Autor Tópico: Problemas na qualidade da reprodução de vídeos  (Lida 4086 vezes)

Offline Lararippi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Problemas na qualidade da reprodução de vídeos
« Online: 11 de Setembro de 2015, 04:01 »
Bom.. boa noite! É o meu primeiro post aqui no fórum e não sei se esse é o local certo para questionar o meu problema.. mas enfim, vou tentar! hehe

Eu fiz a transição completa do Windows para o Lubuntu há 4 meses. Consegui instalar todos os aplicativos que precisava e tudo estava funcionando perfeitamente, nunca vi o PC tão rápido e fluido. O problema começou quando fui assistir a um filme no final de semana... Como eu estava muito atarefada nesses últimos tempos e o youtube funcionava "normal", eu não percebi essa diferença na qualidade. Estou procurando pela internet os drivers gráficos para instalar, mas tá difícil... até instalei um pacote da intel para linux, mas na hora da instalação disse que não suportava o meu sistema operacional (será que no Ubuntu funciona?). Já instalei todas as sugestões que encontrei por ai: codecs, apt que nunca vi na vida... enchi o pc de coisas... e até agora nada! A diferença de qualidade com o Windows é gritante. Liguei ainda no cabo HDMI da televisão pra ver como ficava... um vídeo de 1080p parecia 360p para baixo... e escuro. Antigamente ficava PERFEITO.

Bom, é isso. Tentei achar pelo "buscador" tópicos parecidos com o meu problema aqui no site... mas as palavras "gráficos" e "problemas com vídeos" me levaram a milhares de tópicos diferentes do que eu procurava... hehehe

Como eu sou iniciante, vou colar aqui algumas informações.. Não sei se são relevantes para o meu problema, mas talvez sejam.

PC
Processor: 4x Intel(R) Core(TM) i3 CPU       M 380  @ 2.53GHz
Memory: 7968MB (694MB used)
Operating System: Ubuntu 15.04
Resolution: 1366x768 pixels
OpenGL Renderer: Mesa DRI Intel(R) Ironlake Mobile
X11 Vendor: The X.Org Foundation

SO
Kernel: Linux 3.19.0-28-generic (x86_64)
Compiled: #30-Ubuntu SMP Mon Aug 31 15:52:51 UTC 2015
C Library: Unknown
Default C Compiler: GNU C Compiler version 4.9.2 (Ubuntu 4.9.2-10ubuntu13)
Distribution   : Ubuntu 15.04
Desktop Environment: LXDE (Lubuntu)

DISPLAY
Resolution: 1366x768 pixels
Vendor: The X.Org Foundation
Version: 1.17.1
-Monitors-
Monitor: 1366x768 pixels
-Extensions-
BIG-REQUESTS
Composite
DAMAGE
DOUBLE-BUFFER
DPMS
DRI2
GLX
Generic Event Extension
MIT-SCREEN-SAVER
MIT-SHM
Present
RANDR
RECORD
RENDER
SECURITY
SGI-GLX
SHAPE
SYNC
X-Resource
XC-MISC
XFIXES
XFree86-DGA
XFree86-VidModeExtension
XINERAMA
XInputExtension
XKEYBOARD
XTEST
XVideo
XVideo-MotionCompensation
-OpenGL-
Vendor: Intel Open Source Technology Center
Renderer: Mesa DRI Intel(R) Ironlake Mobile
Version: 2.1 Mesa 10.5.9
Direct Rendering: Yes

E pelo lspci no terminal eu achei isso:
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Core Processor Integrated Graphics Controller (rev 02)

Bom, é isso! Muito obrigada :)

Offline BenderPB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Problemas na qualidade da reprodução de vídeos
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2015, 08:02 »
Ola. Não pode ser algo relacionado ao aplicativo utilizado e/ou seus plugins? Pergunto pois tive problema semelhante que acabou se provando ser isso. No meu caso se dava apenas com vídeos que utilizavam um formato específico. Que programa utiliza para ver seus filmes?  Sabe informar o formato dos mesmos?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Problemas na qualidade da reprodução de vídeos
« Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2015, 08:16 »
Olá Lararippi, infelizmente a performance do gráfico Intel é bem diferente no Linux.

Você disse que já instalou um monte de coisas, mas não disse o quê.

O seu processador, apesar de ser um Core i3, é um Core i3 de Notebook, tem desempenho igual aos Core 2 Duo de última geração.

De qualquer maneira vamos ao que interessa, Se não for o caso ao que o BenderPB se refere, já tentou uma opção radical?  Tentou os Drivers mais novos da Intel pelo PPA Oibaf? 

Essa lentidão a que você se refere com o driver da Intel é longamente debatido aqui: https://bugs.launchpad.net/ubuntu-gnome/+bug/1386721

Afeta até o 15.04.

Se não quiser arriscar com um PPA, por sua conta e risco, você pode tentar fazer a sugestão de um camarada do tópico acima:


Código: [Selecionar]
sudo apt-get install mesa-utils

sudo mkdir /etc/X11/xorg.conf.d/

echo -e 'Section "Device"\n Identifier "Intel Graphics"\n Driver "Intel"\n Option "AccelMethod" "sna"\n Option "TearFree" "true"\nEndSection' | sudo tee /etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf

sudo reboot

Com isso ele afirma que pelo menos o Youtube ficou uma maravilha! E não teria que instalar nada de fora.

