Autor Tópico: [RESOLVIDO] Como se conectar a um servidor Samba pelo fstab no Ubuntu 12.10?  (Lida 3875 vezes)

Offline darkbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
    • Mastigado - Para quem precisa entender os códigos de forma forçada
Olá a todos.

Estou com dificuldades para me conectar a um servidor Samba após a atualização do 12.04 para o 12.10, pois o protocolo smbfs não está disponível nesta versão. O sistema operacional me orienta a utilizar o pacote cifs-utils, que entrou em seu lugar, mas definitivamente não sei mais o que fazer, pois já tentei de tudo e pelo fstab, não consigo montar!

Quando eu utilizava o 12.04, meu código ficava como o que está abaixo e funcionava normalmente.

Código: [Selecionar]
#//192.168.1.144/www       /home/meuusuario/www       smbfs        auto,defaults,file_mode=0777,dir_mode=0777,rw,username=nome_do_usuario_samba,password=senha_do_usuario     2 1
Mas agora, esta linha acima não funciona mais.

Tentei vários exemplos da net:

Exemplo 1:
Código: [Selecionar]
//file.server.ip.addr/fileserver-share /mnt/backup-share cifs defaults,noexec,noauto,file_mode=0640,dir_mode=0750,credentials=/root/backup-share-credentials
Exemplo 2:
Código: [Selecionar]
#//192.168.0.12/share/ /media/nas cifs credentials=/home/jocke/.smbcredentials,noperm,iocharset=utf8,file_mode=0777,dir_mode=0777 0 0
Exemplo 3:
Código: [Selecionar]
#//192.168.1.121/Storage\040Volume /mnt/vortex cifs username=ted,password=computer,uid=mooreted,gid=users 0 0
Exemplo 4:
Código: [Selecionar]
#//10.0.0.155/(share)   /media/dev/share      cifs       username=user,password=pass,user,rw,noatime     0              0
Exemplo 5:
Código: [Selecionar]
#//192.168.49.50/Laserfiche      /mnt/Desktop    cifs noauto,credentials=/home/lenard/bin/cifs.txt,users,rw,umask=008 0 0
Exemplo 6:
Código: [Selecionar]
#//phoenix/store    /media/store    cifs    guest,rw,iocharset=utf8,gid=1000,uid=1000,nounix,file_mode=0777,dir_mode=0777   0 0
Exemplo 7:
Código: [Selecionar]
#//netbiosname/sharename    /media/sharename        cifs    guest,rw,iocharset=utf8,file_mode=0777,dir_mode=0777 0 0
Exemplo 8:
Código: [Selecionar]
#//netbiosname/sharename    /media/sharename        cifs    credentials=/root/.smbcredentials,iocharset=utf8,gid=1000,uid=1000,nounix,file_mode=0777,dir_mode=0777 0 0
Exemplo 9:
Código: [Selecionar]
#//192.168.0.10/Files /mnt/Files cifs auto,x-systemd.automount,cache=none,rsize=130048,wsize=57344,users,username=kaipee,password={mypassword},workgroup=WORKGROUP,ip=192.168.0.10 0 0

E nenhum deles funcionou!

Tentei usar o Psydm para montar as minhas partições, mas ele foi descontinuado e em seu lugar entrou o Mount Manager. Pois bem, utilizei o Mount Manager, mas o que ele escreveu no fstab também não funciona.

Código: [Selecionar]
//192.168.1.144/www       /home/meuusuario/www nfs  username=nome_do_usuario_samba,password=senha_do_usuario,defaults   0 0

Contudo, eu consigo montar a únidade que quero, manualmente e posso assegurar que desta forma abaixo funciona.

Código: [Selecionar]
sudo mount -t cifs //192.168.1.144/www /home/fulano/www --verbose -o user=usuario -rw
Mas não consigo deixá-la montada, pois toda a vez que reinicio o computador, ela desmonta.

Enfim, alguém poderia me orientar como montar esta partição Samba no fstab? :'(

« Última modificação: 13 de Novembro de 2012, 23:16 por darkbr »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Como se conectar a um servidor Samba pelo fstab no Ubuntu 12.10?
« Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2012, 18:16 »
Tudo após uma cerquilha é ignorado, fora isso, uma olha no manual pra ver a função de cada coluna deveria tirar qualquer dúvida... o ultimo deve funcionar, se informar o tipo correto (cifs no lugar de nfs).

