Autor Tópico: Lançado LibreOffice 4.0  (Lida 28096 vezes)

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Lançado LibreOffice 4.0
« Resposta #45 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 12:30 »
Lembrando que a falta de integração com o Ubuntu é de responsabilidade de Canonical. A contribuição poderia ser maior, está ferramenta é essencial.

Instalei no meu Xubuntu é está muito bom, notei uma leve lentidão na hora de salvar os arquivos, no entanto, no geral houve melhora na performance.

Nos créditos constam algumas contribuições de desenvolvedores de Fundação Apache, isso pode ser uma demonstração de que os caras estão trocando "figurinhas" entre os offices.

A licença do apache-openoffice e do libreoffice são deferentes, as mudanças do primeiro podem ser incorporadas no segundo, já o contrário não é tão simples, embora seja possível.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Lançado LibreOffice 4.0
« Resposta #46 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 14:36 »
A propósito, gostaria de saber se a The Document Foundation vai disponibilizar o LibreOffice 4 via PPA estável. Se não me engano estará nos repositórios do Ubuntu 13.04, mas queria ver se os usuários do 12.04, 12.10 e derivados terão a possibilidade de atualização via "sudo apt-get dist-upgrade".

Segundo li em alguns sites, o Ubuntu 12.04.2 virá com algumas atualizações (Kernel e aplicativos), sendo assim acredito que há boas chances dessa nova versão também entrar no bolo.

De toda forma, ressalto que por enquanto é apenas especulação, já que não há nenhum anúncio oficial há esse respeito.

Não, não há chance disso. O 12.04.2 já está aí já faz tempo na forma de daily build, e qualquer um que estiver com o Ubuntu 12.04 atualizado em dia vai perceber q o Libre está ainda na versão 3.5.4, não foi nem para a 3.6.x. O que há de máximo em atualização é passar da 3.5.2 para a 3.5.4, por exemplo, e note que virtualmente não houve troca de versão, pois a 3.5.4 é só correção de bugs e segurança da 3.5.2, são praticamente iguais. A Canonical não oferece atualização do Libre e nunca ofereceu dessa maneira, pulando versões que apresentem mudanças e novidades. Demorou muito tempo para a Canonical adotar este tipo de atualização para Firefox e Thunderbird, e eles são uma exceção à regra.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2013, 14:39 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Lançado LibreOffice 4.0
« Resposta #47 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 09:11 »
Eu estou com um problema sério... Cada vez que inicializo a sessão, após alguns segundos ele encerra a sessão sozinho. Usando em um 12.04 Unity. Alguém saberia o que é?

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Lançado LibreOffice 4.0
« Resposta #48 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 13:33 »
Eu estou com um problema sério... Cada vez que inicializo a sessão, após alguns segundos ele encerra a sessão sozinho. Usando em um 12.04 Unity. Alguém saberia o que é?
fala mano colorado, tava sumido ein?
isso começou quando tu instalou o libreoffice 4.0 ?
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Lançado LibreOffice 4.0
« Resposta #49 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 13:35 »
A propósito, gostaria de saber se a The Document Foundation vai disponibilizar o LibreOffice 4 via PPA estável. Se não me engano estará nos repositórios do Ubuntu 13.04, mas queria ver se os usuários do 12.04, 12.10 e derivados terão a possibilidade de atualização via "sudo apt-get dist-upgrade".

Segundo li em alguns sites, o Ubuntu 12.04.2 virá com algumas atualizações (Kernel e aplicativos), sendo assim acredito que há boas chances dessa nova versão também entrar no bolo.

De toda forma, ressalto que por enquanto é apenas especulação, já que não há nenhum anúncio oficial há esse respeito.

Não, não há chance disso. O 12.04.2 já está aí já faz tempo na forma de daily build, e qualquer um que estiver com o Ubuntu 12.04 atualizado em dia vai perceber q o Libre está ainda na versão 3.5.4, não foi nem para a 3.6.x. O que há de máximo em atualização é passar da 3.5.2 para a 3.5.4, por exemplo, e note que virtualmente não houve troca de versão, pois a 3.5.4 é só correção de bugs e segurança da 3.5.2, são praticamente iguais. A Canonical não oferece atualização do Libre e nunca ofereceu dessa maneira, pulando versões que apresentem mudanças e novidades. Demorou muito tempo para a Canonical adotar este tipo de atualização para Firefox e Thunderbird, e eles são uma exceção à regra.

Aqui eu atualizo manualmente o libreoffice.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Lançado LibreOffice 4.0
« Resposta #50 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 16:03 »
Não entendo, se não mudou muita coisa, por que não ficaram na seria 3.x, poderia ter se chamado 3.7.
Quando muda uma versão, fica a expectativa de mudanças grande tanto na interface como nos recursos.

O Libreoffice e o Openoffice são feios e falta muitos recursos, bem que eles poderiam melhorar a interface, melhorar a usabilidade e rechear de novos recursos. Tudo isso com uma abertura e fechamento rápido seria perfeito, nesse ritmo daqui a 10 anos chegaremos lá.
Um dos problemas do software libre é a demora no seu desenvolvimento, que lento.

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Lançado LibreOffice 4.0
« Resposta #51 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 16:32 »
Instalei o Libreoffice no Ubuntu/Kubuntu 12.10 e o visual ficou horrível. Pesquisando encontrei a solução.
 
