Autor Tópico: Games nativos para GNU/Linux, necessidade de uma comunidade unificada?  (Lida 4822 vezes)

Offline akaihen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 194
    • Ver perfil
    • Quase-Crônicas
olá, meu questionamento é baseado no que eu leio, então se eu estiver errado me avisem. Tenho conhecimento básico em java e python e nunca trabalhei na area (gostaria mas...). Minha pergunta é a seguinte: VocÊ acha que não já era hora de desenvolvedores ou mesmo a industria de games se esforçar para criar uma comunidade unificada para o desenvolvimento de jogos nativos para gnu/linux? Tipo XNA do windows? Obviamente, a pergunta é boba mas eu queria saber a opinião dos gran-dinos do fórum e da area que a cada dia me apaixona mais!
Kubuntu 10.04
Athlon 64 XP2 2.6+ Geforce 9600 GT
150 gb MAxtor +40 gb samsung +2 gb ram

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Games nativos para GNU/Linux, necessidade de uma comunidade unificada?
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2008, 23:45 »
O problema é escala, a porcentagem de usuários de GNU/Linux é tão inferior perante a quantidade de usuários de Windows que acaba não valendo a pena para as softhouses investir no desenvolvimento de jogos nessa plataforma.

sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline akaihen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 194
    • Ver perfil
    • Quase-Crônicas
Re: Games nativos para GNU/Linux, necessidade de uma comunidade unificada?
« Resposta #2 Online: 06 de Novembro de 2008, 01:40 »
anram eu entendo a questão financeira mas o aspecto que estou levantando não é o de criação de jogos propriamente dito. O uso dos jogos já criados e comercializados que torna muito mais barato para produtoras ou quem sabe futuramente uma comunidade ativa de "compiladores" de jogos para linux, mods mesmo. ex: os instaladores para linux do neverwinter
Kubuntu 10.04
Athlon 64 XP2 2.6+ Geforce 9600 GT
150 gb MAxtor +40 gb samsung +2 gb ram

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Games nativos para GNU/Linux, necessidade de uma comunidade unificada?
« Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2008, 19:44 »
De toda a forma a quantidade de usuários ainda vai influenciar negativamente.

Só para um exemplo o American Army já deixou bem claro que sua próxima versão ( o AA3) não terá suporte ao linux ( mas talvez tenham para mac) justamente devido a baixa procura ( segundo eles).
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Games nativos para GNU/Linux, necessidade de uma comunidade unificada?
« Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2008, 20:19 »
Que eu saiba, a atual versão não tem suporte ao linux já a muito tempo, pois eles pararam de atualizar, a tornando imcompativel com os servidores mais novos, que acabam sendo todos os servidores brasileiros, e a maioria dos servidores no mundo todo, sobrando apenas alguns, estes por sinal muito lagados, o que acaba tirando a graça do jogo...

O problema de portar, jogos já existentes para o linux, é o simples fato de eles serem escritos usando as bibliotecas directx, que são proprietárias da microsoft, o que torna impossível a implementação das mesmas no linux, o que o wine faz por exemplo, é passar os pedidos feitos as bibliotecas directx pelos jogos, para pedidos as bibliotecas opengl, essas sim existentes no linux, e por esse fato é que geralmente se perde desempenho ao executar jogos no linux, emulados pelo wine...

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Games nativos para GNU/Linux, necessidade de uma comunidade unificada?
« Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2008, 22:06 »
Na verdade, nem sempre se perde desempenho. Aliás, no meu caso, todos os jogos pra windows que eu tenho ficaram com desempenho bem melhor via wine. É o caso de Descent 3, Unreal (e a expansão) e Diablo 2.

Mas um amigo meu levantou uma questão bem interessante: sendo o mac baseado em unix (estou certo?), não haveria maior compatibilidade se se criasse um "wine" pra emular os programas do mac? Isso teoricamente facilitaria a instalação inclusive de jogos (que agora também estão sendo feitos pra mac), tornando-os mais compatíveis do que os que são feitos pra windows. Faz sentido isso?

Offline Jaypur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Games nativos para GNU/Linux, necessidade de uma comunidade unificada?
« Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2008, 23:20 »
Na minha opnião não deveriam haver grupos ou nichos, não sei explicar, mas assim...


