Autor Tópico: Trojan Wirenet tem como alvo usuários de Mac OS X e Linux  (Lida 5053 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Trojan Wirenet tem como alvo usuários de Mac OS X e Linux
« Resposta #15 Online: 17 de Setembro de 2012, 16:38 »
[...] e só por segurança, deixe o firewall ativo no Ubuntu sudo ufw enable.

Concordo com suas colocações também SiO2.

Mas se observar minha citação, vai ver que coloco uma ênfase no que tange a questão do firewall: só por segurança.

Não quer dizer segurança em relação ao malware em questão aqui no tópico, mas sim, de uma forma geral. Indepedentemente, se é um Ubuntu desktop ou server.

P.S.: bem vindo mais um italiano à comunidade Ubuntu do Brasil. Que venham outros...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Trojan Wirenet tem como alvo usuários de Mac OS X e Linux
« Resposta #16 Online: 17 de Setembro de 2012, 17:36 »
Resumindo a missa: mantenha o S.O. atualizado, não saia clicando em tudo que é link que aparece na tela do computador (principalmente em email) e só por segurança, deixe o firewall ativo no Ubuntu sudo ufw enable.

Concordo com tudo o que você escreveu, mas ainda acho supérfluo um firewall para uma instalação desktop "normal" de Ubuntu porque - nesse caso - não tem daemon nenhum ativo para as conexões em entrada. E no caso desse trojan, tem que conhecer o IP que ele usa na conexão em saída por bloquear ele. Agora eu posso bloquear o 212.7.208.65, mas amanha pode chegar um outro trojan que usa por exemplo o 214.9.208.62 e meu firewall não me pode ajudar.
Ainda acho o GNU/Linux um dos sistemas mais seguros do mundo, na condição de fazer tudo o que você justamente escreveu... 

[peço desculpa por meu português, mas sou Italiano e estou tentando de aprender o vosso idioma]
primeiramente,seu português é melhor que o meu,que sou brasileiro,parabéns.
é como voce e outros já falaram, depende doque o usuário fizer, ou seja,usar o sistema corretamente,atualizando sempre ele, e não ficar se achando o superman e sair clicando em tudo. ;D ;D
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Trojan Wirenet tem como alvo usuários de Mac OS X e Linux
« Resposta #17 Online: 17 de Setembro de 2012, 20:36 »

Acredito que um malware que possa prejudicar os arquivos pessoais ou profissinais de um usuário do GNU/Linix é sim uma questão de preocupação. Não podemos simplesmente ignorar esse fato. Uma pessoa que guarda seus arquivos pessoais, profissionais, contatos e etc não ficará nada contente em perder por causa do malware.
 

Ok, mas aí é mais fácil de controlar fazendo sempre cópias de arquivos pessoais em outras mídias, usando criptografia. Não é o "coração" do sistema que seria afetado e portanto impossibilitasse o uso do sistema.

Muitos vírus em linux são só conceituais.

Continuo esperando algo que realmente seja uma grande dor de cabeça e quando esse dia chegar vai ser uma droga, por ter que usar anti-tudo por aqui também, kkkkkkkk.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline SiO2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Trojan Wirenet tem como alvo usuários de Mac OS X e Linux
« Resposta #18 Online: 18 de Setembro de 2012, 15:39 »
Obrigado a todos pelo acolhimento :),
@clockworklinux
@bimota
infelizmente não consigo muito bem me explicar direito, e frequentemente tenho que escrever coisas mais simples porque não sei me virar com aquelas complicadas, mas vou melhorando (espero)... 

@jkmsjq
sim entendo o que você quer dizer.
Achei uma explicação do que eu queria dizer ontem mas, eu conheço somente links em italiano, espero que "São Google" possa ajudar

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,99165.15.html

Citar
Ubuntu Desktop requer o firewall?
Os aplicativos instalados por padrão na versão desktop do Ubuntu são projetados principalmente para permitir que você sair na internet à procura de informações de arquivo ou o que seja, ao invés de aceitar conexões de entrada do lado de fora.

O programa que aceita conexões de fora são chamados de servidores. Esta categoria inclui alguns exemplos de servidores Web que hospedam páginas HTML, ou o servidor SSH ou telnet, que permitem a abertura de um shell em um PC remoto.
Versão desktop do Ubuntu são algumas servidor, mas voltado principalmente para o uso de dispositivos de hardware como X (vídeo gráfico), copos (impressão), são (scanner), etc .., o padrão fechado para conexões externas.

Qualquer pessoa que queira oferecer um serviço de rede para usuários remotos tem que instalar um programa de servidor especial em seu PC, este programa atende em uma porta, e toda a entrada de conexões de entrada conectar a esta porta para se comunicar com o servidor.


Você não pode conectar remotamente a um PC, se houver pelo menos um servidor escuta em qualquer porta. Para dar um exemplo trivial é como bater em uma casa vazia: ninguém será aberta.
O servidor mencionado acima (tais como web, ssh, telnet, ..) não são instalados por padrão, por isso é inútil para instalar um firewall para controlar o acesso aos portos em que nenhum programa está escutando (como ter um policial em um bairro deserto).
Mesmo no caso em que explicitamente instalar um programa servidor, como todos os programas p2p ainda é inútil usar um firewall, a fim de fechar as portas. Na verdade, este teria o único propósito de evitar que o servidor instalado para acessar a rede e fazer o seu dever!

Mais tarde neste guia serão avaliados casos em que o firewall também pode ser necessárias em um sistema desktop.

Mas isso tudo por confirmar que concordo com você  ;D
** ****** ***** *** *****                       
 I n  S i d e r a  S a l u s                                     
***.* **** * ***** *********