Autor Tópico: Modificar menu.lst, não consigo ( Resolvido )  (Lida 3125 vezes)

Offline Rodrigo_gs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Modificar menu.lst, não consigo ( Resolvido )
« Online: 20 de Julho de 2009, 01:53 »
Olá pessoal, é o meu primeiro dia aqui no forum...

Tenho em meu hd o windows e instalei o ubuntu, só que não consigo colocar o windows para ficar como primeiro na opção, pois o pc em casa não sou eu o único a utilizar, não consigo mexer no menu.lst, tentei ir manualmente até encontrei mais apareceu que não tinha permissão para formatar, como sou novatíssimo, tenho dois dias, preciso de uma ajuda, de preferência que não tenha que mexer no terminal, hehe.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2009, 14:52 por Rodrigo_gs »

Offline elvenrix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
  • "Save the world, Solve the puzzle"
    • Ver perfil
Re: Modificar MENU.LST, não consigo
« Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2009, 07:23 »
Bom, sem usar o terminal fica mais dificil do que com ele para falar a verdade...
abra um terminal (prometo que não vai doer :P) e digite:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /boot/grub/menu.lstcoloque sua senha, e ele vai abrir o menu.lst com permissões para salvar

Só pra confirmar, você sabe o que está fazendo com o menu.lst né? De qualquer forma eu recomendo um backup.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Modificar MENU.LST, não consigo
« Resposta #2 Online: 20 de Julho de 2009, 08:16 »
Ola Rodrigo_gs


Por favor edite o texto em caixa alta no titulo de seu post e o coloque em minusculas, pois como está, vai contr as regras do forum, que foram lidas e aceitas por você

Faça uma pesquisa aqui no forum por => menu.list

Você encontrara sua resposta muito rapido.

[],s

Offline Rodrigo_gs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Modificar MENU.LST, não consigo - Resolvido
« Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2009, 15:00 »
Bom, sem usar o terminal fica mais dificil do que com ele para falar a verdade...
abra um terminal (prometo que não vai doer :P) e digite:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /boot/grub/menu.lstcoloque sua senha, e ele vai abrir o menu.lst com permissões para salvar

Só pra confirmar, você sabe o que está fazendo com o menu.lst né? De qualquer forma eu recomendo um backup.

Hehe, acho que sei.

Resolvi o problema, vou deixar para os iniciantes como eu, não consegui fazendo isto pelo terminal no ambiente ambiente gráfico não, apenas pelo modo seguro, tem que colocar pra sair, escolher sessão e o modo seguro (é um tipo de modo seguro, não está escrito modo seguro).

Entrei novamente no modo seguro ai digitei, sudo gedit  e pediu a senha, digitei a senha vi que não aparecia nada indicando que estava digitando a senha, conclui que era assim mesmo, dei enter ai abriu o gedit, apertei em abrir e procurei manualmente, fui em boot/grub e achei o menu.lst, após isto vi que tinha dois arquivos, um escrito menu.lst e outro ~menu.lst, estava mudando o que tem um " ~" na frente, só que se modificar ele vai criando outros ai modifiquei somente o que não tinha esse caractere, depois coloquei para salvar e no gedit coloquei em arquivo e sair, depois digitei no terminal exit e pronto, funcionou.

Obrigado pela ajuda.

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Modificar menu.lst, não consigo
« Resposta #4 Online: 20 de Julho de 2009, 22:04 »
Vixi, que volta danada Rodrigo, que roda gigante. Fazer apenas o que o elvenrix solicitou já resolve.
Rodrigo_gs, o arquivo que tem o final "~" é como uma cópia do arquivo original, sem o ~, como um temporário, por isso nunca mexemos nele, pois sómento o arquivo sem "~" funciona.
Se por acaso exluir sem querer o arquivo original, o arquivo com final "~" pode salvar sua pele.

Com relação ao menu.lst, ele não é o unico arquivo que você não consegue alterar, existem muitos outros, pois seu usuário não tem permissão, apenas o root.
Por isso o comando sudo, ele permite realizar tarefas como superusuário: sudo gedit /boot/grub/menu.lst resolve o problema, não é necessário modo seguro e etc...
sudo gedit apenas abre o editor de texto.
sudo gedit /boot/grub/menu.lst abre o menu.lst no editor de texto.

Rodrigo, se quiser fazer pelo modo grafico digite alt + f2 para abrir o executar aplicação e nele digite gksu nautilus, a senha será solicitada, basta digita-la..
Dessa forma vai abrir uma janela do nautilus como root onde pode explorar os diretórios e editar qualquer arquivo.

ps: coloque [resolvido] no titulo do tópico.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.