Autor Tópico: Problema com a placa Gigabyte GA 945GM-S2 ! - Resolvido!  (Lida 23872 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Problema com a placa Gigabyte GA 945GM-S2 ! - Resolvido!
« Online: 06 de Setembro de 2007, 10:08 »
Olá pessoal, minha configuração:

Placa mãe Gigabyte GA 945GM-S2
Processador: Pentium D 820
Memórias: 2X512MB Kingston DDR2 667
Vídeo OnBoard da placa mãe
Fonte Dr. Hank 500W (PW-500T-USPB)
Dois HDs SATA, um de 80GB e outro de 160GB (Seagate e Samsung, respectivamente)
Gravadora de DVD LG

Tenho aterramento e um estabilizador SMS de 1000W.

Estou enfrentando o seguinte problema, na primeira vez que ligo o PC (no botão liga/desliga do gabinete), a fonte funciona, seu cooler gira e fica aceso, ouço os HDs funcionarem mas o PC não dá sinal de vida. Ou seja, não dá boot. As vezes o Cooler do processador também não gira, o que faz a placa apitar pelo cooler do processador não girar (isso é normal logo no início do funcionamento do PC? Eu acho que não, mas um dos "técnicos" que olhou disse que sim!  :-[ ).

Então seguro o botão de liga/desliga do gabinete por 4 segundos, o PC desliga e volto a ligar a máquina. Aí sim a máquina dá o boot normalmente! Não dá erro, não apita, funciona direto sem travamentos ou erros e sem super-aquecer o processador. O Pentium D 820 trabalha a 34 Graus! Tudo funciona muito bem.

Se desligo a máquina e tento ligar ela novamente passados 30 a 60 minutos, o problema não se repete. Contudo, se tento ligar o PC em intervalos maiores de 60 minutos, ele volta a não dar sinal de vida! Tenho que ligar, desligar e ligar novamente o PC para ocorrer o Boot!

O que pode ser? Já me falaram que é fonte, outros que é placa mãe! Estou desconfiado da placa mãe.

Alguém já passou por isso?

A placa mãe e a fonte são novas. Mas infelizmente as comprei em lojas separadas, daí cada uma das lojas empurra a culpa para a outra. Vou levar numa terceira para ver o que dizem.

Agradeço desde já as sugestões e ajuda de vocês!


Há sim, mais um dado importante. Esse "problema" só ocorre nos dias Frios e úmidos!  Nos dias quentes aqui de Joinville isso não ocorre! Ele liga de primeira!
« Última modificação: 05 de Outubro de 2007, 11:24 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema com o meu PC!
« Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2007, 10:45 »
Em primeiro lugar, favor rever seu título, para algo mais sugestivo... huahuahuahua.... desculpa... não resisti, não tem problema com o título, mas não resisti... hehehe... Mas vamos lá...

Galactus eu tive problema parecido aqui, ligava o PC e a primeira vez ele apitava e não ligava, e tinha que apertar o botão por 4 segundos (assim como você) para desligar e realizar o processo novamente. Outra coisa, se desliga-se o PC, e depois  religar com curto período de tempo não tinha problemas, mas se demorasse o problema reaparecia, e no meu caso era Memória. Troquei ela e nunca mais tive problemas, chegou a testar as suas?
« Última modificação: 06 de Setembro de 2007, 10:46 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Problema com o meu PC!
« Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2007, 11:33 »
Pode ser que a memória esteja apenas folgada ou suja, como aconteceu comigo. Após algumas tentativas frustradas, segui o conselho de um amigo: tirei o meu pente (um coitadinho de 256mb), passei uma borracha nos seus "dentes" (tem um nome técnico pra isso?) para limpar e depois recoloquei. Tô até hoje e nunca mais deu problema, e isso já faz bem um ano!

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: Problema com o meu PC!
« Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2007, 13:14 »
tenta passar a borracha,se não der certo usa o memory test  :P
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Problema com a placa Gigabyte GA 945GM-S2 !
« Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2007, 14:55 »
Ok clcampos, já mudei, tinha até pensado nisso, mas como não sei qual é o problema, preferi generalizar...

Bom, obrigado pelas dicas. Realmente ele já apitou de erro na memória antes. Mas agora não mais. Vou passar a borracha nelas.

