Autor Tópico: Atualização do ubuntu!  (Lida 3085 vezes)

Offline Natureba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Atualização do ubuntu!
« Online: 12 de Dezembro de 2006, 15:18 »
Ae pessoal...
Eu estou com umas dúvidas para atualizar do Dapper para o Edgy:

1- Eu tenho tudo em uma mesma partição (nao dividi a partição home quando instalei o ubuntu) e queria saber se eu baixar o edgy e instalar por cima do dapper, eu vou perder meus programas e arquivos???

2- Se eu formatar o PC para instalar o Edgy e criar uma partição separada para o Home e no futuro quiser atualizar novamente para uma versão mais nova do Ubuntu, eu poderei instalar essa versão por cima do edgy sem perder meus dados???

3- Qual é a dimensão da partição que eu teria que criar para o Ubuntu? Depois de feita a divisão o apt-get, ou synaptic, instalará tudo somente na partição Home? Eu tenho programas que não são instalados no Home, como o Enemy Territory, ele tem uma pasta oculta (.et) no home, mas nao é aí que estão os principais arquivos do jogo (logo, os que ocupam mais espaço)...

Alguem me ajuda? Eu procuro em varios lugares minhas dúvidas, mas nao acho respostas que se encaixem corretamente com meus problemas.

Abraços.
Falou.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Atualização do ubuntu!
« Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2006, 20:17 »
Veja aí nesse tópico se vc consegue resolver...


http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6912.0
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Natureba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Atualização do ubuntu!
« Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2006, 21:20 »
Veja aí nesse tópico se vc consegue resolver...


http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6912.0

Ae valeu a ajuda... Mas eu ja tinha visto esse tópico e ele explica como eu devo proceder para atualizar do dapper pro edgy... Mas nao responde a nenhuma das minhas dúvidas....

Abraços.
Natureba.

arlei

  • Visitante
Re: Atualização do ubuntu!
« Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2006, 21:53 »
Natureba,
espero que estas informações lhe ajudem.

Citar
1- Eu tenho tudo em uma mesma partição (nao dividi a partição home quando instalei o ubuntu) e queria saber se eu baixar o edgy e instalar por cima do dapper, eu vou perder meus programas e arquivos???

Olha não tenho certeza, mais se vc conseguir instalar o Edgy sem formatar sua atual partição renomeando seu $HOME para outro nome qquer acho que vae funcionar. Ouseja, renomeie por exemplo seu /home/fulano para /home/ciclano e depois ao fazer a instalação e criar seu usuário fulano, o diretório /home/fulano sera criado do zero, então basta copiar todo conteudo do /home/ciclano para ele e acho que pode funcionar.

Citar
2- Se eu formatar o PC para instalar o Edgy e criar uma partição separada para o Home e no futuro quiser atualizar novamente para uma versão mais nova do Ubuntu, eu poderei instalar essa versão por cima do edgy sem perder meus dados???

Sim, e esse é o procedimento mais adequado, ou seja, manter uma partição separada para o /home.

Citar
3- Qual é a dimensão da partição que eu teria que criar para o Ubuntu? Depois de feita a divisão o apt-get, ou synaptic, instalará tudo somente na partição Home? Eu tenho programas que não são instalados no Home, como o Enemy Territory, ele tem uma pasta oculta (.et) no home, mas nao é aí que estão os principais arquivos do jogo (logo, os que ocupam mais espaço)...

Não, normalmente os programas não instalados em seu $HOME e sim em diretórios especificos do sistema. No seu $HOME irão sim ficar os arquivos com suas configurações pessoais dos aplicativos além de outros dados. Agora qto ao tamanho, isso ira depender de alguns fatores, como espaço que vc tenha em disco, quantidade de programas que ira instalar entre outros. Tem pessoas que até manter o diretório /usr montado em uma partição separada em função disso. Mias para uma instalação, digamos "normal" eu diria que 4 GB taria de bom tamanho.

T+
Arlei

ginho

  • Visitante
Re: Atualização do ubuntu!
« Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2006, 22:29 »
Caro Natureba, veja isso e a data principalmente.
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=12294.msg64927#msg64927
estou escrevendo!
Só não me responsabilize, só estou postando por que é possível, não estou dizendo que
é garantido.

Offline Natureba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Atualização do ubuntu!
« Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2006, 09:41 »
Ae arlei valeu pela a ajuda...

Citar
1- Eu tenho tudo em uma mesma partição (nao dividi a partição home quando instalei o ubuntu) e queria saber se eu baixar o edgy e instalar por cima do dapper, eu vou perder meus programas e arquivos???

Olha não tenho certeza, mais se vc conseguir instalar o Edgy sem formatar sua atual partição renomeando seu $HOME para outro nome qquer acho que vae funcionar. Ouseja, renomeie por exemplo seu /home/fulano para /home/ciclano e depois ao fazer a instalação e criar seu usuário fulano, o diretório /home/fulano sera criado do zero, então basta copiar todo conteudo do /home/ciclano para ele e acho que pode funcionar.

Ok... Vlw a dica... mas quanto a isto nao tenho muitos problemas... tenho outro HD e posso fazer backup sem nenhum problema... xD

Citar
2- Se eu formatar o PC para instalar o Edgy e criar uma partição separada para o Home e no futuro quiser atualizar novamente para uma versão mais nova do Ubuntu, eu poderei instalar essa versão por cima do edgy sem perder meus dados???

Sim, e esse é o procedimento mais adequado, ou seja, manter uma partição separada para o /home.

Mas então eu teria que, pelo menos, reinstalar todos os programas (que estavam instalados em meu diretório /usr) tudo de novo a cada atualização do sistema???

Citar
3- Qual é a dimensão da partição que eu teria que criar para o Ubuntu? Depois de feita a divisão o apt-get, ou synaptic, instalará tudo somente na partição Home? Eu tenho programas que não são instalados no Home, como o Enemy Territory, ele tem uma pasta oculta (.et) no home, mas nao é aí que estão os principais arquivos do jogo (logo, os que ocupam mais espaço)...

Não, normalmente os programas não instalados em seu $HOME e sim em diretórios especificos do sistema. No seu $HOME irão sim ficar os arquivos com suas configurações pessoais dos aplicativos além de outros dados. Agora qto ao tamanho, isso ira depender de alguns fatores, como espaço que vc tenha em disco, quantidade de programas que ira instalar entre outros. Tem pessoas que até manter o diretório /usr montado em uma partição separada em função disso. Mias para uma instalação, digamos "normal" eu diria que 4 GB taria de bom tamanho.

Então cara... ai eu já não acho vantajoso fazer isso... pq eu teria que determinar o espaço que eu teria para meus programas e o espaço que eu teria para meus arquivos, músicas e etc.... E eu não tenho nenhuma idéia de quanto precisaria para cada um... Pra mim é mais facil simplesmente criar uma partição de 40gb (tamanho do HD) com tudo, sem ter que dividir... Por que se eu dividisse em 20gb para cada lado eu nao sei se usaria isso mesmo... Poderia usar 21gb para os arquivos ou etc... a não ser que essas partições fossem dinamicas, onde elas diminuissem à minha escolha quando eu quisesse...

Caro Natureba, veja isso e a data principalmente.
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=12294.msg64927#msg64927
estou escrevendo!
Só não me responsabilize, só estou postando por que é possível, não estou dizendo que
é garantido.

Ae ginho... vlw... Eu ja tinha visto esse tópico... mas acho q prefiro baixar o edgy eft e gravar em CD... prefiro nao arriscar... aehuaehuae...

Abraços pessoal.
Natureba.