Autor Tópico: Gerenciador de Boot  (Lida 2638 vezes)

Offline felipe_frf_faria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Gerenciador de Boot
« Online: 14 de Janeiro de 2008, 21:57 »
Olá,

 Sou novo aqui no fórum e com o linux também. TEntei instalar o ubuntu 7.10 no meu laptpo com o Cd e acho que consegui, mas tenho um pequeno problema que queria que vcs me ajudassem, criei duas partições no meu Hd e a primaria eh Windows e a Segunda Instalei o Linux, e preciso de um gerenciador de Boot que me deixe escolher entre o Windows e o Linux. Ser[a que alguem poderia me ajudar?

 Obrigado e Grato.

Offline Evaristo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Gerenciador de Boot
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2008, 22:10 »
Felipe,

se a instalação está correta, o próprio linux gerencia o boot através do grub. Você instalou o Ubuntu quando já havia o windows instalado?

Benvindo ao forum.

Abs.

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Gerenciador de Boot
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2008, 22:15 »
Como assim "acho que consegui"?
Não está conseguindo acessar o Linux?
Qual você instalou primeiro, o windows ou o linux?

Se você instalou o linux (ubuntu) por último, ele instaria o gerenciador de boot (grub) automaticamente, mas se você instalou o windows por último, você terá que recuperar o grub (gerenciador de boot do linux). Se foi este o caso (instalou o windows por último) siga as instruções deste link:

http://wiki.ubuntubrasil.org/Grub (procure a seção "Restaurar o menu depois de instalar o Windows" - o método III não tem erro)

Abraços e bem-vindo ao Linux!!!!!!!!


Jamiro

Offline dhiegospector3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
  • a sociedade é feita de inteligentes, e ignorantes.
    • Ver perfil
Re: Gerenciador de Boot
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2008, 08:38 »
bem lembrado jamiro..

tem um topico de como recuperar o grub! ;D


mas se você quiser usar o lilo que é outro gerenciador de boot..
também é muito bão :P

[];S
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.

Offline felipe_frf_faria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Gerenciador de Boot
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2008, 12:07 »
Entaum pessoal,

 Eu instalei o Windows primeiro mais mesmo assim no Boot nao vejo o Gerenciador de Boot.Nein o grub nein o lilo.o Que que eu faco?

Offline edjen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Toda mudança gera resistência.
    • Ver perfil
Re: Gerenciador de Boot
« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2008, 12:51 »
digita aí pra ver se ele existe

Código: [Selecionar]
sudo gedit /boot/grub/menu.lst
Cuida pra não alterar nada !
GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz

Offline felipe_frf_faria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Gerenciador de Boot
« Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2008, 14:46 »
 Como? se eu nao consigo inicializar o linux? Faco isso pelo LiveCD do ubuntu? e se estiver, o que eu faco?

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Gerenciador de Boot
« Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2008, 16:57 »
Para termos certeza de que o Ubuntu foi realmente instalado (correta ou incorretamente), inicie o PC com o LiveCD do ubuntu, abra um terminal, digite "sudo fdisk -l" (sem aspas) e poste o resultado aqui. Se houver uma partição cujo sistema seja Linux... então iremos para o passo seguinte: colocá-lo para funcionar!

Outra coisa, talvez tenha havido algum problema na instalação. E se o seu Ubuntu está limpo (sem nenhum arquivo pessoal), talvez seja mais fácil simplesmente reinstalá-lo - já que isso é relativamente rápido.

Abraços,


Jamiro.

Offline SMPereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Gerenciador de Boot
« Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2008, 00:06 »
Engracado, eu instalei o Ubuntu depois do Windows e tive problemas. Quando tentava carregar o Windows, o sistema afirmava um erro no winload.exe e nao carregava. Agora ca estou, sem Windows. Depois de tanta irritacao formatei meu HD e to apanhando pra monta-lo novamente. Acho que faz parte da diversao, certo? Hehehhehe

Antes da proxima formatacao quero conseguir configura-lo por inteiro e pegar internet mais rapida. =D

Abracos.

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Gerenciador de Boot
« Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2008, 09:52 »
Um amigo meu, ainda usuário windows :'(, sempre me informa se formatou ou não seu hd. É quase uma referência de tempo: "aquilo aconteceu quando formatei pela quinta vez" ou "estou há seis meses sem formatar" ou ainda "tive que formatar de novo". Se faz parte da diversão não sei, mas que dá um certo trabalho dá!

Abraços,

Offline SMPereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Gerenciador de Boot
« Resposta #10 Online: 17 de Janeiro de 2008, 12:31 »
Nem me fale Jamiro. Nem me fale....

Offline brum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Gerenciador de Boot
« Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2008, 13:27 »
Apesar de não ser novo na praça estou me atrapalhando com o grub q achei q ja dominava. Peço ajuda, eis o relato:
reinstalei o ubuntu 7.10, no segundo hd- hdb4 e  o home no hdb3, ficou  o grub perfeito, o xp que tinha instalado no hda1 deu pau e nao aparecia no grub. Aí resolvi reinstalar o rwindows, começaram minhas dores de cabeça-Como sempre o grub foi pro espaço não podia acessar o meu ubuntu nem meu kuruma(hda3), fiz o trivial, recuperei o grub com o super grub disk. Eis a surpresa o xp não aparecia no boot. depois de muito lidar vi q o xp mudara a partição de c: para e: usou o hda5 ao invés do sempre hda1. editei menu.lst acrescentando
title Windows XP
rootnoverify (hd0,4)
chainloader +1
Aí o xp apareceu no boot, mas da error12 ou algo parecido
Que fazer????
A tempo ele montou a partição hda5 vazia e o xp está numa partição pasta chamada disk????

Offline brum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Gerenciador de Boot
« Resposta #12 Online: 20 de Janeiro de 2008, 00:45 »
Devido a falta de orientação dos dignissimos participantes do forum, resolvi pelo caminho mais fácil. Reinstalei meu ubuntu e ficou tudo bemmm.
Saudações tricolores pampeana..fui