Descobri que a Gigabyte disponibilizou uma atualização do BIOS por causa de erro na leitura da temperatura do processador. No Fórum PCs um camarada disse que ela dá muito galho no cooler por conta disso. Vou atualizar o BIOS também para ver se ajuda.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema com a placa Gigabyte GA 945GM-S2 !
« Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2007, 15:53 »
Ok clcampos, já mudei, tinha até pensado nisso, mas como não sei qual é o problema, preferi generalizar...

Não era para ter levado a sério, foi uma brincadeira que tentei resistir a fazer mas não consegui, daquele tipo, perco o amigo mas não perco a brincadeira.... Achava que o título estava perfeito... hehehe

Citar
Bom, obrigado pelas dicas. Realmente ele já apitou de erro na memória antes. Mas agora não mais. Vou passar a borracha nelas.

Descobri que a Gigabyte disponibilizou uma atualização do BIOS por causa de erro na leitura da temperatura do processador. No Fórum PCs um camarada disse que ela dá muito galho no cooler por conta disso. Vou atualizar o BIOS também para ver se ajuda.

Realmente a temperatura pode causar os problemas que você vem enfrentando, mas isto já não deveria estar acontecendo desde o princípio? Eu bem me lembro de quando fez upgrade de seu PC, acompanhei em um tópico aqui, então porque só agora esta necessitando da atualização?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Problema com a placa Gigabyte GA 945GM-S2 !
« Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2007, 16:04 »

Não era para ter levado a sério, foi uma brincadeira que tentei resistir a fazer mas não consegui, daquele tipo, perco o amigo mas não perco a brincadeira.... Achava que o título estava perfeito... hehehe


Eu entendi que era brincadeira!  :P

Citar
Realmente a temperatura pode causar os problemas que você vem enfrentando, mas isto já não deveria estar acontecendo desde o princípio? Eu bem me lembro de quando fez upgrade de seu PC, acompanhei em um tópico aqui, então porque só agora esta necessitando da atualização?

Então, está ocorrendo um problema quando a temperatura ambiente é baixa e o PC fica muito tempo ocioso, ele simplesmente desliga o cooler e o processador chega nos 70 Graus rapidinho quando você volta a utilizar o PC, mas ele não liga o cooler de volta!

Notei que todas as placas da Gigabyte com o chip ITE8718-GX estão  com atualização de BIOS por conta disso.


Foi esse o problema, no calor nada disso acontece, só se manifestou agora com frio e umidade.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema com a placa Gigabyte GA 945GM-S2 !
« Resposta #7 Online: 06 de Setembro de 2007, 16:09 »
Então, está ocorrendo um problema quando a temperatura ambiente é baixa e o PC fica muito tempo ocioso, ele simplesmente desliga o cooler e o processador chega nos 70 Graus rapidinho quando você volta a utilizar o PC, mas ele não liga o cooler de volta!

Notei que todas as placas da Gigabyte com o chip ITE8718-GX estão  com atualização de BIOS por conta disso.


Foi esse o problema, no calor nada disso acontece, só se manifestou agora com frio e umidade.

Ahhhh....  Peguei no tranco e entendi. Que isto, agora antes de comprar um PC devemos usar ele primeiro sob sol forte, e depois irmos a um frigorífico para ver também seu comportamento.

Boa sorte ai com a solução do seu problema!
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Screwball

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • Code Warrior
    • Ver perfil
Re: Problema com a placa Gigabyte GA 945GM-S2 !
« Resposta #8 Online: 06 de Setembro de 2007, 21:31 »
Algumas ideias.

Atualizar a BIOS.
Veja com atenção qual é a revisão de sua placa.

Para placas rev. 1.0, a BIOS mais nove é a F6.
Para placas rev. 3.x, a BIOS mais nova é a FC.


Alguns chipsets da Intel são bem chatos quanto a memória RAM.
Exigem que a memória siga RIGOROSAMENTE o padrão DDR2.
Como tu está usando memórias boas (Kingston) acho dificil, mas de uma conferida na BIOS.
Veja se a voltagem está correta (1,8 V) e os tempos (5-5-5-12).

Alguns chips da Intel (como os Core 2) "gostam" de funcionar em modo síncrono.
Então seria bom tu usar uma freqüência para memória que seja múltiplo do FSB.
Ex:
Se o FSB for 800 MHz tu pode usar DDR2 800 (1:1) ou DDR2 400 (1:2).

