Autor Tópico: Configurações de Porta e IP!?  (Lida 4084 vezes)

Offline ren-br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Configurações de Porta e IP!?
« Online: 06 de Setembro de 2009, 02:40 »
Boa noite amigos,

O outro tópico que criei previamente menciona um problema específico, logo, achei melhor criar este tópico como outro assunto também específico.

Como eu dissera outrora, sou iniciante no Ubuntu 9.04/Linux e desconheço certos procedimentos...

Então, explicando um pouco... Sou utilizador do eMule no Windows, e sei os procedimentos exatos para abrir Portas e afins no Router, bem como configurar alguns elementos de IP naquele OS (ex.: estático, dinâmico...). No entanto, não tenho os devidos conhecimentos para efetuar o mesmo processo no Ubuntu 9.04.

                                                                                            ----------------------------

Consegui detectar meu IP no Ubuntu, e era algo como 189.6. e alguma coisa; tranquilo, porém, quando vou tentar abrir Portas para esse IP, meu router diz que o IP não é equivalente ao que proporciona (que no default é algo em 192.168., o valor que os outros computadores-"Win" em casa usam), e cancela qualquer tentativa de abrir portas específicas.

Meu router é D-Link DIR-300, e minha conexão está "wired".

O que eu queria saber é: como abrir Portas para esse IP no Ubuntu 9.04, e principalmente, se existe alguma maneira de tornar o IP 189.6... em um estático no valor de 192.168...

Obrigado a todos,
Ren-br.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Configurações de Porta e IP!?
« Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2009, 23:48 »
ren-br,

se está ligado a um router D-Link, seu IP tem que ser algo como 192.168.0.xxx, como é com suas outras máquinas. No terminal, dê o comando 'ifconfig' e poste o resultado para confirmarmos.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline ren-br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Configurações de Porta e IP!?
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2009, 06:07 »
VB5,

Obrigado por estar me ajudando :)

Veja só, agora meu IP "voltou" ao padrão de 192.168...

Estranho, pois eu tinha visto esse comando "ifconfig" pela Internet, e quando eu o usei pela primeira vez, apontou meu IP para 189.6...; E agora apontou o valor padrão. No entanto, vários sites ainda apontam meu IP como 189.6...

Uma coisa interessante: instalei um screenlet que analisa a conexão do usuário, e aponta o IP, logo mais, diz que eu tenho dois IPs. Um local começando pelo padrão 192.168... (o mesmo que o ifconfig menciona) e outro externo apontando o valor de 189.6...

Eu só achei estranho, pois no Windows nunca me deparei com um dois IPs diferentes (apesar de fazer sentido ter dois)...



Mas e agora, como faço para colocar esse IP 192.168 de maneira estática no Ubuntu? No Windows eu mexia no protocolo IPv4, não sei se é a mesma coisa com o Linux.

Obrigado :)

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Configurações de Porta e IP!?
« Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2009, 15:24 »
Você tá conectado no router, e o router tá conectado no seu provedor.
Então você vai receber um ip LOCAL, dado pelo seu router, e o seu router vai receber um ip REAL dado pelo provedor.

Falando de um modo simplificado, é como se o ip local valesse apenas na relação entre seu computador e o router, enquanto que o ip real do router é o ip que a internet enxerga.

A maioria das configurações que envolvem o ip local, você faz na própria interface do roteador (como direcionar portas, desbloquear serviços, etc). Isso depende de roteador pra roteador... no meu dlink por exemplo, eu abro algum navegador e digito: 192.168.0.1
E entro numa página de configuração do router.
Googling since 1999.

Offline ren-br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Configurações de Porta e IP!?
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2009, 13:40 »
Perdoem-me a demora!

Obrigado! Fui esclarecido sobre a questão dos dois IPs diferentes.

Mas ainda persiste uma dúvida: como colocar o IP de forma estática...

Agradeço novamente pela atenção,
Ren-Br.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Configurações de Porta e IP!?
« Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2009, 22:43 »
ren-br,

é simples... primeiro desabilite em seu router o modo DHCP (atribuição automática de IP). Depois, basta atribuir a cada máquina um IP dentro da faixa reconhecida pelo router (192.168.0.2 a 192.168.0.199).

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline ren-br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Configurações de Porta e IP!?
« Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2009, 23:35 »
Ah, ok VB5!

Vou tentar efetuar isso, talvez seja uma solução mais "definitiva". Mas não teria como configurar o IP estático direto da plataforma Linux/Ubuntu?

É que apesar de saber existir essa opção de mexer direto no Router, eu deixava o IP estático pelo SO Ruindows. Assim, aqui em casa, as demais máquinas permaneciam com IP em DHCP (aleatório) e apenas a minha com um estático (é até meio paradoxal isso hehehe).

Mas valeu,
Grande abraço!
Ren-br.

Edit: Ah sim, queria acrescentar que fiquei impressionado com a velocidade de conexão que obtenho com o Ubuntu em relação ao Windows. No Windows, minha conexão sempre vem meio capada (exigindo o uso de software como Download Accelerator para "normalizar"), enquanto no Ubuntu, eu consigo pegar velocidade máxima sem necessidade de programas extras. Nesse quesito, Ubuntu sinônimo de Eficiência! Estou gostando muito :).
« Última modificação: 09 de Setembro de 2009, 23:38 por ren-br »

junniox

  • Visitante
Re: Configurações de Porta e IP!?
« Resposta #7 Online: 10 de Setembro de 2009, 20:56 »
Olá..
Acho que até tem como vc fixar o seu IP no Ubuntu e deixar o resto em DHCP, mas vc precisa prestar atenção qual o endereço de rede/host que o seu router está atribuíndo aos PCs...

Vamos dizer que seu router atribui o endereço de rede 192.168 e endereços de host 0.xxx
então vc terá o IP atribuído, por exemplo 192.168.0.10 para o seu PC.

Uma coisa que pode acontecer é você atribuir um IP fixo ao seu PC e de repente o router tentar atribuir este mesmo endereço IP a outro PC via DHCP, haverá conflito de IP, por isso se vc puder mudar o range de IP do DHCP do seu Router seria mais seguro.

Você pode atrubuir o endereço 192.168.0.10 para o seu computador e mudar o range do DHCP no router para o intervalo 192.168.0.11 até 192.168.0.254, por exemplo.

Do mais, fixar um IP no Ubuntu é fácil... http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,39623.msg317410.html#msg317410
[]'s