Autor Tópico: Curso Básico - Aprendendo Japonês no Ubuntu (CBLJ)  (Lida 2781 vezes)

Offline coldrainbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
  • Liberdade é saber usá-la.
    • Ver perfil
Curso Básico - Aprendendo Japonês no Ubuntu (CBLJ)
« Online: 09 de Maio de 2014, 02:02 »
Boa noite, pessoal, passando pelo fórum p/ deixar uma dica ou sugestão.

Pouco tempo atrás me desafiei a ir mais a fundo no que se diz respeito à aprender algo que gosto, comprei uma apostila da CBLJ ou Centro Brasileiro da Língua Japonesa, que no caso é o primeiro volume, o básico.
Estarei dando algumas dicas ao pessoal que quiser aprender japonês não só como um hobby, como um objetivo profissional ou semelhante.
O que irá consistir os posts, se o pessoal do fórum se interessar.
Exercícios coletivos, do básico ao avançado conforme irei comprando as apostilas e aprendendo o que nelas ensina-se, sugestões de livros p/ referência de estudos e relacionados, exercícios de memorização, escrita, auditiva, e fonética.
Presumo que esse pequeno incentivo irá abranger mais do que somente ensinar algo que muitos pensam ser difícil ou por falta de material didático de qualidade não aprendem o    que querem ou pretendem.

Espero que haja interessados, pois é uma iniciativa minha e irei postar tudo direto do Ubuntu, usando-o como ferramenta de auxilio nessa jornada.
Já irei preparar o material p/ estudos neste final de semana com grande versatilidade na explicações e tentando sanar quaisquer dúvidas que os usuários de Linux/Ubuntu (ou derivados) tenham por tirá-las.

Grande abraço.
Em busca de um hardware satisfatório!

"Buscando melhor opção de se livrar da prisão social."

Offline coldrainbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
  • Liberdade é saber usá-la.
    • Ver perfil
Re: Curso Básico - Aprendendo Japonês no Ubuntu (CBLJ)
« Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2014, 10:31 »
Bom dia, pessoal.
Hoje começaremos as atividades refererntes ao que propus no post acima, desde já agradeço pelo interesse.

1º - Aprendendo a ler
O que consiste em aprender um novo idioma?
Na realidade tudo tem inicio com base na leitura e na mesma desenvoltura dessa habilidade a pessoa também desenvolve outra habilidade, a de interpretar.
Na língua portuguesa aprendemos primeiro alfabeto e depois as sílabas (ABCD - Ba, Be, Bi - etc.) e normalmente isso desenvolve a leitura, já na língua japonesa isso se complica na mente de várias pessoas quando você comente sobre "Vamos aprender japonês?", automaticamente a pessoa se retrai com o comentário "Nossa, aquelas letras esquisitas?! Não, é difícil demais.". Porém, há casos e há casos, espero que o pessoal que já tem interesse a não desistir só por conta do aprendizado dos alfabetos, no meu caso isso não dificulta em nada, muito pelo contrário isso me incentiva à não deixar de lado algo que gosto, me motivo pela dificuldade é o mesmo caso na programação e usuabilidade do Uubntu em casos específicos.
Entrando no contexto de alfabetização básica: devemos aprender de inicio Hiragana e Katakana, por fim vem o alfabeto de ideogramas, Kanji.

Hiragana: alfabeto originado entre os śeculos IV e VI, somente se pode escrever palavras de origem japonesa com esse alfabeto, ex: にほん (Nihon = Japaão)。
Katakana: alfabeto originado após o hiragana, se escreve palavras estrangeiras com os mesmo, ex: ラファエル (Raphael, meu nome)。
Kanji: originado na China (não sei ao certo em que época) são ideogramas, representações de ideias em símbolos, ex: 日本語 (Nihongo = Japonês [idioma])。

Segue uma imagem, ela demonstra os símbolos do Hiragana (direita) e Katakana (esquerda):
https://www.dropbox.com/s/a9u0x5tcodws11s/1%20-%20hra%20kana.png

Juntamente deixo essa planilha para que vocês a imprimam e treinem a memorização.
https://www.dropbox.com/s/ymid0anbme2fxp6/%E3%81%B2%E3%82%89%E3%81%8C%E3%81%a%E3%83%BC%E3%82%AB%E3%82%BF%E3%82%AB%E3%83%8A.xlsx

Em uma semana garantos que vocês estarão aptos à escrever o Hiragana e Katakana.

Por aqui deixo essa dica, por volta do decorrer do fim de semana deixarei uma mateiral para treino de escrita.

Abraços.
Em busca de um hardware satisfatório!

"Buscando melhor opção de se livrar da prisão social."