Autor Tópico: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém  (Lida 128792 vezes)

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #135 Online: 24 de Dezembro de 2009, 20:47 »
Olá,

Difícil não quer dizer pior e nem fácil quer dizer melhor. A verdade é que a configuração de um sistema operacional exige conhecimentos de informática. Não é à toa que muitas pessoas que usam o Ruindows (pirata) pedem para que algum técnico de informática o instale e configure.

Como não existem muitos técnicos de informática que saibam o Linux, então os usuários desse sistema são obrigados a aprender muitas coisas de informática. Em consequência o Linux é mais seguro, pois os seus usuários têm um nível de conhecimento em informática bem superior aos usuário do Ruindows.

Quanto a ficar mudando as permissões das pastas, é evidente que você vai cagar o sistema, que já vem com as permissões ideais para que você realize a maior parte das tarefas de forma segura. E se o seu amigo tem permissão ao bash do seu computador, dane-se, ele não tem a senha de root, tem?

Bem, no mais o que eu posso dizer? Se não quer aprender nada de informática, volta pro Ruindows ou pede paga para um técnico de Linux configurar o sistema pra você.

Abraço.

Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline alesirj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #136 Online: 29 de Janeiro de 2010, 10:38 »
Caraca... faz me rir!!! :D
Esse deve ser o tipo de cara que, como o meu pai diz:"Tem preguiça de pensar" quer tudo não mão, mastigado.

Eu também tive imensa dificuldade no início, pois nós recebemos aquele modelo pré-estabelecido e imexível da M$.
Infelizmente na épooca, por não poder largar o sistema da M$, algumas vezes acabei removendo o Linux do meu micro, mas deve ter mais de 5 anos futucando, aprendendo e amando o Linux.
Posso dizer que a relação com o pinguim é caso de amor e ódio, visto que é sim, muito complicado no início se habituar a ele. Já tive vários Linux no meu micro: Red Hat, Kurumim, Big Linux, Ubuntu 8.04 e agora estou com o Ubuntu 9.10, que por sinal estou amando!!!
Por mim o Rwindows sai da minha máquina de vez, sofri, apanhei para aprender Linux, mas a cada dia me apaixono mais e mais por ele.
Hoje tenho no meu micro a maioria das coisas que preciso para o meu trabalho/estudo: Mysql+Apache+PHP, Netbeans, Aptana.
Acho que tudo é caso de muito estudo, pesquisa no Google, fóruns, como esse aqui, que por sinal é maravilhoso!!!
O negócio é não desistir e batalhar pelo apredizado.
Chega de pagar uma fortuna ou tentar piratear um SO cheio de buracos de segurança e lento (aliás o meu micro está voando com o Ubuntu).
Bem, só tenho uma coisa a dizer:
Viva o Linux!
Viva o Ubuntu!
Parabéns aos usuários do Fórum, que sempre estão ajudando uns aos outros.
E se não quer o Linux, volte logo para o Windows, oras... :-\

Offline Skyzytuz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #137 Online: 03 de MAR?O de 2010, 23:49 »

Já usei Windows NT 4.0, 95/98/Me, 2000, XP, XP 64 bits, Windows Server 2003, Seven 64 bits.

Já tive trocentos problemas, já tive que formatar por isso e aquilo, já me descabelei para instalar hardware ou software, virando noite no google.

Já cansei de ver tela azul, de ver sistema resetando no nada, especialmente nos nada saudosos 95/98/Me (as coisinhas mais frágeis e instáveis que já vi). E haja pesquisa/escovação de bit pra saber o que  estava ocorrendo.

Já tive que rodar muito CCleaner e trocentos outros pra reparar um monte de tranqueiras.

Já cansei de ter que editar registro na munheca pra resolver pepinos mil, quando o CClearner e outros não resolviam.

Já instalei bilhões de antivirus, antimalware, anti isso e anti aquilo, e antivirus que dava conflito com outro que já havia sido desinstalado (absurdo, mas aconteceu).

