Autor Tópico: Terminal em fase terminal?  (Lida 20992 vezes)

Offline virtualhjs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Terminal em fase terminal?
« Online: 23 de Maio de 2008, 18:42 »
Sem dúvida a interface gráfica intuitiva veio para ficar e substituir a operação do sistema pelo linha de comando (0% intuitiva). Sem a interface gráfica intuitiva só hackers usariam PCs, como antigamente. Em tempos de tecnologias cada vez mais refinadas, novidades interessantes surgem. Por exemplo, o Microsoft Surface (da mesma empresa que faz o Ruindows).

Confiram a tecnologia de tela sensível ao toque, não é muito inovador, mas muito interessante: http://br.youtube.com/watch?v=rP5y7yp06n0


No fórum do Mandriva li uma surpreendente resposta de um administrador tentando orientar sobre a problemas que usuários estavam tendo com o Firefox no sistema:

"Se não aparecer nada, é sinal de que ou o plugin não existe (não foi instalado) ou NÃO foi instalado por rpm. Nesse caso, não precisa remover nada e só instale o flash 9 como falei, sobrescrevendo o arquivo.

Eu fico p*** porque parece que a gente está guiando cegos, tendo que dizer cada passo que a pessoa tem que fazer e sem feedbask dela. Isso acontece porque as pessoas querem ir para o avançado sem saber o básico.
"

Esse "NÃO" me deixou surdo. Esse é o problema de não se poder instalar um programa pela interface gráfica, e não poder ver o que já está instalado ou desinstalar também pela interface gráfica. A frustração é dupla, tanto para que não consegue instalar, quanto para quem não consegue ensinar. No fim, o interesse é usar a tecnologia, não aprender um complicado processo de instalação. Esse é um dos pontos fortes do Ruin, dois cliques e pronto! Como o programa funciona? Como deve ser estruturado no sistema? Ai vai do interesse de cada um, mas o interesse maior é usar o que o programa tem a oferecer.

Este interessante artigo comenta bem esta tendência: http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2008/06/13/multi-touch-o-futuro-esta-na-ponta-dos-seus-dedos/
« Última modificação: 17 de Junho de 2008, 14:18 por virtualhjs »

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Eae pessoal do Termichato, o que acham desta tecnologia?
« Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2008, 18:54 »
virtualhjs,

Por favor, altere o título que está agressivo ou seu tópico será trancado.

Lembre-se que muitas pessoas trabalham com informática aqui, ou seja, utilizam muito o terminal. Outras acreditam que o modo mais objetivo de ajudar alguém é pelo terminal. Embora hajam soluções no Ubuntu sem utilizar a linha de comando.

Não entendi bem onde você quer chegar com seu tópico, não sei nem em que seção eu coloco, críticas e sugestões, depoimentos, ou deixo no café.

Por favor explique pois seu tópico tem um tom agressivo.
« Última modificação: 23 de Maio de 2008, 19:19 por ins3rt c0in »

gricwb

  • Visitante
Re: Eae pessoal do Termichato, o que acham desta tecnologia?
« Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2008, 19:04 »
virtualhjs,

Por favor, altere o título que está agressivo ou seu tópico será trancado.

Lembre-se que muitas pessoas trabalham com informática aqui, ou seja, utilizam muito o terminal. Outras acreditam que o modo mais objetivo de ajudar alguém é pelo terminal. Embora hajam soluções no Ubuntu sem utilizar a linha de comando.

Não entendi bem onde você quer chegar com seu tópico, não nem em que seção eu coloco, críticas e sugestões, depoimentos, ou deixo no café.

Por favor explique pois seu tópico tem um tom agressivo.

No mínimo de mal gosto esse "Pessoal do Termichato".

