Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Tópicos - danpos

Páginas: [1] 2
1
Iniciantes / [IRPF2011]: Dica para usuário GNU/Linux
« Online: 01 de MAR?O de 2011, 09:33 »
@All

Os links disponíveis na Receita Federal não estão corretos:

Pacote .deb -> Usar o endereço: http://www.receita.fazenda.gov.br/Publico/programas/irpf/2011/pgdirpf2011/java/linux/irpf2011v1.0.deb (somente para i386)

Java -> usar  o endereço: http://www.receita.fazenda.gov.br/Publico/programas/irpf/2011/pgdirpf2011/java/linux/irpf2011linuxv1.0.bin

Ao invés de baixarem via navegador, sugiro o uso do aria2c (sudo apt-get install aria2), faz diferença ...

Já o link para baixar o Receitanet está funcionando corretamente.

JFYI. :)

Danpos

2
@All

Motivação:

Após três dias de trabalho para gerar 78 relatórios no openoffice, eu verifiquei que havia um erro de concordância em um parágrafo. Putz! Editar 78 arquivos 1 a 1 não era alternativa. Pesquisando achei essa fonte e fiz as adaptações necessárias e então cheguei a solução em apenas uma linha no terminal (bash).

Código (bash - uma linha no terminal)

Código: [Selecionar]
for i in *.odt; do mkdir ./tmp; cd ./tmp; unzip -qq ../$i; sed -i 's/OQUEPROCURO/TROCA/' content.xml; zip -qq -r ../$i *; cd ..; rm -rf ./tmp; done
Neste código, "OQUEPROCURO" é o padrão procurado em cada relatório (no meu caso foi a palavra "encontrarem") e "TROCA" é o novo valor (no meu caso foi a palavra "encontrar"). O "sed -i" faz a modificação diretamente no arquivo (mais em "man sed" ou então baixando o ótimo livro - inacabado - do Aurélio Chagas).

Advertência:

Os arquivos *.odt não devem ter espaços em brancos no nome do arquivo (o unzip "chia"), talvez usando "" para cada $i faça a mágica mas não testei ...

Fica aí a dica ... ;)

Danpos.

3
@All

Estava procurando um meio de imprimir dezenas de arquivos .ODT (documentos do writer da suíte OpenOffice.org) sem ter que abrir arquivo por arquivo no Google e achei a solução, porém para apenas uma (01) via do documento, desde que não há uma opção em linha de comando para mais de uma cópia a ser impressa; então a solução foi apelar para o bash ... ;D

Vejamos:

0.0 Tenha em mente que os arquivos .ODT estejam todos no mesmo diretório; então mude para este diretório no terminal usando o comando "cd";
0.1. Para efeitos desta dica, quando eu escrevo "<ENTER>" (sem aspas), eu estou simbolizando que deve ser premida a tecla <ENTER> do teclado;
0.2 Estando no diretório com os arquivos em questão, então faça a seguinte sequência de comandos do bash:

for passo in $(seq 2) <ENTER>
do <ENTER>
openoffice -p *.odt <ENTER>
done <ENTER>


Relembrando que o <ENTER> significa que após digitar o comando deverá ser premida a tecla <ENTER> para que o comando seja executado e então possa seguir na próxima instrução.

A opção -p envia cada arquivo para a fila de impressão da impressora default; caso tenha mais de uma impressora instalada e queira usar outra opção que não a default, então usar a opção -pt "Nome-da-Impressora-entre-aspas".

É uma dica "boba" mas eu procurei e não achei e pode ser que alguém precisse de algo do tipo, então fica aí para registro e ajudar quem precisar ... ;)

Danpos.

Atualização: após "fuçar" mais um pouco, resolvi modificar a chamada de comandos bash pois a idéia é que para cada documento a ser impresso, seja feito uma cópia (i.e., cada documento deve ser impresso duas vezes antes da impessão do seguinte); assim a sequência que estou usando agora é:

for i in *.odt
do
for passos in $(seq 2)
do
openoffice -p $i 2>/dev/null
done
done


Desta forma, cada arquivo sejá impresso duas vezes (nota - se o número de cópias desejadas for 3, 4, 5, ..., basta mudar "seq 2", para "seq 3", ...., de acordo com o número necessário). o "2>/dev/null" é usado apenas para redirecionar umas mensagens de erro indesejáveis. ;)





4
Screenshots / Área de trabalho em meu notebook CCE - fev/2009
« Online: 13 de Fevereiro de 2009, 18:01 »


- Compiz-fusion - Decorador Emerald / Tema Euh (botões escondidos, só aparecem quando focados)
- Ícones - OSX3
- Screenlets
- Conky Widgets (novo)
- AWN 0.3.2 (PPA) e painel superior transparente
- Wallpaper: Twin Wave - GNOME-Look.org

Danpos.