O PPA Oibaf tem os Drivers livres mais novos  da Intel, entre outros.


https://launchpad.net/~oibaf/+archive/ubuntu/graphics-drivers

Para instalar e usar:

Código: [Selecionar]
sudo apt-add-repository ppa:oibaf/graphics-drivers

sudo apt-get update

sudo apt-get dist-upgrade

sudo reboot

Se não gostar ou algum desastre acontecer, remova o PPA Oibaf:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install ppa-purge

sudo ppa-purge ppa:oibaf/graphics-drivers
Boa sorte!


   
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Problemas na qualidade da reprodução de vídeos
« Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2015, 10:05 »
Você testou quais navegadores? Pelo que eu já vi, o Youtube no Ubuntu funciona melhor no Chrome e no Chromium.

Para instalar o Chromium:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install chromium-browser

Offline Lararippi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Problemas na qualidade da reprodução de vídeos
« Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2015, 15:07 »
Ola. Não pode ser algo relacionado ao aplicativo utilizado e/ou seus plugins? Pergunto pois tive problema semelhante que acabou se provando ser isso. No meu caso se dava apenas com vídeos que utilizavam um formato específico. Que programa utiliza para ver seus filmes?  Sabe informar o formato dos mesmos?

Então, o Pop Corn mesmo. Mas eu uso ele para rodar os torrents que eu baixo, por conta dos seeds e tal...
O filme era um .avi, 1080p. Testei também um .mkv, 720p
Pensei que poderia ser isso, do programa, e baixei o filme para tentar rodar no VLC. Ficou a mesma coisa.. :(

Offline Lararippi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Problemas na qualidade da reprodução de vídeos
« Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2015, 15:19 »
Olá Lararippi, infelizmente a performance do gráfico Intel é bem diferente no Linux.

Você disse que já instalou um monte de coisas, mas não disse o quê.

O seu processador, apesar de ser um Core i3, é um Core i3 de Notebook, tem desempenho igual aos Core 2 Duo de última geração.

De qualquer maneira vamos ao que interessa, Se não for o caso ao que o BenderPB se refere, já tentou uma opção radical?  Tentou os Drivers mais novos da Intel pelo PPA Oibaf? 

Essa lentidão a que você se refere com o driver da Intel é longamente debatido aqui: https://bugs.launchpad.net/ubuntu-gnome/+bug/1386721

Afeta até o 15.04.

Se não quiser arriscar com um PPA, por sua conta e risco, você pode tentar fazer a sugestão de um camarada do tópico acima:


Código: [Selecionar]
sudo apt-get install mesa-utils

sudo mkdir /etc/X11/xorg.conf.d/

echo -e 'Section "Device"\n Identifier "Intel Graphics"\n Driver "Intel"\n Option "AccelMethod" "sna"\n Option "TearFree" "true"\nEndSection' | sudo tee /etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf

sudo reboot

Com isso ele afirma que pelo menos o Youtube ficou uma maravilha! E não teria que instalar nada de fora.

O PPA Oibaf tem os Drivers livres mais novos  da Intel, entre outros.


https://launchpad.net/~oibaf/+archive/ubuntu/graphics-drivers

Para instalar e usar:

Código: [Selecionar]
sudo apt-add-repository ppa:oibaf/graphics-drivers

sudo apt-get update

sudo apt-get dist-upgrade

sudo reboot

Se não gostar ou algum desastre acontecer, remova o PPA Oibaf:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install ppa-purge

sudo ppa-purge ppa:oibaf/graphics-drivers
Boa sorte!

Então, eu meio que não sei como ver os pacotes que baixei para os gráficos. Qual é o comando no terminal?
Eu não sei muita coisa de Linux, para falar a verdade... sei mais que a minha mãe, mas bem menos do que qualquer participante aqui do fórum..

Tive um erro depois de instalar alguns desses pacotes que me obrigaram reinstalar o sistema depois... hehehe (sorte que a imagem do Lubuntu ainda estava no pendrive!)
Sem crise, se eu fizer algo errado, só resetar de novo (meus documentos ficam ainda na repartição do windows)

Muito obrigada! Vou testar tudo isso mais tarde e volto depois para dizer se deu certo.


Offline Lararippi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Problemas na qualidade da reprodução de vídeos
« Resposta #6 Online: 11 de Setembro de 2015, 15:26 »
Você testou quais navegadores? Pelo que eu já vi, o Youtube no Ubuntu funciona melhor no Chrome e no Chromium.

Para instalar o Chromium:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install chromium-browser

Anderson, eu uso o Chromium... foi um dos primeiros programas que eu instalei. A qualidade do Youtube fica normal, como no Windows.
O problema é para ver filmes e séries. A gente se acostuma com vídeos em HD, é decepcionante assistir qualquer coisa em qualidade ruim... :(

Offline Lararippi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Problemas na qualidade da reprodução de vídeos
« Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2015, 19:46 »
Gente, resolvi o problema. Acabei por resetar o sistema e segui passo a passo as dicas do Galactus.
As imagens agora estão uns 80% iguais às do Windows. Acho que a placa do meu PC não permite chegar 100% no ubuntu mesmo...
Muito obrigada pela ajuda