Autor Tópico: Porque vc ainda não largou o Windows completamente?  (Lida 614794 vezes)

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #360 Online: 17 de Dezembro de 2008, 08:59 »
Bem, opinião cada um tem a sua, mas uma coisa é fato: se GNU/Linux fosse ruim não teria cada vez mais gente utilizando.

Vou relatar algumas opiniões minhas sobre alguns softwares que já utilizei:

OpenOffice - roda melhor no Linux que no Windows. Não sou muito adepto de editores de texto, prefiro utilizar texto puro, xml, html, latex.

Gimp - Uma excelente ferramenta, mas tem que saber trabalhar com ela.

Blender - já vi coisas incríveis feitas por esse software, desde de animações até jogos em altíssima qualidade.
Um exemplo:
http://www.yofrankie.org/

xmms - excelente player de áudio, comparável ao Winamp.

Kaffeine - um excelente player tudo em um para audio/vídeo/stream.

A plataforma GNU/Linux já está pronta para jogos faz algum tempo, com suporte a OpenGL 2.0, o problema é que as empresas desenvolvedores estão viciadas em desenvolver jogos para a plataforma directX e como já tem as engines prontas não querem se dar ao trabalho de refazer todo um trabalho para um mercado ainda em crescimento (o GNU/Linux). Jogos com suporte a OpenGL são facilmente portados para GNU/Linux. Ex: Doom, Quake, Unreal, Unreal Tournament, Enemy Territorry entre outros.

Reclamar do Linux e usar Windows e softwares piratas é fácil. GNU/Linux Não está bom? Faça a sua parte e ajude a melhorar ou simplesmente não use e deixe quem quer utilizar em paz.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
Re: Porque vc ainda não largou o Windows XP completamente?
« Resposta #361 Online: 17 de Dezembro de 2008, 09:20 »
Bem, opinião cada um tem a sua, mas uma coisa é fato: se GNU/Linux fosse ruim não teria cada vez mais gente utilizando.
Um monte de amigo meu testou. Eu icentivo. Mas o motivo de voltar pro Windows sempre é o mesmo: Praticidade.
Vou relatar algumas opiniões minhas sobre alguns softwares que já utilizei:
OpenOffice - roda melhor no Linux que no Windows.
Verdade absoluta sem tirar e nem por Java e linux se combinam. 
 Defeitos dele? Não roda bem ou NEM RODA slides com música e nem com ogg vorbis! E olhe que o formato é livre. Se pelo menos o Open office rodasse bem o ogg JÁ TARIA SATISFEITO. A maioria dos linuxers nem usam isso ou porque "não gostam", ou porque "nunca precisaram fazer" ou porque sabe o BÁSICO do programa e nem chega no avançado. E acredite pra todos os linuxers que perguntei só fazem o básico.
Gimp - Uma excelente ferramenta, mas tem que saber trabalhar com ela.
Ela é uma ferramenta BOA pra quase ÓTIMO, mas excelente não é mesmo.
Blender - já vi coisas incríveis feitas por esse software, desde de animações até jogos em altíssima qualidade.
Um exemplo:
http://www.yofrankie.org/
Pra um soft LIVRE e GRATUÍTO ele é excelente! Eu também vi coisas incríveis. Mas o Render dele é fraco e o brush dele também. Minha faculdade largou o Maya pra não pagar licença e essas maravilhas no blender tem que tem uma máquina mais exigente pra gerar isso rápido. O bom dele é a leveza. Mas na hora de gerar 3Ds complicados demora muito e tem que ter uma máquina acima da média comparado aos pagos. A faculdade utiliza Blender :)
xmms - excelente player de áudio, comparável ao Winamp.
Nesse caso ele é BOM. Mas encontrei diversos problemas técnicos nele. muitas vezes quando arrasto o indicador de tempo pra adiantar ou retroceder ele não é preciso. Tava ouvindo umas gravações em formato wave e ele simplismente não queria voltar pro trecho que eu queria pra ouvir o q o professor disse na aula, não consigo arrastar as músicas todas pro playlist, não sei porque ele não abre uma lista inteira se eu selecionar todas as musicas que eu quero segurando ctrl e mandar tocar. Interface de navegaçao pra procurar/abrir arquivos muito confusa e espartana poderiam ter usado uma melhor ou do gtk ou QT.