Veja se o dissipador do northbridge não está quente.
Se estiver, adapte um ventilador (fan) nele.

Estou assumindo que tu já tenha descartado problemas mais óbvios como fonte fraca, aquecimento excessivo, mau contato, placa mãe aterrada, etc.
$>cd /pub && more beer && \
> cd ~ && make unzip && strip && touch && grep && \
> finger && mount && fsck && \
> more && yes && umount && sleep

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Problema com a placa Gigabyte GA 945GM-S2 !
« Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2007, 11:24 »
E aí pessoal. O problema foi resolvido.  A solução? Troquei a placa ainda na garantia por outra do mesmo modelo.  Apesar da nova placa estar escrito revisão 1x, como na primeira, notei que os capacitores eram diferentes (principalmente os do regulador de tensão do processador), e o Slot das memórias tinham um desenho um pouco diferente também.

Ao que parece o problema era da controladora de memória, com a troca o PC ficou mais rápido e ele liga de primeira mesmo com dias frios e úmidos.

Era isso. 
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline aleksrn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Problema com a placa Gigabyte GA 945GM-S2
« Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2011, 10:03 »
bom dia amigos, já uso linux a algum tempo mas sou novo neste forum e gostaria da ajuda de vc´s:

tenho uma placa GIGABYTE - Socket 775 - GA-945GCM-S2C (rev. 1.0) e o problema é o seguinte:

quando faço um boot pelo cd para a instalação do ubuntu 10.4 ele trava antes de carregar os sistema, abri o setup e abilitei o SMART  dai ele carrega mas na hora de criar uma partição ele trava novamente, já tentei usar uma versão mais antiga mas trava do mesmo jeito.

dai a ultima tentativa foi instalar em uma outra placa da mesma marca mas de modelo diferente GA-G31m-S2L a instalação foi perfeita, liguei o hd na placa anterior e carrega tudo ok no anbiente gráfico, passa alguns segundos ele trava.

o que devo fazer? estou pensando em atualizar a BIOS.

no mais agradeço a ajuda de todos.

Obrigado
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2011, 11:35 por aleksrn »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Problema com a placa Gigabyte GA 945GM-S2
« Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2011, 17:33 »
bom dia amigos, já uso linux a algum tempo mas sou novo neste forum e gostaria da ajuda de vc´s:

tenho uma placa GIGABYTE - Socket 775 - GA-945GCM-S2C (rev. 1.0) e o problema é o seguinte:

quando faço um boot pelo cd para a instalação do ubuntu 10.4 ele trava antes de carregar os sistema, abri o setup e abilitei o SMART  dai ele carrega mas na hora de criar uma partição ele trava novamente, já tentei usar uma versão mais antiga mas trava do mesmo jeito.

dai a ultima tentativa foi instalar em uma outra placa da mesma marca mas de modelo diferente GA-G31m-S2L a instalação foi perfeita, liguei o hd na placa anterior e carrega tudo ok no anbiente gráfico, passa alguns segundos ele trava.

o que devo fazer? estou pensando em atualizar a BIOS.

no mais agradeço a ajuda de todos.

Obrigado

Minha nossa, você reviveu esse tópico!  Eu mesmo já tinha esquecido dele!

Mas vamos lá, você já tentou outras versões do Ubuntu? Outras distros para ter certeza que o problema é com a versão 10.04?

Eu tive que me desfazer dessa placa tempos depois, alguns modelos apresentavam falha nas soldas do Chipset, se o processador esquentar demais, na época usava um Pentium D nela, com o tempo ela trava de maneira aleatória!  

A solução foi levar num técnico de eletrônica e trocar as soldas do chipset!

Não sei se este é o seu caso!
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2011, 17:36 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline aleksrn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Problema com a placa Gigabyte GA 945GM-S2 ! - Resolvido!
« Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2011, 22:32 »
pois é amigo, desenterrei mesmo. kkkk

cara já tentei usar outras versões usei o 8 e o 9 mas o problema mesmo assim continua a princípio achei que era hd mas não foi isso, até monitor eu troquei achando que era algum problema gráfico, usei um hd ide mas fica no mesmo.

acho q vai ser solda mesmo, agora o interessante é que no sistema de JANELAS funciona legal.

amigo um forte abraço vou ver se consigo resolver a solda ou então a lata do lixo também resolve. rsrsr

boa noite e até mais.