Autor Tópico: drive da placa ATI travou o pc  (Lida 8040 vezes)

Offline Null_01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
drive da placa ATI travou o pc
« Online: 04 de Maio de 2009, 08:42 »
Bom dia pessoal,
Estou muito feliz de participar deste forum,
Bom vamos ocorrido, estava com um cd do ubuntu 8.04 em casa, o instalei e o atualizai para a versão recente, mas tudo certo até ai, mas quando fui instalar o drive da ATI Radeon series x1200 pelo synaptic e reiniciei o sistema ele ao passar pelo carregamento do sistema e tentar entrar no login grafico ele trava o pc, não chega nem a aparecer a tela de login, fica com uns pedaços falhos de cor na tela e nada mais acontece.

Se alguem puder me ajudar, agradeço.

Offline setokaiba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: drive da placa ATI travou o pc
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2009, 13:03 »
Minhas placa é igualzinha a sua, e tambem estou com o mesmo problema no ubuntu 9.04/64bit

baixei o driver proprietario 9.3 e ele não instala
baixei o driver proprietario 9.4 tambem, ele instala porem quando reinicia o o notebook ele trava antes do login ficando com manchas coloridas da tela.

os driver do synaptic tambem não funciona trava o notebook tambem...

outra coisa a minha tela fica dando uns negocio estranho as vezes.

se alguem puder ajudar.....

Offline lucianobass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
    • Ver perfil
Re: drive da placa ATI travou o pc
« Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2009, 13:27 »
Tenho uma ATI Radeon 9600 Pro e aconteceu a mesma coisa.
Eu reinstalei o sistema (Ubuntu 8.10) e instalei o driver mais atual da ATI para série RADEON, dapois eu NÃO atualizei os arquivos que o sistema pede referente a placas ATI e NVIDIA, e até agora td certinho.
Está rodando a aceleração 3D, e o Catalyst está em pleno funcionamento.
Tomara que ajude a vocês.
"Facilidade? Dom? Balela..." (Oscar Schimmit) Por isso vou estudar o lunix até aprender. ;)

Offline gfenrrir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: drive da placa ATI travou o pc
« Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2009, 19:01 »
Tenho uma ATI Radeon 9600 Pro e aconteceu a mesma coisa.
Eu reinstalei o sistema (Ubuntu 8.10) e instalei o driver mais atual da ATI para série RADEON, dapois eu NÃO atualizei os arquivos que o sistema pede referente a placas ATI e NVIDIA, e até agora td certinho.
Está rodando a aceleração 3D, e o Catalyst está em pleno funcionamento.
Tomara que ajude a vocês.

Como você fez essa instalação?
eu baixei o driver mais recente do site da ATI para a minha placa de vídeo Radeon, tento instalar por linha de comando e fala que o X Serve está desabilitado, não instalado ou atualizado

usei o gerenciador de pacote e o programa Envy e chega na tela de login com a imagem toda destorcida e trava o PC =/

Alguma solução?

Abraços =)

Offline Rodolfo Calvo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: drive da placa ATI travou o pc
« Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2009, 23:38 »
Olá Amigo.

Eu tenho uma placa ATI também e aconteceu isso. Não teve jeito tive que reinstalar o Ubuntu.
Mas depois eu achei isso no Google.

Se o ambiente gráfico do seu Ubuntu não estiver funcionando corretamente, reinicie o seu computador, pressione a tecla ESC rapidamente e escolha a opção de inicialização em Recovery Mode. Digite sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg e seguir o passo a passo que for pedido. Depois, reinicie o computador e pronto, o X estará funcionando normalmente.

Eu não vou postar tudo pq é muito grande. Mas o esquema é o seguinte quando você instala um drive para a placa de video ATI ou Nvidia onde depois o pc trava.

Tenta ai e depois posta o resultado.

Offline gfenrrir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: drive da placa ATI travou o pc
« Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2009, 10:26 »
Olá Amigo.

Eu tenho uma placa ATI também e aconteceu isso. Não teve jeito tive que reinstalar o Ubuntu.
Mas depois eu achei isso no Google.

Se o ambiente gráfico do seu Ubuntu não estiver funcionando corretamente, reinicie o seu computador, pressione a tecla ESC rapidamente e escolha a opção de inicialização em Recovery Mode. Digite sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg e seguir o passo a passo que for pedido. Depois, reinicie o computador e pronto, o X estará funcionando normalmente.

Eu não vou postar tudo pq é muito grande. Mas o esquema é o seguinte quando você instala um drive para a placa de video ATI ou Nvidia onde depois o pc trava.



Tenta ai e depois posta o resultado.





Então cara foi o seguinte do jeito que você falou eu fiz, depois de algumas formatações achei um tutorial que ensinava a habilitar algumas opções do driver que vem pré instalado quando dava problema fiz do jeito que você falou restaurei a configuração anterior .