Já cansei de ter que configurar trocentas coisas no Msconfig, usar trocentas opções das Ferramentas Administrativas, ajustar e afinar serviços e outras trocentas coisas que 90% dos usuários do fácil Windows iriam se descabelar para tentar usar.

Já cansei de apanhar para instalar rede e permissões e fazer um micro enxergar o outro. E configurar na mão DNS, Gateway, IP e etc etc etc, que a um usuário "típico" soa como língua alienígena, (mas ainda assim é absolutamente essencial para que tudo funcione)

Já cansei de socorrer amigos e familiares cujos windows não ligavam mais, ou estavam cheio de  pragas, lentos, com o systray cheio de tranqueiras, ou a impressora ou o scanner ou  mesmo o teclado não funcionavam mais, e tome format, install... e dali a 3 meses tudo de novo, pois o amigável sistema é tão amigável que deixa qualquer um quebrar sua espinha e suas pernas a qualquer momento.

Ou seja, já penei e MUITO, mas MUITO MESMO no Windows. Tem gente que se conforma e acha "natural" ter que formatar a máquina a cada 6 meses, e sair reinstalando tudo de novo... Eu nunca me conformei com isso, e de fato, após muita batalha, consegui uma boa estabilidade com o NT 4.0, o XP,  XP 64 bits e agora com o Seven 64 bits, que considero muito bom (Com os 95/98/Me, infelizmente isso foi impossível)

Ou seja, nunca, NUNCA achei "fácil" esse tal de windows. Não mesmo.

E já cansei de ver estes mesmos amigos e familiares desesperados, arrancando os cabelos, esmurrando teclados e espatifando mouses, socando vídeos, perdendo tudo e sempre sem backup, pois acham que "isso não deveria ter acontecido". Na maioria dos casos, pura falta de conhecimento e descuido deles mesmos, mas para eles, o conceito de "fácil" é algo que não trava, que não precisa de antivirus, que não precisa de fazer backup, que não precisa desfragmentar disco e etc etc etc... pois se preocupar com tudo isso é muito complicado!!!

Pois para muita gente, tem um monte de coisa no windows que ainda é bicho de sete cabeças. Desde entender o que é uma partição até usar um compactador de arquivos.

Enfim... Depois de tanta ralação, estou achando até muito suave minha experiência bem recente com o Ubuntu. Sei que vai ser outra curva de aprendizado, e mais ralação, mas pelo menos até o momento, são até bem menos problemas que os windows de anos atrás. Mas como sou muito curioso e gosto de aprender, e não estou criando muitas expectativas pré-concebidas, está sendo até prazeiroso.

Com certeza, notei que o mundo Linux tem evoluído muito, e existem coisas bem atraentes nele. Só que sistema perfeito, isso não existe, sempre haverão coisas para corrigir, bugs pra contornar, e com certeza segredos pra desvendar, fora que muitas vezes nós cometemos erros nesse processo. O que fazer? Ora, aprender, aprender, aprender, aprender... sempre.


Consciência limpa é sintoma de memória ruim.

Offline julianoazevedo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #138 Online: 04 de MAR?O de 2010, 15:13 »
Difícil ele é, mas convém e muito. Sou novato no Linux, mas consegui instalar o Ubuntu 9.10 com a ajuda do DVD que baixei. Até agora tive alguns contratempos e consegui resolver através de muitas buscas. Nós devemos conhecer muito mais a respeito do software livre antes de dizer que ele não convém. Para mim ele convém e pronto.
Linux, agora eu faço parte.

Offline Skyzytuz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #139 Online: 05 de MAR?O de 2010, 15:00 »
E uma coisa que faltou dizer: Não é nada fácil manter o Windows seguro. É necessário:

- Instalar um antivirus

- Instalar um antispyware

- Instalar e configurar um firewall (sim, o windows já vêm com um que dá uma boa proteção contra ataques vindo de fora, mas nenhuma contra ataques vindo de dentro, como cavalos de tróia). E conheço pouca gente que tem saco e conhecimento pra configurar firewall direito.

- Manter o sistema atualizado (windos update). Isso é facilitado se deixar no automático.

- E finalmente, ter uma postura defensiva que o próprio autor do tópico salientou, ao dizer que a "segurança depende mais do usuário que do sistema".

O problema é:  A grande maioria dos usuários não tem paciência ou conhecimento para ter a tal postura defensiva. Mesmo após muito apanhar, continua fazendo besteiras. E já vi muitos usuários que não instalam antivirus mas não antispyware, e nem mesmo sabem a diferença entre eles (acham que tudo é vírus), a coisa é ainda pior no que diz respeito a firewall, poucos entendem o seu conceito e ainda confudem, também, com antivirus.

Ou seja, não é nada FÁCIL para o usuário comum entender e deixar o windows mais seguro.

Por outro lado, o "usuário noob" já se encontrará. por default, muito mais seguro no Linux. Quando digo default, é que ele não tem que fazer NADA. Então, nesse aspecto, qual é o mais fácil??????

E reclamar que tem que ficar digitando senha pra ter fazer algo mais crítico no sistema... isso é tão difícil assim? Aliás, a idéia é tão boa que a partir do Vista a Microsoft resolveu copiar.

 
Consciência limpa é sintoma de memória ruim.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #140 Online: 05 de MAR?O de 2010, 22:18 »
eu recebi meu primeiro pc em janeiro do ano passado,só migrei pra linux porque num aguentava mais toma tanta porrada no windows,isso foi há quase seis meses atrás

com ubuntu tive poucos problemas
já com o debian tive mais que com ubuntu
mas com o windows,nunca mais quebrarei o recorde de bugs!
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #141 Online: 16 de MAR?O de 2010, 11:23 »
Bom, acho um problema pequeno comparado a alguns do windows.
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Configuracao-de-acentos-no-KDE-4.4-do-Kubuntu-9.10
Não sei se ja tentou, mas se não funcionar basta pesquisar no forum ou abrir um tópico que o pessoal te ajuda.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline SuperEly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #142 Online: 16 de MAR?O de 2010, 11:26 »
Por quê? Vc deveria me incentivar a usar o Linux.

Caramba, cada coisa. Fala como se estivesse reclamando com um empregado.

Ninguém é obrigado a incentivar alguém a nada. Usa Linux quem quer.

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #143 Online: 16 de MAR?O de 2010, 11:33 »
Este tópico é inútil. Vocês são desenvolvedores ou então entrando em contato com algum? Se não, usuário não resolve nada.

Não gosto de gente que fica choramingando pelos fóruns.

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #144 Online: 16 de MAR?O de 2010, 11:45 »
Ol'a pessoal, eu concordo PLENAMENTE com o que o Max disse no começo do t'opico, mas n~ao concordo com a id'eia dele. Vou explicar.

Windows hj n~ao 'e baseado em texto, porque o DOS foi aposentado, certo? MAC (Apple), n~ao usa mais o terminal, porque tbm foi aposentado certo? certo.

no GNU/linux 'e diferente, desde o inicio ainda se usa LINUX, o sistema operacional em texto, com gerenciador de janelas (Como acontecia com o windows 98 por exemplo), por isso existe tantos "problemas", no linux.

Mas assim, se fechasse o kernel, saisse do texto, e fosse para kernel como mac e windows, o sistema se fecharia, e n~ao se caracterizaria em um sistema livre onde todos podem modificar tudo, da'i ent~ao um problema, Eu faço uma distro, outro faz uma distro, outro, outro, outro, e assim temos v'arias e v'arias vers~oes de GNU/Linux....

Se todos se unissem e fizesse apenas uma distro universal, acredito que se tornaria o melhor SO, mas e a ideologia dos "donos" das Distros?

e complicado debater isso, n~ao estou aki pra criticar ou louvar alguma coisa, estou indiferente....

eu tinha windows seven no meu notebook, mudei para Kubuntu 9.1...

Perceber~ao os erros de acento? USANDO GOOGLE, n~ao consegui resolver, at'e poukos dias tinha problema com wireless, resolvi sozinhu depois de chingar muito.

no nov'issimo kubunto de instalaç~ao limpa, deu esse problema no kubuntu, eu jah usei meses o kurumin quando estava ativo, nunca tive esse problema.

algu'em sabe me dizer como resolver esse problem~ao??? n~ao posso digitar um texto....

