se lance outra versão???

É, sim! Não uso placa nvidia (ou semelhante), meu pc é onboard. Com o Edgy, cheio de problemas (está acontecendo com muita gente!), baixei a versão final do Dapper (já usava antes) e funciona nromalmente, seja pelo live CD ou instalado no HD.
Se quiser uma distribuição redonda, experimente o Kurumin 7.0 b2 que, apesar de beta, até aqui, para mim, está se comportando sem apresentar nenhum problema.
Tenho o Kubuntu 6.06 Lts e o Kurumin 7.0 b2 instalados em dual boot.

Vou baixar a versão alternate do Kubuntu e ver se funciona desta vez. Segue o link abaixo, a quem interessar possa.
Voltarei com o resultado, assim que o instalar.

    http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/releases/kubuntu/edgy/
« Última modificação: 09 de Novembro de 2006, 07:14 por Sevrale »

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Edgy - meu primeiro Linux travando. E agora, eu volto?
« Resposta #5 Online: 04 de Novembro de 2006, 08:27 »
Meu, eu uso o Edgy desde uns 15 dias antes do lançamento. Está tudo funcionando perfeitamente bem. Não existe absolutamente nada no meu micro que eu possa chamar de bug. No fim das contas, acho que o Edgy deu muito menos trabalho de configurar do que o Dapper. Quer dizer... Após a instalação, havia muito menos problemas para ajeitar no Edgy do que quando eu instalei o Dapper.

A única coisa que eu fiz diferente foi instalar o Edgy a partir do CD Alternate (detesto o live cd do Ubuntu) e o driver NVidia a partir do pacote do site oficial (não sei porque, mas eu sempre gosto de instalar o driver oficial da NVidia).

E olha que eu não uso Windows. Meu computador não tem dual boot. Uso o Edgy 100% do tempo para fazer 100% das minhas tarefas no PC. Pra mim, o Edgy é a melhor versão do Ubuntu.

Offline Sevrale

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Edgy - meu primeiro Linux travando. E agora, eu volto?
« Resposta #6 Online: 04 de Novembro de 2006, 09:38 »
Meu, eu uso o Edgy desde uns 15 dias antes do lançamento. Está tudo funcionando perfeitamente bem. Não existe absolutamente nada no meu micro que eu possa chamar de bug. No fim das contas, acho que o Edgy deu muito menos trabalho de configurar do que o Dapper. Quer dizer... Após a instalação, havia muito menos problemas para ajeitar no Edgy do que quando eu instalei o Dapper.

A única coisa que eu fiz diferente foi instalar o Edgy a partir do CD Alternate (detesto o live cd do Ubuntu) e o driver NVidia a partir do pacote do site oficial (não sei porque, mas eu sempre gosto de instalar o driver oficial da NVidia).

Parece que a solução nas instalações está em se usar o CD Alternate ou, então é um problema de reconhecimento de máquinas. Usei Live CD, tanto no Dapper 6.06 LTS como no Edgy. Só o Dapper funcionou corretamente, no Live CD e instalado no HD. O Edgy, com problemas, que já narrei em outros lugares deste fórum.
Minha máquina:
Athlon 64 2800/512M mem/HD 80G/Motherboard GA-K8VM800M

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: Edgy - meu primeiro Linux travando. E agora, eu volto?
« Resposta #7 Online: 04 de Novembro de 2006, 09:56 »
Meu, eu uso o Edgy desde uns 15 dias antes do lançamento. Está tudo funcionando perfeitamente bem. Não existe absolutamente nada no meu micro que eu possa chamar de bug. No fim das contas, acho que o Edgy deu muito menos trabalho de configurar do que o Dapper. Quer dizer... Após a instalação, havia muito menos problemas para ajeitar no Edgy do que quando eu instalei o Dapper.

A única coisa que eu fiz diferente foi instalar o Edgy a partir do CD Alternate (detesto o live cd do Ubuntu) e o driver NVidia a partir do pacote do site oficial (não sei porque, mas eu sempre gosto de instalar o driver oficial da NVidia).

