Autor Tópico: Cadê a ferramenta pra instalar o Ubuntu 8.10 num pendrive???  (Lida 7836 vezes)

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Cadê a ferramenta pra instalar o Ubuntu 8.10 num pendrive???
« Online: 04 de Novembro de 2008, 03:18 »
Gente,eu li a seguinte notícia no site guia do hardware,relacionado ao lançamento da nova versão:

Citar
Chegou hoje o Ubuntu 8.10, tão esperado para muitos. O Ubuntu, distro mais popular ultimamente, vem mantendo seu ritmo de ter uma nova versão estável a cada 6 meses.

Esta versão tem um tempo de suporte de 18 meses, tanto em desktops como servidores. Para quem quer algo mais estável, com tempo de suporte maior, a Canonical recomenda continuar usando o Ubuntu 8.04 LTS.

O Ubuntu 8.10 traz grandes atualizações. Destacam-se:


    * Suporte a 3G e configuração mais fácil de redes Wi-Fi.

    * Ferramenta para gravar o Ubuntu num pen drive ou outro dispositivo USB.

    * Sessões de convidados, recurso que permite que outra pessoa use o sistema sem precisar ter uma conta de usuário; nesse modo, as alterações não são salvas, trazendo segurança aos arquivos do computador.

    * GNOME 2.24, ambiente GNOME atualizado. A nova versão do GNOME traz um novo mensageiro instantâneo, um gerenciador de tempo, melhorias no gerenciador de arquivos Nautilus e recursos aprimorados para uso com vários monitores.

A pergunta é:Onde exatamente se encontra a tal ferramenta pra instalar o Ubuntu no pendrive  sem complicação (existem tutoriais por aí,mas eu quero uma coisa prática do tipo "clicou,instalou",sem essa de digitar uma infinidade de comandos),se alguém souber responder,ficarei muitíssimo grato. :)
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline lunga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 366
  • Visitem: www.mundolunga.com
    • Ver perfil
    • O mundo de lunga
Re: Cadê a ferramenta pra instalar o Ubuntu 8.10 num pendrive???
« Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2008, 09:38 »
Está em

sistemas  - administraçao - Create a USB startup disk.

abs
Se sua dúvida foi resolvida, por favor,  edite o título do tópico para indicar isso!

"Na União Soviética, a rosca é que queima você!!!

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Cadê a ferramenta pra instalar o Ubuntu 8.10 num pendrive???
« Resposta #2 Online: 04 de Novembro de 2008, 10:17 »
Obrigado pela resposta lunga,é que eu tinha baixado e gravado o Ubuntu num CD e não estava compreendendo onde estaria a ferramenta pra instalar o Ubuntu num pendrive,alguém aí usou essa ferramenta? funciona mesmo? é realmente uma ferramenta nova? daqui a pouco voltarei a colocar o liveCD pra rodar e tentarei instalar o Ubuntu num pendrive de 4 GB,é a primeira vez que utilizo o Ubuntu.
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline lunga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 366
  • Visitem: www.mundolunga.com
    • Ver perfil
    • O mundo de lunga
Re: Cadê a ferramenta pra instalar o Ubuntu 8.10 num pendrive???
« Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2008, 12:09 »
Eu testei aki e funcionou de boa. O ubuntu 8.10 ocupa uns 800mb na pen. Ele pede um iso ou entao baixar a distro da net.
Se sua dúvida foi resolvida, por favor,  edite o título do tópico para indicar isso!

"Na União Soviética, a rosca é que queima você!!!

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Cadê a ferramenta pra instalar o Ubuntu 8.10 num pendrive???
« Resposta #4 Online: 04 de Novembro de 2008, 12:16 »
lunga,da maneira em que o Ubuntu é gravado no pendrive por esta ferramenta,o sistema dá boot só pelo nosso computador de casa onde foi feita a operação ou dá boot em qualquer PC como um liveCD?
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline lunga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 366
  • Visitem: www.mundolunga.com
    • Ver perfil
    • O mundo de lunga
Re: Cadê a ferramenta pra instalar o Ubuntu 8.10 num pendrive???
« Resposta #5 Online: 04 de Novembro de 2008, 12:26 »
da boot em qualquer pc como um livecd. É bem rapido num pc com usb2.0 e pen compativel. Outro detalhe é que as configuracoes feitas na pen nao sao perdidas no proximo boot.


Eu ja fiz algo semelhante usando outras ferramentas e usando o dawn small linux (51mb). vou ver se essa ferramenta aceita ele. depois posto aki.

abs
« Última modificação: 04 de Novembro de 2008, 12:28 por lunga »
Se sua dúvida foi resolvida, por favor,  edite o título do tópico para indicar isso!

"Na União Soviética, a rosca é que queima você!!!

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Cadê a ferramenta pra instalar o Ubuntu 8.10 num pendrive???
« Resposta #6 Online: 04 de Novembro de 2008, 15:37 »
Valeu lunga por ter me respondido,qualquer coisa pode postar aí que ficarei de olho nesse tópico,qualquer outro usuário desse fórum que quiser elogiar ou "descer a lenha" na ferramenta que instala o Ubuntu num pendrive,fiquem a vontade,não se acanhem em responder. :-X
« Última modificação: 04 de Novembro de 2008, 19:14 por Mascarado »
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline snarf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Cadê a ferramenta pra instalar o Ubuntu 8.10 num pendrive???
« Resposta #7 Online: 13 de Novembro de 2008, 19:17 »
qual o comando para rodar esse programa? no kubuntu eu nao achei pela interface.

Offline paulobastos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Cadê a ferramenta pra instalar o Ubuntu 8.10 num pendrive???
« Resposta #8 Online: 14 de Novembro de 2008, 09:25 »
Oi meus caros. Solicito ajuda para passar o  ubuntu 8.10 para o pendrive. Consigo gravar mas não consigo o .iso. Como se faz isso. O que é este .iso que não sei como achar para poder gravá-lo no pen? agradeço a todos.

Offline fjrfilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Cadê a ferramenta pra instalar o Ubuntu 8.10 num pendrive???
« Resposta #9 Online: 16 de Novembro de 2008, 08:28 »
Amigo vc tem um cd gravado como .iso ou algum arquivo .iso?
Se tem um cd gravado como  "ubuntu 810.iso" ou algo parecido coloque na unidade e faça o que o lunga escreveu para  fazer, isto é,coloque o cd na unidade , depois  vai na aba  'sistemas  - administraçao - Create a USB startup disk." e manda ver.

Francisco Filho

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Cadê a ferramenta pra instalar o Ubuntu 8.10 num pendrive???
« Resposta #10 Online: 16 de Novembro de 2008, 17:04 »
Alô a migos, boa tarde!

Só entrei para ratificar o que os amigos falaram aqui sobre essa ótima ferramenta que veio no Intrepid. Estou dando o meu "Bravo-Zulu" à novidade. Estou neste momento logado pelo sistema rodando pelo pendrive em liveUSB de 2 GB Kingston DataTravele muitíssimo bom. Coloquei a distro sem problema algum. Vc pode copiar do pc ou do cd. O sistema fica mais leve que do própio HD, até pq, é uma memória flash estática e não precisando de rotações para operar bem. Isso é coisa do futuro, pois os HDs estão com os dias contados e passivos à descontinuidade.

Parabéns à equipe de desenvolvedores Ubuntu pela novidade!

Gde abraço,

Marcopolo.

E.T: É uma pena que a conexão ainda desabe depois de um certo tempo. Nesse quisito a distro ainda perde para outras muitas. Para não acontecer isso,tenho que gravar um script e colocar em /etc/init.d


=Editando=

Eu usei o sistema de arquivo fat16 que é o "pau para toda obra", como se refere o artigo nesse link abaixo:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/formatacao-sistemas-arquivo/fat16-fat32.html

Formatei o PD em fat32 mas não deu certo e ai tive que reformatar para fat16. Isso é apenas em caráter de informação.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2008, 17:34 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win11 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1
Ubuntu 24.04 LTS em um SSD Sata III com 240GB.

Offline fabbianoff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Cadê a ferramenta pra instalar o Ubuntu 8.10 num pendrive???
« Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2008, 12:32 »
Pessoal, preciso de ajuda.
Eu tenho um pen drive datatraveler da kingston de 4 GB e estou tentando instalar o ubuntu nele com a opção de deixar o espaço para arquivos permanente.
Porém, eu instalo pelo "Create a USB startup disk" só que o pen drive não dá boot. A minha placa tem suporte a boot pelo pendrive mas quando eu mando dar boot pelo pendrive o pc simplesmente continua entrando no windows.

Alguém pode me ajudar?

Abraços,
Fabbiano

Offline Koalla

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Cadê a ferramenta pra instalar o Ubuntu 8.10 num pendrive???
« Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2008, 18:18 »
fabbianoff,

