Autor Tópico: Existe algum compactador como o Winrar (em eficiência) para Linux?  (Lida 11974 vezes)

Offline Alex Souza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Existe algum compactador como o Winrar (em eficiência) para Linux?
« Online: 05 de Janeiro de 2008, 01:24 »
Ontem baixei um disco no formato zip e ao tentar descompactar - tanto pelo terminal quanto no modo gráfico - não obtive êxito. Falava que o arquivo tava corrompido. Então fui no Windows e descompatei com o Winrar. O arquivo realmente estava corrompido, mas era apenas uma faixa do disco e o Winrar conseguiu descompatar todas as faixas que não estavam corrompidas.

Existe algum compactar tão eficiente quanto o Winrar para Linux?

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Existe algum compactador como o Winrar (em eficiência) para Linux?
« Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2008, 01:56 »
Anny, dá uma olhada nos repositórios para ver as opções que você tem. Nunca testei não, porque o compactador de arquivos que já vem no Ubuntu tem dado conta do recado por aqui. Na verdade, eu não sabia que ele abortava quando havia algum arquivo corrompido.

Se nenhuma opção dos repositórios a satisfizer, da próxima vez tenta abrir o compactador e extrair os arquivos aos poucos até descobrir onde está o problema. Eu sei que não é a mesma coisa, mas deve resolver.

Abraços.

Offline Alex Souza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Existe algum compactador como o Winrar (em eficiência) para Linux?
« Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2008, 03:34 »
vinicius_aleao,

Vou ver se encontro um melhor do que o nativo e também tentar descompactar um arquivo de cada vez como você falou.

Só uma correção, em "Se nenhuma opção dos repositórios a satisfizer", seria o satisfazer.

Obrigado pela ajuda. Abraços.

Offline Willdoidao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 331
  • O que não me mata me deixa mais Forte!!!
    • Ver perfil
Re: Existe algum compactador como o Winrar (em eficiência) para Linux?
« Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2008, 08:49 »
7zip
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Existe algum compactador como o Winrar (em eficiência) para Linux?
« Resposta #4 Online: 05 de Janeiro de 2008, 08:57 »
# rar t arquivo.rar
-> Verifica se o arquivo textos.rar possui erros.

# rar r arquivo.rar
-> Repara um arquivo .rar danificado.

O 7zip é ótimo, mas segundo o site do 7zip só existe uma versão em modo texto pra linux e, a que eu testei aqui, carece em funcionalidades, como suporte à arquivos encriptados com password...
A solução que encontrei, uma vez que todos meus arquivos eram compactados com o 7zip, foi rodar o mesmo pelo wine. O.o
Achei estranho por se tratar de um programa de código aberto... Deveria ter uma versão pra linux.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Existe algum compactador como o Winrar (em eficiência) para Linux?
« Resposta #5 Online: 05 de Janeiro de 2008, 11:08 »
Citar
Só uma correção, em "Se nenhuma opção dos repositórios a satisfizer", seria o satisfazer.

 :-[ :-[ Desculpa aí, cara!

alarcon

  • Visitante
Re: Existe algum compactador como o Winrar (em eficiência) para Linux?
« Resposta #6 Online: 05 de Janeiro de 2008, 12:53 »
Ontem baixei um disco no formato zip e ao tentar descompactar - tanto pelo terminal quanto no modo gráfico - não obtive êxito. Falava que o arquivo tava corrompido. Então fui no Windows e descompatei com o Winrar. O arquivo realmente estava corrompido, mas era apenas uma faixa do disco e o Winrar conseguiu descompatar todas as faixas que não estavam corrompidas.

Existe algum compactar tão eficiente quanto o Winrar para Linux?

Você tem todos os pacotes referente aos compactadores instalados?

Caso não tenha abra um terminal ( menu Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite:

sudo apt-get update

sudo apt-get --assume-yes install rar unrar unace p7zip p7zip-full p7zip-rar

Leia este tópico:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25857.0.html

Lá tem instruções para se instalar vários pacotes importantes para o Ubuntu 7.10 Gutsy, principalmente para multimídia.

Depois de todos os pacotes instalados é só seguir as dicas dos colegas mais acima.

Para saber como usar os compactadores via terminal e sua opções, basta digitar no terminal:

man rar

man unrar

man unace

man 7z


ou seja, man de manual para saber mais sobre as formas de uso e sua opções dos programas rar, unrar, unace e p7zip

« Última modificação: 05 de Janeiro de 2008, 13:05 por alarcon »

Offline Alex Souza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Existe algum compactador como o Winrar (em eficiência) para Linux?
« Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2008, 14:27 »
Willdoidao e crdrj,

Vou testar o 7zip, mas o crdrj já disse que ele tem problemas com arquivos protegidos por senha. Aí fica difícil.

vinicius_aleao, tá beleza, cara.

alarcon, eu já tenho instalado todos os pacotes do tópico citado por você. Com exceção do 7zip, eu já conhecia os comandos para usar os compactadores, o problema, como eu disse, é que ele não descompacta arquivos corrompidos.

Obrigado.

alarcon

  • Visitante
Re: Existe algum compactador como o Winrar (em eficiência) para Linux?
« Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2008, 15:16 »
Willdoidao e crdrj,

Vou testar o 7zip, mas o crdrj já disse que ele tem problemas com arquivos protegidos por senha. Aí fica difícil.

vinicius_aleao, tá beleza, cara.

alarcon, eu já tenho instalado todos os pacotes do tópico citado por você. Com exceção do 7zip, eu já conhecia os comandos para usar os compactadores, o problema, como eu disse, é que ele não descompacta arquivos corrompidos.

Obrigado.

o que sei é que quando você clica com o botão direito do mouse sobre o arquivo compactado e escolhe a opção extrair aqui, ele começa o processo de descompactação criando uma pasta temporária no local onde você está. Se você abrir ela ( a pasta temporária) no momento que está descompactando e antes do aviso de erro dá para copiar e colar estes arquivos já descompactado temporariamente para outro lugar. É um jeitinho, mas dá certo, inclusive para arquivos compactados com senha desde que não seja um arquivo com várias pastas e subpastas.

O melhor mesmo é seguir a dica do colega crdrj ou clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo compactado e escolher a opção Abrir com "Compactador de Arquivos" e na janela que se abrir, ir extraindo um por um os arquivos existentes nele.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2008, 15:20 por alarcon »

Offline Viralata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Existe algum compactador como o Winrar (em eficiência) para Linux?
« Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2008, 17:03 »
extrai um por um o.o

Offline Alex Souza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Existe algum compactador como o Winrar (em eficiência) para Linux?
« Resposta #10 Online: 05 de Janeiro de 2008, 20:24 »
Okay, alarcon e Viralata, vou fazer isso mesmo (extrair um de cada vez).

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Existe algum compactador como o Winrar (em eficiência) para Linux?
« Resposta #11 Online: 05 de Janeiro de 2008, 23:15 »
Na pior das hipóteses faz como eu, usa o 7zip pelo Wine (uso a versão do Portable Apps do 7zip), ou mesmo o Winrar pelo Wine. (:
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline Alex Souza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Existe algum compactador como o Winrar (em eficiência) para Linux?
« Resposta #12 Online: 06 de Janeiro de 2008, 00:42 »
É que não estou querendo usar o Wine, aliás nada que comece com win.

Brincadeira. Mas não estou a fim de usar o Wine, prefiro achar outras soluções mesmo.

Offline mikefr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Existe algum compactador como o Winrar (em eficiência) para Linux?
« Resposta #13 Online: 06 de Janeiro de 2008, 09:44 »
É que não estou querendo usar o Wine, aliás nada que comece com win.

Brincadeira. Mas não estou a fim de usar o Wine, prefiro achar outras soluções mesmo.

O wine nao tem nada a ver com windows, apenas podemos correr aplicaçoes .exe em linux.

Para o pessoal que procura, ja usei o 7zip e td funcionou bem mas sabem, o linux tem muitas pancas: ora funciona em modo grafico ora temos que ir á consola escrever os comandos. Isso acontecia-me n vezes com o wine. Como comigo o 7zip nnc funcionou em modo gráfico, pensei mesmo que era uma das muitas pancadas  :-X mas parece q afinal o 7zip so tinha versao pa correr em modo de texto.

Anyways, don't worry. Daqui a uns mesitos o linux ja nao vai precisar de consola (que me faz lembrar o meu primeiro pc, com 5 anos, em q era só ms-dos) e vai ser melhor que o windows em aspecto de compatibilidades e funcionalidades em ambiente grafico  ;D

Boa sorte c o programa :P

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Existe algum compactador como o Winrar (em eficiência) para Linux?
« Resposta #14 Online: 06 de Janeiro de 2008, 16:04 »
O Xarchiver é uma ótimo frontend para 7zipe para os outros formatos tmb.