Autor Tópico: Posso ocultar arquivos do Windows no Linux?  (Lida 4675 vezes)

Offline Alvi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Posso ocultar arquivos do Windows no Linux?
« Online: 04 de Maio de 2011, 19:05 »
Ola galera,
eu tenho dual-boot aqui Ubuntu e Windows 7 e sei que os arquivos ocultos do Windows são mostrados normalmente no Linux, a dúvida é ... eu posso ocultar esses arquivos também no Linux, inclusive as imagens de capas das pastas dos arquivos de música? E outra dúvida, há alguma maneira de esconder as extensões dos arquivos no Linux?
agradeço desde já a atenção de todos.

Alvi

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Posso ocultar arquivos do Windows no Linux?
« Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2011, 19:21 »
Para ocultar uma pasta no linux é só colocar um . (ponto) antes do nome da pasta.
Ex: .teste
Essa pasta só ficará oculta no linux, se criá-la em uma partição compartilhada com o windows ela a mostrará.
No ubuntu para ver pastas ocultas use ctrl+h.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Alvi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Posso ocultar arquivos do Windows no Linux?
« Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2011, 20:33 »
bom... acho que eu não especifiquei direito a minha dúvida, eu sei ocultar uma pasta no Linux, mas gostaria de saber se há algum problema em ocultar arquivos que o Linux mostra mas no Windows eles já estão ocultos, se isso afetará alguma coisa no Windows. Dei como exemplo imagens de capas de albuns de musica.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Posso ocultar arquivos do Windows no Linux?
« Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2011, 23:21 »
Para ocultar você teria que renomeá-los, logo, terá grande probabilidade do windows não os reconhecer depois.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Posso ocultar arquivos do Windows no Linux?
« Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2011, 13:06 »
Não precisa renomear... essa notação do ponto no início do nome só é necessária nos sistemas de arquivos nativos (Ext3/Ext4/ReiserFS/XFS), que não são acessados a partir do windows.

Já nos sistemas de arquivos importados do Windows (VFAT,NTFS) os arquivos invisíveis são marcados por propriedade do próprio arquivo, não é preciso renomeá-lo. Se os arquivos vão ser vistos ou não, é apenas uma configuração do gerenciador de arquivos, tanto no windows como no linux.

Quanto a esconder as extensões... não sei se isso é uma boa idéia. No Windows isso acontece pq o tipo de arquivo é controlado pela extensão. No linux, o tipo do arquivo é controlado pelo conteúdo ("numero mágico").

Diga-se de passagem, tem alguns vírus que são propagados justamente explorando esse mau costume: o arquivo tem o nome "documento.doc.scr", contando que a pessoa só vai ver o ".doc", pq o Windows esconde o ".scr" final.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Alvi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Posso ocultar arquivos do Windows no Linux?
« Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2011, 15:29 »
ok, entendi
mas no caso, as minhas musicas estão numa partição NTFS e o Linux mostra as imagens das capas do album.
como faço para ocultar essas capas no Nautilus.

uso Ubuntu 11.04 64 bits.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Posso ocultar arquivos do Windows no Linux?
« Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2011, 16:06 »
Camarada, boa tarde!
Se você estiver no linux (mesmo acessando partição fat ou ntfs) só ficará oculto com um ponto na frente do nome do arquivo, essa é a forma que o linux oculta.

O problema poderá acontecer quando você estiver no windows, o gerenciador de janelas dele ocultou por algum motivo, logo, é provável que se renomear dê algum problema ou fique visível.

Escolha um album apenas e faça o teste, é a melhor maneira. (faça uma cópia de segurança).

Outra coisa, não sei se o fato de estar oculto no náutilus estará oculto no player enquanto este executa.

Veja um exemplo: Meu pendrive quando no ubuntu não vejo a lixeira facilmente, porém, quando o coloco no windows ela aparece no explorer, se o renomear no windows sem o ponto, o ubuntu reconhecerá e mostrará a pasta, porém criará uma outra lixeira.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Posso ocultar arquivos do Windows no Linux?
« Resposta #7 Online: 09 de Maio de 2011, 04:23 »
ok, entendi
mas no caso, as minhas musicas estão numa partição NTFS e o Linux mostra as imagens das capas do album.
como faço para ocultar essas capas no Nautilus.

uso Ubuntu 11.04 64 bits.
Nas opções do Nautilus, há um controle "Mostrar arquivos invisíveis", é só desmarcar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D