Offline mano cazalet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: Eae pessoal do Termichato, o que acham desta tecnologia?
« Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2008, 19:16 »

terminal e gui: tem que ser uma coisa  ou a outra? para mim se complementam.
tomar café não exclui tomar uma boa cerveja também, cada coisa no seu momento.
« Última modificação: 28 de Maio de 2008, 23:57 por mano cazalet »

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Eae pessoal do Termichato, o que acham desta tecnologia?
« Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2008, 19:23 »
hehe
pelo tom soa a troll

terminal e gui: tem que ser uma coisa  ou a outra? para mim se complementam.
tomar café não exclui tomar uma boa cerveja também, cada coisa no seu momento.

x2

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Eae pessoal do Termichato, o que acham desta tecnologia?
« Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2008, 22:36 »
eu sou do termichato, mas se você puder me ajudar a largar esse mal, melhor ainda...


eu só preciso de um jeito simples de editar o squid, configurar um servidor web, dns, de e-mail e compartilhamentos samba em um dominio ldap no linux em modo gráfico. não quero trabalhar nem com editores de texto gráficos, porque é muito chato, é coisa do passado.

se der pra fazer com uma tela sensível à toque, melhor ainda.


se você não puder me ajudar, recolha-se à sua insignificância e deixe o terminal em paz.
« Última modificação: 25 de Maio de 2008, 10:19 por n3t0 »
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Eae pessoal do Termichato, o que acham desta tecnologia?
« Resposta #6 Online: 24 de Maio de 2008, 01:39 »
1º: Para um ADMINISTRADOR de um sistema, ou mesmo um usuário interessado, é mais interessante dar dedadas na tela ao invés de buscar uma solução na raiz do problema? Afinal de contas, se tudo no computador fosse na base de "dedadas na tela" todos nós seríamos usuários, e para fazer qualquer coisa que não fosse apenas usar o indicador dependeríamos de um valente e bem remunerado técnico, para encarar o terminal por nós. Se encaramos o Terminal é porque buscamos solucionar os problemas que atrapalham a usabilidade do sistema instalado. É justamente para utilizar 100% de seus recursos sem depender de um técnico formatador quando qualquer coisa de errada acontecer. Ou vai me dizer que o Surface é isento de erros? Enfim, é que não queremos ser apenas usuários sujeitos à boa vontade de uma corporação, não interessa ela qual seja.
2º: O computador "dá conta"? Porque quando o Tio Bill viu o Mouse e a interface gráfica, ele perguntou para o Steve Jobs como que o computador "dava conta" do mouse e do cursor ao mesmo tempo. Mas eu sei a resposta, e é sim, porque provavelmente não foi a MS que criou, mesmo porque esta refinada tecnologia já existe há uns 5 anos nos caixas eletrônicos de alguns bancos. E se a MS tivesse tentado inventar isso, ou tivesse tentado inventar qualquer coisa, nunca conseguiria, porque eles tentariam fazer isso com os 64KB de memória que na opinião de Bill Gates sempre foram e para sempre serão suficientes.

eu sou do termichato, mas se você puder me ajudar a largar esse mal, melhor ainda...


eu só preciso de um jeito simples de editar o squid, configurar um servidor web, dns, de e-mail e compartilhamentos samba em um dominio ldap no linux em modo gráfico. não quero trabalhar nem com editores de texto gráficos, porque é muito chato, é coisa do passado.

se der pra fazer com uma tela sensível à toque, melhor ainda.


se você não puder me ajudar, recolha-se à sua insignificância e deixe o terminal em paz.


 Exatamente. Por um acaso consegues fazer tudo isso sem umas linhas bem "escrevinhadas" pelo bloco de notas num arquivo .cfg ou coisa parecida, usando o Microsoft Surface, eim "virtualjhs"?
 Enfim, nem quero baixar o nível aqui, mesmo porque aposto que nunca mais voltarás a postar qualquer coisa aqui. Vai para o Baboo meu filho, MS é lá, é lá que seus amigos estão te esperando.


Offline virtualhjs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2008, 03:12 »
Reação curiosa. Certamente os participantes do momento possuem alta afinidade na operação pelo terminal.