Digite no terminal:
sudo mv /opt/libreoffice4.0/ure/lib/libstdc++.so.6 /opt/libreoffice4.0/ure/lib/libstdc++.so.6.old

Segue fonte onde tem as imagens de como era e como ficou depois da linha acima. Inclusive funcionou no KDE 4.10 que é a versão que estou usando.

https://www.bdjl.de/localhost/?p=3287

Offline Denis Ferraz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • DEUS EXISTE E É PARA TODOS!
    • Ver perfil
    • Evangelho Quotidiano
Re: Lançado LibreOffice 4.0
« Resposta #52 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 18:33 »
Boa Noite a Todos!

Caro wildner;

Instalei o Libreoffice no Ubuntu/Kubuntu 12.10 e o visual ficou horrível. Pesquisando encontrei a solução.
 
Digite no terminal:
sudo mv /opt/libreoffice4.0/ure/lib/libstdc++.so.6 /opt/libreoffice4.0/ure/lib/libstdc++.so.6.old

Segue fonte onde tem as imagens de como era e como ficou depois da linha acima. Inclusive funcionou no KDE 4.10 que é a versão que estou usando.

https://www.bdjl.de/localhost/?p=3287

Excelente dica!

Fique com Deus e obrigado!
São Mateus 6,31.33-34

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Lançado LibreOffice 4.0
« Resposta #53 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 19:10 »
Não entendo, se não mudou muita coisa, por que não ficaram na seria 3.x, poderia ter se chamado 3.7.
Quando muda uma versão, fica a expectativa de mudanças grande tanto na interface como nos recursos.

O Libreoffice e o Openoffice são feios e falta muitos recursos, bem que eles poderiam melhorar a interface, melhorar a usabilidade e rechear de novos recursos. Tudo isso com uma abertura e fechamento rápido seria perfeito, nesse ritmo daqui a 10 anos chegaremos lá.
Um dos problemas do software libre é a demora no seu desenvolvimento, que lento.


Prefiro um pacote que seja feio e que faça tudo o que preciso de forma clara e objetiva a um bonitinho e cheio de frescura (tipo os últimos M$ Office que saíram).

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Lançado LibreOffice 4.0
« Resposta #54 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 19:13 »
Não entendo, se não mudou muita coisa, por que não ficaram na seria 3.x, poderia ter se chamado 3.7.
Quando muda uma versão, fica a expectativa de mudanças grande tanto na interface como nos recursos.

O Libreoffice e o Openoffice são feios e falta muitos recursos, bem que eles poderiam melhorar a interface, melhorar a usabilidade e rechear de novos recursos. Tudo isso com uma abertura e fechamento rápido seria perfeito, nesse ritmo daqui a 10 anos chegaremos lá.
Um dos problemas do software libre é a demora no seu desenvolvimento, que lento.


Prefiro um pacote que seja feio e que faça tudo o que preciso de forma clara e objetiva a um bonitinho e cheio de frescura (tipo os últimos M$ Office que saíram).
+1
embora meu pc esteja parecendo uma alegoria de carnaval  ;D ;D ;D ;D
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Lançado LibreOffice 4.0
« Resposta #55 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 19:39 »
Único office na minha opinião que prestou foi o 2003. O resto é toscão. Tenho o box do office 2010 home aqui lacrado que ganhei, quero vender.

O libre e openoffice faz tudo tranquilo e olha que eu trabalho com contabilidade. Planilhas de cálculo e redigindo documentos a órgãos.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Lançado LibreOffice 4.0
« Resposta #56 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 19:44 »
Único office na minha opinião que prestou foi o 2003. O resto é toscão. Tenho o box do office 2010 home aqui lacrado que ganhei, quero vender.

O libre e openoffice faz tudo tranquilo e olha que eu trabalho com contabilidade. Planilhas de cálculo e redigindo documentos a órgãos.
o openoffice eu use no debian squeeze, achei bem funcional, muito legal mas o libreoffice é o que meu irmão tá mais acostumado,apesar dois serem bem parecidos.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Lançado LibreOffice 4.0
« Resposta #57 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 09:41 »
Eu estou com um problema sério... Cada vez que inicializo a sessão, após alguns segundos ele encerra a sessão sozinho. Usando em um 12.04 Unity. Alguém saberia o que é?
fala mano colorado, tava sumido ein?
isso começou quando tu instalou o libreoffice 4.0 ?

Pois é, bmota... Circulei pelo mundo dos RPMs durante um tempo, mas tornei à casa.

Então... O problema só ocorre no 4.0.

Abs.
Cassiano

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Lançado LibreOffice 4.0
« Resposta #58 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 09:46 »
Não entendo, se não mudou muita coisa, por que não ficaram na seria 3.x, poderia ter se chamado 3.7.
Quando muda uma versão, fica a expectativa de mudanças grande tanto na interface como nos recursos.

O Libreoffice e o Openoffice são feios e falta muitos recursos, bem que eles poderiam melhorar a interface, melhorar a usabilidade e rechear de novos recursos. Tudo isso com uma abertura e fechamento rápido seria perfeito, nesse ritmo daqui a 10 anos chegaremos lá.
Um dos problemas do software libre é a demora no seu desenvolvimento, que lento.


Wildner,

O 4.0 trouxe muito mais mudanças "under the hood" do que de funcionalidades ou UI. Pelo que a TDF anuncia, houve um tremendo trabalho de limpeza de código, muita coisa portada de linguagem e muita coisa de integração (não com o Unity, mas sim no suporte a formatos de arquivos).

Abs.
Cassiano

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Lançado LibreOffice 4.0
« Resposta #59 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 12:06 »
Eu tô com o LibreOffice 3.6.0 no LM13, instalado via PPA oficial, tá muito bom aqui e não penso em mudar tão cedo pro 4.0 - a menos que eles disponibilizem pelo mesmo PPA.