Autor Tópico: A vida em modo texto: Apps Linha de comando  (Lida 19503 vezes)

Offline robertobech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
    • LINUX para o resgate
A vida em modo texto: Apps Linha de comando
« Online: 05 de MAR?O de 2006, 13:53 »
...ok, nem todo mundo curte aplicativos em modo texto, mas eu adoro.

Porquê? Porque são aplicativos ágeis, que consomem pouca memória e que podem ser melhor manipulados pelo teclado. Além do mais, se você tem um PC fraquinho, com poucos recursos, ou mesmo sem seu PC nem roda um servidor X, a dica é útil.

Vou postar aqui alguns dos meus programas favoritos em modo texto, os motivos e peço a quem puder que colabore com mais sugestões, ok? Vamos lá:

SNOWNEWS
Esse eu adoro: um leitor de RSS em modo texto! Excelente para ler as últimas notícias escondido no trabalho, sem chamar muito a atenção... Eis a tela principal com minha lista de feeds:



Apertando R o snownews recarrega todos os feeds. Aí eu dou enter no BR-LINUX:



Olhem só: as cores diferenciam posts lidos dos não-lidos. Clicando na notícia desejada, abre-se uma telinha com um breve resumo do que nos espera. Apertando para a direita você pode ir passando pelas notícias nesta tela mesmo, super-prático e rápido. Olhem só:



Não é uma beleza? Usando só o teclado, com o texto bem claro na tela, leio as notícias bem melhor e mais rápido que no Liferea ou em outros leitores de RSS como o owlRSS. Adoro esse programa... e o casamento perfeito para o snownews inclui o...

LINKS
Um browser modo texto! Maravilhoso para quem, como eu a pouco tempo atrás, tem uma conexão discada. Em modo texto os sites abrem zilhões de vezes mais rápido, pois não carregam imagens, banners e flashs de coelhinhos saltando cercas! Olhem que legal a página do Newsforge pelo links:



Para seguir um link, setinha para direita. Voltar, setinha para a esquerda. Tem suporte a bookmarks e tudo! Comapnhia perfeita para o snownews. Confesso que mesmo tendo Velox ainda uso muito o links: navego mais rápido, e o texto fica melhor de ler sem toda aquela poluição visual. Além do mais, para quem tem conexão discada ou gosta de guardar no PC os artigos favoritos, aperte 'd' e você salva a página pré-formatada em txt, por exemplo, pronta para ser lida em qualquer editor de textos. É ou não é uma beleza?

PYTONE

Esse eu decobri ontem. Tenho 256 de RAM, e meu Ubuntu às vezes fica meio pesado. Costumava usar o Banshee ou o Rhythmbox, às vezes o Muine, para ouvir música, mas estou abandonando todos agora que achei o Pytone.



Vejam que beleza: à esquerda a lista de artistas, extraída das tags dos MP3s e oggs. Vamos abrir a seção do Bob Dylan, por exemplo:



Olha que beleza: o "Blonde On Blonde" do Bob Dylan completinho! Vejam que até a ordem das músicas desse clássico álbum duplo do tio Bob é respeitada. Que beleza. Vejam que já selecionei três músicas para a minha playlist (à direita) apertando espaço sobre cada música desejada. E apertei o 'p' para fazer a música começar a rolar! Rock n' roll, man! Com 'S' eu paro tudo. 'TAB' alterna entre os painéis da esquerda e da direita.



Voltando a tela inicial: rolei a tela mais para baixo, e vejam que interessante: também posso ver minhas músicas por ordem de título, álbum, gênero, até década! E tudo isso pesando zilhões de vezes menos na minha memória ram... não é maravilhoso?

VIM

Inspirado no tópico do n3t0: o VIM é um dos melhores editores de texto do pedaço, e roda em linha de comando. No início parece meio enrolado, mas vale a pena. Afinal o vi é super-poderoso!

Exemplos de coisas que você pode fazer no vim (de uma matéria do Aurélio):

Citar
Comando    Ação
gg    Pula para a primeira linha
G    Pula para a última linha
:44    Pula para a linha número 44
{    Pula para o parágrafo anterior
}    Pula para o próximo parágrafo
(    Pula para a frase anterior
)    Pula para a próxima frase
0    Pula para o início da linha atual
$    Pula para o fim da linha atual
``    Desfaz o pulo, volta

(...) Se, por exemplo, lá no meio do texto você precisar voltar à primeira linha para checar uma frase, faz <Esc>gg e depois `` para voltar a editar o texto na posição original.

Pra quê isso tudo? Bom, se você só escreve recados para a sua mãe no gedit, tudo bem, mas se você é um heavy-user, tipo um programador, que escreve linhas e mais linhas de código, esses comandos todos são uma mão na roda.

Eu adoro o vim, mas sei pouco sobre ele, ainda estou aprendendo. Mais sobre o VIM vocês podem checar também no tópico do nosso amigo n3t0

NETHACK
Esse é mágico, lendário... Nethack, o maior jogo de todos os tempos! Claro, nem todo mundo concorda - nem eu concordo - mas muita gente séria diz que Nethack é um dos jogos mais bem-feitos de todos os tempos, e com isso eu concordo.