Esta é uma clássica discussão sobre a não necessidade de lidar com a linha de comando para tarefas normais de usuários comuns. Não achei que incorporariam o terminal e tomariam suas dores. Afinal, estou me referindo a um programa, não a vocês. Apenas acho que este programa, que é 0% intuitivo, causando grande dependência de suporte (ou alguém justificaria o contrário?), não precisa ser imposto ao uso em tempos de interatividades tão intuitivas como a tecnologia apresentada, e que certamente terá um Linux na operação, algum dia. Inclusive, já foi citado que o terminal é de utilidade para administradores, pessoas que passam anos aprendendo.

Talvez o suporte, que causa frustração a alguns, fosse menos intenso se soluções pela interface gráfica fossem disponibilizada. No mínimo o leigo fuçaria antes de perguntar como resolver, o terminal não deixa fuçar. No caso da tecnologia que citei, basta encosta na tela e algo acontece, a partir dai aprende-se na intuitividade. Interface gráfica não é coisa só de empresa. O Debian tem uma interface gráfica elabora, embora não o suficiente. Para contrastar, o Ubunutu é financiado por de dinheiro privado, possui até um suporte pago.

Apresentei uma curiosidade, depois um problema e por fim uma opinião, que pode ser considerada ou não, conforme a vontade. Só quis alertar a um possível tendência a priorização da intuitividade, em vez da decoração de comandos, em novos sistemas para o usuários comuns.

Por fim, Supermouse, não preciso me recolher a insignificância, não há insignificantes aqui, há estúpidos igual a você. Se não quer conversar, ninguém lhe obriga, simplesmente não se intrometa com tolas ofensas.
« Última modificação: 25 de Maio de 2008, 10:13 por n3t0 »

Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2008, 05:47 »
Antes do tópico ser trancado (e parece que vai), gostaria de dar minha opinião:

O terminal é uma ferramenta bastante poderosa, quem o domina se dará muito bem em qualquer distribuição Linux, mas nem todo mundo que usa Linux precisa saber usar o terminal, por exemplo, uma pessoa que quer apenas acessar a internet, editar um texto e outras atividades domésticas. Para um usuário desse perfil, não existe nem necessidade de saber que existe o terminal.

Eu considero um retrocesso quando um iniciante no Ubuntu tem uma dúvida simples que pode ser resolvida na interface gráfica e alguém o manda para o terminal, depois ele fica achando que Linux é difícil, que tem que fazer tudo manualmente. Afinal, se existe uma ferramenta na interface gráfica, porque não usá-la?

Outro dia enquanto conversava com um colega do curso (Tecnologia em Redes de Computadores) pelo MSN, ele me mostrou o GSambaD, um ótimo frontend para o Samba, onde é possível configurá-lo muito facilmente e ainda ver o que está sendo escrito no smb.conf.

No OpenSuse, existe algo muito interessante, o YaST2, sua ferramenta de configuração, tem uma interface em linha de comando, mantendo as mesmas funcionalidades da interface no KDE.

Bem, essa é minha opinião, usuários domésticos não-profissionais não precisam saber que existe um terminal, linha de comando, shell, etc., eles só querem ligar o PC e usar, só isso.

E por favor, mantenham o nível da conversa.

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2008, 10:12 »
O terminal é muito importante pra server tanto que os Novos Windows pra servidores tem um terminal indêntico (roubado) sem tirar e nem por do Linux.

Talvez o terminal não seja útil pra usuário final. Só em caso de emergência.
Eu mesmo prefiro evitá-lo ao máximo mas reconheço a importância dele
« Última modificação: 25 de Maio de 2008, 10:14 por Bud Spencer »
Removido pela Moderação.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2008, 10:13 »
Primeiro, trabalhar no terminal é mais rapido que em qualquer interface, besteira enorme achar que um dia não vamos precisar dele.

