Autor Tópico: Particionamento do disco e ponto de montagem  (Lida 9813 vezes)

Offline Medonho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Particionamento do disco e ponto de montagem
« Online: 23 de Agosto de 2008, 16:23 »
Pretendia instalar o Dapper Drake e o Windows XP no mesmo disco rídigo. Planejei o seguinte partiçionamento da unidade:

Partição 1 (sda1): Windows (sistema)
Partição 2 (sda2): Windows (dados)
Partição 3 (sda3): Ubuntu (sistema)
Partição 4 (sda4): Ubuntu (swap)
Partição 5 (sda5): Ubuntu (dados)

Como não é possível criar 5 partições, criei 2 para o Windows e 1 estendida (ext3) para o Linux.

No entanto, o processo não foi bem-sucedido. Percebi que apenas a partição onde o sistema foi instalado foi criada e, ao invés de chamar-se sda3, ela recebeu a identificação sda4.

Verificando a situação através do Gerenciador de Discos constatei que a lista de partições havia sido criada de forma diferente. Nela, a exceção das partições sda4 e swap, as demais aparecem sem formatação e ponto de acesso. Editar esses campos ou habilitar as partições além de não surtir o efeito desejado, impossibilita o acesso as partições ativas.

O confrontamento entre o conteúdo do arquivo fstab e os dados obtidos através do comando fdsik pode fornecer alguma informação do que aconteceu:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>     <type>        <options>                            <dump>  <pass>
proc                     /proc                     proc              defaults                                     0               0
/dev/sda4            /                            ext3              defaults,errors=remount-ro      0               1
/dev/sda8            none                     swap             sw                                              0               0
/dev/hdc              /media/cdrom0     udf,iso9660  user,noauto                               0               0

...

#fdisk -l

Disco /dev/sda: 80.0 GB, 80026361856 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilha, 9729 cilindros
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes

Dispositivo Boot Início Fim   Blocos          Id Sistema
/dev/sda1            1       1912 15358108+  b  W95 FAT32
/dev/sda2            1913 6374 35841015     b  W95 FAT32
/dev/sda3            6375 8598 17864280     5 Linux
/dev/sda4    *      8599 9729   9084757+   83 Linux
/dev/sda5            6375 7266   7164958    83 Linux
/dev/sda6            7297 7649   3076416    82 Linux swap / Solaris
/dev/sda7            7650 8545   7197088+ 83 Linux
/dev/sda8            8546 8598     425691    82 Linux swap / Solaris

...

Há um ponto a ser esclarecido no resultado apresentado pelo fdisk: o sistema de arquivos Linux swap da partição sda6 não deve estar asssociado ao processo de instalação do sistema operacional mas sim a uma tentativa de habilitar as partições via Gerenciador de Discos. Desconfio que excetuando-se essa tentativa, o resultado seria Sistema = Linux.

Agora, algumas conclusões extraídas dos dados obtidos pelo fdisk:
- As partições de sda4 até sda8 estão dentro da área do disco correspondende a partição sda3;
- O nº de identificação deve apontar para o tipo de partição (5 = estendida, 83 = dados e 82 = memória swap);
- O sinal de adição "+"  ao lado do valor final dos blocos indicaria a partição na qual o sistema está instalado. No entanto, a sda7 também possui esse sinal. Atribuo isso a um momento durante a instalação na qual tentei estabelecer um valor inteiro (7,00 GB) a partição de sistema enquanto o programa de instalação insistia em transformá-lo em outro (6,86 GB). No final das contas, a partição de sistema tornou-se sda4 com 8,66 GB;
- a partição sda5, de valor 5,83 GB, representaria uma tentativa frustrada de criação da partição de sistema;
- a partição swap criada pelo programa de instalação possui 415,71 MB e nunca foi apresentada para alteração. Pelos meus planos, ela teria 3 GB, valor que ficou como partição sda6.

A explicação provável ao problema que estou enfrentando é que durante a instalação esqueci de definir um ponto de montagem ou que, mesmo tendo escolhido corretamente o formato do sistema de arquivos, as partições não foram formatadas. Isso ficaria evidenciado pela partição listada como sda6, prevista para comportar a memória swap.