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como se conectar a um servidor Samba pelo fstab no Ubuntu 12.10?
« Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2012, 19:09 »
Citar
username=nome_do_usuario_samba,password=senha_do_usuario

Vc pode trocar esses parâmetros por

Código: [Selecionar]
credentials=/caminho/para/arquivo
Onde "/caminho/para/arquivo" é um arquivo (c/ caminho completo) com as credenciais do usuário e permissão 0600 (rw-------). Assim a senha do usuário não fica exposta no arquivo /etc/fstab (que tem que ter, obrigatoriamente, leitura pública).

Exemplo do arquivo de credenciais:

Código: [Selecionar]
username=usuario
password=segredoD3e$tad0
domain=
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline darkbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
    • Mastigado - Para quem precisa entender os códigos de forma forçada
Re: Como se conectar a um servidor Samba pelo fstab no Ubuntu 12.10?
« Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2012, 21:51 »
Olá! Muito obrigado pelas respostas.

Sobre as cerquilhas, eu sei que após elas nada executa, porém como estava com pressa, saí copiando do meu fstab tudo o que eu já havia utilizado como exemplo e que estava comentado, por isso joguei desta forma.

Citar
//192.168.1.144/www       /home/meuusuario/www nfs  username=nome_do_usuario_samba,password=senha_do_usuario,defaults   0 0

Sobre utilizar o cifs no lugar do nfs, infelizmente já fiz isso e não funcionou.

Citar
Onde "/caminho/para/arquivo" é um arquivo (c/ caminho completo) com as credenciais do usuário e permissão 0600 (rw-------). Assim a senha do usuário não fica exposta no arquivo /etc/fstab (que tem que ter, obrigatoriamente, leitura pública).

Sobre colocar o login e senha em um arquivo fora, também já fiz e não rolou e coloquei do jeito em que está no exemplo e só faltou o domain, mas também não rola. Eu também me atentei para as permissões e até 777 coloquei para ter certeza de que iria ser lido por qualquer um.

Bem, fiquei o domingo todo tentando fazer isso funcionar e os exemplos que coloquei acima são apenas alguns dos que tentei. Eu não consigo entender o porquê desta minha dificuldade em mapear algo que deveria ser trivial, pois manualmente eu consigo fazê-lo, mas obrigado ainda assim mais uma vez.





Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como se conectar a um servidor Samba pelo fstab no Ubuntu 12.10?
« Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2012, 22:32 »
faça assim: ative a linha, execute o comando abaixo.

mount -a -t smbfs

Depois acompanhe os logs do sistema (/var/log/syslog, /var/log/messages, /var/log/samba/smbd.log). Alguma coisa vai aparecer indicando o caminho do erro.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline darkbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
    • Mastigado - Para quem precisa entender os códigos de forma forçada
Re: Como se conectar a um servidor Samba pelo fstab no Ubuntu 12.10?
« Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2012, 23:14 »
Olá!

Muito obrigado a todos pela ajuda.

Realmente, utilizando o comando mount -a -t smbfs pude ver em tempo real qual era o problema. Pesquisei dentro de /var/log/samba/log.nmbd e vi que ele estava procurando o workgroup do Samba em questão.

Então, ficou deste jeito abaixo:

Código: [Selecionar]
//192.168.1.144/srv       /home/fulano/srv cifs  username=usuario,password=senha,defaults,iocharset=utf8,rw,file_mode=0777,dir_mode=0777,nounix,workgroup=GRUPO   0 0
Vocês podem ver que depois de ter funcionado, coloquei mais alguns parâmetros que havia omitido(porque estava tentando descobrir onde era o erro), pois eu precisava também habilitar a escrita no diretório e só consegui com os parâmetros de file_mode e dir_mode.

Vale lembrar que o valor do parâmetro workgroup pode ser qualquer um e não necessariamente o que está no Samba. Eu até achei estranho isso, mas para ficar certinho, coloquei o do servidor que conecto.

 :)
« Última modificação: 26 de Novembro de 2012, 01:21 por darkbr »