A principio parece que vc não deixou o pendrive bootável. Então vamos a um passo a passo:
1- Vá em Aplicativos-> Acessóros-> Consola
2- Digite o comando: sudo su para se logar como "root". Ou voce pode dar um Alt+F2 e digitar gksu gnome-terminal.
3- cfdisk /dev/sdb para entrar no cfdisk, muita atenção para não entrar no sda, você poderá deletar seu sistema se for descuidado.
4- Use as setas do teclado para mudar de opções dentro do cfdisk e tecle enter para ativar.
5- Supondo que voçê esteja com um pendrive de 2G, você pode usar 3 partições: 800M para dados pessoais, 450M para alterações no sistema  e 750M para a imagem .iso, ou seja, o sistema propiamente dito.
6- Quando você entrar no cfdisk exclua a partição atual. depois posicione o cursor em "nova" e enter, primária e enter e digite o tamanho da partição em Mb.
7- Não esqueça de sempre posicionar o cursor em pri/log onde está espaço livre dp pendrive.
8- anote o nome de cada partição e o tamanho para não se confudir na hora de formatar (sdb1, sdb2, sdb3).
9- Posicione o curso em "gravar" e enter. Vai pedir para você confirmar digite sim.
10- Saia do cfdisk ainda como "root" digite os comandos abaixo para formatar as partições:
11- Lembrando que o pendrive deve estar "desmontado". mkfs.vfat -F 32 -n seunome /dev/sdb(aqui vai o numero da partição de dados pessoais 1, 2 ou 3).
12- Agora vamos formatar a partição do sistema como FAT16: mkfs.vfat -F 16 -n Ubuntu /dev/sdb(aqui vai o numero da partição para o sistema 1, 2 ou 3).
13 Agora formatamos a partição para modificação do sistema: mkfs.ext2 -b 4096 -L casper-rw /dev/sdb(aqui o mesmo dos anteriores) .
14- remova o pendrivedo pc.
15- Insira o pendrive no pc
16- As partiçõe devem estar montadas automaticamente.Devem aparecer 3 icones na área de trabalho, verifique!
17- Instale o pacote syslinux : apt-get install syslinux mtools e depois syslinux -sf /dev/sdb(aqui número da partiçõ do sistema) novamente atenção com o procedimento.
18- Entre no diretório onde está sua imagem .iso e monte-a: mount -o loop -tiso9660 ubuntu*.iso /media/cdrom
19- Agora é só copiar os arquivos da imagem iso para a partição sistema com o comando:cp -rfv casper dists install pics pool preseed .disk isolinux/* md5sum.txt README.diskdefines install/mt86plus /media/Ubuntu . deve demorar 1 minuto no máximo!
20- Entre nooo diretório do sistema: cd /media/Ubuntu
21- Baixe o arquivo syslinux: wget pendrivelinux.com/downloads/u8/syslinux.cfg
22- Entre no diretório casper: cd casper
23- Remova este arquivo: rm initrd.gz
24- Baixe o novo: wget pendrivelinux.com/downloads/u8/initrd.gz
E seja feliz!!!!!!!!!!! ;D

« Última modificação: 24 de Novembro de 2008, 18:25 por Koalla »

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Cadê a ferramenta pra instalar o Ubuntu 8.10 num pendrive???
« Resposta #13 Online: 25 de Novembro de 2008, 22:51 »

alguém poderia ajudar?

Disco /dev/sdg: 8027 MB, 8027897856 bytes
14 heads, 22 sectors/track, 50907 cylinders
Units = cilindros of 308 * 512 = 157696 bytes
Disk identifier: 0x04030201

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sdg1               8       50908     7838628    b  W95 FAT32


$ sudo cfdisk /dev/sdg

ERRO FATAL: Partição primária inválida 0: Partição termina no cilindro par
                  Pressione qualquer tecla para sair do cfdisk

-------------------------------------------------------------------------
EDITADO:
Particionei usando o gparted, mas não consegui instalar o o syslinux, hoje á noite vou tentar de novo.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2008, 11:54 por pigdin »
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline A-THOMAZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: Cadê a ferramenta pra instalar o Ubuntu 8.10 num pendrive???
« Resposta #14 Online: 28 de Novembro de 2008, 00:10 »
por que diabos o windows não reconhece as outras partições de um PENDRIVE?

Tenho um MarkVision de 16GB com Ubuntu "bootável".
Separei 2,5GB para o sistema e o restante para DADOS... (FAT32)

O problema que para acessar os dados (FAT32), tenho que dar boot para acessar pelo Ubuntu-pen. Ou mesmo acessar por alguma máquina Linux.
Eu não me importo, não gosto do outro sistema mesmo, mas como sou a favor da "portabilidade", gostaria de poder acessar meus DADOS (FAT32) através de qualquer computador (não posso obrigar todos a rodar um Linux).

Como frisei bem, as duas partições em FAT32: os 2.5GB para o sistema em FAT32 e o restante para dados TAMBÉM em FAT32, mas aquele sisteminha que o pessoal gosta de dizer que é "melhor e mais fácil" não reconhece a segunda partição (MESMO EM FAT32) de um pendrive.
Se eu deixar os 2,5GB como segunda partição, aí quem não a enxerga é a placa mãe (não dá boot).

Alguém sabe um jeito de deixar o sistema na segunda partição (FAT32) e dar boot pela primeira (DADOS FAT32) chamando o sistema da segunda?? Como se tivesse com um grub instalado na primeira, porém chamando o SYSLINUX na segunda???
Seu celular é o mesmo desde 2001? Seu carro é o mesmo desde 2001?
Poucas coisas que você possui é de 2001! Porque o SO é de 2001?
Logo no computador, o maior símbolo de avanço e tecnologia...