Autor Tópico: Controle de Banda (Usuário e Senha)  (Lida 6319 vezes)

Offline mateus_zorba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Controle de Banda (Usuário e Senha)
« Online: 26 de Julho de 2012, 17:32 »
Boa tarde!

    Como podem ver sou novato aqui no fórum assim como programador em linux. Me indicaram este fórum como sendo o melhor, portanto primeiramente queria parabenizar. Sou programador em C. Porém estou precisando de uma ajuda dos amigos aqui do fórum.

    Na empresa onde eu trabalho o proprietário quer instalar uma ferramenta, no servidor linux com ubuntu e samba, que controle a internet por meio de login com usuário e senha, essa ferramenta também precisa limitar o tempo que o usuário pode ficar online por um período de 24h. Se puderem me ajudar com qual ferramenta é possível solucionar esse problema, ficarei muito grato.

Obrigado desde já,
Att. Mateus.


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Controle de Banda (Usuário e Senha)
« Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2012, 12:41 »
Autorização de internet com usuário / senha... squid autenticado. Também dá pra limitar os horários em que os usuários podem acessar a internet, mas até onde eu sei não dá pra limitar a quantidade de tempo que eles realmente usam.

Tipo, dá pra dizer que o cara pode usar a internet entre 8 da manhã e 5 da tarde. Mas não dá pra limitar a usar 4 horas por dia.

Também dá pra limitar a banda que o cara recebe na máquina dele. Isso acaba, de certa forma, limitando também o quanto ele gasta de banda da internet.

Pra instalar o squid no Ubuntu:

sudo apt-get install squid3

OBS: Pro controle ser eficiente, seu servidor tem que estar entre a rede local e a saída pra internet.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mateus_zorba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Controle de Banda (Usuário e Senha)
« Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2012, 19:45 »
Ola zekkerj,

Muito Obrigado pela atençao, eu achei a seguinte ferramenta na internert: Carraro DashBoard. Segue o link: http://marcoscarraro.blogspot.com.br/2011/05/lancado-o-carraro-dashboard.html?showComment=1343401998230#c5508650455336709639.

Porém tenho algumas dúvidas, não sei se tu consegueria me responder:

* O sistema é estável (não posso ter quedas no servidor, pois ele é intensamente utilizado, até mesmo para armazenamento)?
* A instalação é fácil(não exige muita experiência em linux)?
* É possível bloquear por usuário o acesso a internet e como funciona(exemplo: vou em um computador abro o navegador e ai abre uma pagina pedindo meu login e senha para liberar o acesso, é assim o funcionamento)?
* E por final: É possível eu limitar o tempo que o usuário pode ficar online por um período de 24h?

Desculpe as diversas perguntas, mas preciso ter certeza antes de tentar confogurar esse sistema.

Obrigado,
att. Mateus

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Controle de Banda (Usuário e Senha)
« Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2012, 19:47 »
Eu não conheço essa ferramenta.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline SrCaridade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
  • O conhecimento é um bem comum.
    • Ver perfil
    • WFS Tecnologia
Re: Controle de Banda (Usuário e Senha)
« Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2012, 21:42 »
Já deu uma olhada nos appliance webmin, zeroshell?
---
Técnico em Informática
Ubuntu user since 2009.

Offline mateus_zorba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Controle de Banda (Usuário e Senha)
« Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2012, 14:00 »
Olá SrCaridade!!!

Desculpe a demora na resposta precisei viajar e fiquei sem computador. Seguinte esse dois appliance como é o funcionamento deles??? Por exemplo eu vou acessar um site atraves de um computador ligado ao servidor, quando eu abro o navegador ele solicita um usuário e senha? Seria isso??

Obrigado.
Att. Mateus

Offline denisbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Controle de Banda (Usuário e Senha)
« Resposta #6 Online: 07 de Agosto de 2012, 14:06 »
Mateus, o ideal é você procurar no Google por Servidor Proxy Squid no Ubuntu

Veja um link que encontrei:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Configurar-servidor-proxy-Squid-(Ubuntu)/

Uma sugestão: Implante o proxy e deixe funcionando, depois vai melhorando, com controle de uso por tempo etc.

