Autor Tópico: Dúvida ao extrair arquivos zipado.[RESOLVIDO]  (Lida 7481 vezes)

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Dúvida ao extrair arquivos zipado.[RESOLVIDO]
« Online: 02 de Agosto de 2008, 10:12 »
Deixa eu tentar me explicar de uma forma clara para que vocês possam me ajudar.
Quando baixo um programa um tal de tar.gz eu o salvo na minha pasta pessoal, ai dou 2 cliques nele abre uma página me dando opção de extrair eu mando extrair na mesma pasta pessoal ai aparece um ícone lá, dai pra frente não sei mais o que devo fazer para instalar o programa que baixei.

Já ouvi que preciso baixar um tal de 7zip(sudo apt-get instal 7zip), pra poder mas se ele me dá a opção de extrair é porque tem um program pra isso em funcionamento me corrijam se estiver errado.

Aguardo uma ajuda, ah! Eu sou novo no linux migrei do windows tem um mês mas ainda to apanhando bastante.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2008, 01:16 por Jhonny Roger »

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Dúvida ao extrair arquivos zipado.
« Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2008, 10:14 »
Normalmente não se usa tar.gz para instalar programas no Ubuntu. Posso perguntar o que você está tentando instalar?

p.s - 7zip não vai instalar nada. Ele só adiciona suporte para descompactar arquivos "7zip".

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: Dúvida ao extrair arquivos zipado.
« Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2008, 10:27 »
Se não me fallha a memória foi o aMSN mas fui baixar pelo superdowloads, depois descobri que ele tava lá no synaptic e instalei por lá se voc puder me mandar um passo a passo de como proceder me ajudaria bastante outra dúvida foi com relação ao cairo-dock apanhei mas connsegui, depois que fiz algo que nem sei o que foi verifiquei que ele estava lá no synaptic também ai marquei e instalei, mas foi na sorte um tiro no escuro fiz sem saber o que tava fazendo por isso preciso saber como proceder passo a passo outra coisa quando entro no aMSN ele me dá uma opção de atualizá-lo ai eu clico lá sou jogado para um site de uma cara gordo e depois para outro site e assim eu vou levando minha nova vida no linux cheio de dúvidas espero ter sido claro.
Gostaria primeiro de saber lhe dar com arquivos zipados manda uma ajuda.

Vlw.

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Dúvida ao extrair arquivos zipado.
« Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2008, 10:42 »
Vamos por partes.


  • Acho que você instalou tudo pelo synaptic, o que é muito bom.
  • Você fez isso sem saber como? Foi isso que entendi.
     - O synaptic pode parecer complicado mas na verdade é muito simples;
    Sistema / Administração / Gerenciador de Pacotes Synaptic
    Já dentro do synaptic, na barra de ferramentas use a opção procurar e digite o nome do aplicativo que você deseja, sMsn por exemplo. Ele vai listar todos os pacotes com essa descrição. No caso do aMsn o pacote se chama "amsn", clique na caixa de seleção e selecione marcar para instalação. Novamente na barra de ferramenta use a opção "Aplicar".

    - Outro utilitário que facilita mais a sua vida é o Adicionar / Remover, que é quase um superdownloads embutido;
    Aplicações "Adicionar / Remover". É uma boa maneira para começar.
  • Uma vez instalado um programa por esses meios você não usa a opção deles de atualizar. O próprio Ubuntu faz isso pelo sistema que chamamos de repositórios.
  • Qual sua dúvida sobre arquivos zipados? Seja mais específico. Arquivos .zip? .rar? ou .tar.gz?

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Dúvida ao extrair arquivos zipado.
« Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2008, 10:53 »
www.ubuntu-br.org/comece

Te indicaria esse link. Mas a página oficial do Ubuntu está fora do ar no momento. Se conseguir acessar é uma boa fonte de documentação para quem está começando.

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: Dúvida ao extrair arquivos zipado.
« Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2008, 10:55 »
Pronto agora eu fui testar pelo superdownload e baixei o     Adobe Flash Player ai ele veio zipado mandei extrair na minha pasta pessoal depois cliquei e mandei extrair de novo na minha pasta ai aprareceu uma caixinha clico nela abre duas opções flashplayer-installer e a outra é: libflashplayer.so

O que faço pra instalar este programa já fui no synaptic ele não está lá agora vou ver no adicionar/remover progrramas, mas continuo na escuta esperando tua ajuda .

