Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Mensagens - nq6

Páginas: [1] 2 3 ... 57
1
Café com Ubuntu / Left 4 Dead 2 para Linux roda mais rápido que no Windows
« Online: 02 de Agosto de 2012, 20:09 »
Três semanas após anunciar oficialmente que estava desenvolvendo um cliente do Steam para os usuários do pinguim, a Valve declarou ontem que o Left 4 Dead 2, primeiro jogo a ser portado para o Linux, já está rodando mais rápido que a versão original para Windows. O resultado foi obtido após várias otimizações de código para fazer o jogo funcionar melhor com a API gráfica OpenGL.

A Valve está testando o Left 4 Dead 2 em um computador bastante humilde, equipado com um processador Intel Core i7-3930K, placa de vídeo GeForce GTX 680 e memória RAM de 32 GB. A comparação foi feita entre o Windows 7 de 64 bits e o Ubuntu 12.04 de 32 bits. Os testes com o Ubuntu de 64 bits serão feitos posteriormente, segundo a empresa.

Left 4 Dead no Ubuntu 12.04 roda melhor que no Windows
Portar um jogo não é uma tarefa tão simples. Quando os desenvolvedores rodaram o Left 4 Dead 2 no Linux pela primeira vez, conseguiram a incrível taxa de 6 frames por segundo. Foram necessárias alterações no código para fazer o jogo se comportar melhor com o kernel do Linux e a API gráfica OpenGL (no Windows, a API utilizada é a Direct3D). A Valve também otimizou os drivers de vídeo.

Após as otimizações, o Left 4 Dead 2 passou a atingir uma taxa de 315 quadros por segundo, um ganho de 16% em relação a versão para Windows, que mostra 270,6 frames no mesmo intervalo de tempo. De acordo com a Valve, o ganho de desempenho aconteceu porque o Direct3D adiciona alguns microssegundos preciosos em cada tarefa, algo que não ocorre no OpenGL. Após implementar o OpenGL na versão para Windows, foi possível aumentar a taxa para 303,4 FPS.

Ainda não há uma data de quando o Steam e os primeiros jogos estarão disponíveis para os usuários do pinguim, mas as notícias são bem promissoras. Para felicidade dos proprietários de placas de vídeo com GPUs da AMD, Nvidia e Intel, a Valve está trabalhando junto com os fabricantes para melhorar o desempenho dos drivers no Linux, o que deve tornar o sistema mais atrativo para gamers.

Fonte: http://tecnoblog.net/108743/left-4-dead-2-linux-windows/

2
Em torno do Ubuntu sempre existiu uma trolagem onde a pouca contribuição no Kernel eram o motivo das criticas. Só que o foco do Ubuntu é outro, e atitudes como essa suprem uma lacuna que a Red Hat, Suse e o Debian não iriam suprir. Além disso a Canonical está em parceria com a Steam ajudando no desenvolvimento de sua plataforma para o sistema aberto. Fica claro que o mercado de jogos não iria até o Linux, e sim o Linux teria que ir até o mercado de jogos.

E a Canonical através da visão de Mark Shuttleworth vem desempenhando um papel que nenhum outro grande nome do Linux desempenhou até hoje.

O kernel vai bem obrigado, agora precisamos de alguém que lute pelo desktop. Nunca teremos 200 milhões de usuários com atitudes conservadoras e extremistas. Para se iniciar uma maratona, temos que dar o primeiro passo.

O Ubuntu tem nas suas entranhas diversos projetos e serviços que outras distribuições não oferecem. Acho que já está mais do que provado que e trolagem não cabe mais nas avaliações do Ubuntu. O Linux precisava de um cara como o Mark Shuttleworth, e uma distribuição como o Ubuntu.

3
Notícias / Re: Principais falhas do Ubuntu 12.04
« Online: 01 de Abril de 2012, 22:44 »
-falar de falhas em versão beta, é o mesmo que falar que o churrasco não tá bom qdo a carne ainda está crua
-eu axo melhor esperar ficar pronto antes de apontar as falhas


Não falo de bugs, erros pontuais ou falhas momentâneas do sistema. Falo de decisões do time de desenvolvimento, referentes a usabilidade e o design propriamente dito. Se aquele bugzinho chato foi resolvido em 1 ou 4 meses, isso pouco me importa. Minha preocupação é outra, são as decisões que atingem a usabilidade e o design como um todo. Esperar, eu posso e vou continuar, mais não adianta eu ter o Unity livre de bugs e ter que mexer o mouse 5 vezes, dar 5 cliques e descer uma barra de rolagem e buscar um aplicativo misturado uma centena de atalhos loucos. Ninguem é obrigado a saber o nome de todos os aplicativos ou ter um laucher de 1km para caber tudo.

4
Notícias / Re: Principais falhas do Ubuntu 12.04
« Online: 01 de Abril de 2012, 09:08 »
nq6 sou apenas um usuário comum é iniciante no Ubuntu, comecei a usar agora com a versão 12.04 beta 2.
olhei o seu vídeo e achei bastante interessante. pergunto a você, tais ideias podem ser colocadas em pratica pelos próprios usuários?
claro que com o nível de conhecimento adequado para o assunto. 

Infelizmente não. Primeiro devido a complexidade e em segundo que estaríamos gerando um fork do próprio Ubuntu. Eu acredito que as ferramentas como Ubutnu Tweak, Myunity vem para diminuir essa ineficiência de personalização do Ubuntu, mais são soluções paliativas. O problema do Ubuntu não é falta de programadores ou capacidade de realizar essas alterações, e sim a falta de visão, prioridade e os insistentes erros na escolhas referentes ao design e usabilidade.

Só nos resta esperar. Vamos ver pelo lado positivo. Minha filha tem 4 anos, quando ela tiver 12 ou 14 e o uso de um computador fizer parte de sua rotina, tavel o Unity esteja em condições.

5
Notícias / Re: Principais falhas do Ubuntu 12.04
« Online: 31 de MAR?O de 2012, 23:37 »
Citar
Eu vou instalar o Cinnamon e esperar mais 6 meses de desenvolvimento e torcer para que a mentalidade da Canonical mude.

Prepare um lugar bem confortável para a espera, porque pelo que percebi a Meritocracia da Canonical vai durar um bom tempo. E o Brainstorm está praticamente morto pra Canonical.

O Ubuntu ainda é a melhor opção, mesmo com suas falhas, não é atoa que o Mint o usa como base, e diversas outras distros. O Cinnamon é configurável, e pode trazer uma experiencia menos frustante até a Canonical resolver as questões de usabilidade e design. Como disse no próximo LTS teremos o verdadeiro Ubuntu. Até lá seremos beta testers. Ninguém pode negar que fomos beta testers na versão 11.04 e 11.10. A 12.04 seria uma versão ainda não finalizada na minha concepção.

O Ubuntu não é só o Unity, tem um ecossistema, uma comunidade, investimento, apoio de grandes players corporativos, e a maior comunidade em volta do mesmo. Isso ninguém tem no âmbito desktop linux. Isso sem contar com a certificações de hardware e o melhoramento e visibilidade da versão server. O Ubuntu busca uma plataforma universal que passe por todos os dispositivos. Do smartphone ao servidor, passando pelo tablet e TV. Se olharmos desse modo ele está na frente do Xfce, Kde e as demais alternativas.

Vamos ter o Linux Mint TV?
Vamos ter o Linux Mint Server?
Vamos ter o Linux Mint Tablet?
Vamos ter o Linux Mint Smartphone? "Isso sem mencionar o Android Ubuntu"
Vamos ter o Linux Mint certificado pelos grandes players como a DELL?

A resposta todos já sabem! E é não!!! Pois isso demanda investimento, e não vejo outra distribuição fazendo isso.

No final das contas, todos estarão usando Ubuntu. Mesmo que um derivado, com outro nome, mais se utilizando de todo o ecossistema do Ubuntu... Como o Mint faz hoje...

6
Notícias / Re: Principais falhas do Ubuntu 12.04
« Online: 31 de MAR?O de 2012, 23:21 »
Davidr, apesar do texto não acho que seja o fim do Unity, e sim que ele ainda está longe de estar bom. Diria que numa fase beta. A canonical vai mudar as coisas com muita lentidão, como os desenvolvedores do Gimp, apos muitos pedidos. Do jeito que está não tá legal, tem erros básicos no projeto de usabilidade e design. Personalizar o sistema não é algo obrigatório mais deve estar lá. Tem gente, que não muda nem o papel de parede padrão do sistema, mais outros que querem ter o direito de poder mudar tudo quer for possível.

Vamos aguardar. Pode levar 1 ou 5 anos, no próximo LTS, mais um dia vai ficar bom.