Embora fique demonstrado através do fdisk que as partições foram criadas, elas não estão acessíveis já que não compõem o arquivo fstab. Existe alguma maneira de corrigir esses problemas sem a necessidade de reinstalalação do sistema operacional?
« Última modificação: 23 de Agosto de 2008, 16:37 por Medonho »

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Particionamento do disco e ponto de montagem
« Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2008, 18:11 »
Sugestão:

Não misture partições primárias com partições lógicas, ou melhor, não use todas as partições primárias.  Se você vai colocar o Windows, tudo bem que seja na /dev/sda1.  Mas o restante comece na /dev/sda5 que pode ser o SWAP.  As demais /dev/sda6 em diante até o tamanho do disco poderão ir crescendo.

Partições primárias: sda1, 2, 3, 4.
Partições lógicas: a partir de sda5, até o total do HD.


Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Medonho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Particionamento do disco e ponto de montagem
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2008, 22:07 »
Obrigado pelo conselho.

Segundo o sugerido o esquema ficaria:

sda1: Windows (sistema)
sda2: Windows (dados)
sda3: desabilitada, não montada ou não-formatada
sda4: desabilitada, não-montada ou não-formatada
sda5: Linux (swap)
sda6: Linux (sistema) - formato ext3
sda7: Linux (dados) - formato ext3

Perguntas:

1º) é possível corrigir o problema sem reinstalar o Dapper Drake?

2º) porque consegui criar uma partição estendida em sda3 se essa partição é sempre primária?

3º) como fazer para pular as partições sda3 e sda4 já que, pelo que lembro, a numeração é automatica  e sequencialmente obtida e controlada pelo programa de instalação?

Por enquanto era isso

Valeu!

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Particionamento do disco e ponto de montagem
« Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2008, 23:38 »
Obrigado pelo conselho.

Segundo o sugerido o esquema ficaria:

sda1: Windows (sistema)
sda2: Windows (dados)
sda3: desabilitada, não montada ou não-formatada
sda4: desabilitada, não-montada ou não-formatada
sda5: Linux (swap)
sda6: Linux (sistema) - formato ext3
sda7: Linux (dados) - formato ext3

Perguntas:

1º) é possível corrigir o problema sem reinstalar o Dapper Drake?

2º) porque consegui criar uma partição estendida em sda3 se essa partição é sempre primária?

3º) como fazer para pular as partições sda3 e sda4 já que, pelo que lembro, a numeração é automatica  e sequencialmente obtida e controlada pelo programa de instalação?

Por enquanto era isso

Valeu!

Analisando o que você disse no início das mensagens noto que está uma pequena confusão de que a partição 3 virou 4, ou algo semelhante.  Pode até ser que haja alguma ferramenta para consertar mas eu vou pelo método mais fácil.  Zero o disco e começo de novo.

Instale primeiro o Windows.  Se você tiver dois HD, desligue um logicamente e ligue após a instalação do Windows.
No processo de particionamento do Windows crie logo a segunda partição que você chama de dados.  Não acho boa política, a nível de segurança, manter dados no mesmo disco.  Em outro disco é tolerável mas também não é o ideal, a menos que você tenha backup ATUALIZADO desses dados.

Feita a instalação do Windows, comece a criar uma partição de SWAP e a partição do proximo Sistema Operacional que deve ser o Linux. 

Esse seu sistema Linux deve ser o básico e o GRUB deve ser instalado na MBR. 

Terminada a instalação desse Linux, comece a outra, de outro Linux e escolha a gravação do GRUB na área de ROOT dessa partição.  Quando tiver instalado, dê o boot, e carregue o primeiro Linux que você botou, e vá na edição do /boot/grub.menu.lst para adiconar a entrada do segundo Linux que você instalou.  É fácil,
basta incluir:

Código: [Selecionar]
title   Primeiro Linux
root  (hd0,5)  # < - corresponde ao /dev/sda6, poir o /dev/sda5 deve ter sido o SWAP #
chainloader +1

title   Segundo Linux
root  (hd0,6)
chainloader +1

Bem essas configurações estou fazendo com suposições.  Você deve considerar alterar mas basicamente é isso.

Faça a instalação de cada versão Linux de cada vez.  Tentativas de criar partições e depois instalar para mim não deram muito certo.  Talvez seja possivel, mas prefiro ir no passo a passo.

Bem é isso.  Boa sorte.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Medonho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Particionamento do disco e ponto de montagem
« Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2008, 11:07 »
A confusão é realmente esperada pois vinha utilizando usualmente outro sistema operacional. Pra complicar, não lembro de forma precisa de todas as etapas do procedimento de instalação do Ubuntu. Pelo que lembro, fiz o seguinte:

Partindo de um HD novo, rodei o CD de instalação do Ubuntu 6.06 LTS.

