Autor Tópico: Melhor criar a partição para Ubuntu usando Windows?  (Lida 2276 vezes)

Offline shatemui

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Melhor criar a partição para Ubuntu usando Windows?
« Online: 28 de Abril de 2012, 13:28 »
Pretendo instalar windows 7 primeiro para depois instalar o ubuntu para que ele possa reconhecer o windows e instalar o sistema de dual boot, como quero instalar cada um em uma partição de 100gb cada seria melhor criar essa partição com windows mesmo para já ficar dividido e instalar o linux depois ou melhor deixar sem partição e instalar linux depois e ele fazer isso?

Editado:

Meu HD tem 1,5T, quero usar o resto do HD para dados, mas queria usar uma formatação que tantos windows e linux conseguissem ler e escrever, qual eu devo usar? Nela vou guardar só multimídia mesmo, audio e video.
« Última modificação: 28 de Abril de 2012, 13:32 por shatemui »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Melhor criar a partição para Ubuntu usando Windows?
« Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2012, 13:37 »
é bom você usar o programa que está mais acostumado para particionar o hd.
só um detalhe, pode deixar de 25 a 30GB para a instalação do ubuntu e na partição de dados deixe em ntfs, o linux lê e grava em ntfs.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Melhor criar a partição para Ubuntu usando Windows?
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2012, 13:56 »
Para não ficar formatando o hd o melhor seria na hora da instalação do Windows especificar apenas o tamanho que terá o sistema...(exemplo: C=100gbs).
Depois quando for instalar o Ubuntu o próprio instalado no modo avançado/manual você de fazer o mesmo:
Exemplo.:
Partição de swap +partição do sistema / (representado como barra).
Em seguida crie a partição de dados ocupando todo o restante do hd se assim desejar, você pode formata-la em Ntfs ou Fat como nos pendrivers...

Lembrando que você pode ter no máximo 4 partições primárias ou 3 primárias e uma extendida... O Windows 7 criará 2 partições e o Ubuntu mais 2 logo você não terá como criar outra. Então te aconselho a fazer o seguinte:

sda1 = Resevado pelo Windows
sda2= Windows
sda3= Dados
sda4= Extendida
sda5= Swap
sda6= Ubuntu



Abç.

Offline shatemui

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Melhor criar a partição para Ubuntu usando Windows?
« Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2012, 16:54 »
Vlw pessoal, fiz e está particionado mas fiquei com uma dúvida durante a instalação do Ubuntu, o que seria "Instalar o Ubuntu dentro do windows"?
Vai instalar o linux com se fosse uma aplicação para windows?

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Melhor criar a partição para Ubuntu usando Windows?
« Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2012, 16:59 »
Através de uma aplicação chamada Wubi que instala o Ubuntu como se fosse um aplicativo no Windows...
Ou criando uma máquina virtual dentro do Windows e instalando o Ubuntu nesta máquina...
Como você está se referindo ao instalador do Ubuntu este oferece a primeira opção, a do Wubi.



Abç.

Offline shatemui

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Melhor criar a partição para Ubuntu usando Windows?
« Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2012, 17:18 »
Hum, não quero isso, quero uma partição para o Ubuntu mesmo, meu pc tem 8gb de ram, ainda precisa daquela partição swap?

Offline J-Mendes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Melhor criar a partição para Ubuntu usando Windows?
« Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2012, 17:27 »
sim vai precisar 1 a 2Gb chegam

Offline shatemui

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Melhor criar a partição para Ubuntu usando Windows?
« Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2012, 18:13 »
em "dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização" o que devo escolher? Aparece uma opção com o nome do HD, outra com a opção Windows 7 (Loader) e o resto com as outras partições, já entendi que é para instalar o LILO, o que devo escolher? A primeira está com o W7, a segunda e terceira serão instalados o ubuntu e o swap e o resto é onde vou quardar os arquivos.