Shit.

Abraços todos....

Ps.

Resumindo o que eu disse acima... 'e quest~ao de ideologia...

Toda vez que alguém fala do o GNU/Linux se tornar uma unica distribuição, eu me seguro para não escrever um palavrão...  ;D

"Linux" é uma família de sistemas operacionais que usa o kernel do mesmo nome, ou seja, Linux não é um sistema operacional, mas o Ubuntu, Federa, Debian, etc. são. A maioria das pessoas não entendem isso.

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #145 Online: 16 de MAR?O de 2010, 11:58 »
Este tópico é inútil. Vocês são desenvolvedores ou então entrando em contato com algum? Se não, usuário não resolve nada.

Não gosto de gente que fica choramingando pelos fóruns.

Este tópico não é inútil.
Se aparecer mais alguém reclamando do ubuntu e comparando ele com o windows, basta vc indicar a ele esse tópico e não precisa discutir com o cara em mais um tópico sobre o assunto, ja que esse tem argumento de todos os tipos e gostos para rebater quem tenta difamar o nosso linux.  ;)
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline erax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #146 Online: 17 de MAR?O de 2010, 09:08 »
Toda vez que alguém fala do o GNU/Linux se tornar uma unica distribuição, eu me seguro para não escrever um palavrão...  ;D

"Linux" é uma família de sistemas operacionais que usa o kernel do mesmo nome, ou seja, Linux não é um sistema operacional, mas o Ubuntu, Federa, Debian, etc. são. A maioria das pessoas não entendem isso.

vc se engana.... Ubuntu, Fedora, Debian, etc, n~ao s~ao sistemas operacionais, e sim Nome Distribuiç~ao de um Sistema Operacional.

Sistema operacional 'e o LINUX, se vc lesse o t'opico inteiro, veria a resposta de um cowboy que foi muuito bem explicado.

insiste no que disse?

Tente tirar o "LINUX" da Distro, e veja o que sobra.... o GNU KDE n~ao roda sozinhu.

Sistema operacional 'e apenas um LINUX...

Fedora, U ou Kubuntu e etc, nada mais 'e que Modificaç~oes de um sistema...

Assim como tem

Windows Xperience, ou Windows Nitro, ou coisas do tipo, Distros com base no Windows XP.

Pessoal, eu sei como resolver o meu problema, por'em n~ao sei como abrir um arquivo em root, o "Gedit" no terminal naum funciona.. como faço pra fazer abrir um arquivo por pasta ou terminal, como root para mudar o doc????

abraç~ao (fuuuuuuuuuuuuuuu)

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #147 Online: 17 de MAR?O de 2010, 09:31 »
Citar
Windows Xperience, ou Windows Nitro, ou coisas do tipo, Distros com base no Windows XP.

q eu saiba o microsoft so vende ou vendia windowsXP (home, professional, server, etc) e estas (xperience, nitro) seriam versoes crackeadas e nao distros. mas posso esta enganado.

pra abrir um arquivo como root no terminal basta digitar "sudo gedit meuArquivo".
vc ja tentou olhar nas configuracoes do teclado (sistema>preferencias>teclado - disposicao) e também em idiomas (sistema>administracao>idiomas)
; Linux is almost there!

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #148 Online: 17 de MAR?O de 2010, 10:26 »
erax,
vc viu o link que passei acima? Ja tentou aquilo? La tem o comando certinho. Mas para executar qualquer coisa como root você pode digitar sudo no terminal, ou apertar Alt+F2 e digitar gksudo, ex:  Alt+F2 -> gksudo nautilus. Esse comando vai abrir o nautilus como root te dando permissão para editar, copiar, remover (cuidado) qualquer arquivo.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #149 Online: 17 de MAR?O de 2010, 10:36 »
Se está usando KDE é melhor não usar o Gedit. É um editor do Gnome. Melhor usar as coisas do KDE mesmo.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity