Autor Tópico: Proposta de estímulo a doações  (Lida 12124 vezes)

Piras

  • Visitante
Proposta de estímulo a doações
« Online: 19 de Julho de 2006, 01:48 »
Uma discussão a respeito de declarações do Hans Reiser [Fórum Ubuntu Linux - PT > Suporte > Sistema > reiserfs4] em outro tópico induziu-me a fazer a seguinte sugestão aos Moderadores.

Boa parte dos projetos de código livre, não só as próprias distribuições, mas também a maior parte dos aplicativos, são mantidos por meio de trabalho voluntário. Infelizmente, nem todos dispõe de tempo ou conhecimento suficientes para contribuir deste modo e nem sempre este tipo de contribuição é o bastante. Há sempre necessidade de dinheiro.

No entanto, uma boa parte dos projetos têm dificuldade em obter doações no volume necessário. E não há, ao meu ver, por parte dos "agitadores" do Software Livre muito empenho em estimular doações ou conscientizar os usuários da sua necessidade. Páginas e blogs dedicados a resenhas sobre aplicativos e distros há aos montes. Difícil é encontrar algum texto lembrando a necessidade de contribuir.

Eu proponho então ao pessoal do Fórum que se faça uma campanha permanente em prol de doações. Para animar as coisas, uma seção poderia ser aberta especificamente para este fim e, periodicamente, seria escolhido por enquete o projeto a ser objeto da campanha.

Não seria preciso nem mesmo intermediação de dinheiro através deste fórum. Ele apenas estimularia doações para um projeto específico durante um mês, por exemplo. E durante este período, seriam acumuladas neste tópico a maior quantidade de informação possível sobre o aplicativo, como a sua história, perfil dos desenvolvedores (até o texto de entrevista com eles, realizada via e-mail ou chat, por exemplo), textos legais de outras fontes, tutoriais, etc.

Seria uma contribuição modesta mas efetiva deste fórum a manutenção de projetos de código livre.
« Última modificação: 19 de Julho de 2006, 01:50 por Piras »

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Proposta de estímulo a doações
« Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2006, 19:39 »
A idéia é bem interessante, vamos medir a partir das respostas a este tópico, quantas pessoas estão dispostas ou interessadas em fazer ou apoiar doações.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: Proposta de estímulo a doações
« Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2006, 20:04 »
 :)

Bem, eu gostaria de fazer doações, mas tudo vai depender do projeto escolhido.

Confesso que desde que deixei o Photoshop e comecei a usar o Gimp, há uns dois anos, eu tenho esse desejo, mas nunca fiz qualquer doação  :-[, um pouco por medo de transações on-line para pagamento via Pay-Pal.

Quando li o relato do Reiser eu havia pensado o mesmo e se alguém for fazer uma campanha em favor dele, pode contar com a minha participação. Acho que seria um bom começo.

Os projetos do meu interesse são aqueles relacionados a imagens, como o Digikam, Gimp, Inkscape, e para notação musical como o Rosegarden.

Inclusive, xeretando no source forge, eu achei um projeto denominado Jobim, mantido por um time de desenvolvedores brasileiros, o qual, aparentemente, está iniciando agora.

Então, convido os músicos do fórum (eu sei que há vários), para dar uma olhada nesse projeto e, quem sabe, contribuir com o seu desenvolvimento também.

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Proposta de estímulo a doações
« Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2006, 08:00 »
Concordo com a ideia, mas antes temos q pensar como e em q iremos fazer as doações, pois sempre q se poe finanças em jogo, todo mundo fica com a pulga atras da orelha, assim como sera administrado, etc, etc, etc...

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Proposta de estímulo a doações
« Resposta #4 Online: 20 de Julho de 2006, 09:13 »
Eu espero que o Google Checkout fique disponível para o Brasil... ajudaria muito.

Já contribui com o SARG, desenvolvido por um brasileiro, mas através de depósito bancário.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: Proposta de estímulo a doações
« Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2006, 11:29 »
Eu entendo que não seja necessário que alguém administre qualquer valor, até porque talvez seja difícil achar quem queira assumir tamanha responsabilidade, ainda que o valor captado seja pequeno.

Creio que, de início, quem tem maiores conhecimentos acerca do assunto pode esclarecer os demais no tocante aos canais de doação para cada projeto de interesse.

Eu mesmo tenho bom ânimo em colaborar financeiramente com um projeto, desde que me sinta seguro para fazer essa doação.

É preciso estar atento porque a rede está repleta de espertalhões. Vimos o exemplo recente durante as catástrofes com os furacões em New Orleans e na Ásia com as Tsunamis. Muita gente recolhendo donativos na rede que jamais foram enviados aos destinatários.

Por exemplo, eu gostaria de saber se o Pay-Pal é seguro. Como ter certeza de que a minha doação chegou ao destino?

Quanto aos projetos nacionais, quais são eles e os seus canais para donativos?

Se alguém souber, eu já posso fazer uma contribuição.  ;)
« Última modificação: 20 de Julho de 2006, 11:30 por usifoto »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Proposta de estímulo a doações
« Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2006, 11:38 »
O SARG é um http://sarg.sourceforge.net/donations.php
É um sistema de geração de relatório de acesso aos acessos utilizados no Proxy.

Sobre paypal, eu acho seguro, mas a doação pode ser feita com cartão de crédito? Pra receber precisa de uma conta bancária nos EUA.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: Proposta de estímulo a doações
« Resposta #7 Online: 20 de Julho de 2006, 11:44 »
Eu tenho cartão de crédito internacional, então acho que dá pra fazer por ele, mas preciso saber mais sobre essa conta nos EUA... ???

Editei pra acrescentar o seguinte:

Querem algum estímulo?

Relacionem todos os bons softwares livres que estão instalados em suas máquinas e verifiquem quanto custaria ter seus similares comerciais.

Dividam o valor obtido por 10 ou até por 100 e façam uma doação. Sim, de um centésimo do preço que seria pago para ter softwares comerciais equivalentes instalados!!!  :o :o :o

Uns poucos dólares de cada um ajudam muito! Nós gastamos o dinheiro economizado com licenças em outras coisas menos importantes. Vamos fazer um esforço!

Já podemos dar início à campanha de natal  ;D

Um pouquinho do décimo terceiro reservado pra ajudar os projetos que mais nos interessam. Falando sério. O que acham?
« Última modificação: 20 de Julho de 2006, 11:52 por usifoto »

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Proposta de estímulo a doações
« Resposta #8 Online: 20 de Julho de 2006, 14:43 »
Interessei nesse projeto Jobim. Qual o link, usifoto?
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: Proposta de estímulo a doações
« Resposta #9 Online: 20 de Julho de 2006, 15:06 »
Interessei nesse projeto Jobim. Qual o link, usifoto?

Vou procurar no sourceforge e já posto aqui.

Mas acho mais fácil verificar direto por aqui. No sourceforge parece que a coisa ainda está crua... ::)

Editado:

Ei-lo  :D

http://sourceforge.net/projects/jobim
« Última modificação: 20 de Julho de 2006, 15:08 por usifoto »

Piras

  • Visitante
Re: Proposta de estímulo a doações
« Resposta #10 Online: 21 de Julho de 2006, 18:06 »
Veja bem, o que propus foi uma seção que estimule doações: nada de intermediação de dinheiro via fórum!

É claro que, instituído o projeto, os moderadores responsáveis poderiam entrar em contato com os desenvolvedores do projeto escolhido para a campanha para obter algum meio, mesmo que transitório, para facilitar as doações.

Citar
Bem, eu gostaria de fazer doações, mas tudo vai depender do projeto escolhido.

Acho que devemos parar de doar dinheiro exclusivamente para projetos do nosso interesse, ao menos do nosso interesse direto. Há muitos projetos essenciais ao sistema Linux que dificilmente despertarão o interesse direto de alguém. Um sistema de arquivos, um sistema para montagem automática de periféricos, um compilador qualquer ou mesmo um gestor de pacotes são essenciais para o bom funcionamento do sistema. O problema é que, exatamente por serem estruturantes do sistema eles geralmente são esquecidos, até mesmo por doadores institucionais, como é o caso do site DistroWatch.

O objetivo destas campanhas de doação seria exatamente conscientizar o usuário de que não basta doar aos projetos do seu interesse direto, mas a todos aqueles que são importantes para o progresso do sistema.

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: Proposta de estímulo a doações
« Resposta #11 Online: 21 de Julho de 2006, 18:32 »
Citar
O objetivo destas campanhas de doação seria exatamente conscientizar o usuário de que não basta doar aos projetos do seu interesse direto, mas a todos aqueles que são importantes para o progresso do sistema.

Concordo contigo quanto aos projetos dedicados à estrutura do sistema, de extrema importância, e que passam despercebidos aos nossos olhos.

Entretanto, considero que devo contribuir assim com um como com o outro, isto é, com projetos estruturais do sistema que, a meu ver, devem ser apresentados à comunidade interessada por aqueles que tem conhecimento para fazê-lo, assim como com aqueles que são de interesse direto, nas suas próprias palavras.

Eu gosto muito de fotografia e de música, então é natural que haja em mim interesse em contribuir com o desenvolvimento de aplicações voltadas para essas áreas.

Tanto o sistema operacional quanto as aplicações existem um em função do outro. Devemos contribuir com ambos.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Proposta de estímulo a doações
« Resposta #12 Online: 10 de Agosto de 2006, 05:49 »
Não sei se é uma idéia boa... que tal se o fórum tivesse uma propaganda do Google, em que todos teriam "acesso" aos valores para uma maior transparência e todo mês, através de uma enquete, esse valor seria doado para o projeto mais votado?

Offline gansinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sujo, cansado e "insônico"
    • Ver perfil
Re: Proposta de estímulo a doações
« Resposta #13 Online: 27 de Agosto de 2006, 06:46 »
ótimo.
Problema 1: muitos aqui não devem ter (como eu não tenho) cartão internacional... como faríamos as doações para o paypall (meio mais comum para doações).
Problema 2: existem pessoas dispostas a ajudar em tal proposta (procurar e traduzir a história dos programas e tudo mais?)
sugestão 1: (para o problema 1) Algum moderador poderia disponibilizar sua conta para depósitos e futuras remessas (apresentando comprovantes e tudo)

Offline leandro.miranda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
  • Vivendo, Aprendendo e Repassando!
    • Ver perfil
Re: Proposta de estímulo a doações
« Resposta #14 Online: 08 de Setembro de 2006, 11:30 »
Realmente muito boa sua ideia, eu não só apoio como posso ajudar e muito essa ideologia. Pois realmente queremos e exigimos qualidade nos nossos aplicativos e para ter qualidade o insentivo ao programador tem que vir de quem necessita da sulução em codigo aberto.


Parabens e esta exelente ideia....
Obrigado,

Ass. Leandro Miranda