Mas, o problema é o seguinte se seguir o Readme do site da ATI chega na tela que eu falei e não segue a instalação por causa desse tal de X Serve, é esse o meu problema habilitar, instalar ou ativar esse X Serve =/


Mas, de qualquer modo obrigado pela ajuda =)

Abraços =)

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: drive da placa ATI travou o pc
« Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2009, 22:10 »


Então...
Problema igual aki, tenho um Acer 3201WLMi
ele tem video integrado ATI Xpress 1100

Pelo que li por aí,
as placas desta lista
Código: [Selecionar]
ATI Radeon 9500 Series
ATI Radeon 9550 Series
ATI Radeon 9600 Series
ATI Radeon 9700 Series
ATI Radeon 9800 Series
ATI Radeon X300 Series
ATI Radeon X550 Series
ATI Radeon X600 Series
ATI Radeon X700 Series
ATI Radeon X800 Series
ATI Radeon X850 Series
ATI Radeon X1050 Series
ATI Radeon X1300 Series
ATI Radeon X1550 Series
ATI Radeon X1600 Series
ATI Radeon X1650 Series
ATI Radeon X1800 Series
ATI Radeon X1900 Series
ATI Radeon Xpress Series
ATI Radeon X1200 Series
ATI Radeon X1250 Series
ATI Radeon X2100 Series



passaram a fazer parte dos drivers de legado (Legacy)

e a partir de agora não vai ter mais atualizações, somente para o que for considerado critico. mas nenhuma nova funcionalidade. Isso pra drivers de qlq sistema, mesmo para os proprietarios.

Por isso os drivers 9.4 "Não" são compativeis com as placas desta lista.
os drivers 9.3 dizem que é incompativel com o Xorg 7.4 usado no Jaunty.
O estranho é que na pagina do driver aparece
Citar
Automated installer and Display Drivers for X.Org 6.7, 6.8, 6.9, 7.0, 7.1, 7.2, 7.3, or 7.4
então parece que ele deveria ser compativel com o X.Org 7.4, mas parece que não esta, pelo menos não de uma maneira facil.



Eu tentei instalar usando o EnvyNG, instalando manualmente, pelo driver do repositorio, e realmente nenhum funcionou...


Parece que alguns tiveram sucesso compilando o Xorg 7.3 ou 7.2 para o Jaunty e usando o driver ati 9.3, mas não tentei e nem sei como compilar ele ... pensei em pegar os ".deb" do ubuntu 8.10 e forçar instalação no 9.04, mas ainda não tentei, pode acabar é ficando pacote quebrado ou dando zica que nem rode mais a interface grafica ....



Então vamos nos unir aki pra por as informações o que a gente conseguir pra fazer rodar as placas ATI de "Legado" .... ja mandei email pra ati reclamando que tem placa nessa lista aí de legado que nem é tão velha assim.. achei uma sacanagem ... nunca mais compro ATI ... quero um laptop com Nvidia agora .
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline gfenrrir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: drive da placa ATI travou o pc
« Resposta #7 Online: 07 de Maio de 2009, 15:07 »


Então...
Problema igual aki, tenho um Acer 3201WLMi
ele tem video integrado ATI Xpress 1100

Pelo que li por aí,
as placas desta lista
Código: [Selecionar]
ATI Radeon 9500 Series
ATI Radeon 9550 Series
ATI Radeon 9600 Series
ATI Radeon 9700 Series
ATI Radeon 9800 Series
ATI Radeon X300 Series
ATI Radeon X550 Series
ATI Radeon X600 Series
ATI Radeon X700 Series
ATI Radeon X800 Series
ATI Radeon X850 Series
ATI Radeon X1050 Series
ATI Radeon X1300 Series
ATI Radeon X1550 Series
ATI Radeon X1600 Series
ATI Radeon X1650 Series
ATI Radeon X1800 Series
ATI Radeon X1900 Series
ATI Radeon Xpress Series
ATI Radeon X1200 Series
ATI Radeon X1250 Series
ATI Radeon X2100 Series



passaram a fazer parte dos drivers de legado (Legacy)

e a partir de agora não vai ter mais atualizações, somente para o que for considerado critico. mas nenhuma nova funcionalidade. Isso pra drivers de qlq sistema, mesmo para os proprietarios.

Por isso os drivers 9.4 "Não" são compativeis com as placas desta lista.
os drivers 9.3 dizem que é incompativel com o Xorg 7.4 usado no Jaunty.
O estranho é que na pagina do driver aparece
Citar
Automated installer and Display Drivers for X.Org 6.7, 6.8, 6.9, 7.0, 7.1, 7.2, 7.3, or 7.4
então parece que ele deveria ser compativel com o X.Org 7.4, mas parece que não esta, pelo menos não de uma maneira facil.



Eu tentei instalar usando o EnvyNG, instalando manualmente, pelo driver do repositorio, e realmente nenhum funcionou...


Parece que alguns tiveram sucesso compilando o Xorg 7.3 ou 7.2 para o Jaunty e usando o driver ati 9.3, mas não tentei e nem sei como compilar ele ... pensei em pegar os ".deb" do ubuntu 8.10 e forçar instalação no 9.04, mas ainda não tentei, pode acabar é ficando pacote quebrado ou dando zica que nem rode mais a interface grafica ....



Então vamos nos unir aki pra por as informações o que a gente conseguir pra fazer rodar as placas ATI de "Legado" .... ja mandei email pra ati reclamando que tem placa nessa lista aí de legado que nem é tão velha assim.. achei uma sacanagem ... nunca mais compro ATI ... quero um laptop com Nvidia agora .


Cara você tem toda razão em não querer pegar placa de vídeo da ATI, comprei um laptop AMD 64x2 com a placa da Nvidia para o meu pai e funciona numa boa. Entretanto no meu Desktop velho de guerra tem uma placa da ATI Radeon 9200 =(
Que sofrimento para ela fazer funcionar, não consigo atualizar os driver dela e olha que já pedi ajuda, fui atrás de tutorial e nada. Formatei a máquina umas cinco vezes por causa da atualização dos drivers,
chega na placa de vídeo pronto. É dor de cabeça na certa.

Estou pensando bem na hora de pegar um PC novo, com certeza a placa da Nvidia está sendo um forte candidato.

Abraços =)