Autor Tópico: Ajuda na instalação atendendo a alguns requisitos.  (Lida 3091 vezes)

Offline realelemos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Ajuda na instalação atendendo a alguns requisitos.
« Online: 03 de Setembro de 2006, 20:46 »
Primeiramente olá a todos,
Recebi recentemente o cd do Ubuntu e gostaria de experimenta-lo.
Sou meio leigo mas entendi perfeitamente diversos tutoriais sobre a instalação,
porém, nenhum se adaptou as minhas condições...
Essas quais: Eu possuo 2 HD's: um de 80gb (que não me "pertence") e o meu de 40gb que
é aonde gostaria de instalar o Linux.
Porém, no de 80gb roda windows e no meu de 40gb também, e gostaria de instalar o linux no de 40,
sem danificar meus arquivos e de modo que apareca no boot a opção entre os três SO: Windows no de 80,
Windows no de 40 e Linux no de 40.
Será que alguem poderia me ajudar?
Por favor de modo leigo, pois inicio por agora no linux.

Já grato,
Angelo.

Offline realelemos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ajuda na instalação atendendo a alguns requisitos.
« Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2006, 21:33 »
Ninguem ainda respondeu mas já vou adiantando.
Bom, estou pensando em deixar apenas o HD de 80gb com o windows e deixar o de 40gb totalmente para o Linux.
Na instalação do windows a tela de seleção das partições é assim: (exemplo tirado do http://ubuntu.linuxval.org)



Meu hd de 80gb está como Pri Master, e o de 40 como Sec Master. (no meu entedimento seria o de 80 como hda1 e o de 40 como hdc1 correto?) no caso teria como eu formatar o de 40 direto do setup (como segue imagem acima, deixando o meu hd de 80 intacto?)
E no caso, como ficaria as seleções acima? Tudo hdc*?

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Ajuda na instalação atendendo a alguns requisitos.
« Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2006, 08:28 »
realelemos,
se não estou em erro o Live CD traz o gestor de partições (Gnome Partition Editor), o primeiro passo seria apagar todas as partições do seu disco de 40 GB (cuidado que vai perder todos os dados que tem nele).
Depois no instalador bastaria indicar as partições que quer criar nesse disco de 40 GB.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline carlosjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Ajuda na instalação atendendo a alguns requisitos.
« Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2006, 10:21 »
eu uso esse particionador mais veja bem... se voce nao quer peder seus arquivos no hd 40gb das 2 opcoes 1

1- copia tudu pro de 80gb
2- usa o partition magic , ja q voce esta acustumado com windows.
Mas antes de usar o partition magic voce passa o desfragmentaor de disco que ele manda
seus arquivos do final do hd para o começo ai akele espaço vazio estara realment vazio. E voce vai poder criar
outra partição sem problemas

Outra olha bem quais são as partiçoes do seu hd de 80gb e "nao deixa o reformatar ligado nelas", agora se voce quiser
usar o hd de 40gb formatando tudu nele voce podi nas partiçoes dele marcar "/" (local ondi vai instalar o sistema) e "/home"
local onde fika seus arquivos pessoais. Ou voce pode tambem, usar 1 partição só no hd de 40gb e marca o "/"(para a partição q tem 40gb) e have fun.
Quanto ao GRUB(gerenciador de boot) ele se configura sozinho  ;)


Olha se voce vai usar o hd de 40gb so pro linux, eu recomendaria q voce usa-se uma partição só. Criar 2 partiçoes voce vai aprender
com mais um tempim, igual eu faço aki quando quero trocar de distribruição apago a hda1 instalo e ta la meus arquivos pessoais.
Porque é mto dificil voce querer formatar o linux, a nao ser que voce queira trocar de distruição. Porque ele nao dah os msm problemas no windows que voce precisa formata por causa de spyware,trojan,virus etc.... Espero ter ajudado flw..
« Última modificação: 04 de Setembro de 2006, 10:25 por carlosjunior »

Offline realelemos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ajuda na instalação atendendo a alguns requisitos.
« Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2006, 11:52 »
Bom, consegui instalar o Ubuntu e já estou usando-o perfeitamente,
Aprendi alguns termos basicos de terminal para realizar algumas funções (tais como instalar arquivos, mesmo com alguma dificuldade)
Porém gostaria de saber se posso instalar outros aplicativos tipo Flash, Azureus, aMule de modo mais pratico
(talvez com uma interfacec grafica, pois fico me matando no terminal pra não confundir termos do windows.
Se alguem pudesse me apontar tambem onde encontro esses arquivos para downloads (não encontrei no forum) eu iria agradecer.

Já Grato,
Angelo.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Ajuda na instalação atendendo a alguns requisitos.
« Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2006, 12:57 »
realelemos,
para começar eu recomendo ler o guia oficial:
https://help.ubuntu.com/ubuntu/desktopguide/pt/index.html

Depois para instalar os plugins tipicos, flash, etc recomendo o easyubuntu:
http://easyubuntu.freecontrib.org/
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline realelemos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ajuda na instalação atendendo a alguns requisitos.
« Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2006, 13:37 »
Depois para instalar os plugins tipicos, flash, etc recomendo o easyubuntu:
http://easyubuntu.freecontrib.org/
Easy Ubuntu pareceu-me perfeito, fiz tudo certo, os comandos certos e executei,
selecionei os aplicativos de meu desejo e continuei, eles baixaram, porem ao executar a maquina acusou
que não foi possivel concluir, que era para rever os pacotes, e então fechava, só que logo após eu decidi só
instalar os codecs e ele foi normalmente.
Alguma ideia?

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Ajuda na instalação atendendo a alguns requisitos.
« Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2006, 05:39 »
realelemos,
pelo que tenho lido de outros utilizadores parece que alguns dos repositórios utilizados pelo EasyUbuntu estão com problemas, por isso não é possível instalar alguns dos programas lá listados.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu