Autor Tópico: qual linguagem de programação devo escolhes.  (Lida 2180 vezes)

Offline dan_trash

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
qual linguagem de programação devo escolhes.
« Online: 02 de Outubro de 2008, 14:09 »
Caros colegas, estou com alguns problemas para decidir em qual linguagem devo me concentrar. Hoje a empresa que trabalho quer que eu pege pesado na programação. Eles querem que eu faça C#, mas não to afim por varios motivos. Pensei de primeira em PHP, mas não tenho certeza. Veja tenho que escrever programas que complemente o ERP que utilizamos. Alguem tem alguma sugestão, e possa conversar relatar as esperiencias?


Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: qual linguagem de programação devo escolhes.
« Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2008, 14:45 »
Primeiramente você precisa aprender algorítmos e lógica de programação, se aprender bem isso, não terá problemas em você mesmo escolher a linguagem a que vai se adaptar melhor, é uma questão de gosto, praticidade e muitos outros fatores, determinadas aplicações podem ser melhores construídas em python, outras em php, algumas em C... é como perguntar qual a cor mais bonita, qual a melhor música e etc.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: qual linguagem de programação devo escolhes.
« Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2008, 14:48 »
1o passo: lógica (como o Felix falou).

Se for aprender PHP, depois de sentir seguro, tente aprender algum bom framework como o Zend ou Symfony que ajudarão muito na produtividade.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline dan_trash

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: qual linguagem de programação devo escolhes.
« Resposta #3 Online: 03 de Outubro de 2008, 09:26 »
Felix e agente100gelo, obrigado pela resposta.
Concordo com vocês... agora deixe eu explicar melhor o meu caso. Hoje eu trabalho com MS-SQL, crio triggers e procedures. Obviamente que essas funções do MS-SQL não se comparam a programação de verdade e eu tenho muito mais para aprender a respeito de algoritimos. Olha só, só pra vocês verem: um tempo atrás eu fui obrigdo a utilizar o Visual Basic para escrever uma aplicação simples, mas muito urgente. Peguei meia duzia de tutoriais na net e montei um frank. Ta funcionando, mas eu quero escrever esses programas, na empresa que trabalho,  em Software Livre com uma linguagem que satisfaça minhas convicções. Qaul é o palpite de vocês? Será que com isso que eu descrevi eu posso pular o estudo avançado dos algoritimos? Eu não quero usar o C# :(.

Obrigado

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: qual linguagem de programação devo escolhes.
« Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2008, 09:38 »
sugestão de linguagens com sintaxe extremamente simples:
python e/ou ruby