As vezes quero voltar um aúdio pra 0.45 segundos e então ou ele continua como se nada tivesse feito e acaba bem antes do indicador de tempo dizer então fica o indicador passando o resto que falta sem nada já que acabou... Ou então ele para como se tivesse eu conseguido arrastado e depois volta pro mesmo lugar e repete o mesmo trecho recetemente.
Kaffeine - um excelente player tudo em um para audio/vídeo/stream
Muitos problemas técnicos também. O meu mesmo fica com icone de audio como se nao tivesse audio e roda audio... Vai entender
A plataforma GNU/Linux já está pronta para jogos faz algum tempo, com suporte a OpenGL 2.0, o problema é que as empresas desenvolvedores estão viciadas em desenvolver jogos para a plataforma directX e como já tem as engines prontas não querem se dar ao trabalho de refazer todo um trabalho para um mercado ainda em crescimento (o GNU/Linux). Jogos com suporte a OpenGL são facilmente portados para GNU/Linux. Ex: Doom, Quake, Unreal, Unreal Tournament, Enemy Territorry entre outros.

Mas ele não está preparado para as placas on-board que são maioria em países de terceiro mundo onde a maioria mal pode comprar um pc quanto mais uma placa nem que seja uma 3d mais barata. Simplismente o GNU/LINUX não faz aceleração 3d via software a nivel de KERNEL como o WINDOW$ faz. Como ele pretende conquistar consumidores assim, sendo que a maioria não pode comprar placa 3D? Alguém roda games 3D no linux muito bem SEM placa 3D? Eu mesmo já rodei muita coisas só com direct 3D. Deviam focar mais os pcs super baratos isso sim.
Reclamar do Linux e usar Windows e softwares piratas é fácil. GNU/Linux Não está bom? Faça a sua parte e ajude a melhorar ou simplesmente não use e deixe quem quer utilizar em paz.
EU FAÇO MINHA PARTE! Eu reporto TODOS os dias os mesmos bugs no BUGZILLA e mesmo assim nas versões mais novas os softwares do GNU/LINUX continua com problemas técnicos. Eu uso o PC bem detalhadamente e comparo tudo, precisão, tempo de resposta, se coisa X volta quando eu arrasto, CLARO QUE FAÇO tudo que o soft diz fazer e não coisas que o concorrente faça.

Quem quizer citar programas cite pois direi os defeitos de cada um. Ninguém testa os programas como eu testo. Eu vejo defeitos de usabilidade neles e muitos e precisão pra as coisas é muito importante. Não sei fazer o Ultra avançado no linux mas o criador do resulinux me disse que sou usuário avançado (na usabilidade das coisas e como me viro)

Eu comparo compactadores e vejo se é propaganda enganosa ou não. eu testo mesmo! e vejo que a maioria dos linuxers são teóricos porque quando mostrei algo na prática uma vez ele admitiu que era teórico que encarasse o que ele falou como instrução. Eu já até postei aqui o que foi mas não me lembro.


Sabe qual o problema das comunidades? É que não gosta de ouvir quando alguém fala umas verdades e encara como OFENSA. Querem ganhar no grito e abafar o caso.
Ninguém diz os contras porque a maioria não testa a FUNDO a usabilidade dos programs como eu testo. muitas vezes os usuários usam o linux como o BROWSER, MSN, TOCADOR DE MÚSICA (sem ouvir aulas de faculdade) e acha que o linux é fantástico só por causa que não usa anti-vírus. Eu consigo usar meu Ruindows eca XP sem antivirus e botei o sudo win nele que é livre e uso como se fosse linux. Um linux bem mais prático.

Admitam! A maioria dos linuxers users perdem mais tempo nele do que usando os aplicativos nele! ficam contemplando o desktop ou compilando algo ou deixando o sistema redondo. e a maior parte do tempo que o linuxer faz é corrigir erros, corrigir dependencias e isso pode demorar HORAS de depender da pessoa.
Quero ver um linux prático na mão de um playboy ou alguém que tem conta de luz pra pagar, trabalhos, ter que sair muito pra ver se vai ter tempo pra corrigir as coisas no linux. Que tem coisas mais importantes pra botar na cabeça do que saber muitas coisas do GNU/LINUX. O Linux falta ser prático SIM!

O IgorM0l mesmo me falou que só tem tempo pra aprender slackware porque é ESTUDANTE ainda de escola e tem o TEMPO LIVRE pra ficar aprendendo linux. Quem tem trabalho ou faculdade como eu e não é ligado a nenhum setor de engenharia, ou algo ligado muito a sistemas, não tem tempo mesmo.

vamos supor que vc esteja esperando a internet chegar pra vc usar linux com internet... o linux vai ficar inutilizável pro user. Apt-on cd? vou ter que ir na casa de uma amigo meu que PROVAVELMENTE tem ruindows e vou baixar de lá? Eu quando não tinha net eu me virava bem baixando executáveis de programas no ruindows.

E outra: Eu nem ligo se a maioria dos softs livres nunca ou não vão chegar ao nível dos pagos...
Se o Gnu/Linux fosse rápido nos processos das coisas quando o assunto é instalação, correção de dependências e PRATICIDADE, eu já taria só nele há séculos. Estaria satisfeito se ele tivesse uma boa aceleração 3D a nível de kernel, Slides com música e problemas técnicos de certos aplicativos corrigidos.


PORQUE NO GERAL, O LINUX NUNCA DÁ PAU

E só uso linux porque tenho internet
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2008, 22:52 por Bud Spencer »
Removido pela Moderação.

Offline Semalliw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #362 Online: 17 de Dezembro de 2008, 15:41 »

bem no meu caso por causa de Jogos em Geral,e por que eu Compartilho o uso do "Micro" com a minha irmã que não quer nem saber de mexer no Linux e com Meu Pai que também segue a mesma onda dela,tipo eles usam o Computador para entreterimento conversar no MSN,Baixar Músicas no Emule,Orkut etc,já eu me dedico mais a parte de estudo sobre o SO sendo ele MAC,DOS,GNU/LINUX ou outro o que que eu quero é aprender tudo que puder sobre essa Tecnologia




Offline Tiagoext3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #363 Online: 17 de Dezembro de 2008, 15:43 »
Eu já larguei do Windows completamente. Agora aqui é só Ubuntu. Como sou o único que usa esse computador, tive a liberdade de desinstalar o Windows completamente, limpar o Disco e instalar o Ubuntu do zero. E assim foi e está sendo.

Offline guilhermel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #364 Online: 17 de Dezembro de 2008, 16:10 »
Ainda nao larguei, porque o Windows ainda é muito mais prático.

Eu não tenho mais tempo igual quando estava na faculdade, tempo de ficar pesquisando e recompilando e bla bla bla e tal.


Eu quero algo pratico, que eu possa usar sem ter que ficar perdendo tempo em esquentar a cabeça em corrigir erros e etc.

De quando eu usava o kurumim para agora, é verdade, o linux evoluiu muito.
Mas para mim ainda falta muito para ter a praticidade do windows.

Muitos linuxers falam que é preguiça e preconceito, mas  eu não tenho mais tempo e saco pra fica pesquisando e corrigindo problemas.

No dia a dia uso o win.. e fds (meu tempo disponível) uso o linux.

Offline welgil8

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #365 Online: 17 de Dezembro de 2008, 16:28 »
Sempre tem algum programa que força vc ter o windows instalado na sua máquina. Cite-os?

Ainda não larguei o Windows completamente porque:
1- Estou tendo problemas para instalar o Ubuntu 8.10 pelo WUBI e também para usá-lo pelo LiveCD, sem instalá-lo!
2- É muito ruim esse negócio de "Linha de Comando"!

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #366 Online: 17 de Dezembro de 2008, 16:32 »
Citar
Reclamar do Linux e usar Windows e softwares piratas é fácil. GNU/Linux Não está bom? Faça a sua parte e ajude a melhorar ou simplesmente não use e deixe quem quer utilizar em paz.

Fala isso pra qualquer um na rua e vc acaba de destruir a imagem do linux.

Sério, isso é praticamente obrigar as pessoas (que estão interessadas em tentar, ja que estão usando) a usar. E ninguem gosta de ser obrigado.

Fazer minha parte?? Eu posso relatar bugs, mas não sou e nem quero ser um programador. Eu posso participar de listas de discussões e dizer o que pode melhorar ou não, no meu ponto de vista.

Mas dai só pq eu, ou outros, querem usar algo mais pratico e damos uma opinão com o windows como base sempre tem os nervosinhos que vão reclamar. O mais normal a acontecer depois disso é o cara deixar de tentar ajudar.

Eu mesmo só voltei pro Linux pq eu gostei e pq eu quis aprender, pq francamente foi uma dor de cabeça as primeiras semanas.

Não que no windows não tenha, mas ele melhorou muito e não tenho mais os mesmo problemas que tinha antigamente.
yari yari...

Offline guilhermel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #367 Online: 17 de Dezembro de 2008, 21:42 »
Citar
O OpenOffice é absurdamente superior ao MS Office. Além de ser muito mais leve e muito mais rápido, depois que inventaram o MS Office 2007, o OpenOffice se tornou mais fácil de usar e mais compatível com os arquivos da Microsoft do do que próprio MS Office (os menus nesse MS Office novo são tenebrosos e os arquivos não são abertos nas versões anteriores a não ser que elas sejam atualizadas). A correção ortográfica do OpenOffice, especialmente com o dicionário da equipe BrOffice e com umas personalizações da autocorreção é matadora.

Me passe esse OpenOffice que vc usa, pois o meu é muito  lerdo .



Mudando de assunto.
Para mim o Linux só vai fazer realmente sombra no Windows quando resolverem pensar de verdade no que o usuário quer.
E a resposta é: praticidade.

Em poucas conversas de linux que tive com os meu amigos, a resposta foi sempre a mesma: Uso o Windows pq ele faz o que eu quero, é só clicar e pronto.

Usuários comuns tão pouco se lixando para richa entre linuxers e o windows, não querem saber de linhas de comando e muitos mal tem conhecimento suficiente para isso.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2008, 22:43 por guilhermel »

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
Re: Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #368 Online: 17 de Dezembro de 2008, 22:46 »
Sempre tem algum programa que força vc ter o windows instalado na sua máquina. Cite-os?
2- É muito ruim esse negócio de "Linha de Comando"!
Bem a linha de comando não é ruim. Se você comparar a instalação dele contra algo pesado como Photoshop CS2 pra cima ou Illustrator, vc verá que aquelas letrinhas aparecendo não pesam quase nada e você pode usar o seu desk normalmente instalando mais de 15 coisas ao mesmo tempo mesmo tendo apenas 256 de ram.

O problema mesmo é a praticidade. Não entendo como ainda o Wizard do PC BSD não foi portado pro Linux. É idêntico do ao método de instalação do Ruindows.

Mas digo que o XP emburreceu os Users devido a falta de necessidade de usar o MS-DOS. Podia o Linux ter um wizard feio mesmo pelo Terminal. Porque o Desempenho é o que importa
Citar
O OpenOffice é absurdamente superior ao MS Office. Além de ser muito mais leve e muito mais rápido, depois que inventaram o MS Office 2007, o OpenOffice se tornou mais fácil de usar e mais compatível com os arquivos da Microsoft do do que próprio MS Office (os menus nesse MS Office novo são tenebrosos e os arquivos não são abertos nas versões anteriores a não ser que elas sejam atualizadas). A correção ortográfica do OpenOffice, especialmente com o dicionário da equipe BrOffice e com umas personalizações da autocorreção é matadora.

Me passe esse OpenOffice que vc usa, pois o meu é muito  lerdo .



Mudando de assunto.
Para mim o Linux só vai fazer realmente sombra no Windows quando resolverem pensar de verdade no que o usuário quer.
E a resposta é: praticidade.

Em poucas conversas de linux que tive com os meu amigos, a resposta foi sempre a mesma: Uso o Windows pq ele faz o que eu quero, é só clicar e pronto.

Usuários comuns tão pouco se lixando para richa entre linuxers e o windows, não querem saber de linhas de comando e muitos mal tem conhecimento suficiente para isso.

Concordo, mas o Broffice melhorou muito em relação ao que era. A versão do Ubuntu Dapper era muito lenta. Eles conseguiram sanar e quando vc instala um integrador ao gnome/kde ele inicia mais rápido. Hoje em dia eu admito que ele está usável
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2008, 23:05 por Bud Spencer »
Removido pela Moderação.

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #369 Online: 17 de Dezembro de 2008, 23:55 »
Citar
(...) Eles conseguiram sanar e quando vc instala um integrador ao gnome/kde ele inicia mais rápido. Hoje em dia eu admito que ele está usável

Se ativar o preload não há necessidade do carregador do programa, caso o utilize com freqüência.

O daemon rodando em segundo plano "aprende" quais são os programas mais utilizados e os carrega parcialmente na memória, diminuindo o tempo de abrir, aliás acho que o daemon deveria vir ativo por padrão caso detectasse na instalação que o sistema possui uma quantidade satisfatória de memória.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #370 Online: 18 de Dezembro de 2008, 09:52 »
Não uso mais o windows no meu PC, zerei tudo e deixei só o Intrepid. Não tô sentindo falta de nada. Nada mesmo! Tudo que fazio no Win faço e muito bem no Ubuntu. O que me prendia lá não me prende mais que era claro 3G (devolvi aquela praga), jogos (encontrei alguns muito bons pro linux que me satisfazem).

Agora realmente, pra mim foi tranquilo porque eu já tenho um de experiência com Linux (pouca mesmo), uso desde o lançamento do Kurumin 7, e creio que tenho uma boa noção do sistema, mais pra quem vem do Windows, certas coisas poderiam ser facilitadas para a migração. A minha maior birra é com esse negócio de pacotes, deb, rpm, tar.gz, não sei o que... Tinha que haver uma padronização para facilitar, Garanto que seria muito mais fácil instalar programas, garanto que haveriam mais programas para Linux, mais jogos...

Imagina um usuário comum que tá vindo do windows, acostumado a baixar um programa no baixaki e instalar apenas com cliques do mouse, vem pro linux e se depara com um programa que pra instalar tem que usar linha de comando, compilar e não sei o que mais! Ele desiste na hora!

O dia em que houver essa padronização e facilidade de se configurar algumas coisas que ainda são chatas, aí sim não tem pra ninguém.
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #371 Online: 18 de Dezembro de 2008, 11:28 »
Citar
Bem a linha de comando não é ruim. Se você comparar a instalação dele contra algo pesado como Photoshop CS2 pra cima ou Illustrator, vc verá que aquelas letrinhas aparecendo não pesam quase nada e você pode usar o seu desk normalmente instalando mais de 15 coisas ao mesmo tempo mesmo tendo apenas 256 de ram.

Com uma boa placa de video pra usar os outros programas  pode até ser, mas o meu com 390 de ram não aguenta instalar tanto programas ao mesmo tempo, qd chega a instalação da pra perceber que o computador ja fica bem mais devagar.

yari yari...

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #372 Online: 18 de Dezembro de 2008, 12:50 »
Vamos lá.

Meu scanner Genius Color Page vivid pro II, não consegui funcionar no linux. (Sem dinheiro para comprar um multifuncional) acabei de trocar de Desktop.

Ainda não sei ripar dvds de forma mais fácil do que com Dvd decrypter e Shrink.

Que me lembre é só isso.

Mas um dia eu chego lá.





Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
Re: Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #373 Online: 18 de Dezembro de 2008, 13:55 »
Citar
Bem a linha de comando não é ruim. Se você comparar a instalação dele contra algo pesado como Photoshop CS2 pra cima ou Illustrator, vc verá que aquelas letrinhas aparecendo não pesam quase nada e você pode usar o seu desk normalmente instalando mais de 15 coisas ao mesmo tempo mesmo tendo apenas 256 de ram.

Com uma boa placa de video pra usar os outros programas  pode até ser, mas o meu com 390 de ram não aguenta instalar tanto programas ao mesmo tempo, qd chega a instalação da pra perceber que o computador ja fica bem mais devagar.



Eu só tenho 256 MB e 15 MB dela vão pro video ON-BOARD e não tem essa lerdeza toda. Será porque é o ResuLinux?
Removido pela Moderação.

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Porque vc ainda não largou o Windows completamente?
« Resposta #374 Online: 18 de Dezembro de 2008, 14:42 »
Citar
Eu só tenho 256 MB e 15 MB dela vão pro video ON-BOARD e não tem essa lerdeza toda. Será porque é o ResuLinux?

Vou experimentar aumentar o video, mas a sis nunca teve desempenho bom, nem mesmo no windows.

Citar
Ainda não sei ripar dvds de forma mais fácil do que com Dvd decrypter e Shrink.

Não conheço, mas acho que o Handbrake torna bem facil ripar dvds, ouvi falarem dele esses dias, da uma procurada, quem sabe é até melhor do que o shrink =p

Quote do ubuntu podcast #14 - http://ubuntupodcast.net/
Citar
    * Handbrake gets a Linux GUI
          o almost the standard DVD ripping, multi-threaded, multi-platform, GPL
          o So far only Ubuntu binaries are available, hopefully more coming out soon
          o Previous attempted front-ends have been decent at best, hopefully this is better

Link para o site do programa - http://handbrake.fr/
yari yari...