Offline mateus_zorba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Controle de Banda (Usuário e Senha)
« Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2012, 15:48 »
Olá denisbr,

Seguinte eu tenho instalado o squid e o dansguardian pra bloquear alguns sites, porém tem uns funcionários que burlam isso mudando o ip do proxy na máquina. Pra acabar com esse problema eu queria instalar o sistema de usuário e senha. Pois nem mesmo amarrando o ip ao mac eu consegui fazer com que esse funcionário parasse de burlar o sistema. Eu precisaria disso meio que urgente, porém não sou muito experiente e não sei a ferramenta pra usar. Tu tem alguma sugestão??

Obs.: Conversei com os responsáveis pela manutenção do servidor e eles querem 3mil reais pra implantar o sistema, então eu mesmo queria mudar isso.

Obrigado,
Att. Mateus

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Controle de Banda (Usuário e Senha)
« Resposta #8 Online: 08 de Agosto de 2012, 17:04 »
Mateus, há um esquema no firefox que pode ser usado pra bloquear a configuração de proxy da forma que vc quiser.
Eu já usei no Windows, mas não no Linux, então não te garanto que funcione.
Mas tem que ser implementado máquina a máquina. Supondo que o usuário não tenha acesso de administrador na máquina, ele não vai poder desfazer a alteração.

Fora isso, a idéia que te dou é bloquear qualquer acesso à internet que não passe pelo teu squid. Daí avise a todos que se alguém mudar a configuração de proxy, vai ficar sem acesso à internet, e que será responsabilidade deles mesmos consertarem.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mateus_zorba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Controle de Banda (Usuário e Senha)
« Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2012, 21:01 »
zekkerj, então eu fiz isso porém não sei como os funcionários burlam isso. Eles mudam o ip, nao sei oq fazem. Eu queria um jeito de implementar o usuario e senha quando o acesso a internet for socilitado, como é possivel fazer isso?

Obrigado pela atenção.

Edit: Com esse webmin é possível fazer autenticação para acesso de internet por usuário e senha??
« Última modificação: 14 de Agosto de 2012, 22:27 por mateus_zorba »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Controle de Banda (Usuário e Senha)
« Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2012, 22:09 »
Não é difícil encontrar documentação sobre essa configuração. Mas veja que só colocar a autenticação não vai bastar, porque se seus usuários já burlam o proxy hoje, vão continuar burlando a autenticação.

A primeira coisa a fazer é apertar o controle do firewall, pra garantir que a única saída seja pelo seu proxy.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mateus_zorba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Controle de Banda (Usuário e Senha)
« Resposta #11 Online: 14 de Agosto de 2012, 22:32 »
zekkerj entendi sua colocação, vou tentar refazer o "amarramento" do MAC ao IP, só que acho que os funcionários devem estar usando algum programa para alterar o mac, ou não sei oq está acontecendo. Vou tentar refazer tudo novamente se não tiver resultados positivos acho que a única solução é trocar o sistema.
Andei dando uma olhada e pesquisada sobre o Webmin, pelo que entendi é possível configurar um usuário e senha para acesso a internet/rede e afins, essa informação confere???

Edit: Esse zeroshell que foi informado me pareceu mais simples e fácil de configurar e compreender... Porém achei mais complexo e confiável o webmin, na sua opniao qual é o melhor, ou tu tem outro para me indicar???

« Última modificação: 14 de Agosto de 2012, 22:35 por mateus_zorba »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Controle de Banda (Usuário e Senha)
« Resposta #12 Online: 14 de Agosto de 2012, 22:46 »
Não é questão só de amarrar MAC ao IP, é questão de confirmar que seu firewall não tem furos...

O webmin é uma interface pra configurar teu servidor, mas ele por si não vai fazer o que você quer. Com ele você vai poder configurar o squid e provavelmente também o firewall.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mateus_zorba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Controle de Banda (Usuário e Senha)
« Resposta #13 Online: 15 de Agosto de 2012, 00:01 »
Ahh entendi, estava com a visao totalmente errada do webmin. E quais seriam esses furos? Tu consegue me dar uns exemplos pra que eu possa estar verificando??

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Controle de Banda (Usuário e Senha)
« Resposta #14 Online: 15 de Agosto de 2012, 01:18 »
Pra dizer quais são, eu teria que ter acesso ao teu firewall.
Mas de forma genérica, qualquer acesso direto que você permita à internet é um furo potencial.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D