5
Dicas e Truques / [DICA]: BashStyle-NG
« Online: 13 de Fevereiro de 2009, 00:02 »
@All

Surgiu a pouco no meu Google Reader (melhor leitor de feeds e outros IMHO): BashStyle-NG.

Eu configurei para usar o BashStyle-NG e coloquei para usar estilo aleatório. É bem legal. ;)

Fica aí a dica para quem usa o "terminal/consola"  :D

Danpos.

6
Café com Ubuntu / hv3: novo navegador web muito leve baseado em tcl/tk.
« Online: 09 de Dezembro de 2008, 22:08 »
@all

Acabei de receber em meu leitor de feeds o artigo publicado no Guia do Hardware. Segue o link:

http://www.guiadohardware.net/artigos/h3v/

Danpos.

edit: estou editando o post nesse navegador. A renderização de página dele é muito rápida realmente. Interessante. ;)

7
Café com Ubuntu / [Dica]: Ubuntu 8.10 customizado por "Linux PC"
« Online: 03 de Dezembro de 2008, 15:25 »
@ALL

Recebi essa dica no meu leitor de feeds RSS (akregator) e estou repassando:

Ubuntu 8.10 customizado por "Linux PC"

Att,

Danpos.

8
@administração

O título do tópico (feeds) fala por si mesmo. Eu sei que o SMF tem esse recurso nativamente. Seria mais uma possibilidade de acompanhar os novos tópicos sem ter que ficar necessariamente logado ao fórum pelo Firefox.

Cordialmente,

Danpos.

9
@All

Assino o serviço TIM WEB desde o final do ano passado, como um meio 'supérfluo' de acesso a internet, pois tenho VELOX 2M em casa e uso o TIM apenas no trabalho (plantão 24h) basicamente. Considerando a cobertura EDGE na época mais o custo R$ 49,00 (seis meses, após R$ 69,00), achei que valia a pena o custo x benefício.

Após o lançamento do Claro 3G eu imaginava quando a TIM iria reagir e então ouvi toda uma série de boatos que julgava improcedentes (por exemplo, para acessar a rede 3G seria necessário trocar de modem modelo E220 para o E226 da Huawei, o que é totalmente absurdo desde que ambos são dispositivos HSDPA suportando o modo UMTS). Pois bem, hoje ao ligar o modem no meu notebook aqui no trabalho, constatei que a luz do led mudou da cor verde para a cor azul, indicando busca pela rede e então o mesmo conectou-se ao TIM 3G+ RJ 21:D ;D

Eu estava esperando um bom desempenho nessa rede da TIM desde que para o Rio e São Paulo eles ganharam a exploração desse serviço na banda de freqüência de 2.1 GHz (enquanto que em outros lugares eles operam a 850 MHz, mesma freqüência usada pela Claro no seu serviço Claro 3G). O que constatei:

1. Navegação muito mais rápida em relação ao TIM WEB (EDGE);
2. Taxas de downloads alcançando 126 KB/s (quilobytes por segundo), totalmente compatível com um link de 1 Mb/s (megabits por segundo), desde que há sempre perdas (valor compatível com a velocidade de um VELOX 1M aqui no Rio de Janeiro);
3. Números
   3.1 Download de um arquivo de 141.1 MB baixado do megaupload (conta premium  ;D ) usando o d4x: velocidade média de 108.7 KB/s - duração de 21:22 min;
   3.2 Atualização do sistema: velocidades de 123 KB/s para pacotes baixados do espelho BR do Ubuntu (da UFPR) e mais lentos de outras fontes.
4. Stream de vídeo (globo.com): perfeito, sem 'lags'.

Para quem ainda não sabe, o programa de conexão a redes 3G feito para suportar a espanhola VODAFONE funciona perfeitamente para conectar às redes da TIM (3G+ / EDGE / GPRS) e da Claro (3G). E tem pacotes para openSUSE, Fedora e ... UBUNTU!!

Página de download

A configuração é super-fácil... ;)

Sds,

Danpos.

10
Screenshots / Área de trabalho em meu notebook CCE (linha WIN).
« Online: 06 de Maio de 2008, 02:22 »



- Compiz-fusion - Decorador Emerald / Tema Euh (botões escondidos, só aparecem quando focados)
- Ícones - OSX3
- Screenlets
- AWN trunk e painel superior transparente
- Wallpaper: Twin Wave - GNOME-Look.org

A primeira screenshot mostra a área de trabalho com as screenlets escondidas (uso do plugin widget do compiz-fusion), a outra mostra com as screenlets visíveis (tecla F9) e a terceira mostra os ícones do pacote OSX3, a borda da janela usando o tema Euh e em todas se mostra o painel totalmente transparente e sem aquela sombra horrível na base do mesmo (postei como corrigir isso aqui no fórum).