Um jogo so pra windows, ou so para linux ou so para mac...

pra mim deveria haver uma forma para que todos lessem o mesmo jogo, uma forma universal, assim não haveria de "refazer" o jogo para ir para mac, ou utilizar wine...

Mas isso tem muito mais do que um jogo envolvido, tem muitos empresários e dinhero acima de tudo isso...


Mas apoio sua ideia colega!


jogos freeware wins!


vlz!

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Games nativos para GNU/Linux, necessidade de uma comunidade unificada?
« Resposta #7 Online: 07 de Novembro de 2008, 00:42 »
Na verdade, nem sempre se perde desempenho. Aliás, no meu caso, todos os jogos pra windows que eu tenho ficaram com desempenho bem melhor via wine. É o caso de Descent 3, Unreal (e a expansão) e Diablo 2.

Mas um amigo meu levantou uma questão bem interessante: sendo o mac baseado em unix (estou certo?), não haveria maior compatibilidade se se criasse um "wine" pra emular os programas do mac? Isso teoricamente facilitaria a instalação inclusive de jogos (que agora também estão sendo feitos pra mac), tornando-os mais compatíveis do que os que são feitos pra windows. Faz sentido isso?


um tempo atrás eu fiz essa pergunta por aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,34246.0.html

parece que o que é produzido para mac, já inclui aquela cláusula de barreira que torna ilegal que produtos feitos para mac rodem em hardware não-mac.
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline akaihen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 194
    • Ver perfil
    • Quase-Crônicas
Re: Games nativos para GNU/Linux, necessidade de uma comunidade unificada?
« Resposta #8 Online: 07 de Novembro de 2008, 01:08 »
caraca dom diniz , pior que não é? é fogo, a comunidade e os desenvolvedores de opensource ainda tem muito caminho para andar pela frente e a pergunta foi bem oportuna, não tinha pensado no mac ainda em relação a jogos e tudo mais. o jeito é esperar então? não sei se essa é a resposta, sei la talvez eu esteja forçando a barra, pq to fora do mercado de desenvolvimento um tempinho apesar da minha pouca idade, ou seja, to por fora. o que eu estou querendo dizer é que de certa forma a comunidade gnu/linux não deveria ficar esperando ações por parte das empresas mas investir para chamar a atenção delas.... (to tentando continuar a discussão)
Kubuntu 10.04
Athlon 64 XP2 2.6+ Geforce 9600 GT
150 gb MAxtor +40 gb samsung +2 gb ram

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Games nativos para GNU/Linux, necessidade de uma comunidade unificada?
« Resposta #9 Online: 07 de Novembro de 2008, 12:10 »
Concordo, que se realmente a comunidade tiver condições, ela não deve mesmo ficar esperando pelas grandes empresas, e existem exemplos disso com jogos open-source que já existem, o problema é que é bastante dispendioso, as grandes empresas já tem o capital para criar um jogo quando decidem criar, a comunidade, quando decide desenvolver algo, recebe capital na forma de doações, se for o caso de jogos freeware, apenas depois que o jogo está pronto, ou seja quando o trabalho já esta feito...


Quanto ao desempenho de jogos, no wine ser melhor que os do linux, isso acontece mesmo, com jogos antigos, quando se vai executar o jogo num hardware acima das especificações recomendadas, ai é sem problema, agora tenta executa um jogo actual, e faça o teste....

Os jogos actuais gastam muito mais processamento por parte do hardware, e mesmo no windows não dão folga aos mesmos, então se notam a queda de desempenho, agora se vc pega um jogo antigo, como ele é mais leve, pois na época não se tinha o hardware de hoje, existe uma folga por parte do hardware, e ai como o gerênciamento de memoria do linux  é melhor que o do windows, pode haver até um aumento de desempenho mesmo...

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Games nativos para GNU/Linux, necessidade de uma comunidade unificada?
« Resposta #10 Online: 07 de Novembro de 2008, 14:22 »
dom diniz, obrigado por seu esclarecimento.

Daniel, realmente, no meu caso, o desempenho melhorou MUITO. Minha máquina é um tanto modesta, e quando era pra rodar a expansão de Unreal no Windows, eu só conseguia em janela 320x200, o que é muito pequeno. Agora, com o Linux, rodo fullscreen 1024x768 (que é a resolução do meu monitor) com todos os detalhes gráficos no máximo, e o jogo salva e carrega instantaneamente, etc., etc. Descent 3 no windows não me permitia ativar o fog (porque ficava muito lento), o que posso fazer tranqüilamente no linux.

Por outro lado, de fato, ainda não testei nenhum jogo mais recente aqui, mas até agora tenho dado toda a sorte do mundo com o wine.

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Games nativos para GNU/Linux, necessidade de uma comunidade unificada?
« Resposta #11 Online: 07 de Novembro de 2008, 19:25 »
Problema resolvido

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,32652.0.html

Mesmo que este jogo não seja muito bom não é isso que intressa o que intressa é que é um jogo 3d de ultima geração e é OPENSOURCE

Isto permite que qualquer um com algumas bases de programação consiga pegar no motor de jogo e dar asas á criatividade e fazer um outro jogo a partir deste, agora com o tempo isto vai-se desenrolando

Eu tenho sorte que o meu jogo preferido é multiplataformas por isso não me queixo neste aspeto

Em jogos o mais importante é ter uma ideia de um jogo brilhante o resto é só ter trabalho e qualquer um excelente programador faz isso como a parte xata ja estar feita(o motor de jogo) agora é parar de reclamar e te juntares com amigos e fazer o teu proprio super jogo e deixar os usuarios do windows roendo-se de inveja :o ;D

Offline akaihen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 194
    • Ver perfil
    • Quase-Crônicas
Re: Games nativos para GNU/Linux, necessidade de uma comunidade unificada?
« Resposta #12 Online: 08 de Novembro de 2008, 21:19 »
eu lembrei de uma novo sistema de negócios que algumas fabricantes de jogos estavam implementando para colocar publicidade nos seus jogos e disponibilizarem eles gratuitamente, só que eu não sei como está agora... alguem mais sabe sobre isso?
Kubuntu 10.04
Athlon 64 XP2 2.6+ Geforce 9600 GT
150 gb MAxtor +40 gb samsung +2 gb ram

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Games nativos para GNU/Linux, necessidade de uma comunidade unificada?
« Resposta #13 Online: 09 de Novembro de 2008, 00:37 »
Bem, achei essa engine para o desenvolvimento de jogos e tem suporte para linux:

http://spring.clan-sy.com/

mas como não sou da área não sei bem atestar a qualidade


O problema de portar, jogos já existentes para o linux, é o simples fato de eles serem escritos usando as bibliotecas directx, que são proprietárias da microsoft, o que torna impossível a implementação das mesmas no linux, o que o wine faz por exemplo, é passar os pedidos feitos as bibliotecas directx pelos jogos, para pedidos as bibliotecas opengl, essas sim existentes no linux, e por esse fato é que geralmente se perde desempenho ao executar jogos no linux, emulados pelo wine...

estava pensando nisso, a quantas anda o mercado para programadores que saibam se desenvolver bem no OpenGL ( ou no equivalente dele para Mac)?
Já joguei jogos em opengl no windows e achei a qualidade até que boa ( mas estou comparando com o directX 8  ) acho que quem quer trabalhar no ramo pode tentar alguma coisa nessa área, acho que é lucro, sem falar que facilitaria ( eu acho) a migração de tal para a plataforma linux.
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline akaihen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 194
    • Ver perfil
    • Quase-Crônicas
Re: Games nativos para GNU/Linux, necessidade de uma comunidade unificada?
« Resposta #14 Online: 09 de Novembro de 2008, 16:07 »
a idéia é essa, ou quase isso:

Um sistema de desenvolvimento (parecido com processo da maioria das distribuições)
comunidade de usuários (relato de bugs e coisa afins das quais fazemos aqui)

Acho que são as coisas básicas, não são? E visto que hoje as empresas investem em gnu/linux, ou mesmo em opensource,-algo que a priori não teria lucro- criar jogos dá grana. É só ver quanta ganha uma EA da vida! Pergunta: Tem alguém da comunidade que trabalha com jogos?
Kubuntu 10.04
Athlon 64 XP2 2.6+ Geforce 9600 GT
150 gb MAxtor +40 gb samsung +2 gb ram