E agora o que realmente me fez postar nesse tópico supermouse e virtualhjs é EXTREMAMENTE proibido qualquer tipo de ataque a usuários do fórum, se vocês não sabem discutir sem ofendeamá banidos.
« Última modificação: 25 de Maio de 2008, 10:18 por n3t0 »
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #11 Online: 25 de Maio de 2008, 23:08 »
Experiência própria:

Nos primeiros 2 meses de uso (de verdade) do GNU/Linux não entendia o porque da "temível tela preta", essa coisa retrógrada, ainda existir, fazia tudo quanto podia fazer pela interface gráfica. Mais 1 ou 2 meses e comecei a dar uma chance e ver que algumas coisas realmente eram mais objetivas, rápidas e até fáceis. Mais algum tempo e percebi que o Terminal (agora com outras cores e fundo transparente  ;D) é uma ferramenta muito poderosa e de forma nenhuma deve ser posta em posição inferior frente a qualquer interface.

Toda essa imagem negativa em relação ao terminal não passa de preconceito e a maioria (para não dizer todas) das críticas a seu uso vem de novos usuários com pouca ou sem nenhuma experiência.

E se de um lado o terminal não é intuitivo de outro ele super bem documentado.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline kcnp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #12 Online: 26 de Maio de 2008, 02:27 »
Eu sou a favor de quem só quer usar programas pra MSn, orkut, internet, editar textos, mudar o fundo de tela não deveria precisar conhecer o terminal.
Esse é o problema de muita gente aqui, acha que independente do pra que você quer usar o linux tem que usar o terminal. Pra mim isso é absurdo.
    Também acho o terminal poderoso mas eu estudo eng da computação, sou da área de computação, por tanto eu tenho que conhecer o terminal. Um administrador de uma rede(dependendo da complexidade e finalidade dela) tem que conhecer o terminal, alguem que tenha interesse em aprender algo mais profundo no linux(por favor admitam que são poucos) tem que aprender a usar o terminal,mas por que, me digam, por que a minha querida mãe, ou o meu querido pai, ou qualquer outro leigo que só usa o computador pra editar textos, mexer em planilhas e entrar na internet teriam que usar o bendito do terminal?
    O terminal não precisa ser extinto, porem tudo de principal que um usuário comum(sem objetivos tecnicos maiores) precisar fazer deveria ser disponibilizado em interface gráfica.Só que muitos radicais do terminal(não quero ofender ninguém) nem siquer admitem dialogar a possibilidade de automatização de certas funcionalidades. Ai, quando as pessoas dizem que o linux é pra hacks e geeks as pessoas aqui do forum acham que é puramente preconceito e que ninguém que usa linux da motivo pra isso.
É preciso abrir um pouco mais a mente, ou o linux sempre vai patinar no quesito desktop. Que bom que o Ubuntu parece que está evoluindo para mudar isso.
    Nos resta esperar.
kcnp

gricwb

  • Visitante
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #13 Online: 26 de Maio de 2008, 02:43 »
Eu sou a favor de quem só quer usar programas pra MSn, orkut, internet, editar textos, mudar o fundo de tela não deveria precisar conhecer o terminal.

Concordo 100%. Instalei o Ubuntu no pc da minha noiva, sem dual boot! Ela é uma usuária leiga, mas com boa intuição, ela mexe todos os dias no pc, faz essas operações basicas como navegar, msn, planilhas, editor de texto, tudo sem problemas, ela nunca teve duvidas de como usar o sistema e o mais curioso: Ela nem sabe que o terminal existe!
Unica coisa que fiz foi deixar o gnome com a mesma cara do SO que ela usava antes. 

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #14 Online: 26 de Maio de 2008, 12:18 »
Pô, se eu uso até o tmsnc (msn em modo texto) ,mas também uso os outros.
Mas também sou contra resolver coisas pelo terminal. Quanto menos se usar, melhor !
Ubuntu Lucid é 10 !!!