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: Dúvida ao extrair arquivos zipado.
« Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2008, 11:00 »
Ele também não está no adicinoar/remover programas como resolvo isso será que tem cura,será que se eu der um apt-get update e depois um aptitude-get install e o nome do programa dará  certo?

Agora tô com outra dúvida apt-get ou aptitude-get install?

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Dúvida ao extrair arquivos zipado.
« Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2008, 11:01 »
Só uma pergunta. Porque está insistindo no Superdownloads? Quase ninguém usa ele no linux.

Acho que seus repositórios não estão totalmente habilitados.

Sistema / Administração / Canais de software

Na primeira tela, "Disponíveis pela internet" marque os quatro primeiros: "Main, Universe, Restricted, Multiverse".

Quando clicar em fechar ele deve dar a opção para atualizar os repositórios. Atualize e tente buscar os programas novamente. O Flash deve estar disponível.

Se quiser instalar programas à moda do Windows use o "www.getdeb.com".

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: Dúvida ao extrair arquivos zipado.
« Resposta #8 Online: 02 de Agosto de 2008, 11:04 »
Eu segui um tutorial de um cara chamado hamacker já marquei tudo isso é que eu tento ver alguns vídeos e me diz que falta plugins me dá opção de instalar ai eu clico em todos e sempre tá aparecendo dizendo que falta plugins principalmente na globo.com, pode dar uma luz?

Offline Coiote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 340
    • Ver perfil
Re: Dúvida ao extrair arquivos zipado.
« Resposta #9 Online: 02 de Agosto de 2008, 11:05 »
Pronto agora eu fui testar pelo superdownload e baixei o     Adobe Flash Player ai ele veio zipado mandei extrair na minha pasta pessoal depois cliquei e mandei extrair de novo na minha pasta ai aprareceu uma caixinha clico nela abre duas opções flashplayer-installer e a outra é: libflashplayer.so

O que faço pra instalar este programa já fui no synaptic ele não está lá agora vou ver no adicionar/remover progrramas, mas continuo na escuta esperando tua ajuda .

Amigo, esquece isso de baixar coisas em sites como superdownloads! Você esta usando Linux agora! Tudo que você precisa tem nos repositórios do ubuntu e o que você não encontrar, você tem outras formas como: adicionar novos reposiórios ou então baixar pacotes .deb prontos do site: www.getdeb.net.

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: Dúvida ao extrair arquivos zipado.
« Resposta #10 Online: 02 de Agosto de 2008, 11:07 »
Realmente apareceu flashplugin-nonfree será que é este que está faltando pra eu ver os vídeos vou clicar e ver no que dá e já te digo se deu certo.

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: Dúvida ao extrair arquivos zipado.
« Resposta #11 Online: 02 de Agosto de 2008, 11:10 »
Marquei o flashroom e o flashybrid tabém e vou ver no que vai dar vlw pela ajuda e paciência se der certo mas tarde posto como resolvido e vou deixar de lado esse superdowload.
Um bom fds.

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Dúvida ao extrair arquivos zipado.
« Resposta #12 Online: 02 de Agosto de 2008, 11:10 »
flashplugin-nonfree

Só esse

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Dúvida ao extrair arquivos zipado.
« Resposta #13 Online: 02 de Agosto de 2008, 11:12 »
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,34887.0.html

Dá uma olhada nesse tópico.

p.s. - Não precisa fazer tudo, só instalar o pacote ubuntu-restricted-extras já roda a maior parte do que encontrar pela frente.

Pode procurar ele no "Adicionar / Remover" ou no "Synaptic".

Ou no terminal, do bom e velho jeito:

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install ubuntu-restricted-extras
« Última modificação: 02 de Agosto de 2008, 11:15 por ins3rt c0in »

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: Dúvida ao extrair arquivos zipado.
« Resposta #14 Online: 02 de Agosto de 2008, 11:15 »
flashrom/flashybrid/flasm

Marquei os 3 primeiros fiz certo?