Na etapa de formatação do disco, eu particionei-o da seguinte maneira:

sda1: FAT32 (para receber posteriormente o Windows)
sda2: FAT32 (para armazenar posteriormente meus dados pessoais)
sda3: EXT3 (para permitir a instalação das 3 partições do Linux: sistema, dados pessoais e swap)

Não fosse o nº limite de partições primárias (n=4) eu não teria particionado o espaço do Ubuntu em 3 estendidas.

Dito isto, não sei como, os arquivos de sistema do Ubuntu ao invés de serem copiados numa das 3 partições lógicas contidas em sda3 (até então eu nao sabia qual denominação ela receberia) acabaram parando na sda4 (partição que eu nem havia criado).

Para piorar, foi criada automaticamente pelo programa de instalação uma partição swap dentro de sda3 (agora haviam 4 e não mais 3 estendidas) sendo que eu já havia reservado espaço (formatado com sistema de arquivos do tipo swap) para isso.

Agora sei que a partição swap deve ficar dentro do espaço das lógicas (sda>4). Mas e as demais partições, como ficariam arranjadas? Poderia ser

Partições primárias:
sda1: Windows (sistema)
sda2: Windows (dados pessoais)
sda3: Ubuntu [sistema (sda6) + dados pessoais (sda7)]
sda4: vaga

Partição lógica:
sda5: swap Ubuntu

?

Outra coisa, executando o QTParted via Terminal, as seguintes mensagens de erro são apresentadas: "Não foi possível detectar o sistema de arquivos." e " Sistema de arquivos não foi desmontado corretamente! Você deve executar o e2fsck. Modificar um sistema de arquivos nesse estado poderá danificá-lo."

Foi o que aconteceu quando tentei editar as partições pelo modo gráfico do QTParted, me obrigando a resetar a máquina manualmente depois da inoperância do sistema operacional.

Bom, sem querer continuar tomando seu tempo, pelo visto a melhor solução é reinstalar o Ubuntu. No caso de deixar de lado a idéia de ter 2 sistemas operacionais, como ficariam divididas as partições levando em consideração a idéia de uma para arquivos de sistema, outra para dados pessoais e mais outra para o swap?

Abraço!

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Particionamento do disco e ponto de montagem
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2008, 11:34 »
A confusão é realmente esperada pois vinha utilizando usualmente outro sistema operacional. Pra complicar, não lembro de forma precisa de todas as etapas do procedimento de instalação do Ubuntu. Pelo que lembro, fiz o seguinte:

Partindo de um HD novo, rodei o CD de instalação do Ubuntu 6.06 LTS.

Na etapa de formatação do disco, eu particionei-o da seguinte maneira:

sda1: FAT32 (para receber posteriormente o Windows)
sda2: FAT32 (para armazenar posteriormente meus dados pessoais)
sda3: EXT3 (para permitir a instalação das 3 partições do Linux: sistema, dados pessoais e swap)

Não fosse o nº limite de partições primárias (n=4) eu não teria particionado o espaço do Ubuntu em 3 estendidas.

Dito isto, não sei como, os arquivos de sistema do Ubuntu ao invés de serem copiados numa das 3 partições lógicas contidas em sda3 (até então eu nao sabia qual denominação ela receberia) acabaram parando na sda4 (partição que eu nem havia criado).

Para piorar, foi criada automaticamente pelo programa de instalação uma partição swap dentro de sda3 (agora haviam 4 e não mais 3 estendidas) sendo que eu já havia reservado espaço (formatado com sistema de arquivos do tipo swap) para isso.

Agora sei que a partição swap deve ficar dentro do espaço das lógicas (sda>4). Mas e as demais partições, como ficariam arranjadas? Poderia ser

Partições primárias:
sda1: Windows (sistema)
sda2: Windows (dados pessoais)
sda3: Ubuntu [sistema (sda6) + dados pessoais (sda7)]
sda4: vaga

Partição lógica:
sda5: swap Ubuntu

?

Outra coisa, executando o QTParted via Terminal, as seguintes mensagens de erro são apresentadas: "Não foi possível detectar o sistema de arquivos." e " Sistema de arquivos não foi desmontado corretamente! Você deve executar o e2fsck. Modificar um sistema de arquivos nesse estado poderá danificá-lo."

Foi o que aconteceu quando tentei editar as partições pelo modo gráfico do QTParted, me obrigando a resetar a máquina manualmente depois da inoperância do sistema operacional.

Bom, sem querer continuar tomando seu tempo, pelo visto a melhor solução é reinstalar o Ubuntu. No caso de deixar de lado a idéia de ter 2 sistemas operacionais, como ficariam divididas as partições levando em consideração a idéia de uma para arquivos de sistema, outra para dados pessoais e mais outra para o swap?

Abraço!

Não está tomando meu tempo.  Sou voluntário.

Note bem.  Tentei passar minha experiência mas cada um tem sua visão das coisas e outras soluções.  Eu apenas disse como eu faria e cabe a você o experimento a fim de concluir qual a melhor forma de fazer.  Devem existir várias sugestões aqui no Forum e em outros sobre esse respeito.

Notei que você está usando o Ubuntu 6.06 que se não me falha a memória é para servidor.  Então maiores cuidados devem ser tomados voltados para o aspecto de segurança e talvez misturar Windows com Linux (partições) pode não ser o recomendável.

Outra coisa que me chamou a atenção é o uso de FAT32, um sistema de arquivos altamente vulnerável até onde fui informado.  Se não me engano a própria empresa dona do sistema recomenda NTFS, mas aí vai fugir ao escopo deste Forum que é tratar de Ubuntu.

Vamos continuar trocando informações, testando e eu, no que puder, passando algumas visões sobre o assunto, ok?

Dois abraços.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Medonho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Particionamento do disco e ponto de montagem
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2008, 11:41 »
Informações adicionais

Agora rodando o GParted extraí as seguintes informações:

- as partições para Windows sda1 e sda2 não estão montadas a aparecem com sistema de arquivos desconhecido (embora durante a instalação eu tenha definido FAT32);

- a partição sda3 exibe status de ocupada pois a partição sda8 (swap criada pelo programa de instalação) está ativa;

- dentro da partição sda3, além da sda8, tem-se sda5 e sda7 (ext3, não-montadas) e sda6 (swap não-ativa)

- partição sda8, sistema de arquivos ext3 e montada

Seria possível excluir as partições sda5 a sda7 e depois redimencionar a sd4 e a sda8 ou, melhor ainda, ainda seria possível ativar as partições não-montadas? Sei que para isso é preciso atribuir um ponto de montagem, coisa que tentei fazer quando rodei o QTParted mas sem sucesso.

Falou!

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Particionamento do disco e ponto de montagem
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2008, 11:52 »
Quando você roda o Gparted você está com o poder total na máquina por causa da senha de superusuário.  Sua pergunta é se seria possível.  Ele não organiza nada.  Apenas elimina e cria partições conforme você orientar e no final grava a seu comando.  Só precisa ter atenção para não eliminar coisas que depois você venha a se arrepender.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Medonho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Particionamento do disco e ponto de montagem
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2008, 17:10 »
Seguinte

Descobri porque a partição sda4 foi criada. Eu havia estabelecido uma das partições extendidas para a instalação do sistema de arquivos mas isso não é possível. O sistema de arquivos sempre é instalado numa partição primária.

Acho que as partições lógicas sda6 (ext3) e sda7 (swap), contidas na partição extendida sda3, poderiam ser excluídas pois estão sem função. O espaço liberado propiciaria o redimensionamento das partições sda4 (ext3) e sda8 (swap). Mas para isso, seria necessário montar todas as partições inativas (só sda4 e sda8 estão ativas).

Para montá-las é preciso que todas as partições estejam listadas no arquivo fstab, coisa que não ocorre no momento. Esse arquivo pode ser editado mas não sei exatamente as variáveis envolvidas.

Alguma sugestão?

Offline Medonho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Particionamento do disco e ponto de montagem
« Resposta #9 Online: 21 de Setembro de 2008, 15:22 »
Esqueci de postar a solução encontrada para o problema:

- Através do GParted removi, adicionei e formatei partições;

- Editei o arquivo fstab de acordo com o que foi feito pelo GParted.

Observações:

- Se não forem acrescentadas as modificações conduzidas em modo gráfico, o arquivo fstab permanecerá inalterado;

- Não há perda de dados gravados ao redimensionar-se ou reformatar-se o sistema de arquivos das partições.