Sds,

Danpos.

11
@All

Nos meus computadores com placas de vídeo com suporte 3D eu rodo o Compiz-fusion + Emerald sem maiores problemas (placas NVIDIA / INTEL - notebook CCE - respectivamente). Ocorre que gosto de deixar o fundo do painel superior do Gnome transparente e tudo ficaria 100% se não fosse uma sombra horrível aparecendo na base do painel, dando a impressão que o papel de parede foi 'emendado' ao painel...Consultando o oráculo eu encontrei esse post, o qual resolveu o problema. Traduzindo:

1. Ir ao menu Sistema -> Preferências -> Advanced Desktop Effects Settings;
2. Após carregado, clicar em "Busca Avançada" -> Escolher o plugin "Window Decoration"
3. Na caixa de texto "Shadow windows", copie e cole o seguinte código:
Código: [Selecionar]
!(type=dock)4. Reinicie o gerenciador de janelas (eu uso o fusion-icon). Feito! :)

Espero que a dica seja útil.

Sds,

Danpos.

12
I. Introdução

O uso de um dock é interessante para colocar lançadores dos programas mais utilizados. Dentre as docks disponíveis para GNU/Linux destaca-se a AWN (Avant Window Navigator) devido às suas características similares ao dock do Mac OSX, com possibilidades de uso de applets próprios e de terceiros a fim de prover mais conforto e produtividade no uso com o Gnome DE.

2. Requisitos


3. Habilitando o Compositor no Metacity do Gnome

Em um terminal, digite:

Código: [Selecionar]
gconftool-2 -s '/apps/metacity/general/compositing_manager' --type bool true
4. Habilitando o repositório AWN Testing Team  - Instalação da versão trunk

A versão do AWN (Avant Window Navigator) do MOTU está na versão 0.21 e carece do pacote de applets, o que a torna incompleta (seria necessário compilar o pacote manualmente para então instalar). A versão do AWN Testing Team está completa e está funcionando sem problemas no notebook o qual escrevo esta dica (NEC VERSA FC160 - vídeo integrado SIS 65x/M650/740 usando 64 MB de RAM). Abaixo segue os passos para instalação:

  • Menu Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic;
  • Após carregamento do Synaptic, ir no menu Configurações -> Repositórios -> Aba Programas de Terceiros;
  • Clique no botão <Adicionar>. Na caixa de diálogo aberta, coloque a seguinte linha:
Código: [Selecionar]
deb http://ppa.launchpad.net/awn-testing/ubuntu hardy main
  • Feche a caixa de diálogo, retorne ao Synaptic e clique no botão <Recarregar>;
  • Então selecione avant-window-navigator-trunk, awn-manager-trunk, e awn-extras-applets-trunk (as dependências são automaticamente instaladas).

5. Considerações Finais

Essa dica certamente não vai ser de interesse de proprietários de placas de vídeo NVIDIA/ATI desde que habilitando os drivers proprietários, o compiz-fusion é habilitado e então o compositor, possibilitando a instalação de uso do AWN. Para equipamentos recentes dotados de placa de vídeo INTEL (geralmente integradas à placa-mãe, caso de notebooks), há suporte para aceleração 3D através do driver i810 ou intel, possibilitando o uso do compiz-fusion e então do AWN.

Danpos.

P.S.: Screenshot da Área de Trabalho do computador onde essa dica foi baseado - AWN rodando sem problemas.


13
Dicas e Truques / [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Online: 30 de Abril de 2008, 23:04 »
@All

Tenho visto vários tópicos recorrentes sobre a questão da resolução (baixa resolução em verdade) dos monitores após a instalação e/ou atualização do Ubuntu para a versão Hardy Heron (eu já postei uma solução para o caso do SyncMaster 753DF(X) AQUI). Navegando no Ubuntuforums, encontrei um post do usuário hurtstotalktoyou no qual ele explica que o problema é a detecção do monitor e não da placa de vídeo propriamente. Abaixo segue então a tradução deste post, lembrando então que todos os créditos deve-se ao colega do ubuntuforums:

1. Vá ao menu Sistema -> Administração -> Drivers de Hardware and tenha certeza que o driver proprietário de sua placa de vídeo está desabilitado. Não se preocupe com isso agora, você irá habilitá-lo depois. Reinicie o sistema se necessário (nota: este passo se aplica apenas aos proprietários de placas de vídeos da NVIDIA e ATI com recursos 3D).

2. Vá ao menu Sistema -> Preferências -> Resolução de tela e escolha a resolução mais alta disponível (gerealmente 800x600). Esta irá permitir navegar através do Ubuntu mais facilmente do que as resoluções mais baixas associadas com o driver de vídeo proprietário.

3. Vá ao menu Sistema -> Preferências -> Menu Principal -> Aplicações -> Outras e verifique se a caixa de seleção para "Telas e Placas de Vídeo" está selecionada.