Parece que a solução nas instalações está em se usar o CD Alternate ou, então é um problema de reconhecimento de máquinas. Usei Live CD, tanto no Dapper 6.06 LTS como no Edgy. Só o Dapper funcionou corretamente, no Live CD e instalado no HD. O Edgy, com problemas, que já narrei em outros lugares deste fórum.
Minha máquina:
Athlon 64 2800/512M mem/HD 80G/Motherboard GA-K8VM800M

Quanto ao instalar a partir do alternate, foi o que eu fiz (já que o LiveCD não instalava). Já quato ao Comentário do AlexBR, legal Alex, vc é um cara de sorte, muita sorte, por que se vc digitar a palavra edgy na pesquisa do forum 80% dos links vão ser bugs.
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Offline Sevrale

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Edgy - meu primeiro Linux travando. E agora, eu volto?
« Resposta #8 Online: 04 de Novembro de 2006, 10:23 »
Quanto ao instalar a partir do alternate, foi o que eu fiz (já que o LiveCD não instalava). Já quanto ao Comentário do AlexBR, legal Alex, vc é um cara de sorte, muita sorte, por que se vc digitar a palavra edgy na pesquisa do forum 80% dos links vão ser bugs.

Considerando tudo o que foi dito, tenho a acrescentar, ainda, o seguinte:
Quando instalei o Edgy, foi a versão live do Kubuntu.
Como, de início, não achei a versão alternate para o Kubuntu baixei a do Ubuntu, instalei-o e está funcionando normalmente.
Como não gosto do Gnome, vou baixar a versão alternate do Kubuntu e ver se funciona desta vez. Segue o link abaixo, a quem interessar possa.
Voltarei com o resultado, assim que o instalar.

    http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/releases/kubuntu/edgy/

« Última modificação: 09 de Novembro de 2006, 07:15 por Sevrale »

Offline blabumbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Edgy - meu primeiro Linux travando. E agora, eu volto?
« Resposta #9 Online: 04 de Novembro de 2006, 23:36 »
Aqui tá tudo redondo. Apenas não tô conseguindo gravar dvd+rw, mas também não tava conseguindo no Dapper. ???

Para que tá tendo prblemas sugiro que tente resolve-los, mas se não conseguirem, voltem pro Dapper que não é regreção nenhuma.

Abraços e boa sorte para todos! ;)

Offline proberio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Edgy - meu primeiro Linux travando. E agora, eu volto?
« Resposta #10 Online: 05 de Novembro de 2006, 11:24 »
Pessoal eu instalei pelo site fazendo o upgrade apartir da internet, ontem a noite!
At'e agora estah tudo bem por aqui, tudo que eu usava antes dvds, cds, gravar cd, ripar cd, xmms, rede e tudo mais estah ok! meu equipamento eh um note ACER Aspire.

E tem mais, a mim me parece que a administracao dos recursos da m'aquina estao bem melhor, pois acompanhei a evolucao pelo gkrellm e reduziu consideravelmente o uso de ram e da CPU mesmo com internet e dvd rodando.

Pelo menos ateh agora estou gostando muito do EDGY!
GNU/Linux User: #435780

Conhecimento é pra ser usado, coloque em prática, ensine alguém porque ninguém nasceu sabendo!!

Offline mayckxavier

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Edgy - meu primeiro Linux travando. E agora, eu volto?
« Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2006, 09:22 »
Tive um sério problema com o Brezzy e o mesmo se repetiu com o Edgy. Toda vez que abro um programa (qualquer um) não consigo minimizar a janela... A imagem da janela sempre fica aberta. Minha placa de vídeo é onboard. Não houve esse problema no Dapper, mas infelizmente terei que continuar nele por causa desse problema.
Já aconteceu isso com alguém aí? Acho que sou o único com esse problema.
fcD
Mayck Xavier