É um rpg desenvolvido há anos pela comunidade. É todo em modo texto, e como não há muito a melhorar nos gráficos, refina-se a jogabilidade. É um daqueles jogos tipo Doablo - dizem, na verdade, que Diablo se inspirou nele. Só que TUDO pode acontecer nesse jogo que tem zilhões de comandos.

Citar
"But beneath these primitive graphics is a game of such richness and endless variation it usually takes years to master, if at all. On my recent visit to Blizzard North to preview the game company's wildly anticipated sequel to its hit role-playing game "Diablo," Blizzard's designers readily acknowledged their debt to Nethack and other "Roguelikes" -- games of single-player dungeon questing."
http://www.salon.com/tech/feature/2000/01/27/nethack/index.html


Exemplo de um jogo meu: eu estava no labirinto com um baú, e não conseguia abrir o baú de jeito nenhum (nota: eu sou a 'arroba' na foto abaixo). Aí achei uma fonte (não lembro agora o símbolo da fonte). Pensei: já que o baú não abre vou jogar o baú na fonte e ver se apodrece a madeira!

Quando joguei me dei mal: a fonte era sagrada e os deuses não gostaram: da fonte nasceu um Demônio da água (o símbolo de '&' em azul)! Vejam a foto e leiam o texto no alto da tela:



Vejam só a sequência de mordidas e porradas que levei do tal do Water Demon:



Tentei correr, mas o carinha tava bem armado...



E aí, tive o meu miserável fim:



As mortes em Nethack são hilárias. Uma vez, jogando como uma valquíria, achei um altar de Odin. Decidi dar uma rezadinha - como eu disse, tem zilhões de comandos em nethack. Às vezes rezar ou oferecer corpos de inimigos mortos vale uns pontinhos com seu Deus, que pode até operar uns milagres na sua energia e coisas do gênero. Mas rezei e surgiu uma mensagem de que Odin estava meio mal-humorado. Eu insisti e rezei de novo, para fazer uma média. Odin, de saco muito cheio, mandou um elemental da terra para que eu não enchesse mais o saco, e fui eliminado em poucos segundos. Reparem na ironia do "while helpless":



Maravilhoso o nethack. Conheçam o jogo, que é fantástico. Alguns links:
Nethack.org - Site oficial
The best game EVER! - Ótima reportagem do site Salon
BBC - Reportagem da BBC
Dudley's Dungeon - HQ do nethack, impagável!
Falcon's Eye - Uma das muitas versões gráficas de nethack. Blah! Viva o modo texto!

Mais tarde edito o tópico com mais algumas coisas úteis. Aceito sugestões e opiniões, por favor...
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 20:45 por Perícope »
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
A vida em modo texto: Apps Linha de comando
« Resposta #1 Online: 05 de MAR?O de 2006, 16:57 »
Apesar de não ter o seu problema de memória e de praticamente só usar o modo gráfico, parabéns pelas dicas! Muito boas.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

temp.

  • Visitante
A vida em modo texto: Apps Linha de comando
« Resposta #2 Online: 05 de MAR?O de 2006, 17:35 »
Muito bem elaborado. Gostei da forma que você mostrou como o terminal pode ser muito eficiente no linux principalmente pra quem tem pouco memória.

Mas eu não consegui usar o pytone.

Citar
Traceback (most recent call last):
  File "/usr/share/pytone/pytone.py", line 115, in ?
    songdbid = songdbmanager.addsongdb(songdbname, config.database[songdbname])
  File "/usr/share/pytone/services/songdb.py", line 147, in addsongdb
    songdb = songdbs.local.songdb(id, config, self.songdbhub)
  File "/usr/share/pytone/services/songdbs/local.py", line 151, in __init__
    raise errors.configurationerror("musicbasedir '%s' of database %s is not a directory." % (self.basedir, self.id))
errors.configurationerror: PyTone configuration error: "musicbasedir '' of database main is not a directory."


Que houve?

Offline robertobech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
    • LINUX para o resgate
A vida em modo texto: Apps Linha de comando
« Resposta #3 Online: 05 de MAR?O de 2006, 17:49 »
tmp, o pytone, ao ser executado pela primeira vez, gera uns diretórios e arquivos necessários. Aí, para que tudo corra bem, você vai ter que alterar o arquivo ~/.pytone/pytonerc.  Tem uma seção assim:

Código: [Selecionar]
playlistdir =

Aqui você tem que colocar o diretório onde suas músicas estão. Aqui em casa ficou assim:

Código: [Selecionar]
playlistdir = ~/musicas/

Daí pra frente é só alegria. O modo texto é mesmo maravilhoso.