7
Notícias / Principais falhas do Ubuntu 12.04
« Online: 31 de MAR?O de 2012, 21:23 »
O Unity.
O Unity é algo que tem muito potencial, mais o que atrapalha sua receptividade é a falta de personalização e os erros na escolha do design e usabilidade. A impossibilidade de mudar o posicionamento do Docy, é incompreensível. Opções que aplicativos como MyUnity disponibilizam deveriam estar disponíveis por padrão e isso no próprio dash, e não na disponíveis apenas em aplicativos de terceiros. Isso é um erro estratégico, e não oferecer essas opções dificulta muito a adaptação ao Ubuntu.

Os desenvolvedores deveriam ser mais sensíveis as opiniões dos usuários.
O time de design e desenvolvimento assim como a Canonical e o próprio Mark Shuttleworth deveriam ser mais receptíveis as criticas dos usuários. Já que é para ser o Unity, que seja o mais amigável possível. Os usuários tem boas ideias, a comunidade tem boas ideias, mais são sistematicamente rejeitadas. O Mark já disse que o Ubuntu não é uma democracia. Isso deveria mudar drasticamente, pois os usuários e a comunidade deveriam ser ouvidos sim, e o Ubuntu ganharia muito com isso.

Fiz um vídeo explanando minha ideias, mostrei ao time de design do Ubuntu e sequer fui respondido com uma negativa ou critica. Simplesmente fui ignorado. Uma simples resposta dizendo que não era de interesse da equipe bastaria. Meu vídeo tem 10 mil visualizações no Youtube e a grande maioria dos usuários acharam validas as ideias.

Link:
http://www.youtube.com/watch?v=JgZ_IEx7Zfg&feature=youtu.be&hd=1

O Launcher:
Aplicativos como Awn e Docky são mais completos que o launcher, e tem opções de configuração e personalização que o launcher do Unity poderia copiar. Soluções e boas ideias estão disponíveis. O laucher é pobre em personalização e poderia oferecer soluções semelhantes que esses dois aplicativos disponibilizam. A Canonical deveria contratar os desenvolvedores dessas aplicações e busca otimizar algo que no momento é muito limitado e não traz o nível esperado para buscar competir de forma igual com o OSX e o Windows 7.

Laucher com ícones padrão gigantes.
O Ubuntu economiza ao máximo os espaços nas barras de rolagem, se utilizou do menu oculto “similar ao OSX em busca do aproveitamento de mais espaço, mais por padrão lhe entrega no laucher ícones gigantes que numa tela de abaixo de 15 polegadas facilmente fica com o efeito sanfonado “solução horrível por sinal”. Ícones por padrão com 48 px é um exagero. Deveria ser 32 px por padrão e ter a opção de ir aos 22 px pra se adequar aos monitores de netbooks.

O erro grave do posicionamento.
Qualquer sistema operacional tem a possibilidade de mudar o posicionamento de seus menus e barra de tarefas. No OSX e Windows isso é possível, por que no Ubuntu tem que ser fixo. Se o usuário for cego do olho esquerdo e por conforto quiser posicionar o launcher na direita ele não vai poder. Por que isso? O usuário deve escolher se quer em cima, em baixo, na esquerda ou na direita. Qual o problema em se poder fazer isso?

Panel
O painel superior do Ubuntu deveria ser integrar ao launcher. Ele com uma cor solida deixa o design muito duro, quebrado e com uma ar nada profissional. Se o launcher tem uma tonalidade transparente ou qualquer outra cor, o painel deveria acompanhar. Do jeito que está transparece amadorismo no design. Quando clicamos no atalho do Dash, o panel muda, fica com o mesmo design do laucher. Ele poderia ter esse acabamento por padrão. Seria algo mais suave.

Lente de aplicativos: A maior falha de projeto do Unity.

Por que dificultar o acesso aos aplicativos “categorias”!
É incrível como o Unity dificulta o acesso aos aplicativos, isso é básico em qualquer sistema operacional. Logicamente ao clicar no lançador do dash, a primeira coisa que deveria aparecer “as categorias dos aplicativos”, alguns favoritos e atalhos personalizados pelo usuário. Ao invés disso preciso buscar a lente de aplicativos.

A lente de aplicativos foi mal projetada.
A lente de aplicativos foi mal projetada, o usuário tem que movimentar o mouse 5 vezes e dar 5 cliques para achar algo que não está disponível num primeiro momento. Isso é um erro de projeto gritante!

Excesso de aplicativos disponíveis e uma incrível desorganização.
Existe um excesso de opções disponíveis na lente de aplicativos. No sistema recém-instalado temos 86 opções de aplicativos. Pois a lente de aplicativos mostra como aplicativos coisas que não são aplicativos como configurações de sistema, ações como desligar e mostra itens de forma redundante, itens esses que estão disponíveis nas configurações do sistema por exemplo. Isso desoriente até o usuário mais experiente. Nem todo mundo sabe o nome de todos os aplicativos, para ficar procurando aplicativos pelo campo de busca. Outro erro inadmissível. Isso deixa o sistema pratico?

Aplicativos para download na lente de aplicativos.
Um dos grandes erros de projeto do Unity é disponibilizar aplicativos para download no dash de forma impositiva. Primeiro por que instalar programas não é algo tão corriqueiro, segundo que eu já tenho o Software Center para essa função e terceiro o sistema nunca acerta e nem vai acertar o que realmente eu preciso. Se todo dia eu instalar algum programa “por sugestão do Unity”, eu terei um sistema em colapso em pouco tempo. Talvez uma lente especifica para esse fim. Do jeito que está privilegia a desorganização e deixa o usuário leigo perdido no meio de tantos aplicativos e opções.

O filtro avaliação “ranking de estrelas” e fontes são desnecessários. Pois são redundantes, deixam a lente de aplicativos confusa. Temos a central de programas para isso.

Categorias de aplicativos sem aplicativos.
Por que eu tenho na lente de aplicativos categorias das quais eu nem tenho aplicativos instalados? Isso deveria ser personalizável, como sempre foi. Se eu não quero uma categoria ela não deveria estar ali? E isso sem aplicativos instalados! Onde está a praticidade disso?

O Unity não dá opções ao usuário remover essas categorias sem aplicativos, como também organizar os aplicativos disponíveis. Se eu na minha empresa quiser ocultar da lente de aplicativos, itens de configurações dos usuários leigos, para que o mesmo não desconfigurem os sistema, eu não vou conseguir! Será que eu não posso organizar a bagunça dos 86 aplicativos disponíveis de forma pratica, como fazia com o alacarte antigamente.?

Uma ferramenta similar ao Alacarte deveria estar disponível. Ou deixar o Unity compatível com o próprio Alacarte. Essa opção é essencial e básica e não poderia estar ausente.

Na opção de exibir todos os aplicativos, por que eu não tenho os aplicativos organizados por categoria? Escritório, Acessórios, Jogos, etc.. Desse modo é mais fácil encontrar os aplicativos. Isso é tão lógico. Do jeito que está é uma bagunça completa. Tenho que ficar catando os aplicativos.

Seleção das categorias de aplicativos confusa.
A seleção de categorias e de forma cumulativa. Então se eu estou na categoria Internet e mudo para jogos, tenho de forma cumulativas internet e jogos “e assim sucessivamente”. Mais eu não quero isso! Quem achou que isso poderia ser produtivo? Pelo menos me dê a opção de remover esse comportamento!

Redundância e confusão na lente de aplicativos.
Outro erro de projeto que eu não consigo entender. Ter na lente de aplicativos uma seção de aplicativos usados recentemente outra de aplicativos instalados, e outra de aplicativos disponíveis para baixar. Isso é estranho, confuso e faz com que o usuário tenha que parar, procurar, clicar 3 ou 4 vezes, rolar uma barra até achar o aplicativo. Isso é prático??

Lente de musicas:
Essa lente precisa de uma imensa reformulação. Talvez a possibilidade de se executar musicas de serviços on-line, deixasse essa lente mais interessante. Disponibilizando inclusive os controles básicos de volume, troca de faixa etc, na própria lente. O mesmo deveria estar disponível para as musicas locais.

Lente de vídeos:
Essa lente já possui integração com serviços on-line, mais ainda apresenta uma experiencia muito pobre. Implementações de usabilidade precisam ser feitas. A lente tem que ser capaz de achar com mais velocidade e precisão o que o usuário procura. A funcionalidade de se exibir diretamente do aplicativo de video e não do navegador de internet deveria ser implementada.

Lente de Arquivos:
A lente de arquivos ainda é pobre. A experiencia está muito longe de algo funcional e profissional. Ela deveria ser mais funcional, trazer mais opções de refinamento das pesquisas mais avançados. Apresentar um comportamento de inteligencia e entender os costumes do usuário. Algo precisa ser feito.

Ícones:
O Ubuntu não tem um visual profissional. Está muito distante do Mac OSX e do Windows 7. Seu tema já está ultrapassado e não acompanha o nível dos concorrentes. Existem diversos profissionais fazendo trabalhos maravilhosos. Esses talentos poderiam ser empregados de forma ordenada e um novo tema poderia nascer. Isso é fundamental, e precisa ser feito.

Tema Gtk
O tema é igualmente pobre e não transparece algo profissional. Mais uma vez não acompanha o nível dos concorrentes, Apple e Microsoft. Algo precisa ser feito, tem pessoas no DeviantArt com capacidade que poderia compilar algo bem mais profissional. Algo precisa ser feito nesse sentido.

Ausência de temas no Unity.
Um dos erros graves do Unity é a ausência de temas. O Cinnamon com pouco tempo de desenvolvimento deixou essa opção disponibilizada por padrão. Isso é básico, mais é renegado. O laucher mais o panel poderia ter temas diversos como um fundo de fibra de carbono, metal, etc... O que impede isso?

Outros questionamentos:
Porque eu não posso clicar com o botão direito nos ícones do dash e mudar esse ícone por outro disponível? Seria uma excelente maneira de personalizar o sistema.

Porque eu não posso clicar num ícone e arrastar o mesmo para outra posição, fazendo minha ordem personalizada dos aplicativos?

Porque eu não posso clicar com o botão direito no dash e ter acesso as opções de personalização do Unity. Me trazendo algo como o MyUnity.

Porque o home do dash não é totalmente personalizável? O usuário poderia escolher quais seriam os atalhos disponíveis.

A barra de rolagem deveria ser a normal e a versão ultra fina deveria estar por padrão em monitores abaixo de 15 polegadas.

Finalizando.
A ideia que o Unity passa é de algo não acabado. Acho que nos próximos 8 ou 10 ciclos de desenvolvimento ele esteja maduro o suficiente para ser considerado utilizável e competitivo frente as soluções da Microsoft e Apple. O próximo LTS daqui a 5 anos estará com certeza pronto. Se as decisões certas forem tomadas, os desenvolvedores ouvirem a comunidade, a usabilidade for colocada como ponto principal, é possível quem em 2 ou 3 ciclos de desenvolvimento as coisas se consertem.

Eu sou a favor do Ubuntu, uso ele desde a versão 2006 e estou usando. O Unity deveria estar disponível agora e não a dois ciclos atras. E hoje deveria ser a 2ª opção e não vir por padrão, estando disponível por padrão depois que atingisse a maturidade.

Eu vou instalar o Cinnamon e esperar mais 6 meses de desenvolvimento e torcer para que a mentalidade da Canonical mude.

8
Café com Ubuntu / Conceito de Mockup para o Ubuntu 12.10
« Online: 04 de Fevereiro de 2012, 23:15 »
Todos já sabem que o Ubuntu não tem adotado as decisões mais esperadas por grande parte dos usuários, dos quais estão tendo dificuldades em se adaptar a novidades presentes em cada release.

Essas alterações tem deixado o Ubuntu menos prático, mais redundante e pouco personalizável. E isso tem gerado discussões calorosas em blogs e fóruns por toda a internet, algumas com reações muito fortes.

Em vez de ficar de uma forma passiva reclamando, fiz o minimo que um simples usuário poderia fazer! Dar minha sugestão. E quem sabe "mesmo de forma utópica" algumas das minha sugestões sejam aceitas pelo time de desenvolvimento.

Fiz um vídeo, com um mockup dinâmico mostrando minhas ideias, das quais incluem a reformulação do home do dash, duas novas lentes, uma de "widgets + redes sociais" e outra de configuração do Unity. Além de uma sugestão de melhoria para a lente de musicas e Arquivos e Pastas.

Sobre o novo home do dash, dentro da minha visão o mais interessante é ter de forma pratica a opção de para acessar os aplicativos com poucos cliques, pois teremos as categorias de aplicativos de forma prática "como o velho menu do gnome2 fazia"

Abaixo o link do vídeo, auto explicativo.
Video HD: http://youtu.be/JgZ_IEx7Zfg?hd=1
Video normal: http://www.youtube.com/watch?v=JgZ_IEx7Zfg

Post no blog com + detalhes:
http://nq6.blogspot.com/2012/02/conceito-de-mockup-para-o-ubuntu-1210.html

9
Café com Ubuntu / Melhorando a usabilidade do Unity
« Online: 03 de Novembro de 2011, 20:45 »
Veja em detalhes no Blog: http://nq6.blogspot.com/2011/11/melhorando-usabilidade-do-unity.html

O Unity ainda causa muita polêmica, mais com poucas configurações podemos dar um ar menos confuso ao lançamento da Canonical, tudo isso instalando dois programas (Avant Window Navigator & Centro de Configuração do Compiz) e fazendo poucas configurações. A ideia básica é ter os lançadores dos aplicativos preferidos separado do docky do Unity, inseri-los na parte inferior do desktop, acrescentando o Cairo menu, que trás o lançador clássico do gnome do qual todos estão acostumados.

Instalando o CompizConfig Settings Manager
sudo apt-get install compizconfig-settings-manager

Instalando o Avant Window Navigator
sudo apt-get install avant-window-navigator

Na imagem abaixo temos o desktop configurado. A ideia é ter algo limpo e de fácil utilização.
http://3.bp.blogspot.com/-ddmjrLPoVH4/TrL6w4G1d3I/AAAAAAAAA9g/PyAkXfRkHNs/s1600/Usabilidade-Unity-01.png

Na imagem abaixo a disposição dos elementos e sua organização básica.
http://4.bp.blogspot.com/-mKYQ97QHAGs/TrL6zMC4Y4I/AAAAAAAAA9o/r-JPVcN416c/s1600/Usabilidade-Unity-02.png

Na imagem abaixo vemos que ao maximizar um aplicativo o dock some automaticamente.
http://1.bp.blogspot.com/-ex8zwMGkLuQ/TrL60AhNucI/AAAAAAAAA9w/q5jiUf5G7s8/s1600/Usabilidade-Unity-03.png

Na imagem podemos notar que todos os aplicativos abertos, que não estão no dock inferior abrem no dock no Unity, isso deixa o desktop limpo, e evita o efeito sonfonado, que tanto irrita os usuários.
http://4.bp.blogspot.com/-Ac-XR4lmUzE/TrL61Av-3RI/AAAAAAAAA94/SJq2ajLtF4U/s640/Usabilidade-Unity-04.png


A configuração é simples apos instalar o compizconfig-settings-manager, vamos fixar o dock lateral do Unity, deixando sempre visível, pois é desconfortável acessar os aplicativos abertos com alt+tab ou esperando o dock do Unity aparecer depois de parar o mouse. Desse jeito os programas abertos ficam sempre acessíveis, sem necessidade de maior esforço para acessa-los.
http://2.bp.blogspot.com/-MnvCEgVPBUo/TrL619XwNvI/AAAAAAAAA-A/uuMbrDxiPQI/s640/Usabilidade-Unity-05.png

Em seguida vamos  diminuir o tamanho dos ícones do dock do Unity para 32 ou 34, um tamanho agradável, que é confortável para ser visto e não ocupa tanto espaço. Na sequencia vamos desabilitar a visualização dos dispositivos montados no dock do Unity.Isso deixa o visual mais limpo e menos confuso.
http://3.bp.blogspot.com/-yfoZ0Db7l6g/TrL62prDmVI/AAAAAAAAA-I/29vPP_Z_gYU/s640/Usabilidade-Unity-06.png

Agora vamos configurar o Avant Windon Navigator, colocando os ícones do mesmo tamanho 32 ou 34 px, e escolhendo a opção de comportamento "ocultar inteligentemente". Não esqueça de marcar a opção carregar AWN automaticamente.
http://1.bp.blogspot.com/-4S77IHg-KII/TrL63Aa6M7I/AAAAAAAAA-Q/ZBPQlP7kizM/s1600/Usabilidade-Unity-07.png

A próxima etapa é configurar o gerenciador de tarefas, o mais importante é marcar "Exibir apenas lançadores", isso vai fazer com que seu dock inferior aparece apenas os atalhos dos programas favoritos, que não estão mais no dock lateral, desse modo
http://2.bp.blogspot.com/-9rF2HMWnW60/TrL63wjkgHI/AAAAAAAAA-Y/v3WYs9SE_wc/s640/Usabilidade-Unity-08.png


 Por ultimo vamos editar quais elementos vamos ter no Avant Window Navigator, que é o Cairo Menu Principal, o separador e por ultimo o lancador /Gerenciador de tarefas. É bom lembrar que vamos remover todos os itens pré existentes e inserir apenas os listados.
http://1.bp.blogspot.com/-7aJ858IVwUI/TrL647gJ61I/AAAAAAAAA-o/f_SPuCAcV4o/s640/Usabilidade-Unity-10.png
http://1.bp.blogspot.com/-ed-fp0z6r7M/TrL64PXq2jI/AAAAAAAAA-g/Po4hnKPx2aU/s640/Usabilidade-Unity-09.png

Depois basta personalizar seu dock inferior, arrastando os aplicativos diretamente do Dash do Unity ou do Cairo Menu. Não se esqueça de remover todos os outros aplicativos extras do Unity, pois a barra lateral será para os aplicativos abertos.

Espero que a dica seja util. Abaixo podemos ver o comportamento final da dica.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=cBmXQu5roXw

10
Café com Ubuntu / Re: O Unity pode melhorar! Qual sua ideia?
« Online: 03 de Novembro de 2011, 09:19 »
Fiz um mais pequeno vídeo da ideia que eu tive para o Unity.

http://www.youtube.com/watch?v=6lQNEFpHG2s&feature=channel_video_title

Minha ideia é dá ao Botão do Unity no dock, uma funcionalidade ao clicarmos com o botão direito, , coisa que acontece com os programas que temos no dock do Unity. Então ao clicar com o botão direito teríamos o menu clássico que todos estão acostumados).

11
Café com Ubuntu / O Unity pode melhorar! Qual sua ideia?
« Online: 21 de Outubro de 2011, 23:08 »
O Unity desde de sua primeira versão vem melhorando, principalmente na estabilidade como também na interface com o usuário final. Mais isso até o momento não é o bastante, pois a falta de refinamento é notória, sua personalização é bem limitada,e as opções existentes dependem de instalações extras. Isso deveria estar disponível nativamente.

Eu fiz no meu blog um post com algumas ideias para o Unity, e nele também tem um vídeo que ilustra bem essas minhas ideias. Sei que cada um tem sua opinião, mais é obvio que se unirmos diversas ideias boas, temos uma melhor ainda.

Link do post

Tenho certeza que o Unity será muito melhor do que é hoje, mais para isso acontecer a comunidade tem que se manifestar, e os desenvolvedores perceber essa vontade coletiva. Tenho mais algumas ideias, que tive depois do post. Vou bolar outro post com todos esses detalhamentos, e quem sabe se eu tiver tempo fazer outro mockup.

O autor do site WebUpd8 fez um post com essas minhas ideias.

WebUpd8 - UNITY MOCKUP: SIMPLIFIED DASH

Link para o vídeo da ideia, em HD.

Seria bom ver outras ideias. Qual a sua?

12
Café com Ubuntu / Re: O Unity ainda não está pronto!
« Online: 20 de MAR?O de 2011, 17:27 »
Ideias postadas no Deviantart. Tem muita coisa louca, mais alguns conceitos legais.

http://hello-123456.deviantart.com/art/Unity-for-Rainmeter-V2-0-OLD-195131585?q=boost%3Apopular%20ubuntu%20unity&qo=3

http://izobalax.deviantart.com/art/Elementary-Unity-195331524?q=boost%3Apopular%20ubuntu%20unity&qo=4

http://hello-123456.deviantart.com/art/Unity-for-Rainmeter-OUTDATED-190168695?q=boost%3Apopular%20ubuntu%20unity&qo=2

http://izobalax.deviantart.com/art/Teaser-Ubuntu-Unity-Dash-193099949?q=boost%3Apopular%20ubuntu%20unity&qo=1

http://hello-123456.deviantart.com/art/Unity-for-Rainmeter-3-0-201663145?q=boost%3Apopular%20ubuntu%20unity&qo=7

http://kaps1991.deviantart.com/art/Ubuntu-Unity-for-rainmeter-192287605?q=boost%3Apopular%20ubuntu%20unity&qo=8

http://musl1m.deviantart.com/art/Ubuntu-Unity-Widgets-Concept-184274725?q=boost%3Apopular%20ubuntu%20unity&qo=6

http://jamiewhitesnotebook.deviantart.com/art/Desktop-Ubuntu-quot-Eleorta-quot-198182024?q=boost%3Apopular%20ubuntu%20unity&qo=17

http://jamiewhitesnotebook.deviantart.com/art/Unity-Dash-198404434?q=boost%3Apopular%20ubuntu%20unity&qo=19

http://markdoob.deviantart.com/art/Ubuntu-10-10-Unity-Desktop-182317850?q=boost%3Apopular%20ubuntu%20unity&qo=20

http://jamiewhitesnotebook.deviantart.com/art/Unity-Dash-Redux-200203100?q=boost%3Apopular%20ubuntu%20unity&qo=22

http://ncweber.deviantart.com/art/Ubuntu-Netbook-Desktop-186877856?q=boost%3Apopular%20ubuntu%20unity&qo=25

http://kaps1991.deviantart.com/art/windows-7-with-rainmeter-skins-192286298?q=boost%3Apopular%20ubuntu%20unity&qo=48

http://bigrza.deviantart.com/art/Unite-desktop-196903434?q=boost%3Apopular%20ubuntu%20unity&qo=51

http://jamiewhitesnotebook.deviantart.com/art/Desktop-Mock-Up-Allotments-201639501?q=boost%3Apopular%20ubuntu%20unity&qo=65

http://francisforward.deviantart.com/art/Desktop-07012011-192541559?q=boost%3Apopular%20ubuntu%20unity&qo=96

13
Café com Ubuntu / Re: O Unity ainda não está pronto!
« Online: 20 de MAR?O de 2011, 17:12 »

14
Café com Ubuntu / O Unity ainda não está pronto!
« Online: 20 de MAR?O de 2011, 16:27 »
O Unity ainda não está pronto e sua usabilidade ainda não no padrão que os usuários do Ubuntu merece. Todo o sistema ainda é confuso, possui muitos bugs, e mesmo com boa vontade acho que não teremos uma solução finalizada no próximo lançamento. Isso seria para o Ubuntu 12.10, e nesse meio tempo o Gnome Classic Desktop deveria vir como padrão, e o Unity como 2ª opção de escolha.

Abaixo alguns dos pontos que julgo negativos, que me lembrei agora. Vou postar mais depois.

1. Pouco tempo de desenvolvimento, apenas 6 meses, tem muitas coisas que o ciclo de 6 meses não vai contemplar.
2. Com a substituição do Mutter para compiz, uma série de detalhes técnicos deveriam ser revistos e testados.
3. Uma grande área utilizada pelo Dash do Unity, forçando longos percursos com o mouse.
4. Falta de um canal de comunicação entre os desenvolvedores e os usuários.
5. São lancadas diretrizes de usabilidade, mais as mesmas não são colocadas previamente para os usuários opinar sobre sua viabilidade.
6. O Unity não suporta idiomas que o texto parte da direita para a esquerda
7. Não existe diferença entre aplicações e preferencias.
8. Impossibilidade de arrastar ícones para o docky ou mudar sua ordem arrastando os mesmos.
9. Menus invisíveis no painel não são intuitivos. Se o usuário não colocar o mouse em cima o mesmo não aparece. O leigo não vai se sentir confortavel.
10. Quando não maximizada a janela aberta exige um grande percurso do mouse para chegar até os menus.
11. Não existe suporte para os menus caso se use mais de uma tela. Tem que se percorrer muito com o mouse.
12. Existem programas que não vão interagir com essa funcionalidade. Casa faça o download de algum não suportado pela Canonical você terá menus clássicos juntamente com os dinâmicos.
13. Não é possível ter o docky mudado para o lado oposto nem para cima e nem para baixo. Isso é uma limitação. Quero otimizar e personalizar o local do meu docky.
14. A barra do painel não tem personalização e não se pode adicionar novas funcionalidades como a do Gnome.
15. O dock ainda está meio confuso, existe uma pilha de ícones que fica amassada na parte inferior.
16. coisas que eram fáceis de achar no Gnome clássico como conectar no servidor, entre outras não existem mais de forma acessível no Unity.

Abaixo eu fiz um mockup, do qual disponibilizei nos canais oficiais para ser avaliado. Nele eu tenho algumas ideias que julgo interessantes. Posso não ser dono da verdade, mais represento milhares de usuários que no exato momento não estão plenamente satisfeitos.

Ideia em video. Está em inglês, pois os desenvolvedores são na maioria gringos.
http://www.youtube.com/watch_popup?v=s1-0Uw0sjz4&vq=hd720

Imagem com as ideias detalhadas:
http://i.imgur.com/0FI1q.jpg

Criei um blog onde postarei futuras opiniões.
http://unitymockup.blogspot.com

Temos um post polemico no OMG ubuntu, do qual chamou a atenção do Mark.
http://www.omgubuntu.co.uk/2011/03/unity/

Qual sua opinião? Já usou???

15
Café com Ubuntu / Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Online: 13 de MAR?O de 2011, 22:13 »
Tinha feito um comparativo
http://i.imgur.com/w0b5e.jpg

Páginas: [1] 2 3 ... 57