4. Vá ao menu Aplicações -> Outras -> Telas e Placas de Vídeo e selecione a opção que melhor descreve seu monitor (LCD, CRT, etc). *NÃO USE* a função de "detecção"; também *não* escolha "Plug & Play".

5. Agora retorne ao menu Sistema -> Administração -> Drivers de Hardware e habilite o driver proprietário (NVIDIA/ATI) de sua placa de vídeo.


Espero que seja útil. :)

Sds,

Danpos.

P.S.: Aparentemente não há entrada no menu "Outras" em instalações outras que não Ubuntu (Kubuntu, Xubuntu, ...). Neste caso, basta pressionar ALT+F2 e então digitar:

Código: [Selecionar]
gksu displayconfig-gtk

14
@All

Neste tópico eu mostrei como ajustar as seções do arquivo xorg.conf (em /etc/X11/xorg.conf) a fim de se obter a resolução de 1280x1024 e corrigir os 'flickerings' no monitor CRT SamSung SyncMaster 753DF(X). Lá também comentei sobre a configuração 'out of box' das impressoras (HP PSC1510 e HP LJ1020, jato de tinta e laser respectivamente).

A impressora HP LJ1020 embora tenha sido corretamente instalada e configurada apresenta a dificuldade do 'firmware' não ser distribuído pelo Ubuntu por razões de licença e/ou patente. Desta forma, o mesmo tem que ser baixado 'manualmente' pelo usuário. Por sorte, o pacote de aplicativos da HP já vem instalado, tornando fácil o processo. Em um terminal, como root (ou usando o sudo), digite:

Código: [Selecionar]
#hp-setup
Um assistente é iniciado, bastando seguir as opções oferecidas e escolher as que são compatíveis com o modelo (HP LJ1020). Feito!  :D

Espero que essa dica seja útil.

Sds,

Danpos.

15
@All

Eu instalei o Ubuntu 8.04 (Hardy Heron) RC para i386 em meu desktop (os próximos alvos são meus outros desktops e notebooks) usando o 'liveDVD' disponível pelo bittorrent. Fiz uma instalação 'limpa'. Realmente a melhora na instalação e autoconfiguração dos dispositivos é imensa, a configuração da placa de vídeo NVDIA foi 'out of box'; idem para minhas impressoras (a laser da HP - HP LJ1020 precisou de uma pequena intervenção manual para baixar o firmware, mas o driver foi corretamente instalado).

O 'problema' foi a configuração do xorg.conf: o novo configurador presente no Hardy faz uma configuração mais básica (porém totalmente funcional, que fique claro!  ;) ), porém nem todos os modos são contemplados. O meu monitor SamSung SyncMaster 753DFX foi configurado na resolução 1024x768@50Hz, o que me incomoda, além de apresentar 'flickerings' (acredito que o modo não está bem ajustado com a freqüência). Fazendo umas pesquisas no Ubuntuforums.org, olhando o xorg.conf do desktop de minha filha e o manual do monitor, consegui ajustar a resolução para 1280x1024 e corrigi os 'flickerings'. Está 100% agora!!  :D

Abaixo apresento as seções do xorg.conf gerado pela instalação do Ubuntu e após os ajustes feitos:

1. xorg.conf ORIGINAL (seções de interesse, não todo o xorg.conf)

Código: [Selecionar]
Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
Defaultdepth 24
EndSection

2. xorg.conf MODIFICADO (seções de interesse, não todo o xorg.conf)

Código: [Selecionar]
Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
Option "DPMS"
HorizSync 30-70
VertRefresh 50-160
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
Defaultdepth 24
    SubSection "Display"
        Modes        "1280x1024"    "1024x768"    "800x600"    "720x400"    "640x480"
    EndSubSection       
EndSection

Done!  ;D ;)

Basta reiniciar o X (Ctrl+Alt+BackSpace ou então fechar a sessão e logar novamente) para ter o teu monitor SamSung SyncMaster 753DFX na resolução de 1280x1024 sem 'flickerings'.

Espero que a dica seja útil a outrem.

Sds,

Danpos.

OBSERVAÇÃO: tendo em vista a quantidade de mensagens de usuários do Hardy Heron com placas NVidia e problemas de resolução, informo que esta dica é válida para quem tem placas dessa empresa e fazem a atualizam para o driver proprietário com suporte a aceleração 3D! Adapte a primeira parte da dica para as freqüências de sincronismo horizontal e vertical do teu monitor, caso o mesmo não seja o SyncMaster 753DF(X). Veja no manual do mesmo estes parâmetros, bem como a resolução máxima suportada. Faça antes o backup do teu /etc/X11/xorg.conf para recuperar o teu X caso ocorra algum problema!!

Páginas: [1] 2