Um outro programa fantástico é o MC, um gerenciador de arquivos de dois painéis, excelente para mover arquivos. Mas não tenho muita intimidade com ele, pois para gerenciar meus arquivos queria algo mais GTK. Então descobri o fantástico gnome-commander - um mc da vida, só que GTK, levinho... para mim, é melhor que o Nautilus. Foge um pouco ao escopo deste tópico, mas confiram: ele até sobe arquivos via FTP!
http://www.nongnu.org/gcmd/
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

Offline Livonio Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
A vida em modo texto: Apps Linha de comando
« Resposta #4 Online: 05 de MAR?O de 2006, 19:43 »
continua dando o erro

oliveira@pandora:~/.pytone$ pytone
Traceback (most recent call last):
  File "/usr/share/pytone/pytone.py", line 57, in ?
    config.processconfig()
  File "/usr/share/pytone/config.py", line 926, in processconfig
    setupconfigparser()
  File "/usr/share/pytone/config.py", line 711, in setupconfigparser
    configparser.read(cflist)
  File "/usr/lib/python2.4/ConfigParser.py", line 267, in read
    self._read(fp, filename)
  File "/usr/lib/python2.4/ConfigParser.py", line 462, in _read
    raise MissingSectionHeaderError(fpname, lineno, line)
ConfigParser.MissingSectionHeaderError: File contains no section headers.
file: /home/oliveira/.pytone/pytonerc, line: 1
'playlistdir = ~/music/\n'

Offline robertobech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
    • LINUX para o resgate
A vida em modo texto: Apps Linha de comando
« Resposta #5 Online: 05 de MAR?O de 2006, 20:28 »
Não sei se esqueci algo, mas dê uma espiada aqui:
http://www.luga.de/pytone/#configuration

Aliás, esse playlistdir no meu ficou:

playlistdir = ~/musicas/

Que \n é esse que apareceu aí no seu? Será que vem assim por default? Eu não sei se faz diferença, mas quando editei o meu pytonerc, mudei para meu diretório de músicas tanto o musicbasedir quanto o playlistdir. Tenta fazer isso e vê se funciona. No momento, estou ouvindo Marvin Gaye aqui no meu Pytone... What's Going On, beleza de disco!
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

Offline Livonio Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
A vida em modo texto: Apps Linha de comando
« Resposta #6 Online: 05 de MAR?O de 2006, 22:14 »
este /n não foi eu que coloquei

ja tentei tudo mais sempre ocorre o mesmo erro

a pagina que vc mim passo não ajuda muito já que não sei ingles

temp.

  • Visitante
A vida em modo texto: Apps Linha de comando
« Resposta #7 Online: 06 de MAR?O de 2006, 00:11 »
Um outro programa legal é o elinks, uma variação do links que suporta algumas livrarias a mais. Aqui vai uma foto minha usando o elinks para acessar o forum.

Offline alexandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
  • Alexandre Carneiro
    • Ver perfil
A vida em modo texto: Apps Linha de comando
« Resposta #8 Online: 06 de MAR?O de 2006, 00:16 »
altere a opção musicbasedir:

musicbasedir = ~/minhas/musicas
:?)

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
A vida em modo texto: Apps Linha de comando
« Resposta #9 Online: 06 de MAR?O de 2006, 01:03 »
Caar outra dica pra modo texto é o centericq, otimo pra msn e leve http://konst.org.ua/centericq/
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline warlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
    • warlinux.blogspot.com
HTOP
« Resposta #10 Online: 06 de MAR?O de 2006, 11:21 »
Vou dar minha contribuição, eu sei que já existe o top para monitorarmos os processos em linha de comando,
mais costumo usar esse htop, que nada mais é que um top melhorado.

Segue screnshot:
http://htop.sourceforge.net/htop-0.5.png

Download
http://htop.sourceforge.net/
"O difícil é aprender a ler, o resto está escrito"
Tutorial de instalação Debian Netinstall
http://warlinux.blogspot.com

Offline knightofgod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
A vida em modo texto: Apps Linha de comando
« Resposta #11 Online: 06 de MAR?O de 2006, 12:25 »
Puxa muito legal essa iniciativa, não sou tão ligado em modo texto mas sei que existem ótimos programas e vou até experimentar alguns desses que vocês recomendam, não custa nada aprender algo novo :)

Offline robertobech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
    • LINUX para o resgate
A vida em modo texto: Apps Linha de comando
« Resposta #12 Online: 07 de MAR?O de 2006, 10:27 »
Já baixei o centerirc, n3t0, muito bom! O Htop então nem se fala, adorei, valeu pela dica Warlinux!

Estou editando o tópico para acrescentar o VIM. Não manjo muito dele, mas deixo a dica para quem quiser pesquisar mais sobre ele.
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

Offline Livonio Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
A vida em modo texto: Apps Linha de comando
« Resposta #13 Online: 07 de MAR?O de 2006, 10:38 »
para mim não deu certo  já tentei tido mais sempre da o mesmo erro

Offline Dandré

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
A vida em modo texto: Apps Linha de comando
« Resposta #14 Online: 07 de MAR?O de 2006, 15:33 »
Quando se compila o Links, há a opção de deixá-lo em modo "gráfico", mesmo usando o terminal puro, e também tem opções de suporte a imagens e javascript.

Dá para baixar pelo synaptic, mas não lembro o nome do pacote.

http://links.twibright.com/download.php

Usei muito quando tinha um Pentium 166 com 16 mb de RAM

 :roll: