Autor Tópico: Controle de Banda (Usuário e Senha)  (Lida 6319 vezes)

Offline mateus_zorba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Controle de Banda (Usuário e Senha)
« Online: 26 de Julho de 2012, 17:32 »
Boa tarde!

    Como podem ver sou novato aqui no fórum assim como programador em linux. Me indicaram este fórum como sendo o melhor, portanto primeiramente queria parabenizar. Sou programador em C. Porém estou precisando de uma ajuda dos amigos aqui do fórum.

    Na empresa onde eu trabalho o proprietário quer instalar uma ferramenta, no servidor linux com ubuntu e samba, que controle a internet por meio de login com usuário e senha, essa ferramenta também precisa limitar o tempo que o usuário pode ficar online por um período de 24h. Se puderem me ajudar com qual ferramenta é possível solucionar esse problema, ficarei muito grato.

Obrigado desde já,
Att. Mateus.


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Controle de Banda (Usuário e Senha)
« Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2012, 12:41 »
Autorização de internet com usuário / senha... squid autenticado. Também dá pra limitar os horários em que os usuários podem acessar a internet, mas até onde eu sei não dá pra limitar a quantidade de tempo que eles realmente usam.

Tipo, dá pra dizer que o cara pode usar a internet entre 8 da manhã e 5 da tarde. Mas não dá pra limitar a usar 4 horas por dia.

Também dá pra limitar a banda que o cara recebe na máquina dele. Isso acaba, de certa forma, limitando também o quanto ele gasta de banda da internet.

Pra instalar o squid no Ubuntu:

sudo apt-get install squid3

OBS: Pro controle ser eficiente, seu servidor tem que estar entre a rede local e a saída pra internet.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.