Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Mensagens - rg.oliveira

Páginas: [1] 2 3 ... 8
1
Aplicativos / Como usar o thunderbird em modo headless
« Online: 01 de Maio de 2024, 11:58 »
A dúvida tem início em usar o thunderbird de uma maneira em que seja possível manter a janela fechada, mas mesmo assim ser notificado sobre a chegada de novos e-mails. Pesquisando na web, descobri o modo headless, que de fato funciona. Basta usar o seguinte comando para iniciar: thunderbird --headless

O problema é que com eswte modo ativo, não é possível abrir a tela do thunderbird para ver as mensagens, sendo necessariamente "matar" primeiramente o processo em execução em background para assim poder abrir uma nova instância do thunderbird.

Gostaria de saber se alguém aqui no fórum já passou por este cenário e como resolveu.

OBS: Estou usando o Ubuntu 24.04 e por enquanto o birdtray (plugin para resolver a questão do thunderbird executando em background), não está disponível para esta versão do Ubuntu.

2
Hardware e Periféricos / Re:adaptador bluetooth
« Online: 22 de Junho de 2022, 13:00 »
Eu recomendo o receptor USB Wi-Fi da TP-Link. Na própria caixa já vem informando que funciona em Linux.
Segue o link: https://www.tp-link.com/br/home-networking/adapter/tl-wn823n/

3
Tenho utilizado o ambiente Gnome a bastante tempo porém, quando iniciei com Linux, no final dos anos 90, utilizava o KDE e achava bem legal. Após alguns anos de uso do Gnome, decidi voltar a testar o KDE com algumas distribuições que baixei. Porém, tenho notado que, ao tentar baixar algumas customizações pelo systemsetings dele, como ícones, temas, etc, sempre ocorre algum tipo de erro, como por exemplo: "Settings invalid number of concurrent streams".

Verifiquei, em consultas a outros fóruns na web, que este erro ocorre mesmo e para contornar o problema, basta baixar o item desejado da kde store e instalar manualmente. Isso meio que quebra a proposta de modernidade e inovação da UI.

Gostaria de levantar aqui no fórum se usuários do KDE também passam por isso e se de fato não há uma solução definitiva para este problema.

4
Sistema / Re:Ubuntu 20.04 suspend mode bug ao retornar
« Online: 12 de Agosto de 2021, 20:43 »
Chegou a testar com o Ubuntu 21.04? Estou usando ele e achando muito estável. Chegou a testar também apenas com o driver nativo nuveau? Sei que não é o melhor para jogos, mas é apenas para isolarmos o problema.

5
Sistema / Re:Ubuntu 20.04 suspend mode bug ao retornar
« Online: 11 de Agosto de 2021, 06:36 »
Olá amigo. Tive um problema semelhante com uma versão do Ubuntu anterior a esta. Se não me engano, as versões 19.x apresentavam este mesmo problema. Percebi que aplicando  o uso do driver de vídeo nuveau, realizando um restart e depois aplicando novamente o driver da nvidia, o problema resolvia.

Atualmente estou usando a versão 21.04, com o mesmo driver citado por você. Minha placa de vídeo é uma GTX1650.

6
Iniciantes / Re:Transmissão da tela do Linux parra uma SmarTV
« Online: 20 de Setembro de 2020, 08:19 »
Em complemento, segue o link, no caso da Sony, que diz exatamente isso:
https://www.sony.com.br/electronics/support/articles/00135865

7
Iniciantes / Re:Transmissão da tela do Linux parra uma SmarTV
« Online: 20 de Setembro de 2020, 07:41 »
Até onde sei, o windows 10 só é capaz de transmitir para a smart tv se esta for compatível com o Miracast (nem todas são). Neste caso, é possível usar o Google Chrome, conforme descrito anteriormente e também o VLC.

8
Iniciantes / Re:Transmissão da tela do Linux parra uma SmarTV
« Online: 19 de Setembro de 2020, 16:41 »
Direto para o software da TV eu acho que não funciona. Eu uso o chromecast na TV e é possível espelhar o navegador ou até mesmo o desktop inteiro pelo Google Chrome. Ainda, usando o chromecast, é possível através do VLC fazer streamers de vídeos.

9
Agora que você configurou o /etc/hosts, deve ser acessível o nome da máquina: ping dlink-091DA8. Faça o teste.

Neste caso, o mapeamento no /etc/fstab, ficaria desta maneira:

//dlink-091DA8/Volume_1        /mnt/marcellorede        cifs        rw,username=<usuario_rede>,password=<senha>,user,vers=1.0        0        0

Após a inclusão da linha no /etc/fstab, faça o teste digitando o seguinte comando no terminal: mount /mnt/marcellorede

10
ok, você precisa incluir uma linha neste arquivo que seja um nome apontando para o IP do seu NAS. Exemplo:

<ip_nas>    dlink-091DA8

11
imar579, você está conseguindo pingar o servidor? O nome do seu NAS está no /etc/hosts?

12
imar579, o ponto de montagem é um diretório onde você quer que apareça as informações do diretório remoto. Por padrão, esse diretório pode ser criado dentro do /mnt.

Por exemplo, para acessar o diretório compartilhado do meu NAS, eu utilizo o seguinte comando:

mount -t cifs //oliveiramaster/renato /mnt/oliveiramaster-renato

//oliveiramaster/renato => diretório compartilhado do NAS
/mnt/oliveiramaster-renato => ponto de montagem local onde serão exibidos os arquivos provenientes do servidor. Eu criei este diretório para a montagem (/mnt/oliveiramaster-renato).

13
Olá. Este é um bug de fato do 20.04 e ainda não foi resolvido. Também estou com este problema e para resolver fiz um paliativo.

- Criar uma entreda no /etc/fstab para o ponto de montagem do diretório compartilhado. Segue exemplo, extraído de minha configuração:

//<servidor>/<dir_compartilhado>   /mnt/<ponto_montagem>   cifs   username=<usr>,password=<pass>,vers=1.0,user   0   0

Após a entrada deste ponto de montagem, criar um atalho no Nautilus apontando para o diretório. Clicando no atalho no Nautilus já irá montar o acesso remoto.

Espero ter ajudado.

14
Acrescentando, acabei de fazer a instalação do driver via PPA. Ele instalou corretamente e estou conseguindo logar na máquina, porém, parou de funcionar o suspend. A máquina não volta mais. Alguma dica?

15
Hardware e Periféricos / Máquina não volta do suspend com driver nVidia
« Online: 28 de Abril de 2018, 21:34 »
Já vi tópicos parecidos com este aqui no fórum, mas vou detalhar meu problema que ocorre na última versão do Ubuntu (18.04).

Meu laptop possui uma placa gráfica nVidia GForce 930M. Utilizando o driver padrão após a instalação do SO, a mesma funciona perfeitamente. Porém, habilitando o driver 3D da mesma, disponível em drivers de terceiros, o laptop simplesmente não volta mais após uma suspensão. Fica com tela preta e é necessário desligar/ligar novamente.

Tentei fazer a instalação do driver baixado diretamente do site da nVidia (NVIDIA-Linux-x86_64-390.48.run) mas devo ter realizado algum procedimento errado pois não foi possível nem bootar a máquina após a instalação. Vi aqui no fórum também uma sugestão de instalação através do PPA da nVidia, mas ainda não testei.

Enfim, são algumas opções que eu gostaria da opinião dos integrantes do fórum para saber qual de fato testar com maior probabilidade de sucesso. Em resumo, para conseguir trabalhar com a máquina normalmente, reinstalei o SO e utilizo o driver padrão (não 3D). Mas gostaria de poder utilizar o máximo da máquina.

Páginas: [1] 2 3 ... 8