Autor Tópico: Tutorial para configurar Apache2 para 2 domínios  (Lida 3054 vezes)

Offline fellipeh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Tutorial para configurar Apache2 para 2 domínios
« Online: 06 de Janeiro de 2012, 10:36 »
Amigos, alguém tem conhecimento de um tutorial bom, que ensina desde o início a configuração para eu conseguir colocar 2 domínios no mesmo servidor apache2? Os que eu estou achando na internet são antigos, e não estão servindo pra versao nova do Ubuntu Server...


Obrigado desde já.

[]s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Tutorial para configurar Apache2 para 2 domínios
« Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2012, 10:57 »
Manual oficial do Apache 2.2 (em inglês): http://httpd.apache.org/docs/2.2/vhosts/
Qualquer tutorial que lide com a versão 2.0 em diante serve.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline fellipeh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: Tutorial para configurar Apache2 para 2 domínios
« Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2012, 10:58 »
Obrigado..

Offline fellipeh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: Tutorial para configurar Apache2 para 2 domínios
« Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2012, 13:29 »
Amigo..

fiz como manda lá no site, porém ao restartar o apache, aparece a seguinte mensagem:


* Restarting web server apache2       
[Fri Jan 06 13:26:55 2012] [warn] NameVirtualHost *:80 has no VirtualHosts
 ... waiting [Fri Jan 06 13:26:56 2012] [warn] NameVirtualHost *:80 has no VirtualHosts
                                                                         [ OK ]

Vi que tenho que adicionar os 2 dominios no DNS da máquina, pode me indicar onde incluir isso? tentei incluir no hosts e não funcionou... acho que fiz errado.. :)

fiz assim:

xxx.206.61.194   xxxx.com.br
xxx.206.61.194   yyyy.com.br


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Tutorial para configurar Apache2 para 2 domínios
« Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2012, 13:53 »
Citar
fiz como manda lá no site, porém ao restartar o apache, aparece a seguinte mensagem:

* Restarting web server apache2       
[Fri Jan 06 13:26:55 2012] [warn] NameVirtualHost *:80 has no VirtualHosts
 ... waiting [Fri Jan 06 13:26:56 2012] [warn] NameVirtualHost *:80 has no VirtualHosts
                                                                         [ OK ]

Vc chegou a criar os virtualhosts? No Ubuntu, vc os cria no diretório "/etc/apache2/sites-available", e os ativa com o comando "a2ensite".

Citar
Vi que tenho que adicionar os 2 dominios no DNS da máquina, pode me indicar onde incluir isso? tentei incluir no hosts e não funcionou... acho que fiz errado.. :)

fiz assim:

xxx.206.61.194   xxxx.com.br
xxx.206.61.194   yyyy.com.br

Se vc estiver fazendo um site de teste, que vai ser acessado só em sua própria máquina, isso basta. Mas se pretende colocar esse site pra ser acessado por outras pessoas, vai ter que registrar os dois domínios, fazendo com que eles apontem pro seu servidor.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline fellipeh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: Tutorial para configurar Apache2 para 2 domínios
« Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2012, 14:13 »
Na verdade os 2 dominios já existem.. e estao pra 2 clouds.. e a empresa comprou um cloud maior e estou migrando os 2 para dentro de um único servidor... é necessário instalar realmente o bind9 ? ou posso apenas incluir atraves do a2ensite ?

Lembrando que uso a Locaweb, e nela tem como difinir qual dominio pertence ao servidor.. acho que isso seria  a mesma coisa de colocar um bind9 no ubuntu, não é?
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2012, 14:35 por fellipeh »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Tutorial para configurar Apache2 para 2 domínios
« Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2012, 14:45 »
Não, não é necessário instalar o bind, em nenhuma versão. Mas os domínios devem funcionar, e resolver para o seu servidor; isso significa que o servidor DNS que atualmente é responsável por esses domínios deve ser configurado de acordo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline fellipeh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: Tutorial para configurar Apache2 para 2 domínios
« Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2012, 14:50 »
Show...  ;D

Então é seguir e configurar no próprio apache... valeu.. qualquer coisa eu grito aqui... obrigado..

Offline fellipeh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: Tutorial para configurar Apache2 para 2 domínios
« Resposta #8 Online: 09 de Janeiro de 2012, 09:00 »
Amigo, estou tendo um probleminha...

consegui configurar tudo certinho... porém meu site só responde sem o "www."   se eu colocar o "www." ele não consegue resolver, onde pode estar o problema?


[]s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Tutorial para configurar Apache2 para 2 domínios
« Resposta #9 Online: 09 de Janeiro de 2012, 10:05 »
Não dá pra responder sem mais detalhes, principalmente a configuração do apache que vc está usando.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline fellipeh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: Tutorial para configurar Apache2 para 2 domínios
« Resposta #10 Online: 09 de Janeiro de 2012, 10:09 »
Desculpa amigo, o erro era na configuração do DNS na locaweb.. faltou identificar o "." no CNAME... agora foi propagado corretamente, obrigado.

[]s